Documentação reprovada no Prouni: o que fazer?

estudante conferindo documentação prouni

Você sabia que ser pré-selecionado no Programa Universidade para Todos não significa que o candidato terá direito à vaga? Na verdade, alguns até mesmo perdem essa oportunidade porque têm a documentação reprovada no Prouni.

Isso pode acontecer pela falta de documentos, por inconsistências na comprovação de renda, por causa do lugar onde o ensino médio for cursado, entre outros problemas. Mas não se preocupe, porque não é preciso deixar de lado o sonho de cursar a faculdade por isso.

Se você tiver a sua documentação reprovada no Prouni, ainda tem algumas opções para ingressar no ensino superior. Quer saber mais detalhes? Então, continue lendo e veja quais são as alternativas para quem não conseguiu aprovação no Prouni!

Não desista de entrar no ensino superior

Não é raro os candidatos terem problemas com os documentos do Prouni. Isso acontece porque o programa tem diversas exigências que precisam ser cumpridas para que a pessoa de fato tenha direito a sua bolsa, seja parcial ou integral.

Além disso, existe um prazo para essa documentação ser apresentada na faculdade. Muitas precisam de firma reconhecida, há necessidade de declarações, comprovantes, ou seja, são muitos detalhes que podem trazer inconsistências, que levam a pessoa a perder a sua oportunidade.

No entanto, o que você não deve esquecer é que as bolsas do Prouni são apenas uma alternativa para cursar a faculdade com preço mais baixo. Sendo assim, se acontecer algum problema com a sua documentação, a primeira coisa que você deve fazer é não desistir de entrar no ensino superior.

Existem outras opções de bolsas, descontos e parcelamento para tornar a graduação mais em conta. É interessante que você tente todas as alternativas possíveis, porque, dessa forma, terá mais chances de conquistar a sua vaga. Agora é hora de respirar fundo, não se deixar abater e buscar outro caminho!

Confira se algum documento está pendente ou incorreto

A lista de documentos que precisam ser apresentados para a faculdade é bem extensa. É preciso fazer a identificação do candidato e dos seus familiares, comprovar a residência de todos, apresentar o comprovante do ensino médio e, também, comprovantes de renda do candidato e sua família.

Ainda existem documentos mais específicos, como para professores da educação básica, de separação, divórcio ou óbito dos pais, de pagamento de pensão alimentícia e assim por diante. Por isso, não é de se espantar que algum documento possa ter ficado para trás ou esteja com informações incorretas.

Então, se você tiver a sua documentação reprovada, primeiro procure saber qual foi o motivo, a fim de entender a inconsistência e corrigi-la antes de finalizar o prazo do cronograma do Prouni para apresentação dos documentos.

Encontre uma faculdade que ofereça facilidades

Se você conferiu os documentos e mesmo assim teve a documentação reprovada no Prouni, então, é hora de procurar outras opções. Como explicamos, essa não é a única alternativa, e você encontrará faculdades que oferecem mais facilidades para o ingresso no ensino superior.

As instituições particulares têm liberdade para trabalhar com bolsas especiais, descontos e parcelamentos internos — programas que não dependem da aprovação do governo. Assim, você pode ter um acesso ainda mais fácil a diversos benefícios e com a vantagem de não estar sujeito a tantas exigências.

Os valores de desconto na mensalidade são bastante variados, de acordo com o tipo de programa que você solicitar ou estiver enquadrado. Alguns benefícios são mais específicos, como para quem vai fazer uma segunda graduação, para servidores públicos e militares, professores, pessoas da mesma família e colaboradores de empresas parceiras.

Verifique as possibilidades de bolsas

Ter a documentação reprovada no Prouni não exclui a sua possibilidade de estudar por meio de uma bolsa. Isso porque, como explicamos na dica anterior, as instituições de ensino particulares trabalham com seus próprios programas.

Portanto, você só precisa conferir com a faculdade em que deseja estudar quais são as opções disponibilizadas para os estudantes. Optando por essa facilidade, você pode conseguir uma bolsa sem fazer Enem, já que essa não é uma exigência nas instituições privadas.

A seguir, veja algumas bolsas de estudo para conferir se alguma delas está enquadrada no seu perfil:

  • Bolsa Primeiro Semestre: oferece desconto nos primeiros meses da graduação, para começar os estudos e conseguir adaptar sua situação financeira;
  • Bolsa Incentivo: mais uma facilidade para quem está passando por dificuldades financeiras e deseja ingressar no ensino superior;
  • Bolsa Familiar: é oferecido um desconto na mensalidade para as pessoas que pertencem ao mesmo grupo familiar e estudam naquela instituição;
  • Convênio Empresa: parcerias firmadas entre a faculdade e as empresas para que os funcionários tenham desconto nas mensalidades da graduação;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares: contempla os funcionários públicos municipais, estaduais e federais, seus familiares, bem como aqueles que prestam serviço militar.

Considere fazer um parcelamento estudantil

Uma opção bem interessante para pagar menos pela graduação é fazer um parcelamento estudantil. Caso você tenha sua documentação reprovada no Prouni, essa pode ser uma ótima solução para minimizar o custo dos estudos e fazer o curso caber no bolso.

O parcelamento funciona como um tipo de financiamento. Você reduz o valor da mensalidade e continua pagando o curso mesmo depois de formado. Assim, você pode controlar melhor as suas finanças e se planejar para não ficar no vermelho.

Inscreva-se no vestibular

Como os programas de bolsas e descontos são oferecidos para os estudantes de uma determinada instituição de ensino, é preciso estar matriculado nela para ter acesso a esses benefícios. Sendo assim, além de participar do Prouni você deve fazer a sua inscrição para o vestibular da faculdade.

Dessa forma, aumentará suas chances de conseguir um abatimento no valor da mensalidade. Então, mesmo que seja reprovado no Prouni, poderá recorrer a outras opções tão vantajosas quanto esse programa do governo — em alguns casos até mais!

Além disso, o Prouni tem uma limitação de vagas, e talvez você não consiga encontrar a bolsa que deseja para a graduação que quer cursar. Se esse for o seu caso, você tem ainda outra vantagem de optar pelas alternativas ao Prouni, que são mais abrangentes.

As faculdades Anhanguera, Unopar, Pitágoras, FAMA, Uniderp, Unic e Unime oferecem programas de bolsas e descontos para quem teve a documentação reprovada no Prouni. Isso para o ensino presencial ou EAD, em diversos cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Elas têm diversas unidades e polos espalhados pelo Brasil, facilitando o acesso ao diploma para você se profissionalizar e construir uma carreira de sucesso!

Viu só como a documentação reprovada no Prouni não é um problema? Faça sua inscrição para o vestibular de faculdades que se preocupam com você e seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.