Onde encontrar provas anteriores do Enem para estudar?

estudante vendo provas enem

Se você está em busca de uma vaga em alguma faculdade, sabe que simulado de vestibular e provas anteriores do Enem devem fazer parte imprescindível do seu plano de estudos para o vestibular. Dessa maneira, você consegue se preparar melhor e ter vantagens diante da concorrência.

Além de rever todas as matérias e os assuntos que são pedidos do Enem, os simulados e as provas de edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio preparam você, de uma forma mais prática. Assim, é possível entender melhor os tipos de questões que caem e, até mesmo, dominar o seu nervosismo.

Quer saber onde conseguir todas essas provas anteriores do Enem e se preparar da melhor forma? Ótimo! Você está no artigo certo! Aqui, vamos ajudar na sua caminhada rumo à matrícula em uma faculdade.

Prepare-se para entender os seguintes pontos quanto às provas anteriores do Enem.

Por que vale a pena estudar as provas anteriores do Enem?

Sentir nervosismo e ansiedade antes do Enem e demais vestibulares é uma das coisas mais normais entre os estudantes. Por isso, quanto mais preparação existir, mais fácil será melhorar o seu desempenho. A seguir, você entende esses principais pontos.

Entender quais são os tipos de questão

Realizar as provas anteriores do Enem permite que você entenda melhor a temática da prova, veja como são os tipos de questões e seus enunciados e se familiarize com a prova. Sem o efeito surpresa, você tem mais tranquilidade para garantir um bom desempenho.

Ver quais temas são abordados

Toda prova, seja Enem ou outro vestibular, tem sempre algumas preferências de temas, que se tornam recorrentes. No caso do Enem, podemos falar em:

  • usinas e instalações residenciais, em Física;
  • cadeias carbônicas, em Química;
  • Brasil colonial, em Ciências Humanas;
  • espaço rural, em Geografia.

Por isso, analise as provas anteriores, veja o que cai no Enem e entenda como esses temas mais comuns são trabalhados. Durante suas leituras de estudo, também vale dar um pouco mais de ênfase aos assuntos, combinado?

Controlar melhor o tempo

O Enem tem duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro domingo e 5 horas, no segundo, e um total de 180 questões, mais a redação. Por exemplo, só de Matemática e suas tecnologias são 45 questões.

Ao fazer o simulado das provas do Enem, você pode calcular o tempo que leva para essa quantidade de questões e consegue se gerenciar da melhor forma. Por exemplo, ao começar com as questões mais simples para sobrar tempo para aquelas que considerar mais difíceis.

Essas provas anteriores servem para você se sentir mais confortável fazendo o Enem que realmente vai valer. Então, teste técnicas diferentes, como:

  • começar a redação primeiro ou deixá-la por último;
  • fazer as questões mais simples logo de cara;
  • deixar as perguntas mais complexas para o começo.

Assim, você percebe como é mais eficiente e pode aplicar o mesmo sistema no dia D.

Perceber como se sente durante a prova

O autoconhecimento é fundamental para que você entenda como pode se sair melhor. Se você percebe com clareza como se sente durante os simulados, acaba tirando vantagem disso para o dia da prova.

Por exemplo, se a parte de Ciências da Natureza é aquela que você tem mais facilidade, fazê-la logo permite que você tenha mais segurança e confiança para as outras questões que julga serem difíceis.

Além disso, são 5 horas de exame. Vale a pena considerar a sua concentração e sua disposição física, o lanchinho para levar (que vai dar um gás na sua energia) e, inclusive, a quantidade de água a ser ingerida para não ter que ir muito ao banheiro e perder tempo. Por isso, leve os simulados a sério.

Diminuir a ansiedade

Uma vez que você já sabe como seu corpo se comporta em 5 horas de prova, tem familiaridade com as questões e os temas e se sente preparado, a ansiedade tende a diminuir. Assim, você não corre o risco de a ansiedade impedir sua performance.

Onde é possível consultar as provas anteriores do Enem?

Abaixo, trouxemos as principais formas de verificar as edições anteriores do Enem e outros simulados para que você possa se preparar. Confira!

No site do Inep

No portal do Inep, você deve clicar em “Educação básica”, escolher “Enem”, ir para o item “Provas e Gabaritos” e, então, verificar as edições anteriores. É possível fazer o download do caderno de questões escolhido e o gabarito referente a ele.

Em sites da internet

Existem alguns outros sites na internet que permitem que você baixe outras edições do Enem. O único porém é que nem sempre você encontra todas as edições antigas do Exame e pode perder informações importantes.

Em livros e apostilas

Você pode adquirir diversos livros físicos que trazem as provas anteriores do Enem em uma só edição, para fazer pouco a pouco. Também existem as versões com as questões comentadas, que trazem a visão dos professores.

Nos simulados de cursinhos

Diversos cursinhos preparatórios disponibilizam a correção dos simulados online. Busque-os também e coloque-os na sua lista para serem feitos. É importante ver diversas interpretações da prova.

No site Trilha do Enem

O portal Trilha do Enem tem diversos simulados que ajudam na sua preparação em todas as áreas abordadas no Enem, inclusive para a redação. Aproveite para se cadastrar e, também, receber um plano de estudos elaborado para o seu perfil.

Qual é a melhor forma de usar essas provas anteriores do Enem?

Agora que você já viu a necessidade de fazer esses simulados, nós trazemos algumas dicas que vão ajudar você antes de fazê-los:

  • estude antes, lendo, fazendo exercícios e vendo aulas online para esclarecer dúvidas;
  • cheque os gabaritos e veja como somar a nota do Enem para entender o quanto você se aproximou da nota de corte;
  • use os simulados do Enem para deixar os estudos mais dinâmicos. Por exemplo, uma vez na semana, você pausa as leituras e se joga nos simulados;
  • faça esses simulados de maneira periódica, ou seja, nada de deixá-los apenas para as vésperas de prova.

Preparar-se para o Enem envolve muito mais do que apenas entender os conteúdos e revisá-los. Você precisa se preparar psicologicamente e fisicamente também. Nesse sentido, os exames anteriores e os simulados é que vão trazer essa melhor percepção de realidade.

Gostou de saber sobre a importância de fazer as provas anteriores do Enem? Então, aproveite para ler sobre os detalhes do Enem digital de 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: