Como funciona uma faculdade com vestibular digital?

estudante fazendo vestibular digital

Praticidade e flexibilidade nos dias de hoje são fatores muito importantes em vários sentidos. Devido às rotinas atribuladas, encontrar alternativas para conciliar atividades diversas, como estudar e trabalhar, sem que uma comprometa a outra, é uma necessidade. É por isso mesmo que as faculdades vêm apostando cada vez mais em ofertar cursos em diferentes modalidades de ensino e em processos seletivos como o vestibular digital.

Por se tratar de uma opção diferente da tradicional, é normal que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como funciona uma faculdade com vestibular digital. Afinal de contas, será que esse tipo de prova só vale para cursos EAD? Existem vantagens em prestar o exame dessa forma?

Neste post, além da resposta para esses questionamentos, trouxemos outras informações que o ajudarão a entender tudo sobre o assunto:

  • como funciona um vestibular digital;
  • se, após a aprovação, será necessário cursar a modalidade EAD;
  • por que optar por uma faculdade com vestibular digital.

Vamos lá?

Como funciona um vestibular digital?

Seguindo as tendências e as vantagens do ensino a distância, o vestibular online é uma forma de ingresso no nível superior que consiste na aplicação de uma prova totalmente virtual. Em outras palavras, como o próprio nome já indica, o candidato que opta por esse tipo de processo seletivo não precisa se deslocar até a faculdade para prestar o exame: basta contar com um dispositivo que tenha acesso à internet e dispor do tempo indicado para a sua conclusão.

Os métodos para a realização do vestibular digital podem variar de acordo com cada instituição. Algumas faculdades permitem que o vestibulando, ao efetuar a inscrição, informe que deseja fazer a prova online e, assim, já receba todas as instruções naquele momento — como login na “área do candidato” para ter acesso ao sistema do exame etc.

Como é a prova do vestibular digital?

Apesar de 100% virtual, o vestibular online também tem suas regras e instruções. Existe um prazo limite para a resolução de todas as questões, que costuma ser de 60 minutos. Uma vez iniciado o exame, não há como pausá-lo ou reiniciá-lo. Geralmente, o candidato tem direito a um determinado número de tentativas caso não consiga acabar a prova por algum motivo — com temas e perguntas diferentes a cada tentativa.

Vale lembrar que o sistema do vestibular digital não permite o acesso a buscadores em outras abas durante o exame e desabilita as funções de “copiar e colar” do dispositivo. Ah, e a prova de redação também é feita no ambiente digital. Uma dica para treinar para esse tipo de prova é por meio de simulados online, como o que o Trilha do Enem oferece.

Após a aprovação, será necessário cursar a modalidade EAD?

Ser aprovado em um vestibular digital não significa que você deve cursar, necessariamente, uma faculdade online (EAD). Você pode optar por esse tipo de exame mesmo que pretenda ingressar em cursos de outras modalidades de ensino, como presencial ou semipresencial. Tudo vai depender, mais uma vez, da instituição e de seus métodos.

Tour pela prova do Enem

A principal ideia por trás do vestibular digital é oferecer praticidade e flexibilidade a quem deseja entrar no nível superior, independentemente se vai estudar online ou não. Ou seja, trata-se de mais uma utilidade da tecnologia para facilitar e otimizar processos.

Por que optar por uma faculdade com vestibular digital?

É claro que a digitalização de uma prova tão tradicional como o vestibular é uma tendência que ainda precisa ser assimilada por muitos. Aqueles que são considerados nativos digitais (ou seja, que cresceram se desenvolveram em contato direto com a tecnologia) naturalmente têm mais facilidade para se adequar a esse conceito.

A verdade, no entanto, é que o vestibular online é vantajoso para qualquer um que queira entrar para a faculdade, e basta seguir as orientações que serão dadas pela faculdade. A seguir, reunimos alguns benefícios de optar pela prova virtual. Confira!

Conforto

Esse é, certamente, um dos melhores diferenciais do vestibular digital. Poder escolher onde fazer a sua prova, que pode muito bem ser no conforto de sua casa ou em outro lugar de sua preferência, não é algo que os processos seletivos presenciais proporcionam, concorda?

Como já apontamos, basta contar com um computador ou outro dispositivo móvel que possa ser conectado à internet, além, é claro, de uma conexão de qualidade para fazer a prova sem contratempos. Outra vantagem que também se encaixa aqui é a possibilidade de prestar o vestibular no horário mais conveniente para você, sem que seja preciso cancelar outros compromissos importantes e/ou inadiáveis.

Tranquilidade

Como é você quem definirá de onde fazer o vestibular digital, com certeza vai escolher um ambiente calmo, tranquilo e, de preferência, no qual você esteja sozinho, não é mesmo? Essa é uma vantagem e tanto em relação às provas presenciais, feitas em salas com mais candidatos e com fatores que podem prejudicar a atenção — como o entra e sai de pessoas para ir ao banheiro, embalagens de lanches sendo abertas durante o exame etc.

Custo-benefício

Como apresenta menos gastos para ser executado, o vestibular digital acaba sendo uma opção bastante em conta para as faculdades. Afinal de contas, o ambiente virtual não demanda toda aquela logística tradicional de impressão de provas e folhas de respostas, contratação de equipes de monitores para supervisionar todas as salas no exame etc.

Isso, é claro, se reflete no preço da inscrição para o vestibular nesse tipo de processo seletivo e o torna mais barato, o que por si só já é uma vantagem interessante, certo? No entanto, o excelente custo-benefício do vestibular online não para por aí. Como não será necessário se deslocar até a faculdade ou o local de prova, eliminam-se aqueles gastos com transporte de ida e volta, alimentação fora de casa, entre outros.

Pronto! Agora você já sabe como funciona uma faculdade com vestibular digital e tem em mãos as informações necessárias para avaliar se essa é a opção mais alinhada às suas necessidades. Lembrando que ingressar no nível superior é um passo fundamental para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho — e facilitar o acesso à graduação por meio de processos seletivos como o vestibular online é uma preocupação das instituições de ensino de qualidade.

Tiramos as suas dúvidas sobre o assunto e já se sente mais seguro para fazer a sua prova? Então, inscreva-se para o vestibular digital pelo Portal Vestibulares e comece a preparar a sua vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados