O primeiro passo de quem deseja ter sucesso na vida profissional é escolher um curso de graduação, certo? E o segundo é pesquisar sobre as instituições e escolher a faculdade mais adequada. Depois, vem a parte mais trabalhosa, que é se preparar para o Enem.
É pelo Exame Nacional do Ensino Médio que os estudantes têm acesso às vagas da rede pública, por meio do Sisu. E é também a nota do Enem que define, entre outros fatores, quem vai ganhar bolsa de estudos do Governo para cursar o ensino superior em uma instituição particular.
Isso ocorre por meio do Programa Universidade para Todos —, o Prouni. Se você fez sua inscrição e está aguardando a divulgação da lista do Prouni segunda chamada, prossiga a leitura deste post para saber como consultar a situação da bolsa do Prouni e como proceder para não perder a vaga!
Quando acontece a segunda chamada do Prouni?
Para começo de conversa, é preciso saber que o programa de bolsas abre vagas tanto no início quanto no meio do ano, o que dobra as suas chances de participar. As regras do Prouni são estabelecidas pelo Ministério da Educação com base em critérios bem claros: como conseguir uma bolsa integral, qual é a renda máxima familiar etc.
Todas essas informações ficam disponibilizadas no site do Prouni e na página da instituição conveniada (aquela em que você pretende se matricular).
Os dados mais importantes estão no cronograma do Prouni. Dê muita atenção às datas indicadas nele! Veja o que o MEC informa sobre esse assunto:
É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis alterações. A eventual comunicação por via eletrônica do MEC com os candidatos tem caráter meramente complementar (Prouni Portal MEC).
Portanto, se perder um prazo, como o da entrega de documentos, você deixa de concorrer a uma vaga naquele processo e precisa esperar o segundo semestre para a abertura de um novo edital.
Depois dessa contextualização, vamos às informações sobre quando acontece a segunda chamada do Prouni.
Pré-seleção
Antes da primeira e da segunda chamadas, há um período de pré-seleção. É nessa fase que você fica sabendo se poderá prosseguir no processo seletivo e se haverá turma para o curso desejado.
A pré-seleção é como uma promessa, em que ambas as partes se propõem a finalizar o contrato. É nesse período que o candidato deve se dirigir à faculdade levando a documentação.
Então, passando essa fase e a primeira chamada, fique atento ao prazo (olha o cronograma aí de novo!) para saber se vai ser chamado. E sabe por que essa burocracia toda? Muitos pré-candidatos podem perder o prazo ou ter a documentação reprovada no Prouni por algum motivo.
Imagine que você está em uma fila com 300 pessoas concorrendo a 30 vagas no curso de Direito, por exemplo. E essa fila é organizada pela nota de corte do Prouni. Na primeira chamada, os 30 melhores candidatos (com resultados mais altos no Enem) são convidados a apresentar os documentos que comprovam renda familiar e demais critérios da bolsa.
Agora, pense que, desses 30 que foram chamados, 10 não prosseguiram com o processo, seja por mudança de planos, seja por outro motivo. O processo de seleção é retomado, agora chamando mais 10 pessoas entre as 270 que ainda estavam na fila. Por isso, essa fase é nomeada como segunda chamada.
Ficou mais claro para você? Mas e na prática, o que é preciso fazer para permanecer na fila e participar da segunda chamada? Continue a leitura para descobrir!
O que é preciso fazer para participar da segunda chamada do Prouni?
Ok, sua nota do Enem nem está tão boa assim, e você não foi chamado de primeira. Sem problemas, é para isso que existe o processo de segunda chamada do Prouni. Aí a fila anda!
Em todo caso, a inscrição no processo é válida para o semestre em curso e alcança as duas chamadas. Dessa forma, se você não foi selecionado na primeira, não é preciso fazer nada, apenas acompanhar o cronograma e aguardar pela segunda chamada.
Em outras palavras, você permanece lá na fila, viu? Aguarde o resultado e veja se foi aprovado e se houve abertura de turma na instituição.
A segunda chamada é a última chance de participar do Prouni?
“Não passei no Prouni“, e agora? Se as vagas de segunda chamada do Prouni acabaram e você não for selecionado, tenha calma, pois o processo ainda não terminou. Lembra da fila? Precisamos esperar para saber se aqueles 10 últimos convocados vão atender a todos os critérios do Prouni e conseguir a bolsa de segunda chamada.
Se isso não ocorrer, será preciso chamar mais gente. É aí que surge a vaga para quem ficou na lista de espera do Prouni, entendeu?
Porém, o Prouni não prevê uma terceira chamada. O que ocorre é que essas vagas ociosas, isto é, que não foram preenchidas, ficam aguardando candidatos. Nessa fase, é possível até mudar de fila. Se a vaga que você queria não chegou, pesquise pelas vagas remanescentes do Prouni em outro curso ou outra instituição de ensino.
Nessa fase, diferentemente da segunda chamada, que é automática, o candidato precisa manifestar interesse pela vaga, não se esqueça!
Depois de todas essas etapas, vem a dúvida: e se nada disso funcionar? Será que é possível conseguir uma bolsa de estudo sem fazer o Enem? Sim, você tem alternativas aos programas de incentivo do Governo Federal.
Sabemos que as universidades federais enfrentam desafios, como greves e falta de investimento. Por outro lado, o preço das mensalidades não é baixo e, muitas vezes, o estudante precisa conciliar trabalho e estudo para arcar com as despesas da graduação particular.
Dessa forma, a dica é procurar programas de bolsas e créditos ou financiamento estudantil em faculdades privadas. Elas têm ofertas de vagas e atendem a todos os requisitos do MEC para proporcionar uma formação de excelência aos estudantes.
Quer saber mais? Conheça as instituições participantes do Vestibulares e encontre a que melhor atende as suas necessidades!