Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Guia Enem!

guia para aprovação no enem

É comum na preparação para o Exame o aluno ficar na dúvida em como estudar para o Enem e tirar uma boa nota. Afinal, a prova tem várias áreas do conhecimento, além da redação!

A avaliação do Enem é dividida em quatro áreas e uma delas é a linguagens, códigos e suas tecnologias. Esta área engloba a língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (geralmente inglês), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Só esta área já engloba vários temas, concorda? E como estudar para tudo isso, além das outras matérias? Não se desespere que vamos te mostrar como.

A importância das Linguagens e Códigos no Enem

As Linguagens e Códigos têm grande importância no Enem por ser a avaliação da capacidade do aluno em ler, interpretar e compreender textos. Além disso, a área na prova estimula uma análise crítica, a argumentação e a reflexão. Nestes pontos, a prova traz vários textos, desde notícias até parte da literatura.

Portanto, a capacidade de compreender textos e de desenvolver um pensamento crítico é crucial para ir bem nesta área do Exame. Aliás, essas habilidades são valiosas não apenas para o ENEM, mas também para a vida acadêmica e profissional.

Mas, como estudar para o Enem nesta área? Bom, é fundamental estar com a leitura em dia, seja de notícias, artigos ou a literatura brasileira.

Fazer uma leitura analítica de obras literárias, por exemplo, é um ponto que deve ser destaque em sua preparação para o Exame. Então, ler os livros sugeridos e fazer um texto de análise crítica ajuda a desenvolver duas áreas: compreensão e escrita.

Em resumo, as Linguagens e Códigos desempenham um papel fundamental no Enem. Aliada também à redação, esta área vai mostrar o quanto o estudante domina o conhecimento em línguas, interpretação de texto e escrita.

As Matérias da Área de Linguagens e Códigos

As matérias que fazem parte da área de Linguagens e Códigos do Exame incluem língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologia da comunicação e informação.

São áreas que trabalham a escrita, a interpretação de texto, o pensamento crítico do aluno. Ao todo, esta área tem 45 questões objetivas de múltiplas escolhas. Vamos trazer um pouco sobre cada uma:

Língua Portuguesa

Isso abrange desde o domínio de gramática do estudante, assim como a sintaxe, semântica e morfologia da língua portuguesa. Em resumo, é a parte gramatical, com suas regras e definições.

Literatura Brasileira

Os candidatos são testados em sua compreensão de obras literárias brasileiras, incluindo a análise de personagens, enredos e temas. O Enem não cobra obras específicas, mas traz em suas questões trechos de escritores brasileiros.

Língua Estrangeira

Geralmente, o Enem oferece a opção de escolher entre o inglês e o espanhol como língua estrangeira. Os candidatos são avaliados em habilidades de leitura e compreensão oral.

Artes e Educação Física

Este tópico inclui conhecimentos sobre artes visuais, música, dança, teatro e outras formas de expressão artística. Além disso, o Enem também avalia conhecimentos sobre conceitos e práticas relacionados à educação física.

Tecnologias da Informação e Comunicação

Nesta área se refere a conhecimentos relacionados à tecnologia, mídia e comunicação, incluindo a análise de textos, imagens e outros tipos de mídia.

A relevância das Universidades Brasileiras no contexto Enem

O Enem é a porta para muitas universidades brasileiras, tanto públicas como privadas. Em primeiro lugar, muitas delas usam o próprio Enem como o vestibular.

Além disso, existe a nota de corte. O Sisu, por exemplo, é o sistema do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do ENEM para selecionar estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades federais e estaduais. Os candidatos podem escolher cursos e universidades com base em suas pontuações no Enem e concorrer às vagas disponíveis.

O Exame também serve de critério para programas como o ProUni, que oferece bolsas de estudo em universidades privadas para alunos de baixa renda. As notas são usadas como seleção para distribuição de bolsas integrais e parciais. Assim também é com o Fies, que financia o estudo e usa as notas como avaliação de elegibilidade.

Algumas universidades e faculdades particulares utilizam as notas como processo de seleção, seja como critério principal ou complementar para seus vestibulares.

Estratégias Eficazes para a Área de Linguagens e Códigos

Ter planejamento e um cronograma são ótimas maneiras de como estudar para o Enem e conseguir ver todo o conteúdo. Agora, quando falamos na área de linguagens e códigos, alguns temas não podem ficar de lado, como:

Estratégias para Interpretação de Textos

Ao ler um texto, adote uma abordagem ativa, não faça uma leitura passiva! Sublinhe ou destaque informações importantes, faça anotações nas margens e identifique a estrutura do texto. Isso ajuda a melhorar a compreensão.

Além disso, é essencial praticar a interpretação de textos regularmente. Use recursos como jornais, revistas e artigos acadêmicos. Dessa maneira, quanto mais você praticar, mais fácil será identificar elementos-chave, como argumento principal, exemplos de apoio e ideias secundárias.

Domínio de Gramática

Durante seus estudos, faça uma revisão das regras gramaticais, incluindo concordância verbal e nominal, regência, uso de pronomes, pontuação e outros tópicos importantes. Use livros didáticos e recursos online para reforçar seu conhecimento.

Tour pela prova do Enem

Gramática é conhecimento, então resolva exercícios para testar o seu. Muitos livros didáticos e sites oferecem exercícios para aprimorar suas habilidades gramaticais. Este tipo de estudo ajuda a reter o conhecimento.

Como Abordar a Redação

Conheça a estrutura das redações e se familiarize com a usada na redação do Enem, que consiste em uma introdução, desenvolvimento (com argumentos) e conclusão. Saiba que o texto deve ser escrito na modalidade dissertativa-argumentativa.

Assim, é só praticar a escrita de redações regularmente. Escreva sobre temas diversos e peça a alguém para revisar e dar feedback. Isso ajuda a aprimorar suas habilidades de argumentação e expressão escrita.

A professora de redação Fernanda Bérgamo, por exemplo, afirma que a grande diferença entre um texto nota mil e um texto de nota regular, é exatamente como o aluno utiliza o seu repertório.

“Todos nós temos um repertório, alguns mais e outros menos, alguns mais profundos e outros nem tão profundos. A questão é a dificuldade em saber como usar e em quê usar esse repertório. A maioria dos estudantes, infelizmente, acha que citar um dado estatístico atual do IBGE daria uma nota maior do que ele citar a letra da música que ele gosta, por exemplo”, afirma Fernanda Bérgamo.

Leitura Analítica de Obras Literárias

Ao estudar obras literárias, faça leituras detalhadas. Anote informações sobre personagens, enredo, temas e estilo. Compreender o contexto histórico e literário da obra é fundamental para criar uma base crítica.

Sabemos que é quase impossível ler todas as obras importantes, mas busque resumos na internet. Não se limite a resumir a obra, mas também desenvolva sua capacidade de análise crítica. Questione o significado de eventos, personagens e simbolismo.

Preparação para o Exame

A preparação do estudante para o Enem não está apenas em estudar as disciplinas que irão cair na prova. Além disso, o aluno precisa ficar atento a todas as regras, datas e especificidades do Exame.

O Manual do Candidato, assim como o edital, é o guia do estudante neste sentido. Ele é uma fonte valiosa de informações que pode ser usada de forma eficaz para se preparar para o exame.

Utilizando o Manual do Candidato

É essencial que o aluno leia o manual com atenção, de preferência logo no início de sua preparação. Isso ajudará a entender o formato do exame, os critérios de avaliação, as datas importantes e outros detalhes cruciais.

O manual descreve a estrutura do Enem, incluindo a quantidade de questões por área, o tempo de duração das provas e a estrutura da redação. Dessa maneira, você vai compreender como o exame é organizado para planejar seu tempo durante a prova.

Além disso, o manual detalha os critérios de avaliação da redação. Compreender esses critérios vai te ajudar a escrever uma redação que atenda às expectativas dos avaliadores. Esteja ciente dos pontos-chave, como competência textual e domínio da norma padrão.

O manual também contém informações sobre o calendário de inscrição, aplicação das provas, locais de acesso às informações e procedimentos gerais, como o que é proibido levar na prova.

Em resumo, utilize o manual como um guia para se preparar de forma eficaz e organizada, garantindo que você esteja bem-informado e confiante no dia da prova.

Entendendo a Nota de Corte

A nota de corte do Enem é um conceito importante para o processo seletivo de diversas universidades. Ela representa a pontuação mínima necessária para que um candidato seja classificado em um determinado curso ou programa.

Assim, ela é válida especialmente em instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A nota de corte é definida com base nas notas dos candidatos que se inscreveram para o curso em questão. Então, suponha que você deseje se inscrever no curso de Medicina de uma universidade por meio do Sisu, que utiliza a nota do Enem como critério de seleção.

Todos os candidatos fazem o Exame e obtêm suas pontuações, que são registradas no sistema. Quando o período de inscrição no Sisu se inicia, os candidatos interessados no curso de Medicina escolhem essa opção e são classificados com base em suas notas. A nota de corte para o curso de Medicina é calculada a partir das notas dos candidatos que se inscreveram.

Por exemplo, se o curso de Medicina tem 50 vagas e os candidatos com as 50 maiores notas do Enem escolheram esse curso, a nota de corte será a pontuação do 51.º colocado.

É importante destacar que a nota de corte varia de um ano para o outro e de uma instituição para outra, dependendo da concorrência e do desempenho dos candidatos.

Faça uma boa preparação!

O Exame é um momento valioso na vida do estudante e saber como estudar para o Enem ajuda muito na preparação. Isso porque são muitos detalhes, temas a serem estudados, além do nervosismo.

Como vimos, somente na área de Linguagens e Códigos quantos temas podem cair na prova. Assim, a preparação deve ser bem-feita, com ajuda de professores competentes no assunto.

Se você busca qualidade na preparação, fica nosso convite para se preparar para o Enem no intensivo Stoodi. Acelere sua preparação com nosso cronograma de revisão 2023 e garanta sua vaga na Turma do Extensivo Enem e Vestibulares 2024!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 158

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados