Como conseguir desconto por meio da nota do Enem na faculdade?

estudante escrevendo

Talvez não seja novidade para você que o Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o maior vestibular do país. O principal motivo é que sua importância foi crescendo tanto desde a primeira edição que, hoje ― 20 anos depois ―, faculdades e universidades públicas e privadas do Brasil inteiro utilizam a nota do Enem para o ingresso de novos alunos.

Mas não para por aí, você sabia que é possível usar o Enem para entrar na faculdade e conseguir uma excelente bolsa de estudos, ter redução ou parcelamento das mensalidades do curso?

Pois é, além do desconto com a nota do Enem é possível participar dos programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil, tanto do Governo quanto das instituições privadas. Nesses casos, o conceito obtido no exame é utilizado como critério de classificação entre os candidatos a esses benefícios.

Que tal falar sobre esse assunto? Veja, neste post especial, o que você precisa fazer para obter descontos nas mensalidades da faculdade com a nota do Enem e quais são os principais programas!

Conquiste uma nota alta no Enem

Embora pareça óbvio, em primeiro lugar é importante que seu desempenho no Enem seja alto. A razão é que, quanto maior for a sua pontuação no exame, mais chances você terá de ser contemplado com uma bolsa ou com o parcelamento das mensalidades do curso.

Isso porque o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) são os programas de incentivo do Governo Federal à graduação, que utilizam a nota do Enem como critério de classificação dos candidatos.

Se você obtiver uma pontuação mínima de 450 pontos, poderá participar do processo seletivo. Mesmo assim, se seu curso foi muito concorrido, essa pontuação mínima não basta, e há grandes chances de não conquistar o benefício.

Nas faculdades particulares, uma pontuação elevada também pode ajudar muito você a conquistar um desconto especial, já que existem bolsas baseadas na nota do Enem, como mostraremos adiante.

Faça sua inscrição no Prouni

Digamos que você tenha ido bem no Enem. Agora, você precisa ficar de olho no edital do Prouni para não perder as inscrições, especialmente se sua intenção é concorrer a uma bolsa integral do Prouni. Aliás, tanto este quanto o FIES abrem seletivas duas vezes, no início e no meio do ano. Então, é importante que você entre nos sites dos programas e acompanhe as notícias para conferir direitinho o calendário.

Vale lembrar que o Prouni oferece bolsas parciais e integrais (50% e 100%). Para conseguir um ou outro benefício é preencher os seguintes requisitos:

  • para bolsa integral (100%) — ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • para bolsa parcial (50%) — ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • ter feito o Enem no ano anterior e obtido 450 pontos;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada (desde que bolsista);
  • ter cursado parcialmente o ensino médio em escola pública ou privada (desde que bolsista);
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública (para concorrer a bolsas para Licenciatura).

Além disso, aqui vai um lembrete: se você concorrer no processo seletivo do segundo semestre, saiba que é possível usar a nota do Enem no meio do ano, pois a regra do Prouni considera sempre a última edição do exame, ou seja, do ano anterior, como você viu acima.

Pesquise por faculdades que aceitam a nota do Enem para ingresso direto

Algumas das principais faculdades do Brasil aceitam a nota do Enem para ingresso direto na graduação, ou seja, você não precisa fazer novamente o vestibular e esperar. É o caso das seguintes faculdades parceiras do Vestibulares:

Para utilizar sua nota, é muito simples. Depois que você escolher o curso e a instituição, comece o processo de inscrição. Ali, vai aparecer a opção “Quero utilizar meu Enem para a inscrição”. Selecione-a e prossiga, inserindo seus dados pessoais. Você não precisa nem apresentar comprovantes. Por meio do seu CPF, a faculdade consegue acessar o sistema do Enem e saber sua nota.

Acha que termina por aí? Essas instituições também oferecem benefícios financeiros de maneira progressiva, conforme a pontuação obtida no Enem pelos calouros. Gostou da ideia? É sobre isso que falaremos agora!

Verifique todas as opções de bolsas institucionais

Tomando como exemplo as faculdades parceiras do Vestibulares, saiba que é possível conseguir uma bolsa com a nota do Enem, logo que você se matricula. Trata-se de uma espécie de prêmio por conta do seu desempenho na prova.

Além disso, existem outras opções de bolsas institucionais que independem do Enem. Vamos falar um pouquinho sobre todas.

Bolsa Enem

Essa modalidade de bolsa é oferecida para alunos calouros que se matriculem em cursos de qualquer modalidade, presencial ou a distância. Vale durante o curso todo (desde que não haja desistência), e o desconto é progressivo, de acordo com a pontuação apresentada. Na prática, funciona assim:

  • até 600 pontos — 10% de desconto;
  • de 601 a 750 pontos — 20% de desconto;
  • de 751 a 900 pontos — 80% de desconto;
  • acima de 901 — 100% de desconto.

Outras opções de bolsas institucionais*

Veja as demais alternativas de bolsas de estudos ofertadas por esse grupo de faculdades.

Bolsa incentivo

Essa é uma grande oportunidade para quem deseja começar um curso superior, mas tem dificuldades financeiras. Se esse for seu caso, é possível e participar de um processo seletivo. A solicitação pode ser feita no ato da inscrição para o vestibular.

Bolsa primeiro semestre

Os calouros podem ter até 20% de desconto nas mensalidades da faculdade durante o primeiro semestre da graduação, tanto na modalidade presencial quanto no EAD.

Bolsa familiar

Familiares que estudem em alguma das instituições parceiras do Vestibulares têm direito a até 20% de desconto nos cursos de graduação presencial e EAD.

Bolsa servidores públicos e militares

Funcionários públicos federais, estaduais e municipais têm direito a até 30% de desconto nas mensalidades de graduações presenciais e EAD. O benefício é estendido ao cônjuge e/ou filho com até 24 anos.

Bolsa transferência externa

Alunos transferidos de outras instituições para alguma das faculdades parceiras do Vestibulares podem conseguir até 60% de desconto para cursos presenciais e 30% de desconto nos cursos a distância, válidos para o curso todo.

Convênio empresa

Funcionários de empresas conveniadas às faculdades parceiras do Vestibulares podem concorrer a descontos de até 20% de desconto nas mensalidades dos cursos de graduação nas ênfases Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura. É válido para calouros e veteranos, inclusive cônjuges e dependentes de até 24 anos.

Agora, você já sabe como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem e quais são as outras opções de bolsas de algumas das principais instituições particulares do país.

Então, não perca mais tempo e considere estudar na rede privada. Embora saibamos da indiscutível competência das faculdades públicas, às vezes, alguns fatores ― como custos de moradia, deslocamento, possibilidades de greve e infraestrutura ― podem acabar atrasando seus objetivos.

Nas faculdades particulares, porém, você tem importantes garantias de que seu curso vai funcionar, de fato. Por exemplo:

  • infraestrutura moderna;
  • ensino associado a diferentes tecnologias;
  • corpo docente atualizado e em constante capacitação;
  • parcerias com empresas para estágios e projetos;
  • formatura no tempo previsto.

O melhor de tudo é que, além da nota do Enem, você tem muitas oportunidades de desconto na mensalidade da faculdade.

O que está esperando para trilhar seu caminho rumo à profissionalização? Comece já sua graduação. Acesse o Vestibulares, escolha sua faculdade e inscreva-se! Tudo rápido e online!

*Vale lembrar que, para todas as bolsas e descontos citados acima, é importante consultar o regulamento na unidade de interesse.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: