Entenda o que é transferência externa e como funciona

estudante solicitando transferência externa

Se você estuda em uma instituição de ensino superior e quer transferir seu curso para outra, esse processo é considerado uma transferência externa. Os motivos que levam um estudante a solicitá-la podem ser várias, desde problemas com a grade curricular, mudança de cidade ou outras insatisfações. 

Está com dúvidas sobre a transferência externa? Seus problemas acabaram! Veja o que separamos neste post para você:

O que é uma transferência externa?

Como já apresentamos na introdução, a transferência externa corresponde à mudança de instituição de ensino superior, o que abrange faculdades, centros universitários e universidades. Nesse processo, é possível ingressar no mesmo curso em outra instituição, sem que, para isso, seja necessário realizar o exame vestibular outra vez. 

Como funciona a transferência de curso na faculdade?

A transferência pode funcionar de forma bem simples, tudo depende do processo da instituição para a qual você deseja realizar a troca. Por exemplo, se você desejar ingressar numa universidade pública, seja ela estadual ou federal, os processos seletivos são mais restritos e possuem períodos específicos. Geralmente, os editais são divulgados no site oficial dessas instituições. É preciso ficar atento e cumprir todos os pré-requisitos.

No caso de transferência para instituições privadas, o processo costuma ocorrer em qualquer período, basta comparecer com as documentações solicitadas. Para que fique mais claro, confira abaixo como funciona a transferência externa para instituições participantes do Portal Vestibulares.

Transferência online

Se o seu curso for presencial, saiba que o pedido pode ser feito online – basta fazer a solicitação de transferência externa nesta página. Os documentos originais necessários são:

  • Histórico escolar oficial e atualizado da Instituição de origem (expedido há no máximo 6 meses);
  • Atestado de vínculo com a Instituição de origem (caso não tenha, poderá enviar uma declaração de matrícula. Deve ser expedida de até 60 dias anterior ao envio);
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

No momento da solicitação, é possível fazer o upload dos documentos na sua Área do Candidato

Depois, basta aguardar a análise curricular! É feita uma análise dos documentos e o retorno é dado em até 6 dias úteis. O estudante recebe um e-mail de confirmação da transferência e pode acompanhar a solicitação pelo Portal Digital do Aluno.

Transferência presencial

Também é possível realizar a transferência presencialmente. Se você quer fazer a transferência de algum curso da modalidade EAD, saiba que o processo é bem fácil também! São 5 documentos originais necessários:

  • RG;
  • CPF;
  • Histórico escolar oficial e atualizado da Instituição de origem (expedido há no máximo 6 meses);
  • Atestado de vínculo com a Instituição de origem (caso não tenha, poderá enviar uma declaração de matrícula. Deve ser expedida de até 60 dias anterior ao envio);
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

Basta apresentar na secretaria da instituição escolhida 🙂

Como funciona o aproveitamento de disciplinas na faculdade?

O aproveitamento de disciplinas já cursadas na primeira instituição pode ser solicitado durante o processo de transferência externa. Sendo assim, é possível cortar aquelas matérias que coincidirem com a grade curricular da segunda instituição.

Para isso, é importante que o estudante tenha o conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação, original, carimbado e assinado pela instituição responsável. Assim, é possível entregar para análise e solicitar o aproveitamento.

💡 Dica: pesquise os diferenciais das instituições

Se você chegou até esse post, não foi à toa. Algum motivo te levou a buscar sobre transferência externa. Saiba que, é muito importante considerar os diferenciais dentre as instituições para que seja feita a melhor escolha.

Para te ajudar, separamos alguns dos diferenciais das instituições que fazem parte do nosso Portal!

Sistema de ensino

Busque por instituições que possuam um Sistema de Ensino que já te prepara para o mercado de trabalho de um jeito interativo e dinâmico; onde seja possível aprender na prática.

Canal Conecta

As instituições participantes do Vestibulares possuem o Canal Conecta, portal exclusivo de vagas de estágio e emprego, que faz a ligação entre o estudante e milhares de empresas do país.

Disciplinas Interativas

Estimulam o desenvolvimento de habilidades e proporcionam flexibilidade para conciliar os estudos e o trabalho.

Laboratórios modernos

Simuladores que permitem experiências mais próximas da realidade da profissão e softwares que aproximam você da realidade do mercado de trabalho.

Biblioteca Virtual

É possível acessar online milhares de títulos, conteúdo de renomados parceiros, ferramentas de tradução, atividades extras para fixar a matéria, webaulas, livros didáticos e muito mais! Tudo sempre atualizado e gratuito

Aqui, no Portal Vestibulares, as instituições participantes são reconhecidas pelo MEC e aceitam transferência externa para todos os cursos de graduação:

O que é a bolsa transferência?

Todos os alunos que fizerem transferência externa para cursos presenciais das instituições que mencionamos acima, recebem uma bolsa de 50% de desconto nas mensalidades até final do curso. Para os cursos EAD, é oferecido um desconto de 20% do preço de incentivo.

estudante feliz com bolsa transferência

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a bolsa transferência e suas vantagens:

Em processos de transferência (reopção) de curso o aluno perderá o direito da bolsa?

É permitido transferência interna entre faculdades Kroton e reopção de curso.

A bolsa é cumulativa com outras bolsas?  

Sim. Na modalidade presencial é cumulativa com a bolsa oferta de matrícula, bolsa indica amigo e FIES. Na modalidade EAD é cumulativa com bolsa incentivo e bolsa indica amigo.

São muitas as vantagens, não é mesmo? Faça a sua transferência e construa com a gente o seu futuro! Confira as opções de cursos e instituições no Portal Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.