Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura e como escolher?

estudante com livros na mão

A escolha do curso é uma dúvida frequente entre os estudantes que estão pensando em ingressar na faculdade. Mas existe outra decisão importante e que muitas vezes é ignorada: saber qual tipo de graduação escolher. Isso porque, ao contrário do que parece, há diferenças entre Bacharelado e Licenciatura, as modalidades mais comuns do ensino superior.

Pensando nisso, vamos contar, neste artigo, tudo que você precisa saber essas duas opções, afinal, cada uma delas é direcionada para um tipo de atuação diferente no mercado de trabalho. Assim, é importante que você opte por aquela que está mais relacionada às atividades que pretende exercer. Continue lendo e descubra qual é a melhor para o seu perfil!

Quais as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura?

Apesar de muitos cursos serem oferecidos nesses dois modelos de formação, diversos fatores serão diferentes desde o momento em que você entrar na faculdade até as atribuições profissionais. Vale ressaltar que as duas opções são promissoras e garantem o seu diploma de graduação, mas, agora, vamos mostrar quais são as particularidades de cada carreira.

Duração do curso

O tempo de conclusão de uma Licenciatura é bem semelhante ao período para se tornar bacharel: em geral, os cursos duram em torno de três a cinco anos na maioria das faculdades.

Em alguns casos específicos, a Licenciatura pode ser um pouco mais curta, mas isso nem sempre acontece em todas as profissões. Aliás, pelo fato de serem formações tradicionais, os estudantes de ambas as modalidades têm contato com disciplinas teóricas e com matérias práticas. Entretanto, a frequência das aulas em laboratório pode variar de acordo com a modalidade escolhida.

Grade curricular

Uma das maiores diferenças entre a Licenciatura e o Bacharelado está nos conteúdos ensinados no decorrer dos semestres letivos. Apesar das disciplinas em comum, quem pretende se tornar licenciado na área tem maior contato com matérias relacionadas à área de Didática e Educação Brasileira. Além disso, cursa disciplinas a fim de desenvolver habilidades para trabalhar como professor, como Psicologia da Educação, Sociologia da Educação e Filosofia da Educação.

Os bacharéis, por sua vez, normalmente não adquirem esses aprendizados na faculdade, pois sua formação é mais voltada para outras áreas profissionais. Por esse motivo, é mais comum encontrar disciplinas destinadas às atividades práticas e, em alguns casos, é possível aprender matérias que estejam associadas com tarefas de gestão dentro da área escolhida.

Área de atuação profissional

O mercado de trabalho é outro fator diferente para cada um desses profissionais. No caso dos licenciados, a área de atuação é mais destinada ao ensino, seja em escolas públicas, seja em escolas particulares, de todos os anos da educação básica, ou seja, ensino fundamental e médio. Porém, esses não são os únicos caminhos, pois a empregabilidade no setor da docência é muito alta.

Isso ocorre principalmente devido às inovações tecnológicas, que facilitam o trabalho do professor e permitem o ensino por meio de aulas online. Além disso, empreender também é uma boa possibilidade, o que permite uma rotina mais flexível e maior rentabilidade.

Em relação aos bacharéis, o campo de trabalho é ainda mais vasto. Apesar de não envolver a opção de ser professor (a não ser que o bacharel invista em uma complementação pedagógica), quem faz Bacharelado pode trabalhar nos outros segmentos do mercado de trabalho: em empresas públicas e privadas de diversos setores, na indústria e, é claro, ele também pode abrir o próprio negócio.

Número de cursos profissionais

Como os cursos de Licenciatura são, em sua maioria, voltados para pessoas que pretendem trabalhar como professores nas matérias ensinadas durante o ensino fundamental e o ensino médio, como Matemática, Biologia e Língua Portuguesa, o número de opções nessa modalidade é menor do que o total de bacharelados ofertados no Brasil.

Por isso, é muito comum que um curso de Licenciatura também exista na versão de Bacharelado; por outro lado, há diversos Bacharelados que não são oferecidos na modalidade Licenciatura, caso de muitas profissões da área da Saúde, como Medicina e Enfermagem, e também do curso de Direito.

Ambas permitem fazer pós-graduação depois de se formar?

Uma vantagem que existe tanto para quem quer Licenciatura quanto para quem busca o Bacharelado é a oportunidade de prosseguir os estudos depois de concluir o curso superior. A pós-graduação, seja uma especialização em um ramo de atuação específico, seja um mestrado, seja um doutorado, permite ainda mais crescimento na carreira de ambos os profissionais.

Vale ressaltar que, ao cursar uma pós-graduação, surge a possibilidade de atuar como professor de matérias específicas em faculdades e tornar-se pesquisador na área de estudo. Ou seja: é uma boa forma de tornar o currículo ainda melhor, ganhando mais destaque na hora de conquistar um emprego e, na maioria das vezes, salários mais altos dentro da sua profissão.

Como escolher entre Bacharelado ou Licenciatura?

Depois de saber as características de cada um desses tipos de graduação, chegou o momento de decidir qual deles é o mais adequado para você. Porém, caso essa escolha ainda pareça muito difícil, não se preocupe: existem alguns passos que você pode colocar em prática para torná-la mais fácil.

O primeiro deles é analisar exatamente onde você pensa em trabalhar. Caso queira tornar-se professor, e se você deseja começar a atuar ensinando outras pessoas desde o início da sua graduação, o ideal é optar pela Licenciatura. Com ela, é possível fazer estágios em escolas desde os primeiros semestres do curso. Se prefere outras áreas de atuação, o Bacharelado é o melhor caminho.

Também é essencial levar em consideração o tipo de formação que deseja ter. Quem prefere aulas mais teóricas, pautadas em conceitos e menos atividade prática, deve seguir uma Licenciatura. Se você é do tipo de pessoa que gosta muito mais de colocar a mão na massa, saiba que as aulas práticas são mais frequentes no Bacharelado.

E quer uma dica para aprofundar-se na diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Vale a pena conferir o Giro de Profissões para analisar qual carreira tem mais a ver com você e saber em qual modalidade ela está disponível. Sabendo disso, na hora do vestibular, você já vai saber o que pretende cursar e, assim, a escolha da faculdade certa será algo muito mais simples do que você imagina.

Decidiu que quer ser professor, mas ficou em dúvida se escolhe o curso de Pedagogia ou Letras? Confira nosso artigo sobre as duas graduações e faça uma escolha que tenha a ver com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: