Quais são as faculdades de Biológicas e como é a área?

estudante de faculdade de biológicas

Quem busca segurança profissional e se interessa pelo bem-estar das pessoas ou pelos cuidados com o meio ambiente já deve ter considerado fazer faculdades de Biológicas e seguir nessa carreira. Esses cursos tratam da vida de um modo mais amplo e sempre terão espaço no mercado de trabalho.

Tanto é que alguns deles, como Medicina, Biomedicina e Nutrição, estão entre as graduações mais concorridas no vestibular. Afinal, quais são as opções de curso? Como deve ser o perfil dos profissionais da área de Biológicas?

Se você tem esse tipo de dúvida, está no texto certo. Aqui, vamos abordar algumas das faculdades da área para ver se elas fecham com os seus interesses. Fique conosco até o fim para descobrir qual opção tem a ver com você! Vamos lá?

Como são os cursos da área de Biológicas?

As faculdades de Biológicas são variadas, mas têm o estudo da vida em suas diversas formas como ponto comum. Por exemplo, a Gestão Ambiental trata mais da preservação de recursos naturais e da sustentabilidade de bairros, regiões e cidades.

Já as Ciências Biológicas falam de assuntos mais amplos, como vida animal e vegetal. A Medicina busca trazer melhorias às pessoas, descobrem tratamentos e curas para doenças. E por aí vai!

De qualquer forma, todas são ótimas oportunidades de carreira e algumas estão entre as graduações mais concorridas, como mencionamos lá no comecinho do post.

Todos os cursos dessa área têm aulas teóricas e práticas ao longo da graduação e veem a pesquisa como uma necessidade de ampliar as possibilidades e trazer novos recursos. Tanto é que muitos profissionais das faculdades de Biológicas optam por seguir carreira em pesquisa.

Quais são as principais faculdades de Biológicas?

A seguir, nós trazemos os principais cursos do segmento. Eles são bem concorridos e já avisamos que eles pedem que você estude bastante Biologia para o Enem e demais vestibulares, já que essa nota é um diferencial na conquista da vaga.

Medicina Veterinária

Gostar de animais é apenas uma das condições de quem busca passar no vestibular de Medicina Veterinária. Até porque, trabalhar como médico-veterinário e clínico geral é só uma das opções da profissão.

Durante o curso, as matérias possibilitam que o futuro profissional trabalhe na indústria de alimentos de origem animal, em zoológicos, fazendas, em centro de controle de zoonoses, institutos de pesquisa e como professor, dando aulas em faculdades ou em cursos de pós-graduação.

Para ter certeza de que a área é uma boa para o seu perfil, é imprescindível que você tenha compaixão pelos animais, mas também tenha desprendimento e equilíbrio emocional, pois nem sempre as tarefas são simples ou fáceis de encarar. Além disso, é preciso ter curiosidade e gostar de se inteirar sobre as novidades da área.

Biomedicina

Estudar Biomedicina fará com que você pesquise sobre doenças, patógenos, exames clínicos, novos tratamentos e formas de prevenção e trabalhe para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Por isso, você vai precisar de curiosidade e empenho nas pesquisas.

Uma diferença para a Medicina é que um biomédico não está apto a realizar cirurgias nem prescrever medicamentos. O trabalho foca realmente a pesquisa, a identificação e a classificação de microrganismos causadores de doenças, bem como a pesquisa para a produção de remédios e vacinas.

Muitos biomédicos têm apostado nos tratamentos estéticos, que seguem crescendo bastante no Brasil. Além disso, é possível trabalhar em hospitais, bancos de sangue, na indústria cosmética, de medicamentos e em laboratórios.

Ciências Biológicas

Se você fizer vestibular para Ciências Biológicas, pode optar por dois tipos de faculdade: no formato Licenciatura, que forma professores aptos a dar aulas no ensino fundamental e médio, ou no Bacharelado, para atuar no mercado e na área acadêmica.

Esta última opção traz uma ampla variedade de atuação, como na área de biotecnologia, análises clínicas, vigilância sanitária, conservação da biodiversidade e educação ambiental. Contudo, quem opta pela Licenciatura também pode atuar nos mesmos campos que o bacharel —, mas tem a possibilidade de trabalhar no ensino de crianças e adolescentes também.

Durante a faculdade, as aulas são muito variadas, como matérias que focam o ser humano, a zoologia e a ecologia. Por isso, as possibilidades de trabalho são tão diversas, o que torna a graduação uma ótima pedida para quem ama o conhecimento amplo.

Gestão Ambiental

Consumir produtos de forma desenfreada e construir sem pensar no futuro mexeram com o nosso ecossistema, trazendo mais poluição e escassez dos recursos naturais. Portanto, a Gestão Ambiental é uma das faculdades de Biológicas que busca reverter esse quadro e cuidar do mundo. O meio ambiente é o grande “paciente” desse profissional, que ama pensar em melhorias.

Não é à toa que muitas empresas têm voltado seus olhos para as questões de sustentabilidade, trabalhando para reduzir o impacto de suas ações. Ou seja, é possível trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs. Estão entre as funções do gestor ambiental estão:

  • pensar em formas de reciclagem;
  • reduzir o consumo de água e energia;
  • criar programas de educação ambiental;
  • utilizar os recursos naturais de maneira sustentável;
  • preservar a biodiversidade.

Nutrição

A Nutrição é um curso de Biológicas que procura trazer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas e reverter quadros de doença, possibilitando mais saúde a partir de uma alimentação saudável.

Essa carreira traz possibilidades que vão muito além de prescrever dietas para pessoas que buscam perder ou ganhar peso. Por exemplo, você pode trabalhar na indústria de alimentos, que está sempre se reinventado, como a busca por produtos veganos e alimentos funcionais.

Além disso, os hospitais, as escolas e os órgãos do governo também trazem boas oportunidades para que se interessa pelo poder que os alimentos têm.

Medicina

Cabe ao médico investigar, desenvolver e prescrever tratamentos, assim como realizar cirurgias e acompanhar a evolução dos pacientes. A Medicina conta com inúmeras possibilidades de especialização, como Medicina Sanitária, Cardiologia, Angiologia e Imunologia.

Tour pela prova do Enem

O dia a dia corrido que você vê em séries de Medicina na Netflix pode ser bem parecido com a rotina de profissionais reais, principalmente em épocas como a de pandemia causada pelo coronavírus. Por outro lado, pode mais tranquilo, dependendo da área escolhida, como a Dermatologia. No geral, é uma faculdade concorrida porque traz bastante segurança. Médicos são sempre requisitados.

Entretanto, a faculdade de Medicina é uma das mais longas e exige muita dedicação do estudante, principalmente quando juntam plantões e períodos de prova.

Fisioterapia

Quem se forma na faculdade de Fisioterapia está apto a trabalhar a favor da regeneração de nossos movimentos, seja com exercícios, massagens, tratamentos na água ou à base de frio e calor. É uma profissão que tem boas oportunidades de atuação, como na área esportiva, na geriatria, na fisioterapia do trabalho etc.

Com muita gente buscando a saúde preventiva, as clínicas de fisioterapia têm ganhado pacientes e feito a profissão ser mais valorizada. É uma ótima opção para quem gosta de lidar com pessoas e trazer qualidade de vida para elas.

Além disso, a Fisioterapia trabalha questões respiratórias, cuida do trato reprodutivo das mulheres e ajuda na recuperação de lesões cardíacas dos pacientes. Há muitas opções de carreira para seguir dentro dessa profissão!

Enfermagem

O enfermeiro presta assistência aos pacientes, ajudando a dar medicamentos, injeções, tirando sangue, e traz mais qualidade de vida a eles. Auxiliando os médicos, os enfermeiros podem atuar em cirurgias ou serem mais ativos no acompanhamento dos pacientes.

Ainda, a faculdade de Enfermagem prepara profissionais para a área de Gestão Hospitalar e, dessa forma, eles atuam na gestão das equipes de Enfermagem, delegando as tarefas para os demais profissionais, incluindo técnicos e auxiliares.

Além de trabalhar em hospitais e clínicas de saúde, é possível ser autônomo e criar uma cartela de clientes também, atuando nos segmentos dos cuidados domiciliares, por exemplo. Para isso, compaixão e o cuidado com o outro são fundamentais.

Como é o perfil do estudante e profissional da área de Biológicas?

Agora, confira algumas das características fundamentais para esses profissionais! Vamos lá?

Empatia

Empatia é uma das principais características do profissional das Biológicas. Afinal, ele lidará direta ou indiretamente com a vida e, por isso, precisa saber respeitá-la como ninguém!

Comunicação

Muitos cursos das Biológicas exigem uma comunicação direta do profissional com o cliente ou o paciente. Por isso, saber se expressar de forma clara e objetiva, além de educada, é essencial.

Capacidade de ouvir

Além de falar bem, é fundamental que o profissional saiba ouvir e, claro, interpretar aquilo que está sendo dito. Isso faz parte do estudo da vida e será essencial para o seu sucesso em qualquer profissão da área.

Boas habilidades de trabalho em equipe

O profissional da área biológica não é um solitário. Ele estará frequentemente em contato com colegas de outras áreas, o que torna essencial um bom trabalho em equipe.

Vontade de sempre aprender mais

Outra característica desse profissional é a sua sede por conhecimento. Faculdades da área de Ciências Biológicas requerem que o formado continue se especializando e se atualizando. Por isso, será uma vida dedicada aos estudos.

Como acessar as melhores oportunidades na área de Biológicas?

Para fechar o nosso bate-papo, que tal conferir o passo a passo para você ter acesso às melhores oportunidades nesse setor? Veja só!

Pense bem sobre a carreira

O primeiro passo é sempre pensar bem sobre o ramo que quer seguir em sua carreira. Faça perguntas aos ex-alunos, realize testes vocacionais, visite feiras de profissões e conheça bem as áreas antes de tomar uma decisão.

Escolha uma faculdade renomada e com diferenciais

Depois, é hora de escolher uma faculdade que permita que você desenvolva todo o seu potencial ao longo dos anos de graduação. As faculdades parceiras do Vestibulares são ótimas opções, pois trazem diferenciais que farão com que o seu currículo se destaque em meio à concorrência!

Faça uma boa graduação

Ir à faculdade é mais do que fazer o que é proposto. Explore as possibilidades, estude com carinho, participe das organizações e usufrua do que a graduação oferecer a você. Assim, seu curso será muito mais proveitoso, e você sairá de lá bem mais-qualificado!

Faça um estágio quanto antes

Os estágios são outra maneira interessante de desenvolver habilidades, saber mais a respeito das possíveis áreas de atuação e, claro, conhecer futuros colegas de profissão. Invista em uma experiência dessas quanto antes.

Faça especializações

Ao término da graduação, é hora de investir em uma especialização para melhorar ainda mais o seu currículo. O profissional desejado pelo mercado hoje é qualificado e especializado, o que fará com que as suas chances de conquistar boas vagas aumentem consideravelmente.

Chegou a sua vez!

Há tempos que você estufa o peito e diz “sou de Biológicas”? Está esperando o que para tentar uma vaga na área, então? As faculdades de Ciências Biológicas representam uma oportunidade e tanto para a carreira de seus formados. Não perca mais tempo!

Aproveite que está aqui, increva-se para o vestibular do curso que você ama na faculdade que mais atende os seus interesses e construa uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 116

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados