Vestibular de Ciências Biológicas: como conquistar a aprovação?

estudante do vestibular de ciências biológicas

É preciso se dedicar bastante para conquistar uma vaga em uma faculdade de qualidade, e isso não é novidade. Foco, concentração e disciplina são fatores fundamentais durante esse período de estudos.

Para o vestibular de Ciências Biológicas, o ritmo é o mesmo, pois trata-se de um curso com muita procura, tanto em Licenciatura quanto em Bacharelado — os dois tipos de graduação que existem.

Continue a leitura deste post para descobrir as diferenças entre o licenciado e o bacharel, além de dicas para conquistar sua aprovação no curso de Ciências Biológicas, uma graduação para quem é apaixonado pela vida!

Faça o Enem e os vestibulares privados de Ciências Biológicas

Para entrar no curso de Biológicas, você pode até fazer um vestibular online, mas é importante também participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Com esse resultado em mãos, é possível obter vagas em instituições públicas e, ainda, correr atrás de bolsas, como as do Programa Universidade para Todos (Prouni), ou de um financiamento estudantil (FIES). Ainda dá para concorrer a descontos em diversas faculdades particulares usando a nota do Enem.

Além disso, ao fazer o Enem você tem como medir seu grau de aprendizagem durante o ensino médio e, se for o caso, já procurar cursos de nivelamento para alguma disciplina básica do curso de Ciências Biológicas, como Química.

Crie um grupo de estudos

Quem estuda em casa corre o risco de desanimar no meio do caminho. Mas, se você reunir seus amigos que também estejam se preparando para o vestibular de Ciências Biológicas ou outro curso da área da saúde, como Biomedicina ou Fisioterapia, o resultado será benéfico para todos!

Organize temas para serem estudados semanalmente e, por sorteio, um membro do grupo fica encarregado de apresentar a matéria para os demais, que vão poder fazer perguntas e tirar dúvidas. Assim, a aprendizagem fica mais forte e vocês terão mais incentivo.

Isso pode ser feito de modo online, em um horário pré-programado. Monte um grupo para cada matéria ou tipo de prova, por exemplo.

Faça simulados

Plataformas como a do Trilha do Enem fornecem um roteiro de estudos personalizado. Vale a pena investir nelas para não deixar nenhum conteúdo do exame passar em branco.

Fazer simulados para o vestibular também é uma ótima forma de se preparar para o dia D! Busque provas anteriores do Enem e, em casa mesmo, cronometre o tempo gasto para resolver os cadernos — de preferência na ordem em que são feitos no Enem:

As provas são compostas por 45 questões de múltipla escolha cada. No primeiro dia, são disponibilizadas 5 horas e 30 minutos aos candidatos, por causa da produção textual. No segundo dia, são 5 horas.

Faça um planejamento do que você vai resolver primeiro em cada dia, faça testes para verificar se começar a prova pela redação é mais proveitoso, por exemplo. Assim, você evita perder tempo na hora da prova e aumenta suas chances de conseguir notas mais altas.

Leia com atenção o edital do processo seletivo

Essa é uma dica de ouro. Muitos estudantes não prestam atenção ao edital e podem descobrir só na hora da matrícula — ou pior, quando as aulas começarem — que se matricularam na ênfase errada. Já pensou?

banner calculadora bolsa enem

Vamos esclarecer para que você não tenha nenhuma dúvida. Algumas faculdades oferecem o curso de Ciências Biológicas com Bacharelado e Licenciatura juntos; outras, optam por formar profissionais só bacharéis ou só licenciados.

A diferença é que o Bacharelado forma profissionais para atuarem como biólogos no mercado de trabalho em empresas, institutos governamentais, ONGs ou como autônomos, prestanto serviços de consultoria.

Já a Licenciatura prepara o estudante para dar aulas de Ciências e de Biologia no ensino fundamental e no médio, respectivamente, e, para isso, os alunos têm grande parte da carga horária destinada às disciplinas didático-pedagógicas. Mas é importante destacar que os licenciados também podem atuar no mercado como biólogos, e não apenas como professores — a Licenciatura é uma carta na manga!

Então, antes de se inscrever, reflita sobre seus objetivos de carreira para fazer a escolha certa. Lembre-se de que, após obter o título de bacharel, você consegue fazer a complementação pedagógica em pouquíssimo tempo!

Opte por cidades com vestibulares menos concorridos

Bem sabemos que conseguir uma vaga nas faculdades públicas é uma concorrência quase desumana. Por isso, nossa sugestão é que você busque boas instituições particulares, reconhecidas pelo Ministério da Educação, que ofereçam esse curso.

Há diversas faculdades de Ciências Biológicas no interior dos estados, algumas até com cursos semipresenciais, como:

Nessa modalidade de ensino, muito mais vagas são oferecidas, então, aumentam as chances de garantir seu lugar no curso superior!

Outra vantagem do curso EAD é que você vai ao polo presencial apenas algumas vezes por semana e, por isso, pode até estudar em uma cidade próxima. E o melhor é que paga parcelas com valores mais baixos do que as do curso tradicional. Pesquise mais sobre as faculdades da sua região!

Estudar em casa para o Enem e até mesmo fazer o vestibular digital sem precisar se deslocar é possível! Dê início ao seu sonho em uma instituição de ensino de qualidade, como as faculdades que citamos no tópico anterior. Outras opções que destacamos são:

É fundamental, para ter sucesso no vestibular, na carreira e na vida, é claro, que você tenha disciplina. Mantenha hábitos saudáveis, o que inclui uma rotina e um cronograma de estudos bem planejados para evitar o acúmulo de conteúdos. Assim, é possível garantir que todos os assuntos sejam estudados antes da prova!

Não se esqueça de reservar tempo para atividades físicas, para estar com a família e os amigos e para se divertir em meio à natureza, afinal, o curso de Ciências Biológicas é para quem curte essa vibe!

Dica: Não sabe por onde começar? Aproveite o nosso e-book gratuito de Preparação para o Enem!

Faça acontecer!

O vestibular de Ciências Biológicas é concorrido, pois essa é uma área cada vez mais procurada por pessoas que têm preocupação socioambiental e desejam trabalhar para buscar a sustentabilidade, desenvolver pesquisas genéticas e cuidar do meio ambiente. Mas também é para aqueles que são apaixonados por todas as formas de vida e que têm uma curiosidade enorme de entender as relações entre os seres vivos desse nosso planetinha perfeito!

Está pronto para realizar o sonho de estudar Biologia? Inscreva-se para o vestibular online da faculdade que mais atende as suas necessidades e aproveite tudo o que o curso vai te proporcionar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.