Matemática e suas Tecnologias: o guia para arrasar no Enem em 2020!

matemática para o enem

Quando o assunto é Matemática, são poucos os estudantes que se sentem totalmente confiantes com seus conhecimentos. Por isso, a prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem causa muita insegurança nos candidatos.

No entanto, preparando-se bem, você pode alcançar uma boa pontuação para somar em sua média total. Mas lembre-se de que não se trata somente de estudar, porque existem outros detalhes que fazem toda a diferença para você se sair bem na prova, e é sobre isso que nós falaremos neste artigo.

Quer mandar bem? Então, continue lendo e confira algumas dicas para se preparar! Descubra quais são os principais temas dessa prova, confira dicas a fim de garantir um bom desempenho e saiba o que você precisa fazer quando o dia do exame estiver chegando, a fim de controlar a ansiedade e finalizar seus estudos com sucesso.

Como se sair bem na prova de Matemática e suas Tecnologias no Enem

Você percebeu que a disciplina de Matemática é a única que tem uma prova exclusiva no Enem? Por isso ela acaba tendo um peso individual muito grande. Então, os candidatos precisam preparar-se bem para conquistar aprovação com uma pontuação alta.

O maior problema da prova de Matemática e suas Tecnologias é o fato de essa disciplina já estar bastante estigmatizada. Pensando em nível de ensino médio, muitos alunos acabam nem mesmo se esforçando porque já têm o preconceito de que é uma matéria complicada, que eles não conseguiram aprender, mas não é bem assim.

É possível acumular bons conhecimentos de Matemática para conseguir enfrentar a jornada do Enem. Também devemos considerar de que não se trata somente de compreender o conteúdo da disciplina, pois existem outras medidas que precisam ser adotadas para que você consiga se sair bem na prova.

Afinal, além de dominar a matéria, você precisa controlar seu estado psicológico, administrar o cansaço e a ansiedade e saber como criar um cronograma de estudos que esteja adequado aos seus conhecimentos e às suas dificuldades.

A seguir, deixamos algumas dicas para que você consiga se preparar bem para essa prova. Com elas, você conseguirá apresentar um desempenho satisfatório, alcançando a pontuação necessária para estar na disputa do curso que tanto deseja.

Fazer simulados e exercícios

Uma das melhores estratégias para quem vai passar por um processo seletivo é informar-se sobre a estrutura da prova. Dessa forma, estará melhor preparado e não terá grandes surpresas.

Para isso, é fundamental apostar nos simulados, ou seja, fazer uma prova anterior seguindo as mesmas regras e respeitando o tempo de duração. Desse modo, você poderá ter uma melhor ideia de como funciona essa maratona do Enem e saberá, também, o quanto ela exige da mente e do físico.

Afinal, o simulado serve para conhecer os temas que costumam cair na prova. Ele é importante para estar atento, também, às pegadinhas, à linguagem utilizada nos enunciados, ao modo como as questões são organizadas, entre outros detalhes da prova em si.

Além disso, é fato que o Enem é uma prova cansativa. Então, ao fazer o simulado, você pode analisar o seu próprio desempenho e já saber o que esperar quando for fazer a avaliação oficial. Outro importante recurso é o estudo por meio de exercícios.

Também é uma boa ideia consultar edições anteriores do Enem e resolver os exercícios dessas provas. Procure, ainda, por questões que estejam relacionadas com os temas desses cadernos antigos para que você possa praticar um pouco mais.

Estudar resoluções comentadas

Os cadernos anteriores da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem já disponibilizam o gabarito trazendo as respostas corretas de cada uma das questões. Mas nem sempre é suficiente saber o que está certo ou o que está errado. É preciso entender o porquê.

Sendo assim, é interessante que você procure estudar as questões que apresentam resoluções comentadas. Elas costumam ser corrigidas por professores que explicam como chegar àquele resultado e ainda dão dicas de resoluções descomplicadas. Assim, fica mais fácil assimilar o conteúdo.

Você não precisa se restringir apenas às questões do Enem. Existem muitos materiais disponíveis com questões comentadas que você pode explorar para se aprofundar em uma matéria em que ainda tenha dúvidas, ou que pareça um pouco mais complicada para você.

A vantagem de estudar essas questões resolvidas e com comentários é que não sobram espaços para duplas interpretações. Você terá o resultado e a explicação de por que é essa alternativa e não as outras. Assim, não há margem para erro.

Focar as matérias de sua maior dificuldade

Todo estudante tem algum tema em que encontra mais dificuldade para assimilar o conteúdo, e isso também acontece com você, não é mesmo? Mas para que isso não venha a causar prejuízos para sua pontuação na prova de Matemática e suas Tecnologias, é importante focar essas matérias.

Estudar somente aquilo que parece fácil não é uma estratégia muito boa, já que você domina o conteúdo e não tem dificuldades. O ideal é fortalecer os seus pontos fracos, a fim de garantir mais alguns acertos e, consequentemente, uma nota mais alta.

Ao fazer o simulado, você pode ter uma noção daquilo em que tem mais dificuldade. Além disso, pode testar os seus conhecimentos em plataformas online como a Trilha do Enem. Nesse caso, você pode descobrir quais matérias precisam da sua atenção e ainda receberá uma sugestão de plano de estudo para se preparar de acordo com as suas necessidades.

Estudar interpretação de texto

Algo que você precisa ter em mente é o fato de a prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem não ser composta apenas por cálculos. Afinal, é preciso ler o enunciado e interpretá-lo para entender o que cada uma das questões está pedindo, a fim de encontrar a resposta certa.

Acredite, uma das dificuldades dos candidatos é justamente fazer essa interpretação, o que acaba provocando um entendimento equivocado e, com isso, incitando o erro. Para que não aconteça com você, inclua em seu cronograma de estudos a interpretação de textos.

Não se preocupe, porque você também precisará da interpretação de textos para todas as outras provas do Enem, como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Sendo assim, não tomará o seu tempo. Faz toda a diferença entender o enunciado, uma vez que as ideias podem estar organizadas de um modo que confundem o candidato e criam as famosas “pegadinhas”.

No entanto, nem sempre se trata de uma estratégia de quem criou as questões. Na verdade, muitas vezes, há desatenção no que se refere a um “não” no meio denunciado, ou se você deve procurar a resposta correta ou incorreta. Daí a importância de estar atento e interpretar corretamente.

Não se prender somente às fórmulas

As fórmulas foram desenvolvidas para que as questões de Matemática sejam solucionadas por meio de caminhos mais simplificados. No entanto, nem sempre há necessidade de você se prender a elas para resolver uma questão.

Uma das grandes vantagens dessa disciplina é o que você pode encontrar diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado. Sendo assim, exercite, também, o raciocínio lógico e as alternativas de resolução, para que tenha opções diferentes.

Essa é uma boa alternativa, sobretudo para aquelas fórmulas mais complexas ou que você simplesmente não consegue gravar. Não se preocupe se isso acontecer. Como explicamos, procure alternativas de caminhos para chegar a uma solução e trabalhe essas técnicas. Com uma boa interpretação delas, será possível conquistar mais acertos.

Acompanhar as notícias atuais

É fato que o Enem é um exame que cobra muito conhecimentos atualizados dos candidatos. Por isso, você precisa acompanhar as notícias para saber o que está acontecendo em nosso país e no mundo, pois isso também vai cair na prova de Matemática no Enem.

Evite consultar apenas uma fonte, pois o interessante é que você assista a jornais, leia revistas, acompanhe sites de notícias, confira o que acontece nas redes sociais e procure estar sempre antenado com tudo ao seu redor.

Mas tenha cuidado porque, como você deve saber, em especial na internet, circulam muitas fake news. Então, o ideal é que você procure por fontes oficiais para fazer as suas pesquisas. Tenha sempre um senso crítico e, quando estiver em dúvidas sobre alguma notícia veiculada, pesquise um pouco mais a respeito.

Isso também ajudará em seus estudos de interpretação de texto. Além disso, não se esqueça de que as atualidades estão presentes em outras provas do Enem. Portanto, você se preparará de uma forma bem mais completa para o exame de um modo em geral.

Respeitar os momentos de descanso

Alguns candidatos costumam adotar uma rotina de estudos muito longa, ultrapassando seus próprios limites para tentar estudar o máximo possível para tirar uma alta nota no Enem. Essa não é uma boa estratégia, uma vez que a mente e o corpo precisam de descanso.

banner de preparação para o enem 2021

É fundamental que o seu cronograma de estudos inclua essas pausas para que você possa recuperar as suas energias, tirar o foco dos livros e dar tempo para o seu cérebro assimilar o conteúdo que foi estudado.

Ao longo de um dia, se você se dedica muitas horas, procure fazer pequenas pausas estratégicas para caminhar, tomar a água, alimentar-se e alongar o corpo. Durante a semana, tire um ou dois dias para ficar longe dos livros, a fim de evitar o estresse e a sobrecarga.

Outro fator muito importante são as horas de sono. Elas não podem ser sacrificadas, porque você causará mais prejuízos do que benefícios para si mesmo. Afinal, o cérebro precisa dessa pausa, pois é durante o sono que ele consegue arquivar as informações. Então, se você não dormir, é bem possível que esqueça aquilo que estudou.

Não acumular matérias

Enquanto alguns candidatos estudam muito, há aqueles que estudam pouco. Consequentemente, as matérias se acumulam demais, porque eles não conseguem cumprir o seu cronograma e acabam ficando atrasados. Muitas vezes, não conseguem ver tudo aquilo que precisavam.

Você pode evitar que isso aconteça organizando melhor o seu cronograma e respeitando essa agenda criada. Assim, terá um tempo pré-estabelecido para se dedicar a cada um dos temas; lembrando que o foco maior deve ser naqueles em que você encontra mais dificuldade.

É verdade que pode acontecer de você acabar atrasando um dia ou outro por causa de um compromisso ou imprevisto. Não se preocupe se isso acontecer. O importante é que você se organize mais uma vez e não deixe as matérias acumularem, porque, nos últimos dias, não dá tempo de aprender tudo.

Estudar desde o início do ano

Há quem deixe para estudar apenas quando o Enem já está mais próximo, seja porque não quis se dedicar antecipadamente ou por acreditar que, dessa forma, o conteúdo estará mais fresco em sua mente e, por isso, há mais chances de acertos.

Essa também não é uma boa alternativa, porque se você deixar para estudar todos os temas de Matemática apenas nos últimos dias, há uma grande chance de ficar sobrecarregado e não dar conta daquilo que precisa aprender. Portanto, o ideal é que você organize um cronograma para começar a se preparar desde o início do ano.

Desse modo, terá muito mais tempo para se dedicar aos seus estudos e não precisará ficar tão preocupado quando a data estiver chegando. Fica mais fácil esclarecer suas dúvidas, conversar com quem já fez a prova, pedir ajuda de professores e fazer diversos simulados para ter muito mais segurança quando chegar o dia do exame.

Quais os principais temas a serem estudados para a prova de Matemática e suas Tecnologias

É fato que não podemos ter certeza daquilo que vai cair na prova de Matemática e suas Tecnologias, mas, pelas edições anteriores do Enem, conseguimos ter uma noção de quais são os temas que aparecem com maior frequência em suas diferentes edições.

Vamos concordar que isso já ajuda muito na hora de preparar-se para o exame, uma vez que você pode dedicar-se um pouco mais àquilo que sabe que é recorrente na prova. Desse modo, tem maiores chances de alcançar uma boa pontuação, e nós vamos ajudar com isso.

A seguir, listamos os principais temas que você precisa estudar, pois estão sempre presentes no caderno de Matemática do Enem. Confira!

Estatística

Aqui você trabalhará em muitas questões com diagramas, tabelas e gráficos dos quais precisará extrair dados para encontrar a resposta correta da questão. Mas também é importante que estude a respeito de média aritmética, média ponderada, moda e mediana, além, é claro, de interpretação de texto.

Nesse caso, esteja atento, porque muitas vezes as questões de estatística envolvem notícias da atualidade. Sendo assim, além de estudar os conteúdos de Matemática, conforme explicamos, fique de olho no que está acontecendo no mundo.

Equações

As equações são expressões algébricas que envolvem uma igualdade. São as questões elaboradas associando números e incógnitas, ou seja, as letras. No Enem, são trabalhadas questões do primeiro e do segundo grau, envolvendo problemas relacionados ao cotidiano.

Figuras planas

A abordagem de figuras planas na prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem envolve o cálculo de área das principais figuras e, geralmente, trazendo assuntos do cotidiano, como mensurar a área de um terreno ou de uma edificação. Você também poderá encontrar questões de cálculo de perímetro, planificação, teorema de Pitágoras e visão espacial.

Funções

Você também encontrará questões sobre funções matemáticas no Enem, sendo aquelas de primeiro e de segundo grau e de interpretação de gráficos. Os problemas envolvem com frequência função exponencial, quadrática, afim e logarítmica, bem como a formação da função e seu gráfico.

Grandezas proporcionais e médias algébricas

As grandezas proporcionais são conteúdos que aplicamos em diversas situações do dia a dia, e é por isso que esse é um dos temas que aparecem com mais frequência na prova de Matemática do Enem. Afinal, para fazer duas receitas de bolo, por exemplo, precisamos aumentar proporcionalmente os ingredientes a fim de que eles deem certo, não é mesmo?

Algumas questões aparecem de forma direta, enquanto, em outras, você precisará fazer o cálculo das grandezas em uma das etapas para chegar ao resultado. Esse tema envolve conteúdos como regra de três, razão, porcentagem, proporção e escalas.

Já no caso das médias algébricas, elas envolvem três temas diferentes, que são as médias aritmética, geométrica e harmônica:

  • média aritmética: a mais conhecida entre todas. É utilizada, por exemplo, para calcular a nota de um aluno. No cálculo simples, se temos três valores, eles são somados e divididos por três;
  • média geométrica: nesse caso, os valores dados são multiplicados, e o resultado é alcançado por meio da raiz n-ésima;
  • média harmônica: um pouco mais complexa do que as anteriores, conseguimos alcançar a média dividindo os dados pela soma dos inversos desses dados.

Como se preparar quando a prova estiver próxima

Conforme explicamos, o ideal é que você comece a estudar para a prova de Matemática do Enem ainda no começo do ano. Na verdade, dedique-se durante o ensino médio para assimilar o máximo de conteúdo, a fim de não ter grandes dificuldades quando precisar prestar o exame.

No entanto, quando a data estiver mais próxima, é preciso adotar algumas ações que ajudarão ainda mais em sua preparação para o Enem, contribuindo com seus estudos, seu estado físico e psicológico. Afinal, como vimos, isso influencia de forma significativa o resultado no exame. Veja a seguir algumas dicas para quando estiver chegando à reta final.

Controle o stress e ansiedade

Você também já deve ter visto candidatos que tiveram um desempenho ruim no Enem alegando “branco” na hora do exame. Isso costuma acontecer com pessoas que estão ansiosas ou estressadas demais; portanto, tenha atenção ao seu estado psicológico nos dias anteriores à prova.

Não sacrifique seus momentos de lazer e o convívio com a família e os amigos, pois eles são fundamentais para aliviar a tensão. Preparar-se bem para prova ajuda aumentar a sua segurança, o que minimiza o estresse. Além disso, fazer os simulados ajuda a evitar a surpresa do momento, porque você já está habituado ao estilo da prova.

Trabalhe sua concentração

Considere que, na hora da realização do exame, o ambiente da prova será muito diferente daquele ao qual você está habituado a estudar. Afinal, costumamos fazer isso no quarto, em bibliotecas ou em qualquer espaço silencioso.

Sendo assim, procure trabalhar a sua concentração durante o preparo para o exame. Nesse momento, lembre-se de que você estará com várias pessoas em uma sala e terá que habituar-se a sons e a ruídos. Afinal, eles não podem atrapalhar o seu raciocínio.

Evite a sobrecarga de estudos

Se você não conseguiu estudar tudo o que precisava aprender ao longo de um ano inteiro, não será em apenas uma semana que conseguirá tirar o atraso. Portanto, procure evitar a sobrecarga de estudos nesse momento para não ter um cansaço mental muito grande, o que pode atrapalhar o seu desempenho.

Se você se sobrecarregar agora que está na reta final, corre o risco de acabar esquecendo tudo aquilo que já estudou. Também terá dificuldade para resolver até mesmo aquelas questões que pareciam mais simples antes, por causa do cansaço mental.

Descanse antes da prova

O ideal é que você tente reduzir o seu tempo de estudo de acordo com a aproximação da data do exame. É verdade que alguns candidatos fazem o contrário, estudando mais; no entanto, isso pode causar um cansaço muito grande, levando à sobrecarga, conforme explicamos no item anterior.

É melhor que você reserve os últimos dias para fazer pequenas revisões e reforçar os conteúdos que já estudou, apenas para garantir a assimilação do conhecimento. Quando estiver nas vésperas da prova, procure deixar um pouco os livros de lado e relaxar.

Evite cobrar-se em excesso e tente descansar, sair um pouco da rotina, dar risada com os amigos, estar junto da família ou simplesmente fazer coisas de que você gosta. Assim, aliviará o estresse e a ansiedade. E não se esqueça de que uma boa noite de sono na véspera do exame é fundamental a fim de garantir que você terá energia mental e física para completar a prova.

Você pode alcançar uma boa pontuação em Matemática e suas Tecnologias no Enem, ainda que essa não seja sua disciplina preferida. Apenas é necessário adotar uma rotina de estudos adequada às suas necessidades e dificuldades, além de preparar-se da melhor maneira possível para passar por esse exame sem cansaço ou estresse.

O Enem é um grande desafio para todos os candidatos. Por isso, compartilhe essas dicas em suas redes sociais para ajudar os seus amigos a terem um bom desempenho também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.