Militar tem direito a desconto na faculdade? Como conseguir?

militar tem desconto na faculdade

O sonho da graduação ronda a cabeça de muitos brasileiros, não é mesmo? No entanto, infelizmente, nem todos têm a chance de ingressar no ensino superior. Principalmente para quem trabalha duro, se formar parece impossível. Porém, trazemos boas notícias! Você sabia que militar tem desconto na faculdade?

Isso mesmo! Antes de achar que o salário não é suficiente, é preciso pesquisar as várias opções de programas de descontos, tanto do Governo como da iniciativa privada.

São condições especiais de pagamento para servidores públicos e militares que chegam a até 30% de abatimento. Não é uma chance maravilhosa?

Já que militar tem desconto na faculdade, não custa entender como aproveitar. Quer saber mais detalhes? Então, confira nosso post!

Saiba o que é o programa Bolsa para Militares

Como o próprio nome já diz, esse tipo de iniciativa fornece bolsa para faculdade para profissionais militares. Assim, servidores das polícias militares nos estados, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros, entre outras corporações, recebem um belo desconto na mensalidade do curso.

Nesse tipo de bolsa, os candidatos podem escolher cursos de graduação, com opções até mesmo para a modalidade EAD. Existem também as categorias semipresencial e a convencional, isto é, com aulas presenciais.

Porém, a modalidade de ensino disponível depende da entidade educadora e do curso escolhido.

Contudo, antes de avançarmos neste conteúdo, você precisa entender direitinho o que é uma bolsa de estudos. Esse é um benefício especial para os estudantes, que dá isenção parcial ou total do pagamento do valor do curso.

Entenda como crescer na carreira com o diploma

Uma bolsa para militar pode ser sua grande chance de crescer profissionalmente. Afinal de contas, quase todas as corporações de segurança pública dispõem de planos de carreira.

Desse modo, quando um servidor se forma ou se especializa, geralmente ele recebe promoções e elevação de patente. Além disso, são incontáveis as possibilidades de faculdade para militares que podem ser aproveitadas no dia a dia.

Diante disso, separamos apenas algumas delas para você sentir o gostinho do sucesso batendo na sua porta. Confira!

Biomedicina

O militar pode cursar Biomedicina e levar esse conhecimento para áreas de pesquisa envolvendo análises clínicas e toxicológicas. Desse modo, é possível realizar exames em alguém que for flagrado dirigindo alcoolizado, por exemplo.

Além disso, o estudante se torna apto a identificar e classificar vários tipos de entorpecentes.

Tour pela prova do Enem

Mas não é só isso: se você for socorrer vítimas de tragédias naturais, como inundações ou desmoronamentos, terá condições de prestar esclarecimentos de saúde para a população afetada.

Educação física

Com a graduação em Educação Física, será possível atuar na preparação de novas tropas ou até mesmo na recuperação de militares que retornam das licenças médicas. Mais uma vantagem desse tipo de formação é a atividade social.

Muitas corporações desenvolvem projetos esportivos para as comunidades carentes. Dessa forma, você poderá fomentar a formação de novos atletas em vôlei, futebol, atletismo etc. Além disso, estará contribuindo para reduzir a violência.

Cursos de Tecnólogo

Mais uma opção de faculdade para militares com desconto são os cursos de Tecnólogo. Embora muita gente pense que esse é um nível técnico de aprendizado, na verdade trata-se de ensino superior.

Em outras palavras, nessa categoria, o estudante conta com os mesmos direitos de quem faz graduação, como os descontos para estudantes. Porém, a duração do curso é de 2 anos. Assim, é viável conquistar o diploma e entrar para o mercado de trabalho muito mais rápido.

Como tecnólogo, há muitas alternativas que são úteis para a carreira militar. Veja a seguir apenas uma parte das possibilidades disponíveis:

  • Gestão Pública atuar na parte administrativa das corporações;
  • Gestão Ambiental — ajudar na fiscalização em florestas, parques e demais áreas protegidas;
  • Gestão Hospitalar — servir nos mais variados tipos de centros médicos militares;
  • Segurança Pública criar estratégias de inteligência para combater os crimes.

Descubra por que militar tem desconto na faculdade

As faculdades com responsabilidade social oferecem o desconto como uma maneira de colaborar para a formação dessa classe profissional. Afinal de contas, são pessoas que arriscam suas vidas para proteger a comunidade, não é mesmo?

Além disso, facilitar a graduação para militares acaba se transformando em um grande benefício para todo o país. Isso porque as corporações federais, estaduais e municipais passam a contar com recursos humanos mais bem preparados. Assim, a bolsa de estudos é, ao mesmo tempo, uma ajuda individual e coletiva.

Conheça o passo a passo para conquistar o benefício

Se você se interessou pela proposta, provavelmente vai surgir a dúvida: como fazer a solicitação de bolsa de estudos especial para profissionais militares? Cada faculdade tem as suas regras, mas, em geral, este é o passo a passo:

  1. fazer o cadastro para o vestibular pelo site ou diretamente na faculdade de interesse;
  2. receber a aprovação no processo seletivo;
  3. efetuar a matrícula, com a apresentação dos documentos exigidos;
  4. pagar a matrícula;
  5. levar seus documentos presencialmente até a faculdade. Esses registros devem comprovar a sua atuação como militar. Nesse caso, servem crachá, contrato de prestação de serviço e holerite.

Veja em quais outras situações o militar tem desconto na faculdade

O militar tem desconto na faculdade, mas pode estender o benefício para a sua família. Desse modo, o abatimento nos preços vale também para o cônjuge ou filhos de até 24 anos. Nesse caso, o interessado deve passar pelos mesmos trâmites do tópico anterior e entregar os seguintes documentos:

  • se quiser a ajuda financeira para um filho, entregue o RG dele ou a certidão de nascimento;
  • para contemplar o cônjuge, serão necessários o atestado de casamento ou o contrato oficial de união estável.

Além da bolsa para militar, é possível acumular descontos com outros tipos de bolsa, benefícios e premiações. Por exemplo: você pode participar do programa especial para militares e acrescentar o desconto com a nota do Enem. O mesmo vale para outros projetos semelhantes como Bolsa Primeiro Semestre, Bolsa Incentivo, Bolsa Amigo Vale-Prêmio etc.

Aproveite esta oportunidade!

Já que militar tem desconto na faculdade, para que perder essa chance, não é mesmo? Assim, comece agora mesmo a se preparar para as provas do vestibular e para o Enem. Além disso, não se esqueça de pesquisar um curso que tenha ligação com seu perfil. Também é importante verificar as regras e os documentos necessários em cada instituição de ensino, ok?

Viu como realizar seu sonho é mais fácil do que parecia? Quer mudar de vida? Então, inscreva-se no vestibular online agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados