Cronograma Prouni: fique por dentro das principais etapas!

cronograma prouni 2020

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos grandes facilitadores do acesso ao ensino superior. Com ele, estudantes de baixa renda podem concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) para estudar em faculdades privadas.

Para participar, além de atender aos pré-requisitos socioeconômicos, é preciso ter participado da edição atual do Enem e seguir as etapas do processo seletivo conforme as datas do cronograma Prouni. Veja como funciona!

Como funciona o cronograma Prouni?

O cronograma Prouni traz a programação de cada etapa do processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. Nele, são descritas as datas de inscrição e a divulgação dos resultados, além da entrega da documentação pelos selecionados. É importante ter atenção, já que os prazos são curtos.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Veja como foi o cronograma do Prouni para o 1º semestre de 2020:

  • 28/01 a 01/02 — período de inscrições;
  • 04/02 — divulgação da 1ª chamada;
  • 04/02 a 11/02 — comprovação das informações pelos candidatos aprovados na 1ª chamada;
  • 18/02 — divulgação da 2ª chamada;
  • 18/02 a 28/02 — comprovação das informações pelos candidatos aprovados na 2ª chamada;
  • 06/03 a 09/03 — período para manifestação de interesse na lista de espera;
  • 13/03 a 16/03 — comprovação das informações pelos candidatos participantes da lista de espera.

Para o 2º semestre do ano, o cronograma oficial ainda não foi divulgado. No entanto, os prazos seguem o mesmo padrão do 1º semestre, com início das inscrições entre o final de junho e o início de julho.

Como funciona cada etapa?

Abaixo, entenda melhor sobre cada etapa.

Inscrições

No período de inscrições, os candidatos devem acessar o Prouni Aluno e preencher as informações, incluindo o número de inscrição do Enem e as duas opções de curso, instituição de ensino e turno que deseja pleitear.

Resultados

Os candidatos são classificados de acordo com o desempenho do Enem, até determinada nota de corte. Depois, são pré-selecionados os estudantes com melhor desempenho, até o preenchimento do número de bolsas disponíveis.

Comprovação de informações

Para garantir a bolsa, os pré-selecionados precisam confirmar as informações prestadas. Para isso, têm o prazo de dez dias especificado no cronograma para comparecer à instituição de ensino levando os documentos solicitados.

Tour pela prova do Enem

2ª Chamada

Nem todos os candidatos pré-selecionados garantem o direito à bolsa, seja porque não apresentaram a documentação no prazo, seja porque houve alguma inconsistência nas informações prestadas.

Com isso, uma nova lista de candidatos é pré-selecionada, também por ordem de desempenho. Os convocados em 2ª chamada precisam levar igualmente a documentação no prazo especificado no cronograma.

Lista de espera

Após as duas chamadas, é aberta a lista de espera. Os candidatos devem confirmar manualmente seu interesse em aguardar uma vaga no site do Prouni, além de confirmar as informações por meio da documentação apresentada à faculdade no prazo do cronograma.

Caso haja desistências, esses participantes são chamados por ordem de classificação. Para participar da lista de espera, o candidato não pode ter sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares.

O que são as vagas remanescentes?

Outra oportunidade de ser contemplado pelo programa é por meio das vagas remanescentes. Trata-se de bolsas que não foram distribuídas nas chamadas regulares ou na lista de espera. O processo é independente, ou seja, mesmo quem não se inscreveu no início do semestre pode participar.

As condições são mais flexíveis também. Você pode ter feito o Enem a partir de 2010 e não há classificação dos candidatos: as bolsas são concedidas por ordem de inscrição.

O candidato que finaliza o cadastro tem a bolsa pré-reservada, devendo comparecer à faculdade para levar a documentação em até dois dias úteis. Se não o fizer, o próximo inscrito será chamado, e assim por diante.

Normalmente, as inscrições para vagas remanescentes são:

  • entre março e abril, no 1º semestre;
  • entre agosto e setembro, no 2º semestre.

Agora que você já conhece o cronograma Prouni e viu como funcionam as principais etapas para conseguir uma bolsa de estudos, não perca essa chance! Como você viu, existem muitas oportunidades para ser contemplado.

Aproveite e leia também nosso guia completo para conquistar a aprovação no Enem e garanta uma ótima nota!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados