5 dicas para conquistar a aprovação no vestibular de Fisioterapia

estudante de fisioterapia

Fazer o vestibular de Fisioterapia é uma excelente opção profissional. Ao cursar essa graduação, você estará preparado para atuar na avaliação e na realização de procedimentos fisioterápicos, como terapia complementar ao restabelecimento da saúde de pessoas que sofreram acidentes, foram acometidas de alguma doença grave, ou mesmo que sejam portadoras de deficiência física ou mental.

Se você gosta de ajudar os outros e tem grande sensibilidade nas mãos, prestar a faculdade de Fisioterapia no vestibular é uma excelente oportunidade de unir suas habilidades pessoais e aptidões a uma carreira.

Porém, é preciso saber que a Fisioterapia está entre as graduações mais concorridas do vestibular, assim como as demais áreas da saúde ― cuja procura resulta da permanente oferta de empregos no mercado.

Então, é preciso traçar algumas estratégias para driblar a concorrência e sair à frente dos demais candidatos para uma aprovação no vestibular de Fisioterapia sem estresse. Para ajudar você nisso, criamos este post com 5 dicas infalíveis. Veja quais são elas!

Como conquistar a aprovação no vestibular de Fisioterapia?

A pandemia mexeu com o mercado de trabalho, e entre as profissões em alta por conta do coronavírus está a Fisioterapia. Você sabia que o fisioterapeuta intensivista atende pacientes em estado crítico, auxiliando na assistência ventilatória e na reintegração funcional de quem está ou esteve na UTI?

Por isso, o mercado precisa de profissionais capacitados, e oportunidades não faltam. Mas antes, tem o vestibular para passar, não é? Veja as dicas que separamos para você.

Considere entrar em uma faculdade de Fisioterapia particular

As áreas da saúde são muito procuradas nas instituições públicas de ensino, o que eleva a concorrência. Por esse motivo, fique de olho nas vagas para o vestibular de Fisioterapia em faculdades particulares.

Dessa forma, você amplia seu leque de instituições de interesse e foge da enorme fila de candidatos disputando uma vaga para estudar na mesma instituição. Inclusive, um dado importante é que não há faculdades públicas presentes em todas as cidades do Brasil ― algumas são bem distantes, aliás. Muitas vezes, é preciso se deslocar por quilômetros até outra região, o que implica gastos enormes, até mesmo, mudança de cidade.

Sendo assim, pesquise quais são as faculdades particulares de Fisioterapia próximo a você e escolha as mais renomadas ― com melhor conceito na avaliação do MEC, com cursos de grade curricular mais atualizada e com melhor infraestrutura e reputação no mercado.

Verifique a nota de corte dos vestibulares

A nota de corte diz muito sobre a concorrência da graduação em Fisioterapia no vestibular. Principalmente quando a relação candidato/vaga for alta, quanto maior a nota de corte, mais difícil se torna sua aprovação.

Para que você tenha uma ideia de como a nota de corte para Fisioterapia exige atenção, tomando como exemplo o Enem, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirmou que os cursos ligados à área da saúde apresentam tendência de alta no Sisu, considerando o período entre 2014 e 2019. Em 2021, a nota de corte para Fisioterapia foi de 714 pontos.

Esse dado acende mais um sinal de alerta sobre a concorrência para vagas no vestibular de Fisioterapia, principalmente nas instituições públicas, já que o Sisu é um sistema de preenchimento dessas vagas por meio da nota do Enem.

Logo, ao realizar sua inscrição para o vestibular, leve em conta a importância de se sair bem no exame, pois em algumas faculdades particulares, você consegue desconto com a nota do Enem.

Encontre faculdades com menor concorrência

Existe um mito na cabeça de quem quer ingressar no ensino superior de que instituições muito concorridas são as melhores opções do mercado educacional. Isso é falso, já que um dos sinais mais evidentes de que um curso superior tem um alto nível é o conceito do MEC.

Então, o fato de você estar de olho em uma faculdade muito concorrida não significa que o curso necessariamente está entre os melhores, tampouco que a taxa de empregabilidade é maior.

Nesse ponto, é interessante ter um olhar clínico para as instituições de menor porte ou com uma concorrência mais discreta, pois ali pode estar uma chance bem grande de você ingressar em uma faculdade de Fisioterapia sem ficar na lista de espera até a aprovação do vestibular.

Pesquise sobre as opções de bolsa e financiamento

A essa altura você pode estar pensando: “Tudo bem, a faculdade particular é uma opção, mas eu não tenho dinheiro”. É fato que as faculdades públicas não têm mensalidade a ser paga, por outro lado, há inúmeros custos agregados que podem superar e muito o valor das faculdades particulares. Um exemplo disso são os gastos com moradia, alimentação e transporte.

A questão das mensalidades também pode ser resolvida de maneira muito mais tranquila. As próprias faculdades oferecem inúmeras opções de bolsas de estudo e financiamento estudantil. Entre elas, destacamos:

Estruture um cronograma de estudos eficiente

Agora é hora de falarmos sobre a parte mais importante para sua aprovação no vestibular de Fisioterapia: ter um cronograma de estudos eficiente.

Para estruturar seu planejamento, primeiro faça uma pesquisa consciente sobre as faculdades mais adequadas para seu perfil. Em seguida, leia com atenção o edital do vestibular de cada uma delas ― claro, não se esquecendo do Enem, que é a prova mais complexa ―, e veja o que vai cair.

Uma vez compreendidos os conteúdos, observe quais áreas são de maior dificuldade e designe mais tempo para estudá-las. Para organizar melhor os seus estudos, temos uma excelente planilha para você! Então, divida tudo em um cronograma semanal que contemple os seguintes itens:

Tour pela prova do Enem
  • estudar online com videoaulas e outros materiais;
  • revisão de conteúdos;
  • prática de exercícios de fixação;
  • simulados.

Também dedique um tempo especial à redação, com a leitura de temas da atualidade e técnicas de produção e confecção de textos. Baseie-se nas últimas propostas de redação do Enem e demais vestibulares de seu interesse.

Por que criar um cronograma de estudos para o vestibular em Fisioterapia?

Certamente, você já vivenciou a sensação de entender a matéria em sala de aula, mas meses depois não lembrar de quase nenhuma palavra do que foi dito, não é mesmo?

Em artigo do site do Dr. Drauzio Varella, vemos que diversos fatores podem influenciar a capacidade de memorizar ou esquecer um conteúdo. Veja só.

Ajudam a memorizar:

  • vivenciar fatos com alta carga emocional;
  • estar pessoalmente interessado em um assunto;
  • foco e atenção nos assuntos;

Aumentam as chances de esquecer:

  • deixar a informação cair em desuso;
  • sofrer a interferência de novas memórias.

O cronograma de estudos tem o objetivo de organizar as tarefas de estudo para você aproveitar os fatores que estimulam a memória e evitam o esquecimento das matérias. 

Como preparar um cronograma de estudos para o vestibular de Fisioterapia?

Montar o cronograma de estudos para o vestibular de Fisioterapia não é difícil, mas exige alguns cuidados. Isto é, não basta dividir as matérias pelo número de dias: você deve entender as prioridades e escolher tarefas que façam sentido para sua prova.

Defina as prioridades

O primeiro passo é ler o edital da prova e encontrar qual é o conteúdo da avaliação. Como não é possível estudar tudo, devemos priorizar as disciplinas que têm mais chances de cair no vestibular de Fisioterapia.

Levante as técnicas de estudo

O passo seguinte é avaliar as técnicas de estudo para provas. As principais tarefas de estudo são as leituras, aulas, revisões e exercícios de prova. Dentro delas, você pode aplicar ferramentas para memorizar o conteúdo.

Você pode realizar uma autoexplicação, simulando o papel de professor. Pode também fazer um mapa mental, com imagens associadas a palavras-chave. Enfim, defina o que vai ser estudado em cada dia, priorizando ações que aumentam a concentração, a atenção e a intensidade no estudo.

Distribua o conteúdo

Depois, organize como os assuntos estarão separados no tempo que você tem disponível para estudar. Normalmente, isso é feito de duas formas:

  • distribuir os tópicos que precisam ser estudados em cada semana no calendário;
  • criar um quadro de horários com as matérias que serão vistas na segunda, na terça, na quarta etc.

As prioridades dependem do processo seletivo que você vai realizar, porque cada instituição de ensino pode fazer o próprio vestibular de Fisioterapia. Logo, você deve pesquisar pelas formas de ingresso admitidas pela faculdade.

Quais são as matérias que devem ganhar destaque no cronograma para Fisioterapia?

De maneira geral, o peso das disciplinas como Química e Biologia é maior nas provas de múltipla escolha e resposta a questões escritas para as faculdades de Biológicas.

Porém, se a prova for uma redação de vestibular, como acontece em diversas faculdades, será mais importante a capacidade de argumentar. Tudo depende de como será a prova.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você pode conhecer os processos seletivos abertos na página de resultados e regulamentos ou realizar a inscrição para Fisioterapia pelo vestibular online. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato com a instituição de ensino do seu interesse.

Como organizar meus estudos com apoio do cronograma de estudos?

O planejamento da rotina de estudos deve conter alguns cuidados para você não se sobrecarregar e ter um bom desempenho até o dia da prova. Veja algumas dicas:

  • separe horários de descanso;
  • preserve as suas horas de sono;
  • faça exercícios físicos;
  • cuide da sua alimentação.

As revisões e os exercícios de prova merecem uma atenção especial. Existem diferentes versões da curva do esquecimento, que determinaria qual é o percentual de informação perdida com o passar do tempo.

Momentos importantes são realizar exercícios logo após ter estudado algo, fazer uma revisão no mesmo dia e outra na semana seguinte.

Você também pode fazer ajustes para priorizar os pontos mais relevantes ou as matérias mais difíceis.

Dê o primeiro passo para passar no vestibular!

Com estas dicas, você estará mais perto de garantir sua vaga na faculdade, realizando o vestibular de Fisioterapia. Além disso, terá boas chances de conquistar bolsas e descontos e, depois de formado, aproveitar as oportunidades que o mercado oferece!

Então, inscreva-se já no vestibular online e comece a construir a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados