7 filmes de guerra para assistir e estudar para o Enem

Você consegue imaginar por quanta coisa diferente o mundo já passou até chegar nesse formato que conhecemos? Informar-se sobre os principais eventos que marcaram o passado (distante e recente) da sociedade é muito importante para entender a vida atual.

Não é à toa que o estudo de diversos períodos costuma ser cobrado nas avaliações que dão acesso ao ensino superior, como o Enem e as provas dos vestibulares. Felizmente, você pode ir além dos livros e selecionar alguns filmes de guerra para estudar História.

Há muitos títulos interessantes disponíveis na internet e nas principais plataformas de streaming. Para ajudar, listamos opções bastante variadas neste post. Confira agora!

Bastardos inglórios

Bastardos Inglórios é uma produção de 2009, dirigida por Quentin Tarantino, que simula a época em que a França fora ocupada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ao longo das cenas, o telespectador acompanha a trajetória de um time de judeus norte-americanos que espalham o terror no Terceiro Reich.

Os membros desse grupo eram conhecidos como Bastardos e encontraram apoio extra com os planos de uma judia fugitiva (Shosanna). Tudo o que ela quer é vingança com base em assassinatos de líderes políticos e fará esse planejamento nas instalações de um cinema local, do qual é proprietária.

O filme está disponível no Prime Video, da Amazon.

Olga

Também tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, essa produção brasileira foi lançada em 2004 e dirigida por Jayme Monjardim. O filme mostra um trecho da vida de Olga Benário Prestes no contexto da Erva Vargas, durante a formação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Olga era uma judia nascida na Alemanha e viajou ao Brasil para apoiar o PCB no país. Nas cenas do longa, você terá contato com os principais acontecimentos do período chamado de Intentona Comunista (1935) ou Revolta Vermelha de 35, marcado pelo levante da Aliança Nacional Libertadora contra o governo de Getúlio Vargas.

O filme está disponível no site AdoroCinema.

O menino do pijama listrado

Essa produção é ótima para quem deseja entender melhor o cenário da Segunda Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, conferir cenas emocionantes. Isso porque retrata a história do filho de um comandante nazista que, ao frequentar o campo de concentração com seu pai, acaba fazendo amizade com um menino judeu.

A trama, exibida nos cinemas em 2008 e dirigida por Mark Herman, é de ficção e se baseia em um livro de John Boyne. É uma opção atrativa para estudar História no Enem com um olhar mais crítico às decisões dos homens que fazem guerra, provando que, para as crianças, esse tipo de conflito não faz sentido.

O filme está disponível no site AdoroCinema.

Hotel Ruanda

Hotel Ruanda também aparece entre as dicas de filmes de guerra para estudar para vestibular, pois conta a história de um homem que abrigou mais de mil refugiados na luta contra a milícia Hutu, em Ruanda. Trata-se de Paul Rusesabagina, um gerente de hotel que precisou encarar o maior desafio da sua vida após a morte do presidente do país.

O protagonista, da etnia Hutu, utiliza seu próprio prédio para receber pessoas da etnia Tutsis. Junto com sua esposa, ele ajudará diferentes grupos a enfrentar as consequências de um atentado que resultou no evento conhecido como Genocídio de Ruanda.

Tour pela prova do Enem

O filme é de 2004, foi dirigido por Terry George e está disponível no UOL Play.

Eterno amor

Os eventos dessa trama ocorrem logo após o término da Primeira Guerra Mundial, quando uma jovem passa a aguardar notícias sobre o paradeiro de seu noivo. A moça chama-se Mathilde e descobre que seu parceiro compôs um grupo de soldados que agiram de modo a deixar a frente de batalha durante o conflito.

Por conta das ações desses homens, eles foram condenados à morte e levados a uma trincheira francesa para que seus corpos ficassem por lá. Enquanto acompanha discussões relacionadas a diferentes matérias do Enem, você verá a protagonista em busca da verdade com o auxílio de um detetive.

Eterno Amor é uma produção de 2004, do diretor Jean-Pierre Jeunet. Está disponível no site AdoroCinema.

Nascido em 04 de Julho

Um dos títulos mais antigos entre os filmes de guerra da nossa lista para estudar para o Enem estreou em 1989 (EUA) e contou com a direção de Oliver Stone. Em Nascido em 04 de Julho, somos apresentados à história de um jovem soldado norte-americano que ficou paraplégico após sofrer um ferimento durante combates na Guerra do Vietnã.

Trata-se de Ron Kovic, um rapaz que transformou o acontecimento trágico em motivação para lutar pelos direitos humanos. Ele passa a exercer um papel de ativista político por perceber que fora traído pelo próprio país, envolvendo-se no movimento pacifista e combatendo os preconceitos pelos quais pessoas com algum tipo de deficiência costumam lidar todos os dias.

A produção está disponível no site AdoroCinema.

A Lista de Schindler

Lançado em 1993, do aclamado diretor Steven Spielberg, esse filme é um clássico entre as produções que abordam ocorrências marcantes da história. A Lista de Schindler foi baseado na vida real de um empresário alemão que ajudou a salvar a vida de milhares de judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial.

A figura que inspirou a trama e deu origem ao protagonista é o polonês Oskar Schindler. Foi um título bastante premiado por mostrar os horrores do Holocausto e como as coisas funcionavam no controle dos nazistas. Por isso, facilita o entendimento da antiga sociedade alemã e o que ela fazia para lidar com as ações do governo.

Essa produção está disponível na plataforma Netflix.

Agora ficou fácil estudar!

Esperamos que você goste das sugestões de filmes e consiga conferir o máximo de títulos enquanto se prepara para as provas. Também é possível intercalar o lazer na telinha com simulados e videoaulas disponibilizados em portais específicos, como o Trilha do Enem.

Por fim, lembre-se de que a organização deve reinar mesmo quando o objetivo é aprender por meio de filmes de guerra ou de séries que abordam temas parecidos. Por isso, não deixe de incluir todos os momentos para assisti-los em um bom cronograma de estudos.

Quer saber por onde começar? Saiba agora como organizar as matérias e quanto tempo se dedicar a cada uma delas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados