Como funciona a prova de vestibular online na prática?

mulher fazendo vestibular online

Não é segredo algum que a tecnologia é, hoje, uma das principais aliadas da educação. Trazendo praticidade e flexibilidade, ela também ampliou o acesso ao nível superior por meio de modalidades de ensino diversas — como EAD, semipresencial etc. — e processos seletivos inovadores. A prova de vestibular online, por exemplo, é uma forma de ingresso à faculdade cada vez mais buscada por quem deseja conquistar o tão sonhado diploma.

Mas você já sabe como funciona uma prova de vestibular online? Embora as instituições de ensino de qualidade venham apostando bastante nesse tipo de processo seletivo, é normal que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre a realização do exame. Foi por isso que, neste post, reunimos algumas informações importantes que o ajudarão a entender:

Como é feita a inscrição para o vestibular online?

A inscrição para o vestibular online, assim como no modo tradicional, é feita pelo site da própria faculdade. Ao se inscrever, o vestibulando poderá selecionar a opção de prova online e deverá informar se deseja concorrer para um curso presencial, a distância (EAD) ou semipresencial.

Isso já responde outra dúvida muito comum: O vestibular online vale apenas para cursos EAD? Como você pôde ver, todos os vestibulandos podem optar por esse tipo de prova, independentemente da modalidade de ensino escolhida.

Como o candidato receberá as orientações?

Isso é algo que varia de acordo com cada faculdade e os seus respectivos processos de vestibular online. No geral, é comum que o candidato receba todas as orientações, bem como o acesso ao sistema em que será realizada a prova, logo após concluir a inscrição.

Lembrando que, com o login para a “área do candidato” (sistema do vestibular online) em mãos, o vestibulando poderá escolher fazer a prova no dia e horário de sua preferência.

E quais são essas orientações?

Para esclarecer o funcionamento da prova digital, a instituição de ensino fornece de antemão todas as instruções para o exame. Assim, o candidato tem tempo para verificá-las com atenção e evitar quaisquer contratempos.

No geral, uma prova de vestibular online apresenta as seguintes instruções:

  • o vestibular online pode ser feito de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computadores, tablets e até mesmo smartphones;
  • antes de iniciar o exame (de preferência, com bastante antecedência), é importante verificar a qualidade da conexão com a internet;
  • a prova deve ser realizada em um tempo pré-determinado, conforme explicaremos adiante;
  • existe um número preestabelecido de tentativas para realizar o exame;
  • a cada tentativa diferente, mudam-se as questões e os temas da prova;
  • durante o vestibular online, não é permitido alternar entre abas no navegador;
  • o sistema da prova não disponibiliza a opção “copiar e colar”.

Que tipo de questão é cobrada?

Algumas faculdades com vestibular online adotam um modelo de exame similar ao dos tradicionais, com questões de múltipla escolha que englobam áreas diversas do saber — Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências da Natureza etc. —, além da prova de redação. Outras oferecem vestibulares que constituem apenas na redação, como é o caso das instituições que fazem parte do Vestibulares.

De qualquer forma, o candidato será informado sobre os conteúdos cobrados para, assim, montar um plano de estudos. Não se esqueça de que, para brilhar na prova, é importante adotar uma rotina preparatória, especialmente se for estudar para o vestibular sozinho.

Uma boa dica, aqui, é fazer os simulados e assistir às videoaulas do Trilha do Enem. O site é um excelente treino para as provas virtuais, já que você se habitua a estudar online.

Quanto tempo o candidato tem para fazer a prova?

Como já mencionamos, embora 100% virtual, o vestibular online também deve ser feito de acordo com uma série de regras, e uma delas diz respeito ao tempo de duração do exame. O prazo para a resolução de todas as questões costuma variar entre 1 e 2 horas. Uma vez iniciada a prova, não é possível pausá-la ou reiniciá-la.

Como é calculada a nota?

A nota da prova online é calculada pela banca de avaliadores da instituição de ensino em questão, seguindo os critérios definidos por ela. Um diferencial do vestibular online é que o candidato não precisa esperar muito para saber se foi aprovado: em média, as faculdades levam de 2 a 4 dias para divulgar o resultado. Interessante, não é mesmo?

Qual é a diferença para o vestibular tradicional?

A diferença entre o vestibular online e o tradicional é apenas uma: o formato do exame. Na primeira opção, a prova é feita virtualmente e, na segunda, presencialmente. Cabe ao candidato escolher aquela que mais se encaixa em suas necessidades e preferências. Vale destacar que ambas são seguras e confiáveis, ou seja, optando por uma faculdade de qualidade e credibilidade, não há com o que se preocupar.

Quais são as vantagens da prova de vestibular online?

Agora que você já sabe como é uma prova de vestibular digital, não poderíamos deixar de falar, também, sobre as vantagens desse tipo de exame. Abaixo, reunimos as principais:

  • flexibilidade para prestar o exame no dia e no horário que forem mais convenientes para você;
  • liberdade para conciliar a data do vestibular com os seus horários disponíveis;
  • comodidade de poder fazer uma prova de vestibular no conforto de sua casa;
  • tranquilidade ao escolher um ambiente no qual você possa estar, de preferência, sozinho e livre de possíveis distrações;
  • economia ao não precisar gastar com transporte e alimentação fora de casa no dia da prova.

Como você viu, a prova de vestibular online é uma alternativa inovadora aos processos seletivos presenciais. Prestando o exame quando e de onde quiser — e, é claro, conquistando a aprovação —, você consegue entrar para o nível superior sem passar pelo estresse comum às provas presenciais. Lembre-se, contudo, que nem todas as faculdades disponibilizam essa opção de ingresso. Por isso, uma dica é buscar por aquelas instituições que se preocupam em oferecer esse diferencial aos futuros alunos.

Esclarecemos todas as suas dúvidas quanto ao vestibular online? Empolgou-se com a praticidade da prova? Então, não perca mais tempo e faça já a sua inscrição para o vestibular do curso dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: