O que é complementação pedagógica e por que investir nela?

complementação pedagógica por que investir

Na hora de escolher entre Bacharelado ou Licenciatura, você optou pelo primeiro pois queria uma formação mais ampla, mas ainda sente vontade de dar aulas? Ou, ainda, descobriu no meio do seu Tecnólogo que você tem uma vocação para a área de educação? Seja qual for o caso, a complementação pedagógica é a solução ideal.

Com esse programa acadêmico, profissionais que já têm um diploma de graduação conseguem obter, também, um grau equivalente ao de Licenciatura plena. Para tanto, basta que o curso concluído seja de uma área correlacionada àquela em que você pretende dar aulas.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir como ampliar os horizontes de sua carreira a partir de uma estratégia simples? Então, continue a leitura para entender melhor sobre o assunto!

O que é complementação pedagógica?

A complementação pedagógica é uma formação rápida que dá o grau de Licenciatura a quem já tem Bacharelado ou Tecnólogo. Em cerca de um ano de curso, o profissional se torna apto a dar aulas para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental, ampliando as possibilidades de carreira.

Também chamada de “Licenciatura de curta duração” ou “Formação pedagógica para não-licenciados”, a complementação pedagógica foi criada a partir da Resolução CNE/CEB nº 02/1997 e garante ao concluinte do programa o certificado e registro profissional equivalente ao de uma Licenciatura plena.

Quanto tempo dura o curso de complementação pedagógica?

Normalmente, o programa de complementação pedagógica dura cerca de 1 ano, com duração máxima de 3 anos. Na verdade, o curso é contado mesmo em horas. A Complementação Pedagógica para quem fez uma formação semelhante à de interesse do futuro licenciado é de 1070 horas.

Para os que querem se licenciar em uma área um pouquinho diferente, no entanto, a carga horária sobre para 1410 horas. Essa diferença é essencial para que você possa ficar nivelado com o conhecimento necessário para lecionar.

Quem pode fazer uma complementação pedagógica?

Para fazer uma complementação pedagógica, você precisa portar um diploma de Bacharelado ou Tecnólogo na área em que pretende dar aulas. Por exemplo, se você já faz um Bacharelado em Química, pode realizar a complementação pedagógica para Licenciatura em Química.

Quando a área não é a mesma, mas é correlacionada, esse grau acadêmico também é possível, desde que o profissional tenha cursado pelo menos 160 horas em disciplinas correlatas à área de Licenciatura. Em um Bacharelado em Farmácia, por exemplo, o aluno tem muitas matérias de Química, portanto, poderia fazer a complementação pedagógica nessa área.

A complementação pedagógica é muito interessante para quem fez cursos ofertados tanto em Licenciatura como em Bacharelado, mas acabou escolhendo essa segunda alternativa. É o caso da maioria das ciências que fazem parte do currículo obrigatório da Educação Básica, como:

  • Química;
  • História;
  • Física;
  • Letras;
  • Geografia etc.

Na hora de ingressar na faculdade, as versões de Bacharelado dessas áreas são as preferidas. Basta olhar os números: segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep, esse é o grau acadêmico escolhido por 59,9% dos estudantes de ensino superior do Brasil.

O motivo pelo qual muitos deixam a Licenciatura de lado pode ser o receio de trabalhar no mercado educacional. De acordo com o Anuário da Educação Básica de 2019, nos anos finais do ensino fundamental, 37,8% dos docentes não têm formação para dar aulas. Já no ensino médio, esse número é de 29,2%.

Esses dados mostram que há um deficit de licenciados no Brasil. Portanto, podemos dizer que as várias áreas de Licenciatura estão entre as profissões do futuro no país no que se refere à empregabilidade.

Apesar disso, Tecnólogos de áreas diferentes também podem fazer parte da Complementação Pedagógica. Para descobrir qual é a melhor opção para você, é recomendado entrar em contato com a instituição de interesse e tirar as suas dúvidas com a equipe pedagógica.

Como funciona a complementação pedagógica?

No programa de complementação pedagógica, o aluno faz disciplinas voltadas à prática de ensino e ao planejamento e à organização do trabalho em escolas. São parte de currículo comum a todas as Licenciaturas, como:

  • Políticas Educacionais;
  • Fundamentos da Educação Infantil;
  • Didática;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Orientação Pedagógica etc.

Além disso, o aluno também precisa passar pelo estágio supervisionado. De acordo com a Resolução CNE/CEB, os programas devem ter pelo menos 540 horas de duração, incluindo um mínimo de 300 horas na prática do estágio.

Quais são as disciplinas trabalhadas no curso de complementação pedagógica?

A grade curricular de cada complementação pedagógica dependerá da área escolhida pelo estudante. Os segmentos da educação trarão disciplinas variadas a partir da necessidade de cada futuro professor.

As áreas contempladas pela complementação pedagógica são:

  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras – Espanhol;
  • Letras – Inglês;
  • Letras – Português;
  • Matemática;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Sociologia.

Qual é a diferença entre a complementação pedagógica e outras formações educacionais?

Abaixo, veja um pequeno comparativo entre a complementação pedagógica e outras formações da área de Educação para entender a diferença entre elas.

Complementação pedagógica e Licenciatura

A Licenciatura é um tipo de grau acadêmico que habilita o profissional a dar aulas na Educação Básica. Nesse caso, porém, além das disciplinas próprias para a prática de ensino, também há toda a formação teórica e técnica sobre a área de conhecimento estudada.

Por isso, o curso dura de 4 a 5 anos e é bastante amplo. Na complementação pedagógica, como o estudante já tem o grau de Bacharelado ou Tecnólogo, é como se “dispensasse” essa parte da formação e estudasse somente as matérias de Pedagogia e ensino.

Ainda, é importante notar que a complementação pedagógica não é possível para profissionais sem curso superior anterior, mas também não funciona como uma pós-graduação. Ela é realmente um complemento para o diploma.

Tour pela prova do Enem

Complementação pedagógica e Pedagogia

No mesmo sentido, a complementação pedagógica não pode ser feita em substituição ao curso de Pedagogia. Esse, por sua vez, é um tipo de Licenciatura específico para a formação de professores da educação infantil, com um currículo diferenciado para os primeiros anos de alfabetização e letramento.

Quais são as vantagens da complementação pedagógica?

Se você já tem o grau de Bacharelado ou de Tecnólogo, mas sente vontade de trabalhar em salas de aula da Educação Básica, ou imagina que vai encontrar as melhores vagas de emprego com um grau de Licenciatura, a complementação pedagógica é bastante vantajosa. Veja alguns dos motivos!

É mais rápida do que a Licenciatura

As faculdades oferecem a opção de eliminar disciplinas da grade curricular quando matérias equivalentes já foram cursadas pelo estudante em outro curso de graduação. Isso quer dizer que, se você é bacharel em Matemática, por exemplo, e decidiu ser professor, poderia fazer a Licenciatura em menos tempo, eliminando boa parte do currículo.

No entanto, mesmo com o processo de eliminação de matérias, nem sempre é possível adiantar as disciplinas restantes dos semestres seguintes — seja porque não há o oferecimento sempre, seja por limitações do sistema da faculdade. Então, a duração total do curso pode continuar um pouco mais longa do que a complementação pedagógica.

Aumenta as possibilidades de trabalho

Assim como quem faz uma Licenciatura após o Bacharelado, ou mesmo quem investe em uma Segunda Licenciatura, a complementação pedagógica abre bastante o leque de possibilidades profissionais.

Como você viu, o Brasil sofre com uma falta significativa de professores no ensino fundamental e médio. Então, a empregabilidade para licenciados é alta.

É aceita em concursos públicos

A complementação pedagógica é aceita em concursos públicos normalmente. Afinal, ela é reconhecida pelo MEC e concede o grau equivalente ao de uma Licenciatura Plena.

Portanto, não há nenhum impedimento legal para ocupar vagas em escolas públicas com esse complemento no diploma, tudo bem?

Pode ser feita a distância

Outra vantagem desse tipo de educação é a possibilidade de o curso ser feito 100% online. É uma ótima oportunidade para quem precisa conciliar os estudos com outros âmbitos de suas vidas, como o aspecto pessoal e a carreira que já está em curso.

O ensino a distância é uma alternativa válida e reconhecida pelo mercado de trabalho, na qual o aluno desenvolve uma série de competências únicas e bem-vistas pelos futuros empregadores. Vale a pena conferir!

Onde fazer a complementação pedagógica?

Você pode fazer esse curso em muitas localidades. Nós, do Vestibulares, sempre recomendamos que você estude em uma das nossas instituições parceiras. Alguns exemplos das faculdades que oferecem a complementação pedagógica são:

Todas essas instituições trazem benefícios únicos para os alunos que embarcarem nessa jornada. A seguir, vamos conhecer alguns deles!

Aula Destaque

É uma iniciativa que conecta o estudante aos principais nomes da área da educação, em aulas exclusivas, gratuitas e 100% online.

Trilhas de Carreira

Outro exemplo do uso da tecnologia no ensino. Aqui, o aluno tem acesso a cursos com certificações, que podem ser colocados no currículo. Todos também gratuitos e online!

Habilidades Digitais

Disciplinas que trabalham questões fundamentais para o mercado de trabalho atual, como Marketing, Empreendedorismo e Design Thinking.

Infraestrutura tecnológica

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), biblioteca virtual, suporte online… Tudo isso com o objetivo de tornar a sua experiência no EAD cada vez mais melhor!

Bons professores

Professores altamente qualificados, com vasta experiência no mercado e na área de atuação em que lecionam. Os alunos aprendem com os melhores!

Suporte ao aluno

Suporte contínuo ao aluno, com monitoria frequente para que as dúvidas sejam devidamente retiradas e o aprendizado, muito mais eficiente.

Canal Conecta

Por fim, as nossas faculdades parceiras oferecem as vantagens do Canal Conecta. Esse é um portal de empregabilidade que trabalha com empresas reconhecidas no mercado e oferece oportunidades de estágio e emprego aos estudantes dessas faculdades.

Agora é com você!

Depois dessa leitura, você viu que a complementação pedagógica é uma alternativa rápida, prática e objetiva para ampliar o exercício de bacharéis e tecnólogos. Com ela, o profissional consegue complementar sua formação com o grau de Licenciatura, tornando-se apto a dar aulas no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental.

Agora, se você ainda não escolheu sua graduação, veja também nosso post com 3 áreas de atuação e conheça algumas opções de cursos que podem ser ideais para você. Quem sabe assim sua escolha se torna mais fácil?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 266

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados