Quer saber como funciona a lista de espera do Prouni 2020? Confira!

estudante vendo sobre lista de espera prouni

Se você não foi selecionado na primeira chamada do Programa Universidade para Todos, não se preocupe! Ainda há chances de obter sua bolsa de estudos participando da lista de espera do Prouni.

Ela existe porque nem sempre as vagas disponibilizadas são ocupadas nas primeiras chamadas. Então, aqueles que desejarem podem apresentar seu nome para uma nova convocação, passando a ter o direito de receber uma bolsa parcial ou integral.

Mas é preciso ficar atento porque esse processo não acontece de forma automática. Você deve manifestar o desejo de participar da lista, e isso deve acontecer dentro de um prazo determinado. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a lista de espera do Prouni?

O número de bolsas disponibilizadas pelo Prouni não atende a todos os candidatos. Assim, existem os primeiros colocados, que serão convocados na primeira chamada, e aqueles que estão em seguida, com uma pontuação pouco menor, disponíveis para a segunda chamada.

Porém, esses candidatos com maiores notas nem sempre preenchem as vagas, o que pode acontecer por desistência, discrepâncias nas informações, perda de prazo ou a falta de apresentação de documentos. Quando uma vaga não é preenchida nas primeiras chamadas, ela permanece disponível.

A lista de espera do Prouni é a relação de nomes dos candidatos que não foram selecionados, mas continuam tendo interesse nas bolsas de estudo. Eles se mantêm à disposição das instituições como suplentes, para preencherem as vagas que ficaram em aberto.

Quais são as datas referentes à lista de espera do Prouni 2020?

Todo o processo do Prouni segue um calendário, então, quem deseja participar dele precisa estar atento às datas. Há um período para inscrições, depois, para divulgação dos resultados da primeira chamada e comprovação de informações, o mesmo com a segunda chamada e a lista de espera.

O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni costuma acontecer no começo de março. Em 2020 ele foi do dia 6 ao dia 9. A comprovação das informações acontece poucos dias depois. Na edição de 2020, o período segue entre os dias 13 e 20 de março.

Tour pela prova do Enem

Se você não conseguir uma vaga no primeiro semestre, ou tiver perdido algum prazo, ainda tem chance de concorrer a uma bolsa na metade do ano. Isso porque o Prouni realiza uma edição no segundo semestre. Para este ano de 2020, o cronograma previsto é o seguinte:

  • início das inscrições: entre 7 e 10 de junho;
  • primeira chamada: 14 de junho;
  • segunda chamada: 28 junho.

No caso da lista de espera os candidatos podem manifestar o desejo de participar entre os dias 11 e 12 de julho, com previsão de divulgação dos resultados entre os dias 15 e 18 de julho. Entretanto, é importante estar atento ao edital para verificar se não há nenhuma alteração nessas datas.

Como concorrer às vagas da lista de espera do Prouni 2020?

É muito importante saber que, para ocupar uma das vagas remanescentes do Prouni, é preciso informar seu interesse no portal do programa. Afinal, como dissemos, o processo não acontece de forma automática, ok?

Para entrar na lista, é preciso ter participado da última edição do Enem e obtido um desempenho mínimo de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Nesse caso, o candidato:

  • não pode ter diploma de ensino superior;
  • deve confirmar uma renda familiar dentro do limite estabelecido por pessoa;
  • precisa apresentar o nível de formação escolar exigido.

Lembrando que, além de preencher esses requisitos, só pode participar quem não foi selecionado nas duas primeiras chamadas, ou aqueles que foram selecionados, mas a instituição de ensino não conseguiu formar turma.

Existem outras opções de bolsa estudantil para quem não for chamado no Prouni?

Se você não conseguir uma das vagas do Prouni, lembre-se de que há outras formas de conquistar uma bolsa de estudos sem o Enem ou ainda com a nota do próprio Exame. Uma opção são os programas internos oferecidos pelas faculdades.

Além disso, existem diferentes tipos de bolsas para estudantes, como aquelas para atletas e aos que trabalham na faculdade, por exemplo. Há ainda a Bolsa Incentivo, uma parceria de diversas faculdades com o site Vestibulares, que oferece um ótimo desconto nas mensalidades.

Sendo assim, participar da lista de espera do Prouni é uma opção que você tem para fazer faculdade, mas não é a única, pois há outras formas de tornar os seus estudos acessíveis. Se quiser saber mais, entre em contato com a equipe Vestibulares para conhecer a Bolsa Incentivo e ajudarmos você a ingressar no ensino superior.

Um dos motivos para os candidatos perderem uma vaga do Prouni é a falta de documentos. Por isso, veja ainda o que não pode faltar para obter a sua bolsa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados