Como funciona o pagamento do boleto do FIES?

boleto fies

Com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o governo federal concede um auxílio ao estudante para que ele possa arcar com os custos da faculdade. A quitação da dívida só será exigida após a graduação, e o limite máximo a ser pago depende da modalidade do contrato e do período de assinatura.

Mas você sabe como pagar as parcelas de investimento do seu FIES ao finalizar os estudos na faculdade? Esse é um dos principais questionamentos de quem pretende ingressar ou já está dentro do programa. Mas não se preocupe, pois o pagamento do boleto FIES é bem fácil.

A seguir, vamos apresentar os procedimentos necessários para você quitar suas dívidas acadêmicas do FIES e dicas para obter outros tipos de financiamento!

Como funciona o pagamento do boleto FIES?

Muitos desconhecem, mas é necessário sim desembolsar uma quantia durante o curso. Porém, é claro que a parte mais “pesada” será apenas após a graduação.

Isso porque o FIES conta com duas etapas de pagamento. A primeira delas ocorre durante o desenvolvimento dos estudos na instituição de ensino superior. Ela é destinada ao pagamento do seguro de vida e também ao valor acordado no contrato, conhecido como taxa de coparticipação.

Depois de finalizar os estudos, começa a segunda etapa, na qual é necessário iniciar o pagamento das parcelas em si. Esta etapa, que consiste no pagamento real do débito do FIES, além do valor acumulado das mensalidades da faculdade, também inclui juros aplicados quando estipulado.

Novo FIES

No Novo FIES, os estudantes têm duas opções para financiar seus estudos.

Se a renda per capita (por pessoa) for inferior a 3 salários mínimos, os beneficiários não precisarão pagar juros; para aqueles que possuem renda entre 3 e 5 salários mínimos, os juros serão estabelecidos pela instituição financeira fornecedora do crédito.

A taxa de juros mensal depende da instituição financeira encarregada do financiamento. Além disso, a quantia mensal é influenciada por aspectos como:

  • preço do curso;
  • tempo de duração;
  • renda do aluno;
  • porcentual financiado.

É importante manter em mente que o valor da mensalidade financiada pelo FIES está limitado a 10% de sua renda mensal. Por exemplo, para uma remuneração de R$ 2.500, o pagamento máximo previsto seria de R$ 250. Porém, cada situação é singular, e isso será tratado e detalhado no contrato de financiamento.

Como é a rotina de pagamento na prática?

Quem assinou o acordo antes de 2017 deverá aguardar 18 meses após a finalização da graduação para começar a pagar pelo FIES.

Por outro lado, aqueles que se comprometeram a partir de 2018 vêm se beneficiar de uma vantagem, uma vez que o pagamento do financiamento inicia imediatamente após a colação de grau, no mês seguinte à conclusão do curso.

Veja, a seguir, os principais cenários possíveis após a formação e como funciona o pagamento do boleto FIES em cada um.

Trabalho de carteira assinada

Caso você possua um emprego registrado em carteira (CLT ou servidor público), o programa realizará o desconto diretamente da sua remuneração. Ou seja, você não precisará se preocupar com cobranças seguidas de boletos, pois o pagamento será automático e mensal.

Tour pela prova do Enem

Empreendedor

Em contrapartida, se for um empreendedor que não se encontra vinculado a um emprego formal e tem uma empresa aberta sob seu nome, as parcelas do FIES podem ser recolhidas de acordo com os rendimentos de sua empresa através do e-Social.

Sem emprego

Se você não possui renda mensal, deve cumprir os pagamentos mínimos via boleto, cujo valor é igual à taxa de compartilhamento paga durante o curso.

Como é possível ver, os juros e as parcelas do financiamento que devem ser pagos durante o curso e após conclusão são providenciados mediante boleto bancário — exceto nos casos de emprego formal, quando os valores são diretamente descontados da fonte de renda do titular.

Para emitir segunda via do boleto FIES, é bem simples: basta solicitar diretamente no site da instituição financeira. No caso da Caixa, por exemplo, dá para ver os boletos em aberto pelo aplicativo ou na central de atendimento.

Todas as parcelas do FIES são destinadas à instituição financeira contratada. Para não cair na inadimplência, o boleto deverá ser pago até a data limite. As opções para pagamento são variadas: em lotéricas, caixas eletrônicos, diretamente no banco ou por meio de aplicativos bancários.

Quem pode optar pelo FIES?

Para aderir ao programa, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

  • possuir o histórico de participação em edições do Exame Nacional do Ensino Médio (a partir de 2010);
  • obter média de 450 pontos ou mais nas provas objetivas e nota 400 ou superior na redação;
  • ter uma renda mensal familiar per capta de 1 até 5 salários mínimos.

É importante lembrar que as inscrições para o FIES são abertas duas vezes ao ano, antes do início do semestre. Os interessados devem realizar sua inscrição no prazo especificado no edital do FIES. Quem for pré-selecionado precisa levar os documentos exigidos tanto pelo programa quanto pela faculdade para finalizar a inscrição.

Uma vez classificado, o candidato tem até dez dias úteis para efetivar o seguro de vida e celebrar o contrato de financiamento com um agente financeiro, após a aprovação do FIES.

Quais são as alternativas de crédito estudantil?

O FIES não é a única alternativa para pagar por estudos com parcelas mais leves e por mais tempo. As faculdades privadas oferecem financiamentos com descomplicadas formalidades burocráticas.

Além disso, você pode se candidatar a vagas com base na nota do Enem, conseguindo isenção de vestibular e ganhando bolsas de estudos de até 100% — é o caso das faculdades parceiras aqui do Vestibulares. Sem falar nos descontos especiais e em outros tipos de bolsas, benefícios e premiações disponíveis.

Não consegui passar no FIES. E agora?

Depois de ver os requisitos necessários para o programa governamental, você pode pensar: e se eu não conseguir ser aprovado no FIES?

Bem, você tem 4 possibilidades para conquistar o seu crédito. Confira:

  • financiamento estudantil de bancos privados — os bancos privados costumam disponibilizar financiamentos estudantis com juros reduzidos, cujo propósito é auxiliar no custeio das despesas com ensino;
  • financiamento por meio de empresas de crédito — algumas empresas são formadas inteiramente para gerir financiamento estudantil, geralmente com bancos. Nessa situação, as condições tendem a ser mais benéficas do que aquelas que você conseguiria em um banco por conta própria;
  • financiamento estudantil universitário — muitas faculdades oferecem opções de crédito aos alunos matriculados. Algumas são diretamente concedidas pela instituição, enquanto outras contam com parcerias. A cada faculdade cabe decidir as linhas de crédito e estabelecer seus próprios critérios. Novamente, é uma possibilidade nas instituições parceiras do Vestibulares.

E aí? Esclareceu suas dúvidas sobre o boleto FIES?

Essas foram as nossas dicas para pagar o boleto FIES e as possibilidades além dessa modalidade. Afinal, sempre vão existir infinitas chances de arcar com os custos do seu curso superior e realizar o objetivo de obter o diploma da faculdade. Não desista de seus sonhos!

Descubra as incontáveis possibilidades disponíveis. Inscreva-se em nosso site agora mesmo e encontre o curso e a instituição ideal para alcançar seus sonhos. Transforme o seu futuro hoje!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados