Qual a função da actina? Como estudar para o Enem?

Estruturas celulares são alguns dos tópicos mais cobrados nos vestibulares de biologia. Não apenas entender quais partes executam quais funções, mas também saber como elas são estruturadas. Um bom exemplo disso é a actina, um componente muito importante na formação das células.

Acompanhe o resumo e veja como se preparar para esse conceito no vestibular e no Enem!

O que é actina?

As actinas são as principais proteínas que compõem os filamentos que formam o citoesqueleto das células eucariontes e os filamentos finos das células musculares.

Sua principal função é garantir a estabilidade do corpo celular, o que torna a célula mais resistente. Porém, também é uma substância bastante envolvida na movimentação da célula. A ameba, por exemplo, desloca-se através de pseudópodes, estruturas formadas a partir do plasma celular. Para que ela possa se locomover adequadamente, os filamentos de actina devem realizar a força motora necessária.

Nos músculos, a actina atua em conjunto com a miosina na realização da contração muscular. Um filamento de actina desliza sobre um de miosina, levando ao encurtamento do músculo. O resultado é a sua contração, que também leva ao dobramento das juntas.

Como esse tema cai no vestibular e no Enem?

A actina é uma definição mencionada esporadicamente nos vestibulares, quase sempre com uma questão relacionada ao movimento de organismos unicelulares ou com a formação do citoesqueleto.

Tour pela prova do Enem

É bem provável que você veja pelo menos alguma menção ou assunto relacionado no Enem 2022. Dito isso, o mais importante é entender o significado geral, como a membrana celular se forma e quais efeitos sua modificação pode ter em seu funcionamento.

(Enem 2019)

A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.

O pesquisador concluiu que a droga age sobre os

A – microtúbulos apenas.

B – filamentos de actina apenas.

C – filamentos intermediários apenas.

D – filamentos de actina e microtúbulos.

E – filamentos de actina e filamentos intermediários.

A resposta correta é a letra B. A actina é um componente da membrana celular, enquanto os microtúbulos compõem os flagelos e atuam em sua movimentação. A droga não afetou o deslocamento das células flageladas.

Logo, podemos concluir que não teve efeito sobre o componente dos flagelos — os microtúbulos. Já as células não flageladas foram mais afetadas, pois a droga modificou o componente da membrana celular — os filamentos de actina.

Não perca tempo! É hora de garantir a sua vaga no ensino superior

Mesmo os menores componentes de uma célula apresentam funções muito importantes para seu funcionamento. A actina é apenas um dos vários exemplos de proteínas que fazem nossos corpos funcionarem. Quando se trata do vestibular e Enem, é claro que você vai encontrar questões sobre o tema.

E se precisa de um impulso para garantir a sua vaga no vestibular, não espere mais! Visite o site Vestibulares e veja como usar a sua nota no Enem para conseguir vaga em uma de nossas faculdades parceiras.

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é actina?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”As actinas são as principais proteínas que compõem os filamentos que formam o citoesqueleto das células eucariontes e os filamentos finos das células musculares.\n\nSua principal função é garantir a estabilidade do corpo celular, o que torna a célula mais resistente. Porém, também é uma substância bastante envolvida na movimentação da célula. A ameba, por exemplo, desloca-se através de pseudópodes, estruturas formadas a partir do plasma celular. Para que ela possa se locomover adequadamente, os filamentos de actina devem realizar a força motora necessária.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como esse tema cai no vestibular e no Enem?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”A actina é uma definição mencionada esporadicamente nos vestibulares, quase sempre com uma questão relacionada ao movimento de organismos unicelulares ou com a formação do citoesqueleto.”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados