Vagas remanescentes do Prouni 2023: o que isso significa na prática?

prouni remanescentes

Você estudou, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se inscreveu no Programa Universidade para Todos (Prouni), mas não foi selecionado. Embora seja uma situação desagradável, há esperança! Afinal, existe ainda uma chance entre as vagas remanescentes do Prouni 2023. Basta se inscrever nesse processo depois de finalizado o sistema seletivo regular.

Essa possibilidade é uma novidade para você? Não sabe como funciona? Neste artigo, ajudaremos a entender o que é, quem tem direito e como funcionam as vagas remanescentes. Além disso, mostraremos algumas alternativas à bolsa do Prouni. Confira os próximos tópicos!

O que são as vagas remanescentes do Prouni?

As vagas remanescentes Prouni são aquelas não preenchidas no decorrer das etapas das chamadas regulares (primeira, segunda e lista de espera).

No geral, essas bolsas extras ficam disponíveis em razão da desistência dos selecionados, falta de comparecimento dentro do prazo limite para inscrição ou ausência do envio das documentações solicitadas.

Todo ano, milhares de vagas são categorizadas como remanescentes. Existe também um percentual delas destinado a pessoas com deficiência (PCDs), autodeclaradas pardos, negros ou indígenas.

Para não perder o prazo para a conquista da vaga remanescente, é importante ficar atento ao cronograma do Prouni 2023, que segue assim:

  • inscrições — 22 a 25 de fevereiro;
  • resultado de primeira chamada — 2 de março;
  • comprovação dos dados da primeira chamada — 3 a 14 de março;
  • resultado da segunda chamada — 21 de março;
  • comprovação dos dados da segunda chamada — 21 a 29 de março;
  • lista de espera — 4 a 5 de abril;
  • resultado da lista de espera — 7 de abril;
  • comprovação das informações referentes aos candidatos da lista de espera — 8 a 13 de abril.

Quem tem direito às vagas remanescentes do Prouni?

É importante ressaltar que existem certos requisitos para concorrer a uma vaga remanescente do Prouni. São eles:

  • ser brasileiro;
  • não ter um diploma de ensino superior;
  • professor (em efetivo exercício no magistério de educação básica e integrante do quadro de funcionários permanentes de uma instituição pública) que deseje se inscrever em cursos de Licenciatura. Aqui, não é preciso comprovar renda;
  • ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa — no caso das bolsas parciais (descontos de 50% nas mensalidades);
  • ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa — para as bolsas integrais;
  • obter, pelo menos, 450 pontos na prova de conhecimentos gerais (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza) e não ter zerado a prova de redação;
  • ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou particular (na condição de bolsista integral);
  • ter cursado o ensino médio integralmente em uma escola privada como bolsista parcial ou não;
  • ter cursado o ensino médio de forma parcial em instituição da rede pública ou privada, com ou sem condição de bolsista parcial;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em uma instituição da rede pública e também de maneira parcial em uma escola da rede privada. Sempre sendo bolsista integral.

À medida que são selecionados para as vagas remanescentes, os estudantes precisam comprovar a sua situação econômica.

Além disso, é necessário apresentar a documentação exigida no processo seletivo regular. Para conhecimento, as principais documentações exigidas para os que desejam se inscrever são:

  • documento de identificação (RG, CNH e CPF);
  • comprovantes de residência (conta de água, luz, telefone etc.);
  • comprovante de rendimentos ou de renda.

Quando o termo de concessão da bolsa é aprovado, o desconto passa a valer.

Como funciona o processo na prática?

Para realizar a inscrição na bolsa remanescente Prouni, o estudante precisa acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) no site gov.br. Em seguida, é necessário realizar o cadastro no sistema reservado para as vagas remanescentes. O passo a passo é bem simples e explicado no próprio site.

No decorrer do processo, não existe uma nova seleção por nota de corte. Na verdade, as bolsas remanescentes são disponibilizadas segundo a ordem das inscrições e a confirmação dos requisitos exigidos. Vale destacar que os estudantes selecionados para ocupar uma vaga Prouni remanescente têm o prazo de dois dias para comprovar os dados fornecidos e garantir a bolsa de estudos.

Tour pela prova do Enem

Quais são as alternativas de bolsa ao Prouni?

Caso você não consiga uma bolsa do Prouni por meio do processo seletivo regular ou das vagas remanescentes, não há razão para se sentir frustrado.

Existem alternativas disponíveis para ingresso em uma instituição particular de nível superior. Entre as possibilidades, apontamos as seguintes.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Modalidade que financia até 100% das mensalidades de faculdades particulares presenciais por meio de subsídios do Governo Federal. O estudante só começa a pagar o financiamento após a conclusão da faculdade.

É importante destacar que o FIES não contempla os cursos de educação a distância (EAD).

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O candidato seleciona dois cursos universitários que deseja estudar entre as faculdades federais ou estaduais.

Para ganhar uma dessas vagas, o candidato precisa atingir uma pontuação mínima — baseada na nota de corte do curso desejado. Geralmente, a nota é elevada, pois são poucas vagas e muitos candidatos.

Isenção de vestibular e descontos

Existem instituições de ensino superior que utilizam a nota do Enem como substituta do vestibular tradicional, seja online, seja presencial).

Nesse sistema, quanto maior a nota, maiores podem ser os descontos na mensalidade, podendo chegar a 100%. É o caso das faculdades parceiras do Vestibulares, como Anhanguera e Pitágoras.

As faculdades parceiras do Vestibulares ainda têm como diferencial o Canal Conecta. Esse portal é exclusivo para os alunos das faculdades Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar, com artigos especializados para auxiliar a entrar no mercado de trabalho e vagas de emprego e estágio em todo o Brasil.

Pronto para aproveitar as vagas remanescentes do Prouni?

Com as vagas remanescentes do Prouni e as alternativas que mostramos, fica muito mais fácil de realizar o sonho de cursar uma faculdade e obter um diploma de nível superior, não acha? E essa certificação abre muitas portas no mercado de trabalho, sendo o início de uma carreira de sucesso.

Entendeu como funcionam as vagas remanescentes do Prouni 2023? Aproveite para se inscrever agora mesmo no processo seletivo das faculdades parceiras do Vestibulares e aumentar suas chances de começar a graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados