O que é sensoriamento remoto e qual é sua função?

Os avanços da tecnologia mudaram a forma como as pessoas se locomovem, se comunicam e exploram o mundo. Com a internet, você já pode conhecer praticamente qualquer parte da superfície do planeta, sobretudo graças ao sensoriamento remoto.

Naturalmente, uma tecnologia dessas tem grande impacto na sociedade, o qual é estudado pela geografia. Por isso que já existem algumas questões a respeito nos vestibulares e no Enem. Acompanhe o resumo e veja como se preparar!

O que é sensoriamento remoto?

Sensoriamento remoto é a tecnologia usada para observar a superfície da Terra a distância e obter imagens detalhadas.

São as imagens produzidas por satélite e usadas na construção de mapas virtuais, como o Google Earth. Essa tecnologia é útil em várias tarefas, a exemplo de previsão do clima, rastreamento de desastres naturais, cartografia e até agronegócio.

Como esse tema cai no vestibular?

O vestibular de geografia e as questões no Enem estão menos preocupados com o funcionamento exato da tecnologia e mais com seus efeitos na sociedade. Afinal, a possibilidade de monitorar com precisão qualquer parte do planeta tem grande impacto econômico e nas relações diplomáticas.

Tour pela prova do Enem

Confira aqui uma questão que exemplifica bem isso.

(Enem 2022)

O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.

Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles

A – tentam proteger as bases de dados patenteadas por algumas empresas nacionais, resguardando seus direitos econômicos.

B – receiam divulgar suas riquezas nacionais, tornando-se alvos fáceis para a agenda de expansão e exploração das multinacionais.

C – pretendem ocultar dados econômicos cartografados de natureza sigilosa, muito úteis nas negociações de acordos aduaneiros.

D – temem ficar expostos a ataques de potenciais inimigos, pela exibição de sua geografia e de seus pontos militares e civis. 

E – almejam manter segredo sobre o potencial atômico que cada nação desenvolve em suas usinas nucleares, evitando sanções da ONU.

A resposta correta é a letra D. Dados geográficos, assim como a localização de áreas civis e militares, são informações muito usadas em operações militares e guerras. Deixar esses dados expostos e de fácil acesso para qualquer grupo representa um risco muito grande para os países observados.

Hora de aplicar esse conhecimento e entrar na faculdade!

O sensoriamento remoto já está presente na sociedade faz um bom tempo. E hoje já se entende melhor seus possíveis impactos na segurança, na economia e no monitoramento ambiental.

Se este tema te interessou, então é hora de ingressar na faculdade de Geografia! Visite o site Vestibulares e consiga o impulso para chegar no curso superior. Você pode até usar sua nota no Enem e entrar em uma de nossas faculdades parceiras!

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é sensoriamento remoto?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Sensoriamento remoto é a tecnologia usada para observar a superfície da Terra a distância e obter imagens detalhadas.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como esse tema cai no vestibular?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O vestibular de geografia e as questões no Enem estão menos preocupados com o funcionamento exato da tecnologia e mais com seus efeitos na sociedade. Afinal, a possibilidade de monitorar com precisão qualquer parte do planeta tem grande impacto econômico e nas relações diplomáticas.\n\nConfira aqui uma questão que exemplifica bem isso.”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados