O que é um recife de coral e como estudar esse tema?

Os oceanos apresentam um ecossistema muito diverso e rico. Por essa razão, abrigam uma grande biodiversidade, em que a função é manter as águas em boas condições. O recife de coral, por exemplo, é capaz de absorver centenas de milhares de espécies marinhas.

Por conta de sua grande importância para a biodiversidade, esse tema é muito cobrado nas provas do Enem e vestibulares.Por isso, neste post, vamos explicar o que é um recife de coral e onde se encontra. Confira!

O que é recife de coral?

O recife de coral é uma estrutura formada por meio da decomposição de carbonato de cálcio proveniente do exoesqueleto secretado por animais da classe de antozoários, como moluscos, calcárias, corais e algas.

Os corais usam o carbonato de cálcio da água para a construção de um exoesqueleto duro, sendo a base da constituição dos recifes. Quando eles morrem, novos crescem por cima dos esqueletos.

Onde se encontram os recifes de corais?

Os recifes de corais geralmente são encontrados em águas calmas, claras e quentes. Sua distribuição depende da sedimentação, turbulência, salinidade, intensidade da luz, profundidade e temperatura da água.

A maior parte deles está presente no sudoeste do Pacífico, Ásia e Austrália. Também são encontrados na costa do Brasil, ao longo do Caribe e na Flórida.

Qual é a importância de um recife de coral?

Os recifes de coral são ecossistemas muito ricos em biodiversidade, sendo um local de alimentação e reprodução de várias espécies. Neles, existe uma teia alimentar complexa, com diversas relações mutualísticas e competição entre os animais que ali vivem.

Os recifes de coral também são economicamente importantes por conta do seu atrativo para os turistas. Além disso, são fundamentais para evitar a erosão das praias e proteger as pessoas de fortes ondas durante furacões e tempestades.

Como estudar recife de coral para o Enem e vestibulares?

Para estudar o tema de recife de coral para o Enem e outros vestibulares, é importante ler a parte conceitual da matéria e, depois, fazer um resumo. Vale a pena também praticar bastante com alguns exercícios.

Veja, abaixo, um exemplo de questão com resolução!

Tour pela prova do Enem

(Acafe 2017/2) A próxima vítima do aquecimento global

Mudanças climáticas estão prestes a eliminar a Grande Barreira de Corais da Austrália, classificada pela Unesco como um patrimônio global. A barreira engloba um conjunto de 3.000 recifes e 600 ilhas e serve de abrigo para 1.625 espécies de peixes.

Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

a) Os recifes são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas também por outros organismos, como algas calcárias.

b) Os corais são animais do grupo dos cnidários, da classe Scyphozoa, pequenos e muito frágeis, que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro.

c) As interações ou relações observadas entre os seres vivos estão divididas em homotípicas e heterotípicas. Como exemplo de relação heterotípica, temos a associação entre algumas espécies de peixes e os recifes de corais onde eles habitam.

d) Uma das causas do aquecimento global é a emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE). Além do hidrofluorcarbono (HFC) e dos perfluorcarbonos (PFCs), gases regulados pelo Protocolo de Quioto, há quatro principais gases GEE: o dióxido de carbono (CO2), o gás metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).

A resposta errada é a letra B. Como vimos, os corais fazem parte da classe dos antozoários.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é recife de coral, saiba que é fundamental estudar esse tema para a prova do Enem. Com isso, você fica mais próximo de ingressar na faculdade dos sonhos.

Não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados