Como usar a nota do Enem no meio do ano? Te ajudamos!

estudante fazendo o enem

Muitos participantes não sabem como usar a nota do Enem no meio do ano. Alguns até mesmo desconhecem essa possibilidade, por isso, acabam perdendo boas oportunidades de ingressar no ensino superior, tendo que adiar um pouco mais esse sonho.

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Por isso, você precisa ter atenção com os programas e os processos seletivos que acontecem também no segundo semestre, porque, assim como no começo do ano, permitem a utilização da nota do Enem para conquistar uma vaga na faculdade.

Quer saber como isso funciona? Então, continue lendo nosso artigo e veja:

Há diferença entre entrar na faculdade no início ou no meio do ano?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que quando falamos sobre entrar na faculdade no meio do ano não significa que você terá perdido o primeiro semestre. Isso porque as turmas que se iniciam em fevereiro ou março não são as mesmas formadas em agosto.

Portanto, você vai ingressar no começo do curso junto com outras pessoas, que também estão iniciando a graduação no momento. Sendo assim, no que se refere ao ensino, não existe nenhuma diferença entrar na faculdade no começo ou no meio do ano.

Você terá acesso às mesmas disciplinas que os demais alunos, participará de projetos, precisará fazer estágios… Enfim, cumprirá todas as atividades que são ofertadas para quem começa a faculdade no primeiro semestre.

A duração do curso também não é diferente. O que muda apenas é que, provavelmente, a sua formatura acontecerá na metade do ano. Isso porque, geralmente, a quantidade de semestres dos cursos de graduação é um número par, mas isso também não afeta a colação de grau nem a entrega do diploma.

Na verdade, se você optar por fazer vestibular no segundo semestre terá uma vantagem. É que no meio do ano a concorrência pelas vagas costuma ser menor. Sendo assim, você tem maiores chances de conseguir ingressar, pelo vestibular ou utilizando a nota do Enem, além de ter acesso a bolsas de estudo e financiamentos.

Quais são as possibilidades de ingresso no meio do ano?

Dito tudo isso, chegou a hora de você descobrir como usar a nota do Enem no meio do ano. Adiantamos que ela será útil para você não precisar fazer o vestibular interno, para conseguir bolsas de estudo e ter acesso às vagas do financiamento estudantil. Veja mais detalhes a seguir!

Ingressando sem fazer o vestibular interno

Você pode fazer a sua inscrição para o vestibular de inverno, a fim de ingressar na faculdade, mas, ao mesmo tempo, pode tentar outro caminho. Muitas faculdades utilizam a pontuação do Exame Nacional como processo seletivo, assim você não precisa fazer mais provas.

A vantagem de utilizar a nota do Enem no segundo semestre substituindo o vestibular está no fato de, conforme explicamos, a concorrência ser menor nessa época. Assim, as notas de corte dos cursos também diminuem, aumentando suas chances de conquistar uma vaga.

Tour pela prova do Enem

No entanto, você precisa ter atenção para não perder os prazos, já que o processo seletivo ocorre num período diferente. As inscrições podem começar já no mês de abril, geralmente seguindo até junho. Nesse período, é importante procurar a faculdade para saber como usar a nota no Enem no meio do ano para ingressar ali.

É válido ressaltar que cada instituição de ensino tem o seu próprio calendário e cronograma. Portanto, é fundamental que você defina em quais faculdades deseja tentar uma vaga para ficar atento aos prazos e não perder o período de inscrição, nem as chamadas.

Participando do Prouni

O Prouni é uma boa opção para quem deseja obter bolsas de estudos com 50 ou 100% de desconto. Sua primeira edição do ano é aquela que tem uma divulgação maior, mas também acontece um processo seletivo no segundo semestre e você pode utilizar a mesma nota do Enem nos dois.

Tome cuidado, apenas, para não fazer confusão, porque se você participar da primeira edição do Prouni isso não significa que está automaticamente inscrito na segunda. Existe um edital diferente para os dois processos, embora eles funcionem da mesma forma e sigam as mesmas regras. Alguns pré-requisitos fundamentais para participar do Prouni são:

  • não ter um diploma de ensino superior;
  • estar dentro da faixa de renda familiar de 3 a 5 salários-mínimos por pessoa;
  • ter estudado em escolas públicas ou particulares como bolsista;
  • alcançar 450 pontos no Enem e não zerar a redação.

Também tenha cuidado com os prazos do Prouni, porque as inscrições para 2020 estão previstas para acontecer entre os dias 7 e 10 de junho. Quem não conseguir uma vaga na primeira ou na segunda chamada, pode se participar da lista de espera do Prouni, que será aberta entre os dias 11 e 12 de julho.

Aderindo ao FIES

“Eu não passei no Prouni. E agora? Se isso acontecer com você, tudo bem, porque ainda há como usar a nota do Enem no meio do ano mesmo assim. Você ainda tem a opção de aderir a um financiamento estudantil.

Também acontece uma edição do FIES no segundo semestre, que segue as mesmas regras da primeira edição. Porém, é importante lembrar que esse programa do Governo está passando por mudanças e elas já começam a ser válidas em 2020 para o P-FIES e em 2021 para o FIES.

Entre essas mudanças está a nota mínima da redação, que passará a ser de 400 pontos. Além disso, há uma previsão para redução da quantidade de financiamentos ofertados, dificultando um pouco mais a adesão ao programa.

De toda forma, as inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 estão previstas para iniciar entre o final do mês de junho e o começo do mês de julho. Reforçando que, geralmente, elas se mantêm abertas por alguns dias, por isso, é fundamental ficar de olho nessas datas.

Chance extra: alternativa ao FIES

“Mas e se eu não passei no FIES também? Não vai ter como usar a nota do Enem no meio do ano?” Pode ficar despreocupado, porque, se acontecer de você não conseguir uma vaga no Prouni nem no FIES, ainda tem como aproveitar a sua nota do exame para entrar na faculdade. Nesse caso, como explicamos, ela substitui o vestibular em instituições privadas.

Tudo bem se você está preocupado com a mensalidade, mas saiba que, além do financiamento estudantil oferecido pelo Governo.

Você não precisará se preocupar com vagas do Enem no segundo semestre, com renda familiar, nem qualquer outro pré-requisito. Isso porque esse parcelamento é um crédito pré-aprovado para todos. Assim, qualquer um matriculado na faculdade que o ofereça tem direito a ele.

Viu só como usar a nota do Enem no meio do ano é mais fácil do que você pensava? Então, o que está esperando para conquistar a sua aprovação na faculdade no segundo semestre e iniciar os seus estudos? Fique atento aos prazos e cronogramas para não perder essa chance!

Quer ter mais uma oportunidade para conquistar o seu diploma? Faça sua inscrição no vestibular e aproveite todas as opções para entrar na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados