6 dicas para conquistar a aprovação no Prouni no meio do ano

mulher vendo dicas do prouni no meio do ano

Você sabia que também tem Prouni no meio do ano? Ele é uma excelente opção para quem não conseguiu uma vaga na seleção do começo do ano, ou para aqueles que decidiram ingressar no ensino superior no segundo semestre.

Funciona da mesma forma como sua outra versão, também tem regras de participação e oferta de bolsas de 50 e 100%, dependendo da renda familiar per capita do candidato. Mas como facilita muito o ingresso na faculdade, é claro que tem uma concorrência significativa.

Se você quer aproveitar essa segunda chance no ano para começar a sua graduação, então vai gostar deste artigo. Por aqui, você verá:

Quais são as vantagens de concorrer ao Prouni no segundo semestre?

O Prouni do meio do ano é destinado para quem deseja ingressar no ensino superior por meio de uma bolsa de estudo parcial ou integral. O processo seletivo acontece da mesma forma como a seleção do primeiro semestre, com a diferença de que o candidato começará a faculdade na metade do ano.

As dúvidas sobre como se inscrever no Prouni do meio do ano podem ser esclarecidas no edital exclusivo para essa versão do processo seletivo. Nele constam as regras de participação, os prazos e os critérios, entre outros detalhes. Geralmente, é divulgado entre os meses de maio e junho.

O candidato pode participar utilizando a sua nota do Enem. Precisa preencher os requisitos estabelecidos no edital, como não ter um diploma de ensino superior e estar enquadrado no limite máximo de renda bruta familiar per capita. A divulgação dos resultados costuma acontecer entre os meses de junho e julho.

Embora não haja diferença no processo de seleção, existem algumas vantagens no Prouni do meio do ano. Uma delas é a menor concorrência, uma vez que o processo seletivo do primeiro semestre costuma ser mais divulgado e tem o número de participantes maior, por incluir quem acabou de finalizar o ano letivo.

Por isso, pode ser mais fácil conseguir uma bolsa de estudos e, mesmo que você não seja convocado nas duas primeiras chamadas, a lista de espera também costuma ser menor. Afinal, a quantidade de participantes é mais baixa.

Como conseguir a aprovação no Prouni?

Embora você tenha grandes chances de encontrar uma concorrência menor, para conseguir a aprovação no Prouni do meio do ano precisa ter atenção com alguns fatores. A seguir listamos os principais deles para que você conquiste a sua bolsa de estudos. Confira!

1. Analise as notas de corte

Quanto mais alta for a nota de corte de um curso, mais difícil será ingressar nele. Além disso, se você não conseguir alcançar a pontuação mínima, nem mesmo poderá participar do processo seletivo. Por isso, é preciso ter atenção com esse fator.

Analise quais são as notas de corte das graduações para verificar, primeiro, se você pode participar; segundo, se terá boas chances de conquistar a sua bolsa. Assim, pode dar preferência para o curso que lhe parece mais palpável.

2. Pesquise instituições com concorrência mediana

Assim como existem cursos que são muito concorridos, também há instituições de ensino que são mais procuradas. Isso pode minimizar as suas chances de conquistar a tão almejada aprovação no Prouni.

Sendo assim, procure pesquisar sobre quais são as faculdades que têm uma procura menor no meio do ano, porque será nesse momento que você vai se candidatar para uma bolsa de estudos. Assim, dê preferência para as boas instituições, mas que têm uma concorrência menor ou maior número de vagas.

Tour pela prova do Enem

3. Reúna toda a documentação com antecedência

Ser aprovado no Prouni do meio do ano não significa que você já ganhou a bolsa de estudos. Será necessário comparecer à instituição de ensino portando os seus documentos para que eles sejam devidamente analisados e você, de fato, ganhe a sua vaga.

Um dos motivos para os candidatos serem reprovados é justamente essa falta de documentos. Sendo assim, procure separar com antecedência toda a documentação necessária para o Prouni. Deixe tudo reunido no mesmo lugar para não esquecer de nada na hora de fazer a sua matrícula.

4. Tenha atenção com os prazos

Conforme explicamos, você precisa conferir o edital do processo seletivo para saber como se inscrever no Prouni no meio do ano e quais são as datas para isso. Afinal, depois que o prazo tiver encerrado, não será mais possível participar.

Mas não é apenas a inscrição, porque os prazos também são estabelecidos para os pré-selecionados comparecerem à instituição de ensino com seus documentos. Também para acrescentar seu nome na lista de espera. Então, fique de olho nas datas.

5. Não perca a segunda chamada

Se você não for pré-selecionado para uma das vagas no Prouni na primeira chamada, ainda tem a chance de ganhar a sua bolsa de estudos. Caso os convocados não ocupem essas vagas, aqueles que estão em seguida serão acionados na segunda chamada.

Existe um prazo para a divulgação desses nomes, bem como para que os candidatos compareçam à instituição de ensino com seus documentos. Sendo assim, esteja atento para que você não perca essa nova chance de obter a bolsa.

6. Inclua seu nome na lista de espera

Existe, ainda, uma terceira chance de você ser aprovado no Prouni do meio do ano, que é incluindo o seu nome na lista de espera. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos candidatos convocados na primeira e na segunda chamadas, aqueles que estão na lista de espera como suplentes podem receber a bolsa de estudos.

Mas lembre-se: esse processo não acontece de forma automática. Você precisa verificar o prazo para fazer a sua inscrição na lista de espera, manifestando o desejo de ocupar uma das vagas. Então, haverá mais um processo seletivo para distribuir as bolsas entre os participantes da lista.

Quem pode participar do Prouni no meio do ano?

A primeira exigência para participar do Prouni do meio do ano é ter realizado a última edição do Enem. Também é preciso ter o diploma do ensino médio; no entanto, as bolsas não podem ser disputadas por aqueles que já têm uma graduação no currículo. Além disso, é preciso:

  • ter obtido no mínimo 450 pontos no Enem;
  • não ter zerado a redação;
  • ter renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa, para bolsas integrais;
  • ter renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa, para bolsas parciais;
  • ter feito o ensino médio em escola pública;
  • ter finalizado o ensino médio em escola particular como bolsista durante todo ensino médio ou parte dele.

Pessoas deficientes também podem participar do Prouni. No caso dos professores que trabalham na rede pública de ensino, eles podem concorrer a bolsas nos cursos de Licenciatura, sem limite de renda.

Quais são as outras opções para ingressar na faculdade no meio do ano?

É importante que você saiba que o Prouni do meio do ano é mais uma opção para você ingressar na faculdade, porque ainda existem outras alternativas de bolsas e créditos. Elas também são muito atrativas e podem ajudar você a ingressar numa instituição pública ou particular, sendo:

Essas alternativas são interessantes caso você não consiga uma vaga no Prouni do meio do ano e para aqueles que já têm um diploma superior. Assim, você pode estudar em uma boa instituição de ensino, fazendo uma graduação que cabe em seu bolso!

Começa a sua faculdade ainda esse ano! Faça sua inscrição para o vestibular e se profissionalize para ter melhores chances no mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados