O que cai no vestibular de Pedagogia e como estudar?

estudante vestibular pedagogia

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar nas mais diversas esferas educacionais e formativas da sociedade. Com um vasto campo de atuação, que vai do ensino fundamental à coordenação de escolas ou projetos, a área também abrange treinamentos e processos empresariais.

Essa graduação é indicada, sobretudo, para quem se interessa por práticas de ensino e suas possibilidades de transformação social. As atividades costumam demandar alto grau de interação com outras pessoas, sendo importante para o pedagogo habilidades como empatia e boa comunicação.

É claro que isso exige um nível abrangente e, ao mesmo tempo, profundo de conhecimento, mas nada que seja especialmente preocupante. Basta seguir orientações qualificadas, de fontes confiáveis. Neste post, você descobre o que cai no vestibular de Pedagogia. Leia e prepare-se para fazer uma prova excelente!

O que cai no vestibular de Pedagogia?

Em geral, os vestibulares de Pedagogia não têm uma prova específica, como acontece com os de Medicina, por exemplo. Basicamente, o candidato deve se preparar para realizar uma prova nos moldes do Enem.

Isso é válido tanto para os vestibulares tradicionais quanto para a prova de vestibular online. Pensando nisso, separamos alguns dos assuntos mais cobrados em cada uma das matérias! Vamos lá?

Português

No Enem, a prova de Português costuma estar ligada à leitura e à interpretação de textos. Por isso, além dos conhecimentos gramaticais e sintáticos específicos, cabe sempre estar atento ao contexto que cada situação solicita.

Em outras palavras, não basta ter um domínio técnico dos elementos da língua, com seus pronomes e conjunções. Isso é importante, claro. Mas, além disso, o candidato deve saber avaliar os sentidos assumidos pelos termos dentro de determinado bloco textual.

Por exemplo, no Enem de 2013, uma questão trazia uma charge com a frase: “A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe e é preciso respeitá-la, pronto!”. Nela, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a):

a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final;

b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações;

c) retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos;

d) utilização da forma pronominal “la”, que reflete um tratamento formal do filho em relação à “mãe”;

e) repetição da forma verbal “é”, que reforça a relação de adição existente entre as orações.

A resposta correta é letra a. Isso ocorre porque orações adversativas estabelecem contrastes de ideias. No contexto indicado, porém, quando é esperado que o garoto condene os vícios, como a preguiça, ele diz que é preciso respeitá-los, quebrando a expectativa e produzindo humor.

Para ser bem-sucedido em uma prova de Português, recomenda-se que o candidato, além de intensificar os estudos, atente para a importância da leitura. Isso vai torná-lo apto a lidar com diferentes tipos de textos. Alguns dos principais tópicos que podem ser cobrados na prova são:

Seja para a graduação em Pedagogia ou Letras, Português é uma matéria imprescindível para qualquer estudante.

Redação

Essa prova solicita que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema determinado. Ele deverá demonstrar exímia capacidade de responder aos questionamentos da proposta, dominando os fundamentos da língua e mobilizando conhecimentos variados.

Nesse sentido, além de caprichar no Português da redação, é importante estar sempre em dia com as notícias que circulam no mundo. A prova busca testar, justamente, as habilidades de organizar os elementos do mundo e conectá-los em um texto com expressividade própria.

Para se ter uma ideia, o tema utilizado em 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Já em 2017, foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

O estudante é livre para argumentar como preferir, o importante é apresentar uma linha de pensamento clara e bem embasada. Também vale a pena consultar quais são os erros de Português mais comuns, a fim de evitá-los.

Sociologia

A prova de Sociologia no Enem diz respeito aos modos de organização e funcionamento da sociedade. Alguns dos tópicos mais cobrados na prova são:

  • relações de trabalho;
  • sociologia contemporânea;
  • cultura e educação;
  • capitalismo;
  • política, poder e estado;
  • ideologia;
  • cultura de massa;
  • desigualdade social;
  • meios de comunicação;
  • cidadania;
  • movimentos sociais.

Assim como acontece nas demais áreas, a Sociologia pode ser solicitada de maneira interdisciplinar, isto é, em conjunção com outras matérias. Pode-se pedir que o candidato avalie, por exemplo, as reivindicações atuais por direitos da mulher, à luz da história da civilização ocidental.

Literatura

A prova de Literatura no Enem não traz uma lista de livros obrigatória, demandando ao candidato uma atenção a determinados tópicos. De modo geral, os principais campos solicitados são:

  • escolas literárias;
  • interpretação de textos;
  • figuras de linguagem;
  • autores que caem no Enem;
  • funções de linguagem;
  • arte e cultura;
  • linguagem não verbal.

Devido à abrangência dos tópicos, as possibilidades de questão são muitas. A seguir, um exemplo extraído do Enem de 2012.

Logia e mitologia

Meu coração

de mil e novecentos e setenta e dois

já não palpita fagueiro

sabe que há morcegos de pesadas olheiras

que há cabras malignas que há

cardumes de hienas infiltradas

no vão da unha na alma

um porco belicoso de radar

Tour pela prova do Enem

e que sangra e ri

e que sangra e ri

a vida anoitece provisória

centuriões sentinelas

do Oiapoque ao Chuí.

CACASO. Lero-lero. Rio de Janeiro: 7Letras; São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

O título do poema explora a expressividade de termos que representam o conflito do momento histórico vivido pelo poeta na década de 1970. Nesse contexto, é correto afirmar que

a) o poeta utiliza uma série de metáforas zoológicas com significado impreciso.

b) “morcegos”, “cabras” e “hienas” metaforizam as vítimas do regime militar vigente.

c) o “porco”, animal difícil de domesticar, representa os movimentos de resistência.

d) o poeta caracteriza o momento de opressão através de alegorias de forte poder de impacto.

e) “centuriões” e “sentinelas” simbolizam os agentes que garantem a paz social experimentada.

A resposta é letra d. Cabe ao candidato, no caso, compreender o momento histórico apontado no enunciado, que se refere às opressões da ditadura, para fazer uma interpretação correta das imagens do poema.

Matemática

Muitos alunos ficam receosos com a prova de Matemática e suas Tecnologias, devido à complexidade de alguns saberes e à quantidade de questões — são 45 no total. No entanto, por se tratar de um campo das Exatas, basta uma preparação adequada para se ter êxito. Os principais tópicos abordados são:

Os exemplos de questões são muitos. Como regra, é recomendado que você faça muitos exercícios, buscando provas de vestibular para treinar. Só assim você pode testar devidamente seus conhecimentos e sedimentar os estudos, garantindo que esteja afiado na hora do exame.

Química

Em Química, também inserida no campo das Exatas, valem os mesmos conselhos da Matemática. Aqui, os assuntos mais cobrados são:

  • estequiometria;
  • termoquímica;
  • neutralidade;
  • oxidação;
  • equilíbrios químicos;
  • pH;
  • funções orgânicas.

Filosofia

As questões, aqui, também podem variar infinitamente, por isso é importante traçar um bom roteiro de preparação para a Filosofia no Enem. Os principais assuntos da prova costumam ser:

  • ética e justiça;
  • natureza do conhecimento;
  • democracia e cidadania;
  • filosofia Contemporânea;
  • filosofia Moderna;
  • filosofia Antiga.

A partir desse conjunto de conhecimentos, o estudante terá uma base sólida para optar por diversos cursos. Lembrando que em alguns deles é preciso escolher uma modalidade de Bacharelado ou Licenciatura. É possível, também, realizar complementação pedagógica em determinada área.

O que levar no dia da prova?

Essas informações estão sempre contidas no edital da prova que você vai prestar. A leitura desse material é imprescindível para que você não fure nenhuma regra e corra até mesmo o risco de ser eliminado. Já pensou?

De qualquer forma, na grande maioria dos concursos o candidato pode levar:

  • lápis;
  • borracha;
  • caneta de plástico transparente (que pode ter tinta azul ou preta ou apenas uma cor, confira o edital!);
  • apontador;
  • outros materiais escolares, como réguas e transferidores.

Além disso, os vestibulares costumam ser bem extensos e é fundamental que você se mantenha alimentado e hidratado. Nesses casos, é liberado levar água, sucos ou refrigerantes e lanchinhos leves, que possam ser consumidos rapidamente.

A dica é nunca exagerar e, claro, nunca ousar. Leve lanches que você já esteja habituado a comer e não deixe para experimentar um novo produto logo no dia da prova. Além disso, priorize sempre alimentos que tragam energia para o cérebro, como amendoins, chocolates e barrinhas de cereal.

Como se preparar e controlar a ansiedade?

A ansiedade pega pesado para muitas pessoas no momento da prova. Por isso, treinar é muito importante. Faça provas antigas e simulados para se habituar com o estilo do exame e, claro, o tempo disponível para realizar as questões.

Além disso, já tenha na manga algumas cartas para usar caso a ansiedade fique muito forte. Algumas dicas que costumam funcionar são:

  • cante uma música inteira (mentalmente, é claro!) até se tranquilizar;
  • tire uma pausa para ir ao banheiro ou lavar o rosto;
  • respire profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Além disso, minimize as chances de se estressar. Vá com roupas bem confortáveis, confira todos os documentos e produtos antes de sair de casa e tenha confiança. E, claro, saiba que não ir bem na prova não é o fim do mundo!

Até mesmo as pessoas mais inteligentes se vêm frente a um resultado negativo muitas vezes. Você tem potencial! Caso sua pontuação não seja lá essas coisas, não se preocupe. Você tem mais alternativas ou pode se dedicar por mais um ano para estudar. Esse tempo de estudos não foi em vão!

Como otimizar o tempo da prova?

A melhor maneira de descobrir os métodos para otimizar o tempo da prova é, sem dúvidas, fazer muitos simulados para o vestibular para pegar o jeito da prova e ver o que mais funciona para você.

Assim, você pode identificar quais são as estratégias que funcionam exclusivamente para a sua maneira de fazer prova.

Por exemplo: algumas pessoas gostam de fazer as matérias que consideram mais difícil primeiro. Outras, por sua vez, preferem iniciar pelo mais fácil. Tem gente que já se livra da redação, enquanto outras preferem deixá-la por último. E por aí vai!

Por isso, faça simulados e veja os seguintes pontos:

  • você prefere começar pelo mais fácil ou pelo mais difícil?
  • prefere ir na ordem da prova ou fazer a sua própria organização?
  • acha melhor passar todas as questões ao mesmo tempo para o gabarito ou ir passando aos poucos (exemplo, fiz 10 questões, passei as 10 pro gabarito)?

Questões como essa ajudarão muito na sua organização na hora do exame!

Saiba qual é o seu perfil de professor! Faça o nosso quiz e descubra qual professor do Harry Potter seria você! ⚡

Agora é com você!

Como você se relaciona com as matérias aqui descritas? Se seu interesse for no aprendizado e no ensino, procure já um bom vestibular de Pedagogia para se inscrever! Contudo, se alguma dessas áreas te atrai mais do que outra, como a Matemática ou a Química, talvez seja melhor buscar outras possibilidades de faculdade.

O seu caso é de amor à Pedagogia? Então, escolha a faculdade ideal para você e se inscreva no vestibular online agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 132

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados