Estudando Ciências da Natureza para o ENEM

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Uma das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aborda assuntos sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Desta maneira, divididos em 45 questões de múltipla escolha, os assuntos referentes às disciplinas Química, Física e Biologia, são abordados para saber como os alunos do Ensino Médio aproveitaram o conhecimento obtido nas matérias. 

Para o MEC – Ministério da Educação, o critério para a criação desta prova específica foi o de investigar e avaliar a profundidade de conhecimento nas disciplinas estudadas, além, é claro, sobre os modelos aplicados, fórmulas e questões relativas ao meio social. 

Como o Enem aborda Ciências da Natureza

De acordo com o documento Matriz de Referência disponibilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aborda assuntos integrados a todos os temas. Por isso, fique esperto: procure se aprofundar em questões que envolvam Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. 

E como se preparar corretamente? É claro que não sabemos exatamente como a questão será formulada e menos ainda qual o resultado correto de cada uma. Mas podemos dar aquela forcinha, ainda com base na Matriz de Referência e também no que foi aplicado em provas anteriores do Enem, nos conteúdos.

Vale lembrar que as questões estão bem divididas e são aplicadas de acordo com o que foi ensinado durante todo o Ensino Médio nas três disciplinas. Pode ser que você se depare com situações de Física e Química aplicadas ao dia a dia, como o simples empilhamento de caixas em um supermercado ou com a transformação de moléculas da água. 

O conselho é um só: conhecimento na cabeça, materiais permitidos no dia da prova, ler com calma a cada questão e evitar o “chutômetro”, pois o Enem conta com a TRI – Teoria de Resposta ao Item. Esse modelo avalia as possibilidades de cada resposta ter sido respondida pelo seu conhecimento ou simplesmente por que você tentou acertar a resposta na sorte. Essa metodologia qualifica o desempenho e proficiência de cada um, com base no número e resultados acertados. 

Moça escrevendo em caderno
O Enem usa o sistema TRI, por isso, é importante dominar os conhecimentos

Dominando as Matérias da Área de Ciências da Natureza

Você está com a prova em mãos. Olha para cada área e tenta, primeiramente, entender o que está sendo pedido em cada alternativa. Esse é aquele momento em que sua voz interna pode lhe dizer: “agora é com você”. Mantenha a calma e procure ser o mais objetivo possível.

Lembre-se de não inventar “moda”. Entender antes quais assuntos podem ser abordados em cada uma das disciplinas é fundamental, para que você não seja pego de surpresa. Por isso, separamos alguns assuntos em Química, Física e Biologia. 

Abordagem Estratégica para Química e Física 

O que estudar em Química para o Enem?


A prova do Enem em suas questões de Química, costuma trazer algumas matérias específicas e bem aplicadas em diversos assuntos, muitos deles ligados ao nosso cotidiano. No apanhadão geral dos anos anteriores e com toda a experiência do Stoodi em provas do Enem, fizemos uma relação dos principais tópicos que são abordados com frequência. Confira! 

Tabela periódica

Entender a Tabela Periódica, sua organização e suas divisões é essencial para pensar na prova do Enem. Afinal, essa tabela fundamental em nossos estudos abriga todos os elementos e suas propriedades. Ela está dividida entre metais, não-metais e gases nobres. 

Compostos orgânicos

As propriedades dos compostos orgânicos tratam das temperaturas das substâncias em suas relações, dos assuntos relacionados às ligações intermoleculares, capacidade de dissolução de cada um deles, polaridade e ligação de hidrogênio, entre outras. 

Estudo das Soluções

Para compreender o estudo das soluções em química é preciso entender a porcentagem de concentração, relações entre unidades, como por exemplo molaridade, densidade e massa molar, além de titulação e diluição. 

Reações Orgânicas

Ligadas aos compostos orgânicos, as Reações Orgânicas se referem ao que acontece com os polímeros, formação de polietileno, polimerização por condensação, reações de substituição em ácidos carboxílicos e derivados. As principais reações são: 

  • De adição;
  • De substituição;
  • De eliminação e 
  • De oxidação.

Equilíbrio Iônico e Químico

Em relação ao equilíbrio iônico, o conteúdo pode abranger íons e ionização de substâncias e elementos. Já naquilo que se entende por equilíbrio químico acontece quando as velocidades da reação direta e da reação inversa, são idênticas, com os mesmos resultados. 

Reações da água

Na prova do Enem, em relação à Química também podem cair assuntos referentes à água. Por quê? Porque a água, além de ser elemento essencial para todos os tipos de vida encontrados, sobre transformações, além de transformar ambientes vegetais, cultura animal, podendo mudar de fases, estados, temperatura, densidade, solubilidade, entre outras muitas formas, formulações e classificações. 

Energia, Substâncias e Transformações

Em relação à energia é possível que o Exame peça assuntos que envolvam temperaturas, calor a partir de reações entre substâncias, energia elétrica, oxirredução, transformações nucleares a partir de reações químicas, concentração de elementos, entre outros.  

Parece um bicho de sete cabeças? Mas não é! Concentre-se no enunciado das questões que, com atenção, o seu cérebro também vai ficar equilibrado e você vai tirar de letra todas as questões da prova! Além disso, geralmente, quando há alguma questão sobre a tabela periódica, por exemplo, é possível que a figura da tabela esteja na prova. 

Por isso, é melhor se concentrar em aprender o que fazem alguns elementos do que decorar a ordem e disposição de todos eles, ok?

homem fazendo experimento em laboratório
Elementos químicos e suas concentrações podem ser tema da prova

O que estudar em Física para o Enem?

E em relação à Física? Mantenha a calma que também fizemos uma relação do que mais pode ser pedido na prova. Veja só:

Questões sobre Eletricidade

Cargas elétricas, eletrostática, eletromagnetismo e também eletrodinâmica são palavras-chave para que você concentre seus estudos em tudo o que envolve o assunto Eletricidade para responder às questões de Física na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem. 

Mecânica

Movimentos, Potência, Trabalho e Energia devem compor a maioria dos assuntos abordados no quesito mecânica na parte de Física da prova. Aqui entram também Impulso, Dinâmica, Colisões, Movimento Circular, Hidrostática, Cinemática, entre outros. 

Estudos de Óptica

Aqui, tudo o que envolve luz, se enquadra. São questões referentes às alterações e uso de lentes, espelhos, como reflexo, refração e difração. Vale considerar também os formatos esféricos.

Física Moderna

Nestas questões sobre a Física Moderna é possível se deparar com a famosa Teoria da Relatividade e também com a Teoria Quântica. Por isso, é importante que você estude sobre dilatação de tempo, radiação, átomo de Bohr, radioatividade e estática.

Estudo do Magnetismo

Atração, repulsão, força e indução – em eletricidade, são os principais pontos abordados nas questões de Física que envolvem o estudo do Magnetismo. Neste ponto também são relevantes os estudos de corrente, potência e reatores. 

moça com ímã magnético
Magnetismo é um dos temas de Física


A Descoberta das Leis da Física, Equilíbrio e movimento 


Entender a relação histórica entre força e atração, força e movimento, inércia, noções de massa, sistema linear e condições de equilíbrio estático, atrito e força, te dará uma boa noção sobre os conceitos que podem ser abordados referente ao assunto. 

Estratégias Essenciais para Biologia

O que estudar em Biologia para o Enem?

Com base nas matérias que foram abordadas em exames anteriores, é possível que a área reservada à Biologia nas Ciências da Natureza e Suas Tecnologias possa abordar: 

Tour pela prova do Enem

Estudos sobre Genética


Saber como interpretar um heredograma e também como uma doença pode ser passada através dos genes é pré-requisito para fazer as questões de Biologia que caem no Enem. É possível que, além desses temas, a prova também conte com técnicas de engenharia genética, células-tronco e sua importância, grupos sanguíneos e imunização. 

moça em laboratório com amostra de substância
Genética é uma das áreas de Biologia que caem no Enem

Evolução das espécies

A evolução pode entrar na prova de Biologia como item relacionado a algo específico, como por exemplo, o conceito descrito por Darwin e Lamarck. Cuidado com os mitos espalhados aos quatro ventos por aí, ok? Um dos mais comuns, por exemplo, é dizer que o indivíduo evoluiu para se adaptar. 

Estudos sobre Fisiologia

Sistema digestório, como reações de PH, ingestão de nutrientes, proteínas e vitaminas quase sempre são figurinhas carimbadas nas provas do Enem. Além deste, entram na roda os sistemas respiratório (como trocas gasosas e processos) e circulatório, como causas de doenças (infarto, AVC) e suas relações com a circulação do sangue. Fique atento!

Citologia

A Citologia é o estudo das células e todas as suas complexidades como mitose, meiose, componentes e funções. É a matéria base estudada na escola, durante o Ensino Médio e dificilmente fica de fora das questões do Enem. 

professor dando aula de citologia
O estudo das células também cai na prova

Questões Ecológicas

Quesito indispensável nos estudos de Biologia e também assunto de extrema relevância no mundo todo, a Ecologia pode aparecer na prova do Enem com questões relacionadas com a poluição do ar, emissão de gases, tratamento e poluição das águas, além dos chamados ciclos biogeoquímicos.

Dicas Específicas para Química, Física e Biologia:

Entenda as áreas de conhecimento exigidas;
Leia provas anteriores;
Na hora da prova, leia atentamente aos enunciados das questões;
Na hora de estudar, procure resoluções comentadas de provas anteriores;
Procure se apropriar dos assuntos relativos às disciplinas;
Estimule seu conhecimento científico;
Resolva exemplos de questões mais relevantes para ter conhecimento de fórmulas e abordagens;
Mantenha a calma e confie no que estudou;
Não tenha medo de pular algumas questões e retomá-las depois;
Uma das melhores táticas é eliminar o que você tem certeza que não seja a alternativa correta. Tome cuidado, pois a interpretação conta muito neste momento;
Evite passar mais de cinco minutos em cada questão. Lembre-se que há um tempo determinado para a realização da prova;
Procure entender como e em quais momentos da vida a Química, a Física e a Biologia atuam e estão presentes;
Evite a “decoreba” e, como já explicamos, os chutes frequentes (lembre-se do TRI);
Faça pausas estratégicas (ainda de olho no tempo);
Alimente-se corretamente e beba água;
Preste atenção na hora de passar as respostas para o gabarito. De nada adianta você resolver a questão, mandar bem e relatar a alternativa incorreta; 
Para isso, reserve os últimos 25 ou 30 minutos para colocar as respostas finais no formulário. 

Enfrentando Questões Complexas

Para enfrentar e resolver as questões mais complexas da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, é essencial que você siga a lista acima em todas as alternativas que estejam relacionadas ao momento da prova. Em complemento, para a resolução de problemas e abordagem das questões mais difíceis, vale entender o que você prefere.

Fazer as mais complicadas primeiro e se livrar logo ou resolver rapidamente aquilo que lhe parecer fácil primeiro? Como isso é particular a cada estudante, vamos deixar à sua escolha! 

moça lendo livro em biblioteca
Para questões complexas, vale criar a estratégia que mais se adequa a seu estilo

Maximizando a Preparação: Uso de Recursos e Simulados

Dentro de todos os recursos recomendados, além de separar e seguir suas horas de dedicação exclusiva aos estudos, fazer simulados e usar suas melhores capacidades de estudo são o mais indicado. Confira! 

Importância dos Simulados no Preparo

Fazer ao menos um simulado por mês antes das provas é uma das recomendações mais precisas para que você se ambiente com as provas do Enem. É claro que, em Ciências da Natureza, não seria diferente, não é mesmo? 

Os simulados são a base que você pode considerar como o mais próximo da realidade das provas. Primeiramente, porque eles realmente contam com possibilidades de questões a ser abordadas ou até mesmo que foram aplicadas em exames anteriores. 

Em segundo lugar, porque são eles que podem apontar quais suas maiores dificuldades em pontos focais de cada disciplina e até mesmo te dar aquela mãozinha para entender melhor algo que pode parecer tão complicado. Não dizem que a prática nos leva à perfeição? O dito popular não está incorreto! 

Além disso, é por meio dos simulados que você pode ver o que mais tem afinidade e até mesmo aquilo que você tem capacidade comprovada para resolver com rapidez e consciência. Lembre-se que a clareza e a atenção à interpretação das questões é essencial. No site  do MEC – Ministério da Educação e Cultura, há diversos simulados que podem ser feitos gratuitamente. Fique de olho! 

jovens fazendo vestibular concentrados
Fazer simulados é uma forma de aplicar o que estudou e treinar o tempo

Materiais e Recursos de Estudo Recomendados

Praticar, praticar e praticar. É sempre o que vai fazer com que realmente você se dê bem nas provas do Enem. Por isso, vale buscar alternativas para que isso aconteça. Mas não se desespere: além dos simulados, existem materiais adicionais importantes que podem te auxiliar muito antes e durante as provas. 

A internet mesmo está lotada destes materiais. Além de aulas em vídeos, textos e mais textos gratuitos podem basear suas horas de estudo, continuamente. Criar hábitos como pesquisar, ler notícias, assistir documentários e conversar com estudantes que já passaram pela experiência do Enem é muito positivo. 

Além disso, existem os cursinhos preparatórios, como o Stoodi, por exemplo, que saem na frente com exercícios, simulados e a com toda a preocupação de te preparar para não deslizar em nada durante o exame. 

Moça estudando com notebook e fone
É possível contar com a internet para se preparar para o Enem

Entendendo o Sistema de Avaliação e Desafios

A nota do Enem, contando com a redação, pode ir de zero a 1000. Mas não se engane: não se trata só de acertar as questões. Como mencionado acima, temos o TRI (Teoria de Resposta ao Item), lembra? Tudo é feito por um sistema de pesos e a estatística é muito bem aplicada na correção de todas as questões. 

A lógica do TRI é bem simples: quem acerta as questões mais complicadas da prova, dificilmente errará as mais fáceis, não é mesmo? Se isso não acontecer com recorrência em suas provas, provavelmente o TRI entrará em ação para entender o quanto de chute houve no exame. 

Além disso, cada prova tem seu peso que pode variar entre 300 e 800. Mas nem sempre é assim. No Enem de 2019, por exemplo, segundo o MEC, a prova de matemática chegou a considerar 985 pontos para uma avaliação. 

Decifrando a Nota de Corte

Com uma nota correspondente a cada disciplina e prova, a nota de corte do Enem. As questões em geral possuem um nível superior em dificuldade, o que leva o estudante a realmente entender o que está fazendo para responder determinada questão. 

A complexidade está na variação desta nota de corte: dependendo do número de acertos e erros das provas, a nota de corte muda, inclusive, levando em consideração o número de inscritos em cada edição. Por exemplo, se a nota de corte para entrar na USP (Universidade de São Paulo), dependendo da procura do curso, estiver na casa dos 700 pontos, quem fizer menos do que isso, está fora. 

Rapaz preenchendo gabarito com lapiseira
A nota de corte varia entre os cursos e as universidades

Dificuldades Frequentes dos Candidatos

A redação está entre os pontos de maior dificuldade relatados por estudantes em todo o Brasil. No entanto, não é só o fato de muitos terem medo de errar na ortografia ou mesmo fugir do tema indicado que causa esse temor: as provas em suas categorias também deixam muita gente nervosa. 

Confira abaixo as principais dificuldades encontradas frequentemente em edições anteriores do Enem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e saiba como passar por elas sem mais complicações. Vamos lá! 

Maiores dificuldades em Química, Física e Biologia

Para quem está mais do lado das disciplinas de humanas, a Química, a Física e a Biologia podem trazer um certo pavor entre as Ciências da Natureza. Mas relaxe: um dos pontos positivos para estudar as matérias com menos medo é relacionar e procurar respostas dentro daquilo que vivenciamos. 

Por exemplo, em Química você vai ter que entender sobre funções orgânicas, oxidação, equilíbrios e mais um monte de assuntos que estão relacionados acima. Em Física e Biologia? A mesma coisa! 

Por isso atente-se para coisas que acontecem ou podem acontecer em nosso dia a dia, como a chuva ácida, a poluição da natureza e das águas, a transformação do clima ao longo dos anos, a evolução das espécies ou mesmo com o funcionamento da energia ao nosso redor. Claro que não é tão fácil assim, mas tenha uma certeza: você não é o primeiro e nem será o último estudante a temer essas matérias. Confie em você, estude com disciplina e vença o Enem. 

Confira também: no Stoodi, veja como organizar a rotina ideal para fazer o Enem!

Ajuda adicional para o Enem

Se você está se preparando corretamente, mas sente que precisa de um empurrãozinho, procure o Stoodi: a plataforma de cursinho especializado para o Exame Nacional do Ensino Médio que vai te ajudar a prosperar e encontrar as melhores oportunidades de entrada no Ensino Superior! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados