Conheça a faculdade de Fisioterapia e as vantagens de cursar

conhecaafaculdadedefisioterapiaeasvantagensdecursar

O curso de graduação da faculdade de Fisioterapia tem foco na saúde e bem-estar das pessoas, fazendo parte, então, da área de biológicas. O fisioterapeuta pode atuar tanto na parte de prevenção, quanto na de reabilitação, o que garante várias oportunidades diferentes de trabalho.

Para você conhecer mais um pouco sobre a profissão, preparamos este artigo, que trata sobre a formação acadêmica, o perfil ideal do estudante e o mercado de trabalho. É só seguir na leitura!

O que é a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia tem como objetivo o estudo do movimento do corpo humano. A duração é 5 anos, e o estudante adquire um conhecimento profundo sobre Ciências Biológicas e Saúde. Disciplinas como Fisiologia, Anatomia, Neurologia, Patologia, Ortopedia fazem parte da grade curricular.

O foco do curso é preparar o aluno para elaborar diagnóstico físico e funcional. Como adiantamos na introdução, o profissional pode atuar tanto na prevenção quanto na intervenção. Para isso, ele aprende algumas técnicas, como: massagens, exercícios na água, ginástica e aplicações de calor e frio.

Geralmente, a habilitação é em bacharelado, podendo ser nas modalidades presencial ou semipresencial. Nesta última, há aulas a distância, no entanto, algumas práticas em laboratório são essenciais.

O que se estuda nesse curso?

O fisioterapeuta atuará na promoção de saúde, visando recuperação e prevenção de lesões, melhoria do desempenho de atletas, entre outros. Dessa forma, precisa estudar, no curso, matérias relacionadas a esses assuntos, como:

  • biologia celular e molecular;
  • fisiologia humana;
  • farmacologia;
  • anatomia;
  • biomecânica do movimento;
  • desenvolvimento humano;
  • controle neural do movimento;
  • genética;
  • próteses e órteses;
  • psicologia;
  • histologia e embriologia.

Qual o perfil ideal do estudante?

Como é um curso que lida diretamente com pessoas, empatia e carisma são características que aumentam as chances de sucesso na carreira. Assim, ter paciência para atender pessoas fragilizadas, lidar com idosos e gostar de ajudar o próximo fazem parte do perfil.

Saber motivar pessoas é outro atributo importante. Muitas vezes, o profissional atende pacientes que necessitam de conversas animadas, para uma recuperação mais eficiente. Estamos falando de um curso que estuda diversos assuntos relacionados à saúde, por isso, ter afinidade com matérias biológicas é importante.

Por fim, vale a pena ter em mente que o avanço tecnológico tende a trazer mudanças e adaptações a algumas profissões. Com isso, é recomendado estar preparado e aberto ao uso de ferramentas digitais, como aplicativos, computação 3D, realidade virtual etc.

Vale a pena fazer a faculdade de Fisioterapia?

Saber se vale a pena cursar Fisioterapia é uma resposta que precisa vir de dentro você. Avalie seus gostos e analise a grade curricular da graduação. Agora, se a pergunta estiver relacionada às oportunidades do mercado de trabalho, temos boas notícias. Profissões da área da saúde são promissoras, principalmente as que exigem empatia e criatividade do profissional.

Os recursos digitais ajudarão a realizar diagnósticos, porém o tratamento e o acompanhamento individualizado serão de responsabilidade do Fisioterapeuta. Além disso, há uma diversidade de possibilidades para atuação, como: clínicas particulares, hospitais, spas, clubes esportivos, asilos, órgãos públicos e o atendimento em domicílio.

A faculdade de Fisioterapia permite formar um profissional engajado com o bem-estar dos indivíduos, sentimento essencial para uma vida mais prazerosa. Contudo, é importante sempre se lembrar de que o aluno também é responsável pelo seu sucesso na área.

No vídeo abaixo, veja um conteúdo completo sobre a carreira, as oportunidades e desafios para os profissionais de Fisioterapia nos tempos atuais. A conversa foi mediada por Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos Maria Amélia, Fabio da Silva e Daniel Pillmann.

Descobriu que o curso de Fisioterapia é o curso ideal para você? Então, entenda como se preparar para o vestibular, começando desde já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: