Farmácia: tudo sobre essa área em alta!

Farmácia

O farmacêutico é profissional expert nas composições de medicamentos, fármacos e até mesmo produtos cosméticos. Além de aprender tudo isso na graduação em Farmácia, a formação prepara os futuros farmacêuticos para atuar nos mais diversos segmentos — e é esse um dos motivos que tornam a área de Farmácia tão atraente!

Além disso, a área de Farmácia está bastante em alta devido aos avanços tecnológicos e ao surgimento de tendências. E se você chegou até aqui, é porque tem curiosidade sobre como funciona o universo da área, certo? Pensando em tirar de vez as suas dúvidas, preparamos um guia com as principais informações para quem deseja atuar e obter sucesso no ramo. Vamos acompanhar?

Como funciona a área de Farmácia?

A área de Farmácia está diretamente vinculada à promoção da saúde. Afinal, quando pensamos em Farmácia, logo nos vêm à mente a obtenção de medicamentos que sanam complicações e colaboram com nossa qualidade de vida, não é mesmo?

Vale lembrar que a promoção da saúde não se refere apenas à venda de remédios, mas também à comercialização de produtos relacionados ao bem-estar da sociedade. Além, é claro, dos serviços prestados, como aferição da pressão, teste glicêmico, testes rápidos — até mesmo o teste de Covid-19, no contexto da pandemia.

No Brasil, a comercialização de medicamentos é feita em estabelecimentos registrados para ofertar corretamente esses produtos: as farmácias ou drogarias.

Nesses locais, é obrigatória a presença do farmacêutico, já que ele é o responsável pela orientação adequada do uso de fármacos, entre outras atribuições exclusivas. Por isso mesmo, a Farmácia é uma área que sempre apresenta demanda para os profissionais formados.

Afinal, o que faz o farmacêutico?

A atuação do farmacêutico depende da área escolhida para trabalhar. Acima, já comentamos brevemente sobre a atividade desse profissional em farmácias. Nesses locais, sua principal função é auxiliar os pacientes quanto à necessidade e à administração de medicamentos.

Nos laboratórios, por exemplo, sua função tem como foco as pesquisas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos, remédios e cosméticos. Para isso, utiliza seu conhecimento sobre componentes e reações químicas.

Assim, é ideal que o estudante de Farmácia tenha afinidade com química e ciências biológicas. Se você se identifica com essas áreas, provavelmente se dará muito bem durante a graduação.

Análises e controles de qualidade do produtos, sempre de acordo com as regras sanitárias, também fazem parte do trabalho do farmacêutico. Por isso mesmo, podemos dizer que esse profissional está envolvido desde os processos de produção até a chegada dos medicamentos ao paciente consumidor.

E o salário?

A relação entre profissões e salários com certeza é considerada por quem quer prestar vestibular e dar início a uma graduação. Sendo assim, você já deve estar bem curioso para saber quanto ganha um farmacêutico, não é mesmo?

Bom, antes, precisamos falar que os ganhos do farmacêutico dependem de fatores como localidade (região e estado) e convenções formadas por sindicatos, que definem o piso da categoria.

Dito isso, a faixa salarial do farmacêutico fica em torno de R$ 3.500* a R$ 4.000*. Lembrando que existem maneiras de potencializar esses valores por meio de capacitação e de atualizações contínuas.

Como está o mercado de Farmácia no Brasil?

Aqui vem uma ótima notícia para os interessados em entrar para a área: no Brasil, as perspectivas para quem quer trabalhar com farmácia são bastante favoráveis para os próximos anos!

Sydney Clark, vice-presidente da consultoria IQVA, empresa líder em ciência de dados da saúde, afirma que as farmácias independentes ganharam participação no mercado, e a venda de medicamentos online dobrou em 2020. Tudo isso devido ao isolamento causado pela pandemia da Covid-19.

Ainda no contexto da pandemia, as economias brasileira e global vêm se recuperando mais rápido do que o previsto, impulsionando o crescimento do setor em mais de 10% em 2022. É o que prevê a pesquisa anual feita pela Sindusfarma: Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, a maior entidade representativa do setor no Brasil.

Quais são as tendências para a área farmacêutica?

Você viu logo acima que as perspectivas para o campo de Farmácia nos próximos anos são otimistas, certo? Parte desse crescimento se dá devido ao avanço da tecnologia e ao surgimento de tendências para Farmácia.

Abaixo, listaremos algumas das principais. Veja só!

  • marketing digital — as empresas pretendem aumentar os investimentos em marketing digital, apontando uma tendência de cenário híbrido: conciliando o e-commerce com o varejo;
  • migração digital — essa tendência está ligada à citada acima. Os processos de digitalização incluem entregas por WhatsApp e aplicativos para celular;
  • ampliação do leque de serviços — as farmácias vêm se tornando um espaço que oferece soluções em saúde além de produtos. O conceito, direto dos Estados Unidos, implica em trazer para esses locais serviços como aplicação de vacinas, manipulação, testes rápidos, criação de marcas próprias, avaliação da saúde, check-ups de saúde etc.;
  • modelo D2C — o modelo direct-to-customer viabiliza a venda direta para o cliente final, estreitando a relação com o público e alcançando diretamente esses consumidores. Aqui entram, por exemplo, a experiência do cliente em apps e em e-commerce, locais nos quais são comunicadas vantagens exclusivas e atendimentos diferenciados;
  • pagamentos tecnológicos — essa é uma tendência à qual o advento se deu por meio da pandemia. Para evitar contatos físicos, modalidades como cashback, tecnologia por aproximação e até mesmo PIX entram em cena.

Quais são as principais atuações em Farmácia?

Algumas pessoas ainda enxergam a figura do farmacêutico como alguém que só fica atrás dos balcões de farmácias. Saiba que, além de ultrapassada, essa visão definitivamente não ilustra a realidade de muitos farmacêuticos.

É claro que esse tipo de atendimento em farmácias é uma das áreas de atuação do farmacêutico, como explicaremos logo a seguir. No entanto, não se trata da única.

Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens da faculdade de Farmácia. Com a possibilidade de atuar em áreas diversas, você pode escolher o segmento com o qual mais se identifica. E quem não quer trabalhar com o que gosta, não é mesmo?

Sendo assim, para ajudar a trilhar uma carreira de sucesso no universo farmacêutico, trouxemos abaixo as principais áreas de Farmácia e explicaremos como cada uma delas funciona. Vamos lá?

Clínica

Neste artigo, já abordamos algumas das funções dessa área. Por exemplo:

  • auxiliar os pacientes quanto à medicação necessária para cada quadro;
  • gerenciar vendedores e a equipe do estabelecimento para garantir o melhor atendimento;
  • trabalhar em consultórios dentro da própria farmácia, oferecendo serviços de saúde.

Se você é bom em relações interpessoais e gosta desse contato mais próximo com o público, dando uma atenção personalizada aos pacientes, essa pode ser a sua área ideal.

Saúde Pública

O setor público definitivamente atrai o olhar de muitos, por conta da estabilidade oferecida por um cargo público. Para o farmacêutico, isso não poderia ser diferente. Se você pretende seguir esse caminho, precisa estar sempre antenado nos concursos municipais e estaduais.

Nesta área, poderá trabalhar em:

  • hospitais;
  • postos de saúde;
  • unidades de pronto atendimento (UPA), entre outros estabelecimentos da rede pública.

Farmácia Hospitalar

A farmácia hospitalar é o setor responsável por controlar, armazenar e distribuir os medicamentos para as alas do hospital, de acordo com as receitas prescritas pelos médicos.

Cabe ao farmacêutico hospitalar:

  • orientar o uso de remédios de acordo com o quadro de cada paciente;
  • pesquisar e designar os medicamentos para os pacientes;
  • fazer o planejamento de compra de medicamentos e demais produtos requeridos pela farmácia;
  • cuidar do armazenamento e da distribuição desses remédios etc.;

Cosmetologia

Se há uma carreira em farmácia que sempre está em alta, essa é a carreira da cosmetologia. Afinal, a preocupação com estética — sobretudo com pele, cabelos e unhas — é bem comum entre os brasileiros.

Esse segmento é voltado à elaboração, à pesquisa, ao teste e à comercialização de cosméticos. É fundamental para o farmacêutico ser criativo caso deseje trabalhar na elaboração de produtos de beleza e de higiene, criando fórmulas especiais para cuidar de regiões específicas.

Ao farmacêutico também cabe fazer o controle de qualidade no processo de fabricação, de modo a lançar no mercado os melhores produtos.

Farmácia Industrial

A área de Farmácia Industrial, como o próprio nome implica, trata-se da atuação dentro de indústrias. Ela está diretamente conectada ao controle de qualidade dos remédios. Dentro dessa carreira, você pode escolher entre ramos variados:

  • pesquisa;
  • desenvolvimento de fármacos;
  • desenvolvimento de produtos mais eficientes e com menos efeitos colaterais;
  • conferência da qualidade de materiais e de matérias-primas;
  • supervisão do transporte e do armazenamento dos componentes fabricados.

Indústria Alimentícia

Sabia que até mesmo o segmento de alimentos requer a atuação do farmacêutico? Isso mesmo, inclusive, ele é indispensável nessa indústria, já que o profissional elabora os métodos para a fabricação de itens alimentícios, bem como os seus controles de produção.

Entre as funções desse profissional, estão:

  • pesquisa;
  • produção e análise de alimentos;
  • auditoria da qualidade;
  • análise toxicológica e controle microbiológico da produção;
  • fiscalização das normas junto à vigilância sanitária.

Perícia Criminal

O interesse das pessoas pela área criminal vem sendo bastante notado, sobretudo, nas redes sociais. Nessas plataformas, vídeos e posts sobre casos criminais chamam a atenção de muita gente.

E você, que tal trabalhar com investigação para a solução de crimes? Atraente, a carreira é também essencial à sociedade.

Para ingressar nessa área enquanto farmacêutico, você, na maioria das vezes, precisará passar em um concurso público. Isso porque os empregadores quase sempre são órgãos ligados à polícia.

Entre as atribuições, podemos citar:

  • análise de amostras coletadas, sendo elas biológicas (sangue) ou não biológicas (veneno, drogas etc.);
  • análise e produção de laudos periciais;
  • aplicação de exames biológicos à perícia etc.

Viu só como as possibilidades para o farmacêutico são amplas? Ao longo da formação em Farmácia, o ideal é que você tenha noções sobre as áreas listadas. Por isso mesmo, é fundamental buscar por uma graduação completa, oferecida por instituições de ensino de qualidade.

Esse é o caso das faculdades parceiras do Vestibulares, como Pitágoras, Unopar e Anhanguera. Ao estudar Farmácia em uma dessas instituições, terá uma formação ampla e focada em preparar você para o mercado de trabalho por meio de experiências e de ferramentas que potencializam a empregabilidade.

Tour pela prova do Enem

Se você ainda tem dúvida na escolha da faculdade, não se preocupe. Falaremos mais sobre as vantagens dessas instituições e ajudaremos a descobrir a melhor forma de ingressar no curso de Farmácia.

Como ingressar no mercado de Farmácia?

Para ingressar no mercado de Farmácia, você precisará cursar uma graduação. Oferecida na modalidade Bacharelado e com duração de 5 anos (10 semestres), a formação abrange conhecimentos dos campos da saúde, ciências biológicas e química. Além, é claro, de noções das ciências humanas e sociais.

Uma curiosidade, aqui, é que Farmácia está entre as melhores profissões da saúde. Sendo assim, se você estiver devidamente preparado, tem grandes chances de se tornar um profissional competente e de sucesso.

Por falar em competência, é preciso lembrar que, no curso de Farmácia de nossas instituições parceiras, você terá a oportunidade de desenvolver competências estratégicas voltadas ao mercado de trabalho. Isso acontece não só no cotidiano em sala, como também em aulas especiais, ministradas por professores com enorme bagagem e experiência.

Bom, agora que já sabe como ingressar no mercado de Farmácia, que tal conhecer algumas dessas habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo da graduação? Veja só!

Atitude de liderança

Para o farmacêutico, lidar com diferentes perfis de pessoas faz parte do dia a dia de trabalho. Por isso, saber ser um bom líder é muito importante, de modo a delegar tarefas e unir a equipe.

Vale lembrar, também, que tomar decisões rápidas e complexas são realidade na profissão. Por isso, você deve ser proativo e inteligente emocionalmente: ambas são características de um bom líder.

Trabalho em equipe

Mesmo que você não esteja em posição de liderança, é importante contar com as habilidades que comentamos acima. Isso porque o trabalho em conjunto também faz parte da atuação do farmacêutico, já que os cargos da saúde atuam de forma interligada.

Desde o desenvolvimento de fórmulas ao controle dos materiais produzidos: entre todos esses passos, o farmacêutico trabalha em conjunto e aplica opiniões e ideias de outros profissionais.

Boa comunicação

Sobretudo na atuação clínica, é indispensável que o farmacêutico saiba se expressar bem e de maneira clara com as pessoas. Ele serve de ponte entre o médico, que prescreve as receitas, e o paciente, que deseja iniciar o tratamento.

Ele precisará lidar com pessoas de todos os perfis e contextos. Por isso, deve conseguir fazer um bom atendimento e com paciência. Os conhecimentos profissionais precisam ser colocados e transmitidos com eficiência e clareza.

Conhecimento contínuo

Essa é uma característica esperada em todas as profissões. Estar antenado às tendências e às novas tecnologias faz com que o profissional de Farmácia evolua na carreira, em vez de ficar estagnado.

Por isso, você deve buscar por cursos de atualização, workshops, participar de aulas especiais e projetos de extensão na faculdade… ou seja, se atualizar é a chave para obter sucesso na profissão e saber passar as melhores técnicas e informações ao paciente.

Como você percebeu, são várias as habilidades ideais para o farmacêutico. Mas, se acha que ainda não conta com alguma delas, não se preocupe.

Saiba que a graduação é o momento certo para desenvolvê-las e trabalhá-las, preparando-se da melhor forma para o mercado de trabalho.

Por isso, escolher bem a faculdade é imprescindível nesse momento. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, temos como objetivo preparar você para toda a caminhada que envolva a carreira desejada. Um ponto a mais, não concorda?

Como escolher a melhor faculdade de Farmácia?

Chegou a hora de ajudar a descobrir quais pontos-chave observar ao escolher uma boa faculdade. Acompanhe!

Confira a avaliação do Ministério da Educação (MEC)

Uma faculdade de qualidade precisa não só ser autorizada e credenciada pelo MEC, como também apresentar uma boa nota quanto aos conceitos do órgão.

A avaliação do MEC serve para conferir se a instituição escolhida oferece cursos bem-estruturados e que de fato capacitam o aluno por meio dos melhores recursos.

As ferramentas utilizadas para avaliar as faculdades são:

  • conceito do curso (CC) — o MEC visita os polos da faculdade para uma primeira avaliação;
  • conceito preliminar do curso (CPC) — o MEC avalia aspectos fundamentais a uma boa faculdade, como infraestrutura completa, corpo docente, metodologias de ensino e aprendizado e desempenho dos alunos;
  • Enade — o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é a avaliação que analisa a eficácia das metodologias utilizadas pela faculdade.

Para conferir as notas da sua futura faculdade, acesse o portal e-MEC e busque pela instituição.

As parceiras do Vestibulares, como Unopar, Anhanguera e Pitágoras, aqui, entram mais uma vez como ótimas escolhas, já que apresentam excelentes notas quanto a esses conceitos.

Confira a grade curricular do curso de Farmácia

A grade curricular da graduação em Farmácia é, majoritariamente, constituída por matérias das ciências biológicas e de química.

Mas, como já dissemos, entram também aquelas disciplinas que envolvem o manejo com as pessoas e com a sociedade em geral. Ainda, o curso inclui matérias especiais para quem quer saber como trabalhar com Farmácia na atualidade, como marketing e cultura digital.

Abaixo, citamos as matérias comuns ao curso de Farmácia por semestre:

1.º Semestre:

  • Química Geral;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Farmácia e Profissão;
  • Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento;
  • Ed – Cultura Digital;

2.º Semestre:

  • Bioquímica Aplicada à Saúde;
  • Microbiologia Básica;
  • Genética Médica;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
  • Ed – Projeto de Vida;

3.º Semestre:

  • Química Analítica;
  • Assistência Farmacêutica;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Química Analítica;
  • Saúde Pública;
  • Estágio Supervisionado;
  • Ed – Marketing Digital;

4.º Semestre:

  • Farmacognosia;
  • Farmacologia;
  • Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente;
  • Química Orgânica Aplicada à Farmácia;
  • Pensamento Científico;
  • Estágio Supervisionado – Assistência Farmacêutica;
  • Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Saúde.

5.º Semestre:

  • Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos;
  • Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos;
  • Farmácia Química;
  • Farmacologia dos Sistemas;
  • Estágio Supervisionado – Gestão Farmacêutica e Injetáveis;
  • Ed – Mindset Ágil.

6.º Semestre:

  • Fisiopatologia e Farmacoterapia das Doenças Infecciosas, Imunes e Virais;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios do Sistema Endócrino e Digestório;
  • Toxicologia;
  • Tecnologia Farmacêutica I;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Estágio Supervisionado – Farmácia Hospitalar;
  • Ed – Design Thinking.

7.º Semestre:

  • Citopatologia Oncótica;
  • Relações Parasitas e Hospedeiros;
  • Fitoterapia;
  • Homeopatia;
  • Tecnologia Farmacêutica II;
  • Estágio Supervisionado – Dispensação;
  • Ed – Empregabilidade.

8.º Semestre:

  • Análise Instrumental Aplicada à Farmácia;
  • Cosmetologia;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Hematológico;
  • Tecnologia Farmacêutica III;
  • Gestão de Empresas Farmacêuticas;
  • Estágio Supervisionado – Manipulação Alopática e Homeopática;
  • Ed – Desenvolvimento de Carreira;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I.

9.º Semestre:

  • Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas;
  • Fisiopatologia e Farmacologia do Sistema Respiratório, Renal e Terapia e Inovação de Medicamentos;
  • Biotecnologia e Produção de Alimentos;
  • Estágio Supervisionado – Campos de Atuação Profissional;
  • Pesquisa Operacional – Simulação;
  • Optativa I;
  • Ed – Empreendedorismo;
  • Trabalho de Conclusão de Curso II.

10.º Semestre:

  • Controle de Qualidade;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Estágio Supervisionado – Análises Clínicas;
  • Ed – Responsabilidade Social;
  • Optativa II.

Conheça a tradição da faculdade

A tradição da faculdade tem muito a ver com sua relevância no mercado e com um ensino de referência. Por isso, o futuro farmacêutico deve se inteirar sobre o lugar que sua faculdade ocupa entre as demais instituições.

Por isso, pesquise! Leia depoimentos de alunos e ex-alunos e dê uma visitada no blog da faculdade.

As faculdades com parceria aqui do Vestibulares fazem tudo isso por meio de um ensino qualificado e de diferenciais como os que citaremos logo abaixo!

O Vestibulares ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Que tal descobrir agora mesmo os diferenciais das nossas instituições para você?

Custo-benefício

Estudar Farmácia em uma faculdade bem-avaliada pelo MEC com mensalidades que cabem no seu bolso está em seus planos, correto? Saiba que o custo-benefício de nossas instituições vale muito a pena. O preço da faculdade de Farmácia é de R$ 399,00* em média.

Pense bem: graduações de qualidade por valores que não comprometem o orçamento e um diploma extremamente bem-visto pelo mercado de trabalho. Ótima combinação, certo?

Canal Conecta

Fazer estágios durante a graduação é a melhor forma de adquirir experiência e turbinar o currículo. As faculdades que têm parcerias com empresas são destaque nesse sentido, já que abrem portas para que o aluno ingresse no mercado.

Nossas instituições parceiras disponibilizam aos alunos acesso ao Canal Conecta, portal de vagas exclusivo. Por meio dele, você poderá se candidatar para oportunidades em todo o Brasil e se preparar por meio de conteúdos informativos. Já pensou em sair da faculdade empregado?

Modalidades de ensino diversas

Hoje, é comum que grande parte dos estudantes precise conciliar estudo e trabalho — e esse pode ser o seu caso. A boa notícia é que trabalhamos com modalidades de ensino que se encaixam em sua rotina.

Além do presencial, temos Farmácia EAD, na modalidade semipresencial — cursos a distância com atividades presenciais.

Bolsas e financiamentos

Além dos programas governamentais, você pode cursar sua graduação em Farmácia utilizando bolsas, benefícios e convênios disponíveis!

As bolsas de incentivo, transferência externa, matrícula antecipada e os convênios empresas podem ser ótimas oportunidades de deixar a faculdade mais em conta. Basta dar uma olhada junto às nossas instituições e ver em qual situação você se encaixa.

Faça Farmácia com a gente!

Neste artigo, trouxemos informações valiosas sobre a área da Farmácia e sobre a graduação no ramo. Além disso, mostramos como a escolha de uma ótima faculdade é essencial para potencializar suas chances de sucesso no meio farmacêutico.

Então, que tal dar esse passo rumo ao futuro profissional com uma de nossas instituições? Faça agora mesmo a inscrição no vestibular online de Farmácia e veja nossas opções de ingresso!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados