Como controlar a ansiedade antes do Enem?

mulher ansiosa antes do enem

São raros os estudantes que não sofrem de ansiedade antes do Enem. Por isso, vamos começar este texto com algo que deve ficar claro na sua cabeça: você não é o único que está sofrendo sem dormir, comendo demais ou de menos e tendo pensamentos bem confusos pré-prova.

A ansiedade antes do Enem é meganormal, porque o seu futuro está em jogo. O desempenho na prova abre muitas portas para que você conquiste uma vaga no curso de graduação. Sem ansiedade, você pode até estudar menos e não estar preparado para o momento.

Dessa forma, o primeiro conselho é usar essa ansiedade como um empurrão para fazer com que você estude mais, principalmente as matérias que são mais complicadas para você. Assim, você transforma esse sentimento em algo positivo já de cara. Agora, para que a ansiedade não paralise você no dia da prova nem antes dela, temos dicas que podem ser colocadas em prática agora mesmo!

Para dominar a ansiedade antes do Enem, continue conosco. Vamos juntos rumo à nota incrível e à tranquilidade para fazer a sua prova?

Pratique atividade física

Você pode achar que a atividade física vai apenas tirar o seu tempo dos estudos. Engano enorme, sabia? Mexer o corpo ao menos um pouco por dia vai fazer com que seu cérebro libere endorfinas, que trazem uma sensação poderosa de bem-estar, melhorando sua concentração e seu aprendizado.

Para fazer uma atividade, você nem precisa sair de casa ou gastar dinheiro. Busque aulas no YouTube, pule corda por cerca de 20 ou 30 minutos ou coloque uma playlist animada para dançar. Para começar, você precisa vencer a preguiça inicial e pôr essa prática na agenda. Aos poucos, isso vira um hábito delicioso.

Tenha um sono mais relaxante

Pode reparar: quando a gente tem uma noite sem qualidade de sono, o dia seguinte parece uma maratona sem fim e a mente fica confusa. É por esse motivo que um ritual antes de dormir vai fazer tão bem. Então, use esses conselhos:

  • não fique no computador ou no celular até perto da hora de dormir — a luz emitida pela tela vai confundir o organismo e atrapalhar o sono;
  • não assista nada de terror perto do momento de ir para cama — as chances de se impressionar são enormes;
  • evite comer coisas pesadas à noite e não beba nada que seja estimulante, como energético, café e refrigerantes à base de cola;
  • tenha um pequeno ritual, como tomar um chá relaxante, tomar um banho morno e ficar na cama lendo um pouco.

O sono fica mais gostoso quando você insere a atividade física na rotina, só evite malhar antes de dormir, pois, a temperatura corporal elevada desperta a mente. Uma noite bem-dormida ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o seu aprendizado.

Organize a rotina de estudos

Para evitar aquela sensação de que você tem um mundo de coisas para estudar e pouco tempo disponível, é preciso entender como organizar seus estudos para o Enem. Uma planilha com dias, matérias e assuntos para dar check vai deixar a rotina mais clara. Além disso, vale intercalar as matérias e os temas do dia, para diminuir o sono durante seus estudos.

Além disso, é preciso reservar um tempo para a parte mais prática dos estudos. Fazer simulados de vestibular vai ajudar a trazer tranquilidade, viu? Por isso, a dica é cronometrar o tempo e fazer de conta que você está, de fato, no dia da prova.

Tour pela prova do Enem

Também vale acessar o Trilha do Enem com frequência. Esse portal traz simulados e disciplinas e simula a aprovação, além de possibilitar que você monte seu próprio plano de estudos. Uma coisa é certa: quanto mais preparado, menos a ansiedade antes do Enem vai virar um problema!

Deixe a mente em paz

A ansiedade pré-Enem será minimizada se você conseguir relaxar a mente. Parece impossível? É porque você nunca considerou a meditação. Para meditar, você não precisa de altas técnicas.

Nossa dica é buscar um lugar tranquilo da sua casa, sentar-se em uma posição confortável e pensar em coisas boas e que lhe tragam felicidade, como um dia feliz em família ou um lugar que lhe inspire. Faça isso por 10 minutos diariamente — você vai sentir a melhora na ansiedade aos poucos.

Domine seus pensamentos

Sabe aqueles pensamentos que adoram aumentar a ansiedade antes do Enem, como “E se eu for mal?”, “E se a minha nota for a pior?”. Pensar no futuro, com medo, é o que traz tanta ansiedade.

Por isso, sempre que esse tipo de ideia surgir, lembre-se de que você está fazendo o seu possível e trate de pensar em algo que traga felicidade a você.

Aprenda a respirar de forma correta

Inspirar o ar até encher os pulmões e expirar pausadamente faz maravilhas pela diminuição da ansiedade. Procure fazer esse tipo de respiração sempre que sentir insegurança. Vale fazer antes de começar a estudar, enquanto medita, ao resolver um problema difícil de Exatas, antes e durante os simulados e, claro, no dia da prova.

Troque experiências

Faça um grupo no WhatsApp para trocar experiências e dicas de estudo, também busque conversar com pessoas que já passaram pelo Enem. Ouvir outras histórias e aprender com elas ajuda a controlar a ansiedade antes do Enem.

Use a música a seu favor

Ficou difícil concentrar para estudar? Aposte em músicas clássicas ou sons de natureza, bem baixinho ao fundo. Agora, está precisando de um pouco de felicidade imediata? Coloque uma playlist animada enquanto toma banho ou faz exercício. A música existe para trazer bons momentos e sensações.

Tenha um tempo para si mesmo

Estudar, estudar e estudar mais um pouco. Ok, a rotina antes do Enem é puxada mesmo. Mesmo assim, reserve uma horinha (ou até menos) por dia para ler um livro que você curta, brincar com o pet, ouvir um podcast engraçado ou praticar uma rotina de autocuidado. São esses momentos que ajudam em nosso bem-estar.

Para ter uma ótima nota no Enem, não basta só estudar. É preciso olhar pra si mesmo, entender os sentimentos e driblar a ansiedade antes e durante a prova. Portanto, é legal colocar essas dicas em prática hoje mesmo — pelo menos uma delas, combinado?

Agora que você já tem todas as dicas para acalmar a ansiedade antes do Enem, confira 7 playlists para ouvir enquanto estuda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados