7 motivos para participar de simulados de vestibular

estudante fazendo simulado para o vestibular

Quem pretende ingressar no ensino superior, além de fazer o simulado do Enem, deve dar atenção para o simulado do vestibular. Em especial se deseja estudar em uma faculdade específica, pois, assim, pode se familiarizar com a prova antes de realizá-la.

É muito comum que os estudantes e candidatos façam os simulados como um complemento dos seus estudos. Isso porque essa é uma forma muito eficaz de testar os próprios conhecimentos, conhecer a estrutura das questões, os temas mais cobrados e sentir o ambiente do processo seletivo.

Melhor ainda se o simulado for feito mais de uma vez enquanto você estiver se preparando. Desse modo, terá muito mais confiança na hora de prestar o vestibular. Para que você entenda melhor a importância de fazer os simulados, listamos neste artigo alguns motivos para inclui-los em sua rotina de estudos:

  • Testa conhecimentos;
  • Aprimora a rotina de estudos;
  • Estabelece familiaridade com a prova;
  • Proporciona ganho de velocidade;
  • Controla a ansiedade;
  • Prepara o corpo para a prova;
  • Permite autoavaliação.

Vamos conversar melhor sobre cada um deles?

1. Testa conhecimentos

Para que possa ter um bom desempenho em qualquer processo seletivo, deve saber quais são as matérias ou temas nos quais você tem um pouco mais de dificuldade. Também aqueles que domina melhor e, para isso, é interessante testar os seus conhecimentos.

O simulado do vestibular é uma excelente estratégia para isso, uma vez que você realizará a prova de uma forma não oficial, mas com o mesmo modelo e todos os critérios. Desse modo, poderá avaliar a si mesmo para definir um plano de estudos que seja mais eficaz em seu caso.

Afinal, você precisa saber quais são as suas dificuldades para que possa se dedicar mais a essas matérias em que ainda tem deficit ou dúvidas. Então, garantirá alguns acertos a mais, que farão a diferença na pontuação geral.

2. Aprimora a rotina de estudos

A melhor forma de se preparar para um processo seletivo é elaborar um plano de estudos para definir como conduzir essa fase de preparação. Como o vestibular exige conhecimentos variados, é importante que você procure diversificar suas estratégias.

É essencial buscar teoria, resolver exercícios, analisar questões comentadas, manter-se atualizado vendo notícias e, também, incluir o simulado do vestibular em sua rotina de estudos. Por meio dele, você coloca em prática tudo aquilo que estudou.

Quando você estuda por meio dos livros, das questões e da leitura, está adquirindo conhecimento, esclarecendo dúvidas e aprimorando algumas técnicas de interpretação de texto e resolução de problemas. Por meio do simulado você vê na prática como tudo isso funciona e pode melhorar suas estratégias para ter um bom desempenho.

3. Estabelece familiaridade com a prova

Você já teve um professor que gostava de aplicar provas-surpresa? Isso era um terror para os estudantes, porque eles eram pegos desprevenidos, não tendo a oportunidade de se prepararem adequadamente, em seus conhecimentos e em seu estado psicológico. Isso afetava significativamente o desempenho de muitos.

Porém, no que se refere ao vestibular, você pode evitar que isso aconteça, se fizer o simulado antecipadamente. Conforme explicamos, com ele você consegue se familiarizar com a prova, analisando o modo como os temas são abordados, os assuntos mais recorrentes, a organização dos enunciados, entre outros detalhes.

Chegar no dia do vestibular com a cara e a coragem pode causar muita ansiedade e estresse. Mesmo que você tenha bastante conhecimento, o novo e o desconhecido podem atrapalhar o seu desempenho. Então, o ideal é fazer a simulação para que no dia da prova você tenha uma noção daquilo que vai encontrar.

4. Proporciona ganho de velocidade

Fazer provas de simulado do vestibular também é uma excelente estratégia para que você consiga administrar melhor o seu tempo. Muitos candidatos pecam nesse sentido e não conseguem dar atenção a todas as questões porque dedicam muito tempo a algumas e deixam de resolver outras.

Durante a simulação é interessante que você reduza um pouco o tempo de duração da prova em cerca de 30 minutos ou uma hora. Assim, se conseguir realizar todas as questões nesse tempo de uma forma tranquila, saberá que terá um bom desempenho na avaliação oficial.

Uma boa alternativa é conferir a quantidade de questões que são ministradas e dividir o tempo da prova para saber quantos minutos pode se dedicar a cada uma. É claro que você não precisa ficar de olho no relógio, mas terá uma noção de como deve proceder para realizar a avaliação com mais tranquilidade e sem correria.

5. Controla a ansiedade

Não há como negar que o vestibular provoca ansiedade nos candidatos. São tantas dúvidas sobre os assuntos que serão abordados, possíveis temas de redação, famosas pegadinhas (pega ratão) que acabam confundindo a cabeça, entre outros detalhes.

Isso é ainda mais expressivo com quem escolheu uma entre as graduações mais concorridas, como aqueles que desejam ser médicos. Fazer o simulado do vestibular de Medicina, nesse caso, ajuda muito a evitar a ansiedade, que atrapalha o desempenho.

Mas os demais candidatos conseguem administrar melhor o seu estado psicológico e suas emoções ao realizar o simulado. Afinal, conforme explicamos, o processo seletivo deixa de ser algo novo, tornando-se mais previsível, o que evita surpresas na hora.

6. Prepara o corpo para a prova

A maratona do vestibular exige a preparação de diferentes aspectos. Os conhecimentos são um deles, bem como o estado psicológico. Porém, o corpo também precisa de atenção e, muitas vezes, isso é negligenciado pelos candidatos.

Quando você fizer o simulado do vestibular estará consciente do desgaste físico que ele pode proporcionar. Porque ficar sentado durante algumas horas pode ser muito cansativo, interferindo seu desempenho.

Sendo assim, durante a simulação, é interessante você ficar atento à sua postura, se a roupa que escolheu provoca incômodo, se o calçado que está usando é confortável, entre outros detalhes que ajudarão em seu bem-estar no dia.

7. Permite autoavaliação

O simulado do vestibular é o seu grande aliado nos estudos porque permite uma preparação muito mais completa, favorecendo seu conhecimento e aprendizado e possibilitando uma autoavaliação, afinal:

  • permite você conhecer suas dificuldades;
  • elimina a surpresa e o desconhecido;
  • possibilita estudar e analisar a estrutura da prova;
  • mostra os temas mais recorrentes e exigidos;
  • ajuda a controlar a ansiedade;
  • favorece o seu gerenciamento do tempo;
  • aprimora e diversifica os seus estudos.

Nenhuma peça de teatro é estreada sem ensaios antecipados, não é verdade? Por isso, não é interessante que você faça o vestibular somente quando for pra valer. O ideal é fazer esse ensaio porque, assim, você pode fazer essa autoavaliação de todos os seus aspectos, corrigindo o que ainda precisa ser melhorado.

Como você viu, o simulado do vestibular é uma das estratégias que você deve adotar para se preparar para o processo seletivo. Sua rotina de estudos deve ser mesclada entre o aprendizado teórico e a aplicação prática, pois, dessa forma, fará um planejamento completo — o que amplia as chances de ter um excelente desempenho.

Enquanto você se prepara, faça a sua inscrição para o vestibular e comece a caminhada rumo à conquista dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: