Pedagogia ou Letras? Veja qual tem mais a ver com você!

curso de pedagogia ou letras

Chegou a hora de prestar vestibular, você sonha em dar aulas e compartilhar seu conhecimento com o mundo, mas não sabe se é melhor cursar Pedagogia ou Letras? Não se preocupe: essa é uma dúvida muito comum na vida de quem quer se tornar professor.

No entanto, apesar de serem profissões ligadas à educação, a verdade é que existe uma série de diferenças entre esses dois cursos — e elas vão desde a grade curricular da graduação até as opções de trabalho após a formatura. Então, para ajudar você a escolher qual profissão seguir, nós fizemos um Raio-X dessas carreiras e vamos contar tudo sobre elas. Vamos lá!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como é o curso de Pedagogia?

Seja presencial, semipresencial ou EAD, a faculdade de Pedagogia é a opção ideal para quem pretende trabalhar com educação infantil. Na maioria das vezes, o curso tem duração média de quatro anos e, ao longo desse período, os estudantes aprendem os fundamentos básicos da educação e estratégias de aprendizagem, além de desenvolverem habilidades essenciais para que possam atuar no ensino de crianças e adolescentes.

Para que os futuros pedagogos possam adquirir toda a base de conhecimentos necessários para a atuação, as matérias que fazem parte da matriz curricular do curso envolvem desde conteúdos comuns dos cursos da área da educação até assuntos técnicos e mais específicos para a carreira. Quer saber quais são as principais disciplinas que vão fazer parte da sua vida acadêmica caso você decida estudar Pedagogia? Confira logo abaixo!

  • Ética, Política e Cidadania;
  • Didática;
  • Metodologia Científica;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Educação e Tecnologias;
  • Educação e Artes;
  • Práticas Pedagógicas;
  • Avaliação na Educação;
  • Letramento e Alfabetização;
  • Ludicidade e Educação.

Mais um detalhe importante: além do estágio curricular, que costuma ser obrigatório nos semestres finais da graduação, os estudantes de Pedagogia também podem realizar estágios remunerados desde os primeiros anos de estudos. Ou seja: é possível adquirir experiência na prática desde o comecinho da sua vida acadêmica.

Em quais áreas atua o profissional formado em Pedagogia?

Não dá para negar: o mercado de trabalho está sempre aquecido para quem se forma nesse curso, afinal, a educação básica é cada vez mais importante para a sociedade em geral. Porém, se engana quem pensa que os pedagogos podem atuar somente como professores no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental! Apesar de estar normalmente disponível como Licenciatura, a Pedagogia é uma área que abre oportunidades profissionais que vão além da sala de aula.

Atualmente, ao se formar em Pedagogia é possível trabalhar com gestão escolar, tanto no setor público quanto em escolas da rede privada. Também existem oportunidades em organizações não-governamentais, museus, hospitais, empresas de educação e até mesmo em editoras, já que é necessário que pessoas especialistas em educação acompanhem todo o processo de criação e editoração de livros didáticos.

O que é esperado de um profissional de Pedagogia?

A primeira característica essencial que você deve ter para conseguir sucesso nessa carreira é saber lidar com pessoas, principalmente crianças e jovens. Ainda que você não atue diretamente na docência, vai precisar entender o comportamento desse público ao longo da faculdade e, durante os estágios e atividades práticas, estar em um ambiente escolar vai fazer parte da sua rotina.

Outro fator importante é ter disposição para aprender sempre mais, afinal, novas técnicas de ensino surgem a todo momento, principalmente em um período marcado por tantos avanços tecnológicos. Por isso, é necessário gostar de estudar e de se manter atualizado sempre! Além disso, ter paciência, disposição para ensinar e capacidade de se comunicar também estão na lista de pré-requisitos para se dar bem em Pedagogia.

Você deve estar se perguntando quanto ganha um pedagogo, não é mesmo? A média salarial desse profissional é de R$2.470,85, de acordo com o Salario.com.br.

Como é o curso de Letras?

Ama literatura, gosta muito de escrever e pensa em trabalhar com isso? Se sim, é bem provável que a escolha do curso de graduação em Letras seja perfeita para você! Diferente que Pedagogia, que é uma formação mais abrangente e voltada para o trabalho na formação de crianças, Letras é uma graduação mais específica.

Ainda que o tempo médio para se formar nessa área seja o mesmo de Pedagogia, assim como a possibilidade de estudar de maneira presencial, semipresencial ou 100% a distância, o conteúdo e a abordagem são completamente diferentes! Duvida? Então, veja uma prévia da grade curricular da Licenciatura em Letras:

  • Didática;
  • Análise do Discurso;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • Linguística Textual;
  • Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa;
  • Literaturas;
  • Teoria da Literatura;
  • Gramática.

Outra diferença é que o curso de Letras pode ser focado tanto no estudo exclusivo da Língua Portuguesa, quanto acompanhado de outro idioma, como espanhol ou inglês. Dependendo da sua escolha, isso também interfere nos estágios que você vai realizar ao longo da faculdade. E, sim, é isso mesmo que você está pensando: também é possível estagiar durante a faculdade de Letras!

Se você pretende atuar como professor de Língua Portuguesa ao se formar, a média salarial para esse cargo fica em torno de R$2.999,12, de acordo com o Salario.com.br.

Quais as áreas de atuação para quem se forma em Letras?

Embora muitos licenciados em Letras trabalhem diretamente com ensino, normalmente ensinando português ou idiomas para turmas de ensino fundamental e médio, existe um leque de possibilidades para esses profissionais. Já imaginou trabalhar como revisor de livros? E como tradutor ou roteirista de filmes? Sonha em escrever e publicar livros? Temos boas notícias: todas essas portas estão abertas para quem se forma nesse curso!

Por ter tantos campos de trabalho, a profissão permite uma rotina mais flexível e você pode ter uma renda crescente, já que pode atuar em escolas, cursos pré-vestibulares e em carreiras alternativas dentro da sua área de formação.

O que se espera de um profissional formado em Letras?

Ler, escrever, ter boa comunicação: se você se identifica com tudo isso, está no caminho certo! É fato que algumas habilidades, como o domínio das normas gramaticais, interpretação de textos e didática, serão desenvolvidas durante a graduação, mas nada melhor que entrar na faculdade já dominando algumas características importantes para o seu trabalho no futuro. Além disso, gostar de ensinar e ter sede de conhecimento também são requisitos importantes!

Devo cursar Pedagogia ou Letras?

Como você viu, as duas profissões apresentam diversas diferenças. Justamente por isso, é essencial que você analise o seu perfil profissional, veja quais são suas preferências e habilidades para conseguir fazer uma boa escolha na hora do vestibular. Nesse momento, vale a pena alinhar as características dessas carreiras às qualidades que você tem para atuar na área.

Um exemplo simples: se você tem dificuldade para lidar com crianças, perde a paciência facilmente, mas leva jeito na hora de escrever e ensinar sobre assuntos mais complexos da Língua Portuguesa, a faculdade de Letras é ideal para você.

Por outro lado, se você ama lidar com crianças, mas não tem tanta afinidade com a língua portuguesa, talvez seja a hora de colocar a faculdade de Pedagogia como sua primeira opção no vestibular. E caso seja muito difícil decidir, pega essa dica: um teste vocacional como o Giro de Profissões pode ser justamente o que você precisa!

Agora que você já sabe o que fazer para decidir se deve cursar Pedagogia ou Letras, que tal saber mais sobre esses dois cursos promissores? Confira quais faculdades do Vestibulares.com.br oferecem esses cursos, assim como valores e tipos de graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: