Passo a passo: saiba como consultar a situação da bolsa do Prouni

estudante conferindo prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo com 50 e 100% de desconto. É realizado duas vezes por ano com inscrições geralmente em janeiro e junho. A divulgação de resultados é em fevereiro e julho, quando já é possível consultar a situação da bolsa Prouni.

É feita a pré-seleção dos candidatos e a convocação para apresentar os documentos na faculdade. Há, também, uma segunda etapa quando as vagas não são preenchidas, e a lista de espera do Prouni. Por isso, o candidato precisa ficar atento.

Alguns perdem a vaga por dúvidas na hora de acompanhar os resultados, e foi pensando nisso que preparamos este artigo. Veja o passo a passo para conferir a situação da bolsa e descubra quais são os recursos que você encontra no site ou no aplicativo do programa!

Como consultar a situação da bolsa Prouni

As datas do cronograma do Prouni precisam ser seguidas pelos candidatos para que tenham direito à vaga. Mas é de responsabilidade de cada um deles consultar a situação da bolsa do Prouni para não deixar passar os prazos das chamadas e da apresentação dos documentos.

Todo o processo é realizado pela internet. Você pode fazer a consulta diretamente pelo site oficial do Prouni ou utilizando o aplicativo. Veja como acessar os resultados.

Acesse o site ou o aplicativo do Prouni

As inscrições para o programa só podem ser feitas pelo site oficial, mas na hora da consulta ao Prouni você também pode optar pelo aplicativo. Ele está disponível nas versões Android, iOS e Windows Phone.

Na página inicial, você terá acesso a dois modos de busca: “Ver Resultado” e “Lista de Selecionados”. Ambos permitem consultar a situação da bolsa Prouni, mas mostram as informações de uma forma diferente. Os passos a seguir são para a opção “Ver Resultado”.

Use o CPF ou o número da inscrição do Enem

Depois de acessar o site ou o aplicativo, insira seus dados para dar início à consulta. Use o número do seu CPF ou da inscrição do Enem. Por isso, você precisa guardar muito bem essa numeração assim que se inscrever.

Insira a senha cadastrada no primeiro acesso

Quando você fez sua inscrição precisou gerar uma senha, certo? É ela que você utilizará para consultar a situação da bolsa Prouni. Não anotou? Não se preocupe, nessa página de login tem a opção de recuperar os dados. Eles serão enviados para o e-mail que você cadastrou.

Depois de preencher os campos, não se esqueça de selecionar o quadradinho de captcha para que o sistema libere o acesso, confirmando que você não é um robô.

Opção lista de selecionados

Lembra que falamos que você também pode escolher a busca “Lista de Selecionados”? Caso queira fazer a consulta por ali, basta preencher os campos com o nome da instituição, o local de oferta da bolsa, o curso desejado, a turma, o tipo de bolsa e se primeira ou segunda chamada. Você verá os nomes dos pré-selecionados.

O que você pode fazer ao acessar o cadastro

A consulta segue o mesmo passo a passo no primeiro semestre e no Prouni do meio do ano. Mas como interpretar os resultados e as informações que você tiver acesso? E o que mais pode ser feito no site e no aplicativo do programa? Descubra!

Conferir os resultados

Se você fizer a consulta pela lista, automaticamente vai ver se o seu nome está ali e se conseguiu seguir para a próxima etapa. Já no outro modo, é preciso interpretar as informações que aparecem na tela.

Tour pela prova do Enem

Depois de colocar os seus dados e seguir para a próxima tela, poderá visualizar os dois cursos que escolheu. Para conferir cada um deles, clique em “Detalhar Resultado”. O sistema vai encaminhar para a lista dos candidatos que também escolheram esse curso.

Você vai ver o nome deles, a nota obtida no Enem e algumas bolinhas que podem estar na cor verde, cinza ou vermelha:

  • bolinha verde: o candidato foi pré-selecionado;
  • bolinha vermelha: o candidato não foi selecionado;
  • bolinha cinza: o candidato foi selecionado em outro curso.

Caso você seja selecionado, deverá comparecer à faculdade apresentando os documentos. Depois, poderá fazer a consulta pelo site ou pelo aplicativo para saber se foi aprovado. Agora, as bolinhas serão substituídas pela seguinte legenda:

  • quadrado verde: o candidato foi aprovado na comprovação das informações;
  • quadrado vermelho com X: o candidato foi reprovado na comprovação de informações;
  • bolinha preta: a inscrição foi classificada como inválida.

Acompanhar o andamento da lista de espera

Caso você não seja pré-selecionado, pode usar o site ou o aplicativo para manifestar seu interesse pela lista de espera. Se as vagas não forem preenchidas na primeira e segunda chamadas, ainda tem uma chance.

Consultar a nota de corte

A nota de corte do Prouni é a pontuação mínima que você precisa alcançar para conseguir a bolsa em um curso específico. Pelo site ou pelo aplicativo você pode consultar essa nota durante o período das inscrições, para ver se está de acordo com a sua pontuação.

Modificar as opções de curso

Caso você não alcance a nota de corte de um curso, ou mude de ideia quanto à faculdade que deseja, pode modificar as suas opções. Não existe limite para fazer essa alteração e isso aumenta suas chances de conquistar uma vaga.

Confirmar seus dados

Não se esqueça de que todo o processo é feito pela internet, então, seus dados devem estar devidamente atualizados. Pelo site ou pelo aplicativo é possível fazer essas atualizações. Lembrando que as informações fornecidas serão verificadas, se você for pré-selecionado.

Ainda em dúvida sobre como acessar o sistema e consultar o status do Prouni? Então, confira no vídeo a seguir como isso tudo é feito na prática!

Muitos candidatos não conseguem aprovação no Prouni, porque ele é muito disputado. Mesmo com a lista de espera e as vagas remanescentes, é um programa concorrido que faz muitas exigências e ainda tem a nota de corte. Mas não se preocupe, porque existem outras opções para ingressar no ensino superior.

Além do Prouni, crédito estudantil, FIES ou bolsa privada podem ser a solução em seu caso. Os valores de desconto são variados e muitos podem ser negociados diretamente com a faculdade. As instituições parceiras do Vestibulares oferecem diversas facilidades para os seus alunos.

São bolsas e descontos que você pode conseguir sem fazer o Enem ou processos seletivos. Além disso, alguns não têm nem mesmo pré-requisitos, para facilitar ainda mais o acesso ao diploma de graduação.

Com essas informações, ficou fácil consultar a situação da bolsa do Prouni, não é mesmo? Mas não se esqueça de que essa não é a sua única opção para entrar na faculdade. Então, aproveite as outras oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino!

Faça a sua inscrição para o vestibular e aumente suas chances de conquistar uma vaga. Assim pode fazer a sua graduação pagando pouco por ela!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados