Se você gosta de animais e tem facilidade para lidar com pessoas, fazer Veterinária pode ser a alternativa certa para a sua vida profissional e pessoal! Essa é uma área em pleno crescimento, com muitas oportunidades e possibilidades de atuação.
Quer saber mais sobre o trabalho de um graduado em Medicina Veterinária e entender como esse curso funciona? Então, chega mais! Preparamos um texto especialmente para você. Nele, você encontrará todas as informações de que precisa. Boa leitura!
- 1 Como funciona a área de Medicina Veterinária?
- 2 Como está o mercado de Medicina Veterinária no Brasil?
- 3 Quais são as tendências para Medicina Veterinária?
- 4 Quais são as principais atuações em Medicina Veterinária?
- 5 Quais são as especializações em alta na Veterinária?
- 6 Como ingressar no mercado de Medicina Veterinária?
- 7 Quanto tempo dura a faculdade de Medicina Veterinária?
- 8 O que se estuda na faculdade de Veterinária?
- 9 Quais são as modalidades de ensino de Medicina Veterinária?
- 10 Quanto custa a faculdade de Medicina Veterinária?
- 11 É possível encontrar bolsas de estudos para Veterinária?
- 12 Como escolher a melhor instituição de ensino?
Como funciona a área de Medicina Veterinária?
O profissional de Medicina Veterinária é encarregado de cuidar do bem-estar e da saúde dos animais, sejam domésticos ou silvestres. No entanto, isso não é tudo.
Ao contrário do que muitos imaginam, o médico-veterinário também tem uma grande participação na saúde dos seres humanos. Ele é responsável, por exemplo, pela prevenção de doenças transmitidas pelos animais (zoonoses) e pela garantia da qualidade de produtos que fazem parte da dieta da população, como carnes, leites e ovos.
Como está o mercado de Medicina Veterinária no Brasil?
Devido a essa grande variedade de áreas de atuação possíveis para os veterinários, essa é uma das carreiras mais promissoras no Brasil atualmente. Uma das áreas de destaque é a do agronegócio, que representa uma parcela importante da economia brasileira.
Conhecer as profissões e salários antes de ingressar numa faculdade é muito importante, então lá vai: a média de remuneração para um médico-veterinário recém-formado é de R$ 3.756,50*. No entanto, com especializações e mais experiência, a faixa salarial pode atingir facilmente os R$ 8.374,18*.
Agora que você já sabe quanto ganha um veterinário, vamos dar continuidade ao bate-papo!
Quais são as tendências para Medicina Veterinária?
Toda profissão tem as suas tendências, ou seja, pontos que se tornam um padrão para o atendimento ao cliente (no caso, paciente) e aprendizado. Confira, a seguir, quais são os destaques para a Veterinária!
Especializações
Por muito tempo, a graduação foi o suficiente em muitas carreiras e isso também era válido para os formados em Medicina Veterinária. No entanto, hoje em dia as coisas são bem diferentes e para se destacar, o profissional precisa se especializar.
O lado bom é que há muitas opções de especializações possíveis para o médico-veterinário. Falaremos sobre ela em outro momento da nossa conversa!
Uso da tecnologia
O uso da tecnologia na educação é uma tendência cada vez maior, mas tem sido aplicada também em profissões. No setor da saúde, assim como os cursos na área da saúde, os recursos tecnológicos facilitam o dia a dia do profissional e trazem mais oportunidades de tratamento para os pacientes.
Por isso, a tendência é que a Medicina Veterinária fique cada vez mais próxima da Medicina Humana em recursos e alternativas de tratamentos e procedimentos.
Medicina Integrativa
Medicina Integrativa é o nome dado à área que observa o paciente como um todo. Ou seja, não apenas como uma doença ou sintoma, mas como um organismo completo.
Nessa área, também aplicada à Veterinária, há a mistura de conceitos tradicionais com a aplicação de procedimentos alternativos, como a acupuntura.
Medicina Preventiva
Além da integração nos cuidados com a saúde, é importante prevenir a ocorrência de doenças. Sendo assim, é importante conscientizar os tutores sobre a importância dos check-ups regulares.
Essa é uma tendência interessante, já que coloca tutores e profissionais como protagonistas no tratamento dos pets. Esse também é um processo válido para a produção animal.
Humanização
Por fim, a humanização também é uma tendência forte na Veterinária. O conceito é aplicado aos animais não-humanos e, claro, aos tutores de pets que, muitas vezes, chegam aos consultórios angustiados e preocupados com os seus grandes amigos.
É necessário tratar a todos com o devido respeito, sendo empático. Lembrando que o sucesso dos tratamentos para os pacientes dependem também da compreensão e engajamento do tutor.
Quais são as principais atuações em Medicina Veterinária?
Agora, chegou a hora de descobrir quais são as principais áreas de atuação para o médico-veterinário. Vamos lá?
Clínica médica
A clínica médica é a especialidade que lida com o tratamento, o diagnóstico e a prevenção de doenças em consultórios. Ela consiste no atendimento, na análise de resultados de exames e na prescrição de procedimentos ou tratamentos para garantir o bem-estar do paciente. Algumas especializações são a Cardiologia, Nefrologia, Odontologia, Ortopedia e várias outras.
Cirurgia
No campo da cirurgia, também há especializações como as que mencionamos há pouco. A diferença está no tratamento proposto, que dessa vez é cirúrgico. Nessa área, os profissionais realizam cirurgias indicadas pelos colegas da área clínica, sempre levando em consideração o quadro dos seus pacientes.
Saúde pública
A área da saúde pública é aquela que lida, como o nome já diz, com o bem-estar da sociedade. O veterinário, aqui, lida com o controle de vacinas, a conscientização da população e outros aspectos da prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os humanos.
Inspeção
Na inspeção, o veterinário estará responsável por inspecionar ambientes que lidam com produtos de origem animal. Exemplos são açougues, restaurantes, indústrias alimentícias, e outros. O seu trabalho é garantir a qualidade dos ingredientes e evitar a contaminação das pessoas.
Agronegócio
No agronegócio, um dos setores mais promissores para os veterinários, o trabalho envolve os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais que são utilizados para a produção. O profissional cuidará do esquema vacinal desses seres, das suas medicações e outros aspectos do seu dia a dia. Também pode estar encarregado da parte de reprodução.
Pesquisa
Gosta de investigar? Então, a área da pesquisa veterinária pode ser ideal para você! Aqui, o profissional será um cientista, responsável pela busca de novos fármacos, vacinas e tratamentos para melhorar cada vez mais a vida dos nossos pets.
Veterinária forense
Se você gosta de investigações, outra área possível é a forense. Normalmente acessada a partir da realização de concursos públicos, a perícia veterinária é uma oportunidade para quem quer participar da análise de cenas de crime que envolvem os pets e, claro, participar da emissão de laudos para casos judiciais.
Indústria
A indústria também precisa de veterinários! Nesse setor, ele trabalhará com o desenvolvimento de alimentos, medicamentos e outros produtos destinados ao uso pelos animais de estimação. É uma área muito importante e que vem crescendo ao longo dos anos.
Área acadêmica
Trabalhar como professor também é uma possibilidade para os formados em Veterinária. A área acadêmica consiste em lecionar em faculdades públicas ou particulares, normalmente com remunerações muito atraentes.
Gestão
Por fim, temos a área de gestão. Aqui, o objetivo é gerenciar estabelecimentos da área Veterinária, como clínicas, hospitais, petshops, e outros. Esse profissional precisa fazer especializações no setor de Administração de empresas, a fim de unir os seus conhecimentos técnicos específicos com novos assuntos.
Quais são as especializações em alta na Veterinária?
Assim como a Medicina Humana, a Veterinária tem especializações que podem ser feitas pelo graduado após a obtenção do seu diploma. Confira, a seguir, algumas áreas que estão em alta!
Clínica médica e cirurgia de pequenos animais
Essa é, provavelmente, a área mais difundida da Medicina Veterinária. Consiste na prevenção, no diagnóstico e no tratamento (inclusive cirúrgico) de pequenos animais, ou seja: cães e gatos. Esses profissionais são a linha de frente no atendimento e no cuidado dos animais de companhia.
Clínica médica e cirurgia de grandes animais
Aqui, o foco é o cuidado de grandes animais, ou seja, equinos (cavalos) e ruminantes (bois, vacas, búfalos). Há também o atendimento para suínos e outras espécies. O atendimento é cirúrgico ou clínico, dependendo do que o animal precisa naquele momento.
Clínica médica e cirurgia de animais silvestres
Novamente, há outra especialização que envolve a clínica ou a cirurgia de animais. Dessa vez, o foco são os silvestres. Eles incluem roedores, aves, répteis, felinos de grande porte, e vários outros seres que não se enquadram nos dois grupos mencionados acima.
Medicina de Felinos
A Medicina de Felinos é a área que lida exclusivamente com o tratamento de gatos. Esse é um segmento em alta no momento, já que os bichanos têm conquistado cada vez mais as pessoas e apresentam um organismo único, exigindo atendimento personalizado ao seu comportamento e às suas necessidades.
Diagnóstico por imagem
O profissional de diagnóstico por imagem é aquele que realiza e emite laudos de ultrassonografias e outros tipos de exame que envolvem imagens. Outros bons exemplos são a tomografia e a ressonância magnética.
Anestesiologia
Com o aumento da expectativa de vida e da preocupação de tutores, cada vez mais animais são submetidos a procedimentos cirúrgicos. E, na sala de operações, há outro personagem importantíssimo além do cirurgião: o anestesista (anestesiologista). Ele tem todo o conhecimento para fazer protocolos exclusivos e seguros para cada paciente.
Oncologia
Outro reflexo do aumento da expectativa de vida entre os animais é o surgimento de vários tipos de câncer nas espécies. Isso faz com que o acompanhamento de um Oncologia seja essencial para o estabelecimento de protocolos adequados para os pacientes acometidos pela doença.
Nefrologia
Problemas nos rins também são muito frequentes entre os animais, especialmente os gatos. O especialista em Nefrologia é, portanto, responsável por evitar e retardar a progressão da Doença Renal Crônica e por tratar acometimentos relacionados ao sistema urinário dos animais de estimação.
Acupuntura
Surfando na onda da Medicina Integrativa, a Acupuntura é uma especialização muito valorizada atualmente. Ela prepara o profissional para lidar com uma importante área da Medicina Chinesa, que auxilia no tratamento dos mais diversos distúrbios e doenças a acometerem os animais.
Fisioterapia
O segmento de Reabilitação ou Fisioterapia também é bem interessante para os veterinários. O objetivo é garantir que pets com sequelas ou problemas na movimentação sejam reabilitados e tenham mais qualidade de vida, com menos dor e mais interação com o mundo ao seu redor.
Intensivismo
A atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) representa um grande déficit na Medicina Veterinária, já que há poucos profissionais capacitados para lidar com situações de extrema urgência. Portanto, essa é uma especialização que promete muito para os próximos anos, com uma demanda crescente.
Genética
Para finalizar, temos a especialização em Genética. Nela, o profissional aprenderá sobre melhoramento genético de espécies e sobre a sua reprodução. É uma área que está muito atrelada ao agronegócio, sendo essencial para que os animais de produção de tornem cada vez mais produtivos para o mercado.
Como ingressar no mercado de Medicina Veterinária?
Agora, que tal conhecer o passo a passo para ingressar nesse curso tão incrível? Veja só!
Estude bastante
O primeiro passo para ter sucesso na carreira Veterinária é estudar muito. Uma boa preparação pré-vestibular fará toda a diferença no seu desempenho para essa prova, seja fazendo a prova do Enem ou investindo em um exame próprio de alguma faculdade pública ou particular.
Ingresse em um curso de qualidade
Escolher um bom curso também é fundamental! Faça o vestibular de Medicina Veterinária de instituições que realmente vão contribuir para a sua formação como veterinário, trazendo oportunidades para ingresso no mercado de trabalho por meio de estágios desde o primeiro período. A prática faz a perfeição!
Faça um bom networking ao longo da faculdade
Outra dica para trabalhar em Veterinária é estabelecer uma rede de contatos poderosa ao longo dos anos de curso. Converse com os seus colegas e professores, nutrindo uma relação amigável e proveitosa com todos eles. Essas pessoas podem ser essenciais para o seu futuro!
Especialize-se
Por fim, não deixe de se especializar. É essencial escolher uma área que ao mesmo tempo combine com os seus gostos e personalidade e que traga boas oportunidades de emprego e remuneração. Nessa hora, unir o melhor de dois mundos é de extrema importância.
Quanto tempo dura a faculdade de Medicina Veterinária?
Afinal, quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária? Ao todo, você estudará 5 anos (10 semestres) para ser um médico-veterinário.
O que se estuda na faculdade de Veterinária?
Agora, veremos o que se estuda nesse curso! Como exemplo, selecionamos a grade curricular da graduação em Medicina Veterinária da Anhanguera, uma das faculdades parceiras do Vestibulares.
As matérias ministradas nessa instituição são:
- Agrostologia e Forragicultura;
- Anestesiologia Veterinária Aplicada;
- Atividades Complementares;
- Bacteriologia e Imunologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Bioestatística Aplicada à Medicina Veterinária;
- Bioquímica Aplicada à Saúde;
- Biotecnologia e Obstetrícia Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Bovinocultura de Corte e Leite;
- Caprinocultura e Ovinocultura;
- Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Cardiorrespiratório e Circulatório;
- Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Digestório e Glândulas Anexas;
- Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Gênito Urinário;
- Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Nervoso e Endócrino;
- Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Tegumentar, Esquelético e Locomotor;
- Ciências da Bioética e do Bem-Estar Animal;
- Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Ciências Socioeconômicas Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Clínica Cirúrgica Veterinária;
- Clínica Médica de Grandes Animais;
- Clínica Médica de Pequenos Animais;
- Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária;
- Enfermidades Parasitárias Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Equideocultura;
- Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Fisiopatologia da Reprodução Aplicada à Medicina Veterinária;
- Helmintologia Veterinária;
- Inspeção de Produtos de Origem Animal;
- Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento;
- Manejo e Clínica de Animais Silvestres;
- Medicina Veterinária Preventiva e Controle de Zoonoses
- Medicina Veterinária Preventiva e Defesa Sanitária Animal;
- Melhoramento Genético Animal;
- Moléstias Infecciosas E Ornitopatologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Nutrição Animal;
- Patologia Veterinária Geral;
- Pensamento Científico;
- Processos Patológicos Aplicados à Medicina Veterinária;
- Protozoologia e Ectoparasitologia Veterinária;
- Semiologia e Patologia Clínica Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Sociedade Brasileira E Cidadania;
- Suinocultura e Avicultura;
- Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
- Tecnologia de Produtos de Origem Animal;
- Virologia e Micologia Aplicadas à Medicina Veterinária.
Além dessas matérias, o graduando de Medicina Veterinária dessas instituições tem acesso aos Estudos Dirigidos, que são disciplinas 100% online. O seu objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho. Confira a lista:
- Construindo uma Carreira De Sucesso – Medicina Veterinária;
- Cultura Digital;
- Desenvolvimento de Carreira;
- Design Thinking;
- Empreendedorismo;
- Empregabilidade;
- Marketing Digital;
- Mindset Ágil;
- Projeto de Vida;
- Responsabilidade Social.
Por fim, o futuro médico-veterinário também precisa se preparar na prática! Sendo assim, ele lidará, ao longo da faculdade, com estágios supervisionados. Algumas áreas são:
- Anestesiologia, Clínica Cirúrgica e Obstetrícia;
- Clínica Médica de Grandes Animais, Laboratório e Saúde Pública;
- Clínica Médica de Pequenos Animais;
- Produção, Reprodução Animal e Inspeção Sanitária;
- Preparação para as Práticas Veterinárias.
Essa grade também é bem parecida com a do curso de Medicina Veterinária na Unopar. Ou seja: são faculdades cheias de qualidade e diferenciais!
Quais são as modalidades de ensino de Medicina Veterinária?
É provável que você esteja se perguntando quais são as modalidades de ensino utilizadas no curso de Medicina Veterinária. Afinal, o ensino a distância é uma modalidade de graduação cada vez mais difundida, trazendo benefícios únicos para a educação. Além disso, os cursos a distância são bem aceitos no mercado de trabalho.
No entanto, a modalidade de ensino de Medicina Veterinária é presencial. É necessário que o aluno tenha um contato frequente com as disciplinas práticas e com os estágios obrigatórios, a fim de garantir uma formação completa e uma boa preparação para a carreira.
Quanto custa a faculdade de Medicina Veterinária?
Está com dúvida na escolha da faculdade e não sabe quanto custa o curso de Medicina Veterinária? Então, lá vai: nas instituições parceiras do Vestibular, você pode encontrar mensalidades a partir de R$ 1.158,96*.
É possível encontrar bolsas de estudos para Veterinária?
É claro que sim! Conseguir uma bolsa em Medicina Veterinária é mais fácil do que você imagina. Em nossas instituições parceiras, há as seguintes alternativas:
- Bolsa Enem, que fornece descontos progressivos de acordo com a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio;
- Bolsa Incentivo, que ajuda alunos que se encontram em dificuldade financeira a conquistar o sonho de cursar o ensino superior.
Se você não se encaixar em nenhum desses critérios, não se preocupe. Saiba que há como ganhar desconto em faculdade particular! Em instituições como a Anhanguera ou a Unopar, você economiza ao pagar as suas mensalidades em dia, indicar amigos para o curso, e muito mais.
Como escolher a melhor instituição de ensino?
Para finalizar, vamos trazer algumas dicas para que você possa escolher a melhor faculdade para fazer Veterinária. Veja a seguir!
Grade curricular
Um dos primeiros pontos que devem ser levados em consideração é a grade curricular. Ela deve ser atualizada de acordo com as tendências mundiais da Medicina Veterinária e abordar assuntos que façam a diferença na formação básica do profissional.
Corpo docente
A observação do corpo docente também é um bastante relevante para essa escolha. É fundamental que os professores sejam experientes e qualificados, com cursos complementares e muitas horas trabalhadas na área que lecionam. Em caso de dúvidas, sempre entre em contato com a instituição.
Infraestrutura
A infraestrutura do curso também deve ser considerada. É preciso que o polo presencial seja adequado às necessidades do aluno, com laboratórios, bibliotecas, salas de aula com recursos digitais e, se possível, clínicas próprias ou parcerias e convênios com estabelecimentos da área.
Tecnologia
Observe, também, se a faculdade pretendida conta com o uso de recursos tecnológicos. Eles podem variar de aulas digitais — que ajudam no desenvolvimento de uma série de habilidades, como a autogestão — até o uso de tecnologia nas salas de aula. Sempre pesquise!
Inovação
A inovação é o ato de trazer novidades para o ensino. Por isso, busque instituições que se preocupem com a sua qualificação de maneira extracurricular e multidisciplinar, focando sempre na sua preparação para o mercado de trabalho.
Reconhecimento
Por fim, busque faculdades que tenham reconhecimento do mercado. Para isso, converse com ex-alunos do curso de Medicina Veterinária e verifique de onde são os profissionais que ocupam as melhores vagas da sua região. Atente aos detalhes!
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o curso de Veterinária? Agora, se você acha que esse é o caminho certo a seguir em sua carreira, não perca tempo. Comece a estudar quanto antes e ingresse em uma faculdade renomada e que o acompanhe em seu caminho rumo ao sucesso profissional!
Boas alternativas são as faculdades parceiras do Vestibulares! Elas contam com toda a infraestrutura necessária para o aprendizado dos futuros médicos-veterinários, além de um corpo docente de primeira. Inscreva-se para o vestibular online agora mesmo!
*Sujeito a alterações