Entenda a Democracia Grega para mandar bem no Enem!

Acrópole de Atenas

Atenas era uma das principais cidades-Estado da Grécia Antiga. Palco de muitos movimentos culturais, nascimento de correntes filosóficas importantes e, também, foi nascimento de uma das grandes influências desse período e que perdura nos tempos atuais: a Democracia Grega.

Nascida de uma tentativa de conseguir uma gestão da sociedade ateniense de acordo com o aumento da complexidade da cidade e para ser uma contraposição após um período de tirania. E por ser um dos pontos mais importantes desse período, ela sempre cai no Enem!

Então fique de olho nesse resumo e confira as principais informações sobre a Democracia Grega para chegar preparado na prova do Enem e vestibulares!

O que foi a Democracia Grega

A Democracia Grega foi o regime adotado em Atenas, durante a Grécia Antiga, criada por volta de 508 a.C. Surgiu como uma alternativa à tirania e visava proporcionar mais diretos para os cidadãos atenienses.

Ela foi instituída a partir das propostas de Clístenes, cidadão de Atenas, que permitia conceder um voto para cada cidadão nas assembleias regulares (realizadas na colina de Pnyx) para discutir questões de interesse público. Elas aconteciam, em média, quatro vezes por mês e a opinião da maioria simples era respeitada.

Ruínas de Pnyx
A colina de Pnyx era onde se realizavam as assembleias

O termo surge da união de duas palavras gregas: demo (povo) e kratia (poder), ou seja, representava o modelo de governo cujo poder emana do povo. Os assuntos debatidos eram sempre sobre três poderes básicos desse regime:

Tour pela prova do Enem
  • legislativo (que competia à Assembleia do Povo, ou Ecclesia votar as leis formuladas na Bulé);
  • executivo (que estava nas mãos de um grupo de magistrados formado por 10 arcontes e 10 estrategos);
  • judiciário (que ficava a cargo do Tribunal Popular, ou Helieu).

Como surge a Democracia Grega

A Democracia Grega surge no final do século VI a.C. A ideia veio a partir de mudanças promovidas por Clístenes, legislador de Atenas (uma das cidades mais importantes da Grécia Antiga, em conjunto com Esparta) e que reunia uma série de tensões nas tomadas de decisões, principalmente, após o período de tirania. A ideia era, justamente, minimizar atritos e tornar esses processos mais justos.

Princípios da Democracia Grega

Alguns dos princípios da Democracia Grega estão presentes, inclusive, no nosso modelo democrático atual, enquanto outros se transformaram com o tempo. Alguns dos principais deles são:

  • igualdade de todos perante a lei ateniense;
  • democracia direta, ou seja, todos podem participar ativamente das decisões;
  • democracia fundamentada, principalmente, na base da oratória;
  • instituição de remuneração para os cargos políticos (mistoforias) a partir do tributo sobre os metecos e exploração das minas;
  • as pessoas que tinham o direito de discursar para os presentes poderiam defender a ideia que tivessem interesse, dentro do tema da reunião e, a partir disso, os presentes votavam se apoiavam ou não, levantando a mão para isso;

a criação do ostracismo, ou seja, o isolamento da cidade por um período de 10 anos por quem realizasse algum tipo de ação contra a Democracia Grega.

Quem podia participar da Democracia Grega

Ainda que a Democracia Grega conferisse uma maior igualdade para todos os cidadãos, havia uma questão: nem todos eram considerados, portanto, cidadãos ativos na pólis. Mulheres, estrangeiros e escravos não podiam ter voz ativa.

Eram considerados cidadãos os homens com mais de 18 anos, que tivessem pais atenienses e tivessem, também, nascido em Atenas. E, com isso, a maioria concreta da população ficava, infelizmente, fora das votações.

Gravura de reunião grega
Somente participavam da Democracia quem era considerado cidadão grego

Muitas mudanças aconteceram a partir do começo da Democracia Grega, promovendo alterações sociais importantes. Pela importância do tema para a História Mundial, esse é um tema sempre presente nas provas. Então invista nos estudos sobre o assunto e gabarite as questões sobre o tema!

Tem ainda alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e vamos responder para você.

Perguntas Frequentes

Quais são os dois princípios da Democracia Grega?

A Democracia Grega era orientada por dois princípios que norteavam sua estrutura: a isonomia e a isegoria. A primeira diz respeito que todas as pessoas que eram considerados cidadãos de direito em Atenas eram iguais perante a lei.

A segunda diz respeito à possibilidade de que todo cidadão de direito poderia ter o direito de expor suas opiniões e ideias. Contudo, nem todas as pessoas residentes em Atenas eram consideradas cidadãs: por exemplo, mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não podiam participar.

Como a Democracia da Grécia Antiga acabou?

O período de Democracia Grega terminou aproximadamente no ano de 404 a.C., devido à derrota ocorrida na Guerra do Peloponeso para a cidade de Esparta. A partir da derrota, a cidade-Estado passou a ser governada novamente por uma oligarquia formada pelos eupátridas.

Esse fato, inclusive, representa o fim da era de ouro ateniense, começando a hegemonia de Esparta na Grécia.

O que era a Eclésia?

A Eclésia era a assembleia fundamental para a prática da democracia ateniense, na qual todos os presentes tinham direito de participar das tomadas de decisões e todas também eram votadas entre os cidadãos que ali poderiam estar. Nela, as questões de todos os poderes eram discutidas (ou seja, para executivo, legislativo e judiciário).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados