Vagas remanescentes do Prouni 2020: o que isso significa na prática?

vagas remanescentes prouni

Não conseguiu sua bolsa na primeira chamada do Programa Universidade para Todos? Pode ficar em paz, pois suas chances ainda não se esgotaram! Os candidatos que não são contemplados ainda no primeiro semestre também podem se inscrever para o Prouni remanescentes, após o encerramento do processo seletivo regular.

Para quem ainda fica perdido quando falamos de bolsas e financiamento estudantil, vale relembrar que o Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC). A proposta é disponibilizar bolsas de estudo, parciais (50%) ou integrais (100%), para alunos matriculados em faculdades particulares.

Quer saber como conseguir uma vaga extra do Prouni? Acompanhe as informações que preparamos neste post. Aqui, você vai descobrir o que é uma bolsa remanescente e como esse processo funciona na prática. Confira!

O que são vagas remanescentes do Prouni?

As vagas remanescentes do Prouni são aquelas que não são preenchidas durante as chamadas regulares do programa. As bolsas extras ficam disponíveis devido à desistência de candidatos que são contemplados no início do ano — seja pela falta de documentação adequada, seja pelo não comparecimento dentro da data limite de inscrição.

Podem concorrer às vagas remanescentes do Prouni estudantes brasileiros que nunca tiveram um diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior.

A participação no programa também exige renda familiar com per capita máxima de três salários mínimos, no caso das bolsas parciais. Já quem pretende conseguir a bolsa integral, a renda limite é de um salário e meio por pessoa da família.

Outra exigência para conseguir uma vaga é o desempenho na prova do Enem. A nota de corte do Prouni se refere à pontuação mínima necessária para conseguir uma aprovação no programa. Nesse caso, para participar do processo seletivo do Prouni, o candidato precisa fazer pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não pode zerar na redação do Enem.

Ok! Essas informações foram apenas para relembrar e contextualizar o tema que trouxemos. Agora, você sabe o que é remanescente? Bom, a essa altura já deve ter ficado claro o significado da palavra: restante, excedente, aquele que sobra. Portanto, com as vagas extras do Prouni, ainda é possível levar adiante o sonho de fazer um curso de graduação, sem custos com mensalidade integral, certo?

Como funciona na prática o processo para conseguir uma vaga Prouni remanescente?

Depois de você já ter compreendido o que são as vagas remanescentes do Prouni, vamos a mais informações para deixar claro como elas funcionam na prática.

Quem pode participar?

Vimos, no tópico anterior, alguns requisitos básicos para os candidatos a uma bolsa do Prouni. Além dos pontos que já mencionamos, para conseguir uma das vagas remanescentes, também é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escolas particulares.

Estudantes com deficiência também podem participar do processo seletivo, assim como professores em exercício na educação pública e que estejam pleiteando um curso de licenciatura.

Como fazer a inscrição?

As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal do Prouni. Para isso, o estudante deve acessar o site e fazer o cadastro no sistema reservado para vagas remanescentes. O passo a passo é disponibilizado no próprio site, só é necessário que o candidato siga as instruções até concluir a candidatura — sem complicações.

Durante o processo para conseguir uma vaga remanescente do Prouni, não há uma nova seleção por nota de corte. As bolsas são concedidas conforme a ordem das inscrições e mediante a confirmação dos critérios exigidos.

Os alunos selecionados devem comparecer à faculdade dentro do prazo de dois dias após a inscrição para comprovar as informações fornecidas e garantir sua bolsa de estudos.

Qual é o calendário de inscrições?

O período de inscrição para as vagas extras do Prouni tem início somente depois da matrícula dos candidatos que conseguiram a bolsa durante o processo seletivo regular. Para o ano de 2020, o calendário das etapas regulares cumpre a seguinte ordem:

  • 28/01 a 01/02 – período de inscrições;
  • 04/02 – divulgação do resultado da 1ª chamada;
  • 04/02 a 11/02 – comprovação das informações dos candidatos aprovados na 1ª chamada;
  • 18/02 – divulgação do resultado da 2ª chamada;
  • 18/02 a 28/02 – comprovação das informações dos candidatos aprovados na 2ª chamada;
  • 06/03 a 09/03 – prazo para que os estudantes que desejam participar da lista de espera manifestem o interesse;
  • 13/03 a 16/03 – comprovação das informações dos candidatos aprovados na lista de espera.

Quando acontece o processo seletivo para as vagas extras do Prouni?

O MEC divulga o período de inscrições para as vagas remanescentes do Prouni após o término das etapas regulares. Vale informar que a lista de espera ainda faz parte do processo seletivo regular do programa. Somente depois disso é que são disponibilizadas as bolsas que eventualmente não foram ocupadas.

Então, fique de olho nas próximas notícias — aliás, nós aqui do Vestibulares sempre trazemos conteúdos atualizados sobre o assunto — pois mesmo se você não conseguir uma vaga na primeira ou na segunda chamada, ou mesmo na lista de espera, novas oportunidades podem surgir.

Em quais faculdades estudar com a bolsa do Prouni?

Para usufruir do benefício do Prouni e iniciar um curso superior, o aluno não precisa prestar vestibular. Mas é necessário fazer uma pesquisa para saber se a faculdade oferece a graduação para qual a bolsa foi concedida.

Por exemplo, se você tem intenção de fazer faculdade de Agronomia, deve procurar uma instituição que tenha esse curso, já que não é uma opção encontrada em todas as faculdades. Depois disso, basta entrar em contato com a instituição escolhida e ser participante do programa, a fim de saber quais os demais procedimentos necessários para efetuar a matrícula.

Para entrar no curso que você deseja aqui pelo Vestibulares, é fácil! Você só precisa:

  • escolher o curso, a instituição e a modalidade de ensino, assim como a localização da faculdade e o horário em que deseja estudar;
  • fazer sua inscrição para o processo seletivo da instituição escolhida — após a comprovação da nota do Enem e da concessão da bolsa Prouni, você será dispensado do vestibular;
  • efetuar a matrícula na faculdade e iniciar a tão esperada jornada na graduação.

Entendeu como conseguir uma vaga Prouni remanescente? Agora, é só acompanhar o andamento da distribuição das vagas e torcer para que você também seja um dos escolhidos.

Que tal ficar ainda mais bem informado sobre o assunto? Leia nosso próximo post e entenda como usar a nota do Enem no Prouni!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: