Democracia: o que é e como pode ser abordada no Enem?

mãos levantadas representando a democracia

A prova de História no Enem talvez seja uma das mais difíceis que você precisará enfrentar. Isso porque a disciplina é extensa e complexa, o que exige raciocínio interdisciplinar sobre os conteúdos. A situação não poderia ser diferente quando o tema é democracia.

Apesar de importante para as provas do Exame Nacional, o conceito tem milhares de anos e também está presente nas disciplinas de Sociologia e Filosofia, uma vez que se relaciona com a forma de organização das sociedades e com a concentração do poder na política. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre democracia e tido algumas dúvidas em relação ao conteúdo.

Pensando nisso, e para que você consiga um bom resultado na prova do Enem, separamos para você alguns tópicos explicativos sobre o que é democracia e como ela pode ser cobrada nas questões objetivas. Se liga nas dicas que separamos para você!

O que é democracia?

Democracia pode ser definido como uma forma de organização da sociedade, na qual o poder político é exercido por uma parcela do povo. Isso resulta, em geral, de um sistema de governo que permite a escolha de governantes pela população ou a sua participação direta nas decisões do Estado, o que se denomina cidadania. O conceito de democracia, no entanto, é difícil de definir com precisão quando olhamos para a história da humanidade.

Isso porque ela se concretizou de formas diferentes em cada sociedade. Cada modelo político assumiu formas e graus diferentes de desenvolvimento até os dias de hoje. Na Grécia Antiga, onde a democracia teve seu ponto de partida, estavam excluídos o direito de voto às mulheres, às crianças, às pessoas escravizadas e aos estrangeiros por exemplo. Veremos melhor essa questão a seguir.

O que é necessário existir em uma democracia?

Como vimos, é difícil estabelecer um parâmetro único para entender a democracia. Porém, é possível definir alguns princípios que estão presentes nesse sistema político, tal como conhecemos atualmente.

Entre eles, a liberdade do indivíduo em face do Estado, a liberdade de expressão e de vontade política e a igualdade de direitos políticos, ou seja, a possibilidade de exercer cidadania sem discriminação. Além disso, são elementos da democracia que devem constar no seu plano de estudos para o vestibular:

  • direito ao voto;
  • busca pela equidade;
  • presença de fontes alternativas de informação;
  • eleições periódicas;
  • acesso à candidatura para cargos políticos;
  • prestação de contas públicas pelos órgãos.

Quais são os principais assuntos do momento sobre a democracia?

Para entender como se situa a democracia moderna e como ela se manifesta ao redor do globo, vale a pena conferir as notícias mais recentes que se relacionam com o assunto e se preparar para as provas de História e Sociologia no Enem. Confira dois acontecimentos atuais!

Protestos em Hong Kong

Desde o final de 2019, uma onda de protestos toma conta de Hong Kong. Milhares de pessoas já saíram às ruas em um movimento pró-democracia e contra a intervenção do governo chinês na autonomia e nas liberdades individuais da população, que não são aceitas no restante do país.

Em julho deste ano, no entanto, o governo impôs à ilha uma lei de segurança que permite que a polícia amplie poderes de vigilância, inclusive com acesso a meios de comunicação na internet e escutas. Por ser um tema atual que levanta questões sobre atos atentatórios à democracia, vale a pena se aprofundar sobre o que vem acontecendo em Hong Kong em oposição à China comunista.

Crise na Venezuela

Outro tópico que pode ser cobrado sobre democracia no vestibular ou no Enem é a situação política que tem gerado crise na Venezuela. O país é, há algum tempo, motivo de preocupação internacional por violar Direitos Humanos e colocar em risco o modelo democrático.

Tour pela prova do Enem

Entre as restrições sofridas pela população local, destacam-se a censura à imprensa e a restrição dos serviços de mídias digitais, rádio e televisão. As medidas adotadas pelo governo venezuelano também violam direitos individuais e políticos, entre eles o de expressão.

Não há dúvida de que o tema é complexo, certo? Por isso, vale estudar o contexto em que o país vive por meio de materiais digitais, como canais do YouTube para estudar para o Enem.

Como a democracia pode cair no Enem?

Por ser um conceito extenso, a democracia pode ser cobrada de diversas formas no Enem. Veja as questões que podem cair na prova!

Democracia na Grécia antiga

É superimportante que você entenda o modelo de democracia na Grécia Antiga para a prova. Afinal, é lá que o conceito aparece pela primeira vez como forma de organização política. É fundamental saber, também, quem era considerado cidadão na época e de que forma essa cidadania era exercida na pólis por meio do debate público. Também vale a pena aliar o conteúdo à matéria de Filosofia, buscando pensadores do modelo grego como Aristóteles e Platão.

Entenda melhor sobre Democracia e Cidadania Ateniense através do vídeo desenvolvido pelo Trilha do Enem:

Modelos de democracia

É importante, ainda, que você inclua os modelos de democracia no seu roteiro de estudos. Confira os três principais:

  • democracia direta: é a exercida em Atenas na Grécia Antiga, em que os cidadãos atenienses podiam atuar de maneira direta no estado, propondo projetos de lei e votando propostas. Esse tipo de exercício era possível porque apenas uma pequena parcela do povo era considerada cidadã;
  • democracia representativa: é o modelo que permite o exercício indireto e universal da cidadania por meio da votação de representantes para o poder Executivo e o Legislativo. Esse tipo de democracia surge no contexto dos sistemas de governo parlamentarista e republicano;
  • democracia participativa: situa-se entre a democracia direta e representativa, na qual há a eleição de representantes para os poderes. No entanto, os cidadãos também podem participar diretamente do poder político por meio de plebiscitos e assembleias.

História da democracia no Brasil

Por último, não deixe de lado o estudo sobre a história da democracia no Brasil que, apesar de jovem no nosso país, representou um marco importante para a garantia das liberdades individuais que foram violadas ao longo dos séculos por regimes imperiais e ditatoriais.

Para se sair bem nas questões que passam pelo Brasil, é importante conhecer os sistemas políticos adotados desde a sua descoberta até a Constituição de 1988, que consagrou o Estado de Direito. Lembre-se de que o Enem cobra questões interdisciplinares e contextualizadas. Sendo assim, capriche na interpretação de texto e busque o máximo de referências possíveis em vídeos e outros materiais didáticos.

A democracia é um conceito complexo e, ao mesmo tempo, importante para entender a evolução da organização política nas sociedades ao longo da história. O tema, por outro lado, pode gerar diversas dúvidas. Para conseguir bons resultados nas provas objetivas do Enem ou em possível redação relacionada ao tema, é importante se preparar com antecedência.

Portanto, não deixe de estudar em casa para o exame, de preferência a partir de um roteiro de estudos que alinhe a matéria de História com a de Filosofia e de Sociologia. Sempre que possível, também tenha contato com materiais didáticos sobre democracia pela internet e resolva exercícios já cobrados no exame, ok?

Gostou das nossas dicas? Então, continue se preparando para a prova! Confira 7 podcasts que podem te ajudar a estudar para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados