FAMA é uma boa faculdade? Saiba aqui

estudante FAMA macapá

Ter um diploma de graduação ou de outro curso de nível superior hoje é mais do que necessário para ocupar boas posições no mercado. Mas, por se tratar de um investimento significativo em tempo e dinheiro, é fundamental ter muita atenção ao escolher onde estudar. Além de pesquisar bastante antes de se inscrever para o vestibular, o estudante precisa ter certeza de que a instituição oferece formações de qualidade e credibilidade.

Com mais de 12 anos no mercado educacional do Amapá e referência em ensino superior, a FAMA (Faculdade de Macapá) se destaca entre as demais instituições de ensino do estado — não só permitindo que seus alunos recebam a melhor formação, como também preparando-os para decolar na carreira.

Quer se certificar de vez que a FAMA é uma boa faculdade? Então, continue a leitura do post e tire de uma vez por todas as suas dúvidas!

Quais cursos são ofertados pela FAMA?

A Faculdade de Macapá oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação. Abaixo, entenda um pouco mais sobre esses dois tipos de formação.

Graduação

A graduação corresponde ao nível de ensino posterior à educação básica. Ou seja, para ingressar em uma, é necessário ter concluído o ensino médio. Durante esse tipo de formação, o aluno adquire conhecimentos amplos para atuar na área desejada. Na FAMA, entre as graduações em alta, podemos citar:

Pós-graduação

Após a conclusão da graduação, quem visa se especializar em um segmento específico do seu campo de atuação pode cursar uma segunda graduação ou pós-graduação. Nessa formação, são ofertados conhecimentos mais direcionados e aprofundados — podendo o aluno escolher entre uma pós voltada à atuação no mercado (lato sensu) ou uma focada na pesquisa e carreira acadêmica (stricto sensu), a depender de seus objetivos.

Alguns exemplos de pós-graduação e MBA oferecidos pela FAMA são:

Os cursos da FAMA são bem-avaliados no MEC?

Antes de responder à pergunta, é importante explicar o que é a avaliação do Ministério da Educação (MEC) e de que maneiras ela assegura a qualidade do ensino superior no Brasil. Bom, de modo a averiguar a atuação das faculdades e verificar se os cursos oferecidos estão de acordo com as diretrizes em vigor, o MEC conta com alguns indicadores, que funcionam como instrumentos avaliativos. São eles:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC);
  • Conceito do Curso (CC);
  • prova do Enade.

Agora sim podemos responder à pergunta inicial: os cursos da FAMA são bem-avaliados no MEC, pois, têm notas satisfatórias nos indicadores citados. Em outras palavras, estudar na FAMA é garantia de receber uma educação superior de qualidade!

Quais modalidades de ensino existem?

Uma das vantagens Faculdade de Macapá é a oferta de formações presenciais e a distância, facilitando o acesso ao ensino superior e permitindo que o aluno estude da maneira que mais se encaixa em sua rotina, seus objetivos e suas necessidades.

Atualmente, a FAMA trabalha com três modalidades distintas: presencial, EAD e semipresencial. Veja como elas funcionam e para quem são mais indicadas a seguir!

Presencial

Trata-se do modelo mais tradicional de ensino, no qual o aluno deve se deslocar até a faculdade — geralmente, durante toda a semana — para a realização do curso. Todas as aulas, as provas, os projetos e as atividades referentes à formação acontecem presencialmente na instituição, nos horários preestabelecidos por ela.

A modalidade presencial é bastante vantajosa ao proporcionar um contato próximo entre alunos, professores e colegas de turma, possibilitando a prática do networking e a criação de laços mais estreitos.

No entanto, sabemos que nem todos têm a disponibilidade necessária para equilibrar a rotina de aulas presenciais com o trabalho ou outros afazeres. Para essas pessoas, os modelos de ensino citados abaixo costumam ser os mais indicados.

EAD 100% online

Graças à internet e às contribuições da tecnologia para a educação, hoje, é possível concluir uma formação de nível superior diretamente de casa. Optando pela modalidade 100% online, o aluno não precisa se deslocar até a faculdade para assistir às aulas e cumprir com a carga horária do curso. Isso porque ele consegue estudar pelo computador, montando seus próprios horários de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Todas as aulas e demais materiais referentes ao curso ficam centralizados no ambiente virtual de aprendizado, podendo ser acessados a qualquer momento pelo aluno. Quanto aos encontros presenciais, esses são restritos à realização de algumas provas, o que pode ser um ponto negativo para quem gostaria de ter um contato mais próximo com professores e colegas.

Semipresencial

A modalidade semipresencial une o melhor do EAD e do presencial. Isso porque, nesse modelo de ensino, o aluno pode cursar algumas disciplinas online e outras presencialmente, no polo de apoio da faculdade. As aulas presenciais, que costumam ocorrer entre 1 a 3 vezes por semana, são transmitidas em sala e ao vivo por meio da teleconferência — permitindo a interação em tempo real entre alunos e professores.

Já a parte online da grade curricular é concluída no mesmo ambiente virtual de aprendizado utilizado nos cursos 100% a distância. Assim, o aluno pode experienciar modelos diferentes de ensino e usufruir das vantagens de ambos para uma formação completa.

Essa modalidade também é ideal para aqueles cursos que exigem aulas práticas. Assim, o aluno adquire suas experiências laboratoriais presencialmente no polo da faculdade.

Por que a FAMA é uma boa faculdade?

Até então, já vimos vários motivos pelos quais a FAMA é uma boa faculdade, certo? A boa notícia é que eles definitivamente não param por aqui! Por isso, reunimos aqui alguns benefícios de estudar na Faculdade de Macapá que não poderiam ficar de fora do post. Acompanhe.

Infraestrutura

Quem estuda na FAMA conta com excelente infraestrutura de apoio, tanto para as aulas de curso presencial, quanto para o EAD. 

Com 44 laboratórios para aulas práticas, disponíveis a alunos de cursos de diversas áreas de estudo, a comunidade local também se beneficia do atendimento dos alunos no escritório-modelo de Arquitetura. 

Faculdade de Macapá (FAMA) fachada
Faculdade de Macapá (FAMA)
Biblioteca -  Faculdade de Macapá (FAMA)
Biblioteca – Faculdade de Macapá (FAMA)
Laboratório de Anatomia -  Faculdade de Macapá (FAMA)
Laboratório de Anatomia – Faculdade de Macapá (FAMA)
Laboratório de Informática -  Faculdade de Macapá (FAMA)
Laboratório de Informática – Faculdade de Macapá (FAMA)

Sistema de ensino

Um dos diferenciais da FAMA é o sistema de ensino com foco total no sucesso do aluno, preparando-o para atuar no mercado de um jeito dinâmico e interativo. O aprendizado na prática, conduzido por professores amplamente capacitados e atualizados, é um dos pontos fortes da faculdade, que também oferece apoio personalizado ao estudante em casa fase de sua formação acadêmica.

Bolsas e descontos

A FAMA não só trabalha com mensalidades que cabem no bolso, como também se preocupa em fazer com que esses valores não comprometam o orçamento dos estudantes. Por isso, a cada semestre, são disponibilizadas bolsas de estudos e créditos estudantis (como bolsa incentivo; para servidores públicos e militares; familiar; primeiro semestre etc.), além de convênios com empresas e programas de parcelamento estudantil, como o PEP.

Canal Conecta

Lembra que falamos que o foco no sucesso do estudante é um dos motivos pelos quais a FAMA é uma boa faculdade? A parceria com o Canal Conecta reforça essa afirmação! A ferramenta corresponde a um site de vagas exclusivo para quem é aluno da FAMA. Com vagas de emprego e estágio em empresas espalhadas por todo o Brasil, o portal conta com uma média de um aluno contratado a cada três entrevistados. Interessante, não é?

Como ingressar na FAMA?

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre as formas de ingresso oferecidas pela FAMA, certo? Confira de que maneiras é possível ingressar na Faculdade de Macapá e veja qual delas é mais interessante para seu caso.

  • vestibular tradicional e agendado — modelo mais comum do vestibular, você pode realizar a prova presencialmente em nossa unidade no dia do vestibular geral ou no dia agendado no momento da inscrição;
  • vestibular online — sim, é possível prestar vestibular sem sair de casa! Optando pela prova de vestibular online, o candidato fica sabendo se foi aprovado em uma média de 2 a 4 dias após a realização do exame, podendo dar continuidade à matrícula logo em seguida;
  • nota do Enem — já pensou em entrar para a faculdade sem prestar o vestibular? Isso é possível ao utilizar a nota do Enem. Basta realizar a inscrição no site e selecionar a opção de utilização da nota do Enem! Por meio do CPF, o sistema já identifica a sua nota obtida no exame (lembrando que é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma nota mínima superior a 200 pontos);
  • transferência — a FAMA aceita, no limite das vagas e obedecendo às exigências legais, a transferência externa de alunos de outras instituições. Para isso, basta entrar em contato com a faculdade e apresentar a documentação exigida.

Agora você já sabe mais sobre essa instituição, pode concluir que, de fato, a FAMA é uma boa faculdade! Sendo assim, o que está esperando para começar a estudar na instituição que é referência no Amapá por seu ensino de qualidade e sua credibilidade no mercado?

Quer conhecer uma pouco mais a Faculdade de Macapá? Então, dê uma olhadinha neste vídeo:

Aproveite que você já sabe como funcionam as formas de ingresso na FAMA, escolha a mais interessante para você e faça agora mesmo a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: