Faculdade de Fisioterapia: conheça a graduação

conhecaafaculdadedefisioterapiaeasvantagensdecursar

A faculdade de Fisioterapia é uma das preferidas de quem está pensando em prestar vestibular para um curso da Saúde. E não é por acaso: embora seja uma área competitiva, as pessoas formadas em Fisioterapia fazem o que amam e dificilmente ficam sem emprego.

Desde 2019, a procura por profissionais da Saúde cresceu no mundo todo, mas a demanda por um tipo de profissional se destacou: o fisioterapeuta. Só em 2019, estima-se que a procura por fisioterapeuta hospitalar e respiratório cresceu 725% e 716%, respectivamente (dados divulgados pela plataforma de emprego Catho).

E o mercado deve continuar crescendo! Se você quer conhecer a graduação que forma esse profissional tão em alta, continue a leitura. Aqui vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Fisioterapia. Confira!

Qual é o objetivo da faculdade de fisioterapia?

Para começar, vamos entender melhor o objetivo desse curso superior. O Bacharelado em Fisioterapia é focado em formar profissionais que atuam na reabilitação, prevenção e no tratamento de lesões que prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

O profissional formado em Fisioterapia é considerado um fisioterapeuta generalista e pode atuar em hospitais, clínicas, departamento de saúde de centros esportivos, academias, centros de estética, entre outros locais.

É esperado que o fisioterapeuta graduado conheça bem as diversas técnicas e os exercícios aplicados no dia a dia dos hospitais e clínicas, consiga identificar a condição de saúde dos pacientes e conduzir os tratamentos. A habilidade com as tecnologias aplicadas na profissão também é útil para quem saí do bacharelado em Fisioterapia.

Na graduação, você aprenderá um pouco de tudo sobre as competências e áreas de Fisioterapia. Os assuntos mais comuns com os quais você vai entrar em contato giram em torno das Ciências Médicas, Biologia e Química.

E já que estamos falando sobre os assuntos mais comuns do curso, continue a leitura para, mais à frente, conhecer a grade curricular de Fisioterapia.

Quais habilidades você adquire na faculdade de Fisioterapia?

Na superfície, o trabalho de um fisioterapeuta pode até parecer bastante simples. Mas há muita técnica, conhecimento e estratégia envolvidas em cada decisão tomada.

Um bacharelado em Fisioterapia pode preparar você para desenvolver as habilidades certas para tomar essas decisões. Tanto o estágio curricular quanto o contato com professores experientes e a interação com colegas podem ser muito enriquecedores para sua formação profissional na faculdade.

A seguir, veja quais são as principais habilidades que você adquire na faculdade de Fisioterapia.

Fornecer instruções aos pacientes

A capacidade de comunicar planos de tratamento, tranquilizar pacientes nervosos e conduzir os movimentos é muito importante para os fisioterapeutas.

Eles estão em comunicação regular com os pacientes e outros membros da equipe médica. Escuta ativa, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação não verbal e habilidades de explicação são algumas habilidades que o estudante aprende, principalmente, nas aulas práticas e nos estágios.

Planejar tratamentos

Uma habilidade importante do trabalho de um fisioterapeuta é criar e implementar planos de tratamento com base na condição e nas necessidades específicas de cada paciente.

Os profissionais da área devem realizar avaliações de pessoas em tratamento, fazer exames fisioterapêuticos completos e desenvolver planos de tratamento personalizados com base em suas descobertas. Eles também devem atualizar regularmente os planos de tratamento para acomodar o progresso ou contratempos do paciente.

Conhecer os equipamentos

Os fisioterapeutas costumam usar uma variedade de equipamentos em sua prática diária. Por isso, espera-se que o graduado em Fisioterapia saiba como configurar, usar e limpar esses equipamentos.

Alguns exemplos de equipamentos usados na Fisioterapia incluem rampas, eletroterapia, ultrassom, hidroterapia e vários equipamentos de ginástica. Hoje em dia, há fisioterapeutas que também usam equipamentos de realidade virtual para estimular os músculos, adicionar um elemento de criatividade às consultas e estimular o cérebro dos pacientes.

Desenvolver resistência física

Os fisioterapeutas passam grande parte do dia em pé realizando tarefas que exigem destreza e resistência. Além disso, eles costumam trabalhar com as mãos para realizar massagens e preparar equipamentos para uso do paciente.

Na faculdade de Fisioterapia, os estudantes podem experimentar um pouco dessa necessidade de desenvolver a resistência física já nos estágios, fazendo massagens em pacientes e auxiliando no atendimento de diferentes casos.

Ter compaixão

Os fisioterapeutas geralmente trabalham com pacientes que estão em situações desafiadoras, tanto no sentido mental quanto no físico. A faculdade, então, permite que os futuros profissionais desenvolvam sensibilidade para lidar com esses casos.

Ao sair da graduação, os fisioterapeutas devem ser capazes de ter empatia com seus pacientes para avaliar como eles estão se sentindo e reagindo ao tratamento. Profissionais com boas habilidades de empatia são mais capazes de se relacionar com seus pacientes, fazer com que eles se sintam cuidados e motivá-los nos tratamentos.

Gerenciar o tempo

Os fisioterapeutas graduados devem ter fortes habilidades de gerenciamento de tempo para serem eficazes em suas responsabilidades.

Ao ingressar no mercado de trabalho, o fisioterapeuta geralmente terá que lidar com vários compromissos todos os dias, que incluem documentação da condição e progresso do paciente, entre outras tarefas administrativas relacionadas aos pacientes.

Eles também devem acompanhar os mais recentes avanços médicos para incorporar em sua prática e trabalhar com equipes médicas.

Quais são as principais matérias da graduação em Fisioterapia?

Confira algumas matérias que fazem parte da grade curricular de Fisioterapia.

Anatomia

A anatomia envolve o estudo das várias estruturas do corpo humano. É um campo fundamental para qualquer graduando na área de Saúde.

Os conhecimentos adquiridos nessa matéria constituem a base do que o aluno aprenderá em disciplinas que tratam de assuntos mais específicos do curso. Por isso, normalmente, Anatomia é uma matéria vista nos primeiros semestres de Fisioterapia.

Biomecânica do Movimento Humano

Essa é outra matéria essencial para quem está em cursos de Saúde. A Biomecânica é o conjunto de análises físicas e matemáticas dos movimentos do corpo humano. Nessa matéria, você aprenderá as normas, leis e os parâmetros que regem esses movimentos.

As noções vistas em Biomecânica serão úteis para o aluno de Fisioterapia em outros momentos do curso, principalmente em matérias com atividades práticas.

Fisiologia Humana

Essa matéria de Fisioterapia é outra que introduz o aluno a conceitos que, mais tarde, serão úteis em matérias específicas da grade curricular. A Fisiologia Humana é o estudo dos seres vivos do ponto de vista das reações químicas. Então, espere estudar as reações químicas que envolvem células, tecidos, órgãos, metabolismo e outros sistemas do corpo humano.

Cinesioterapia Aplicada

Apesar do nome difícil, essa matéria trata de um assunto comum para os fisioterapeutas, principalmente quem trabalha com atletas. A Cinesioterapia Aplicada é o conjunto de exercícios terapêuticos capazes de fortalecer e alongar os músculos.

Ao longo da matéria, o aluno aprende como o organismo responde aos estímulos do movimento e de que maneira é possível promover o aperfeiçoamento dos músculos, tratar lesões e promover o condicionamento físico dos pacientes.

Prótese e Órtese

Próteses são materiais que substituem partes ou membros do corpo. A órtese, por sua vez, é um suporte para ajuda na recuperação de alguma limitação física ou problema motor.

Nessa disciplina do curso de Fisioterapia, você aprenderá na teoria e na prática como são as técnicas que utilizam próteses e órteses e como os pacientes podem se beneficiar delas.

Fisioterapia na Saúde do Idoso

Presente em toda grade curricular de Fisioterapia, você aprenderá nessa matéria como funcionam as práticas terapêuticas aplicadas aos idosos. Essas práticas visam melhorar a locomoção do paciente e desenvolver os movimentos dos membros após acidentes.

Fisioterapia Musculoesquelética na Saúde do Adulto

Os assuntos dessa disciplina estão relacionados aos problemas do sistema do corpo humano conhecido como neuro-músculo-esquelético. Você entenderá como são os tratamentos para pacientes que necessitam de reabilitação relacionada às funções do esqueleto e dos músculos.

Fisioterapia Dermatofuncional

Aqui, os graduandos de Fisioterapia aprendem sobre tratamentos e estímulos corporais que podem ser aplicados para fins estéticos, como acontece no tratamento de queimaduras, acnes, feridas e celulite. Ao estudar a Fisioterapia Dermatofuncional, você também pode entender como funciona a recuperação dos pacientes no pós-operatório.

Qual a duração do curso de fisioterapia?

A dúvida sobre quantos anos dura o curso de Fisioterapia é muito comum. Basicamente, são 5 anos de duração. Se você achou muito, é porque a maioria dos cursos superiores do tipo Bacharelado duram, em média, 4 anos.

Mas, no caso de Fisioterapia, 5 anos é o tempo mínimo necessário para cumprir todos os créditos obrigatórios e complementares do curso.

No total, esses créditos devem somar 4 mil horas, de acordo com determinação do Ministério da Educação (MEC). As 4 mil horas são divididas da seguinte maneira:

Tour pela prova do Enem
  • 2.970 horas de atividades acadêmicas curriculares.
  • 800 horas de estágio curricular obrigatório;
  • 120 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • 110 horas de atividades complementares.

Normalmente, as atividades acadêmicas curriculares do curso de Fisioterapia são distribuídas em 10 semestres.

Como é o estágio na faculdade de Fisioterapia?

Prepare-se porque algumas de suas experiências de aprendizado mais importantes ocorrerão fora da sala de aula! As faculdades de Fisioterapia projetam seus currículos com um foco significativo na experiência prática.

O objetivo disso é simples: fazer com que o aluno tenha experiências que sirvam de treinamento para a realidade do mercado de trabalho. Isso envolve ter aulas práticas, mas principalmente participar dos estágios curriculares.

Esse é, sem dúvidas, algo importante para você que está querendo entender a faculdade de Fisioterapia, já que o estágio curricular ocupa 800 horas de toda a carga horária, o que equivale a 20% do curso.

As matérias de estágio obrigatório geralmente são oferecidas nos últimos anos de Fisioterapia — quando você já estiver com um pé no mercado de trabalho. Mas o aluno do curso pode conseguir oportunidades de estágio remunerado antes disso!

De modo geral, o estágio é o momento de colocar o conhecimento teórico em prática e mostrar tudo que você aprendeu nas aulas práticas. Existem várias clínicas e hospitais públicos e privados onde o estudante de Fisioterapeuta pode estagiar.

Muitas faculdades, para facilitar esse ingresso inicial do aluno no mercado de trabalho, possuem parceiras com portais de emprego. Assim, as vagas de estágio são anunciadas exclusivamente para os alunos de determinada instituição — isso pode facilitar muito a sua busca pelo estágio!

Tanto a empresa que oferece o estágio quanto o aluno têm deveres a serem cumpridos durante esse período, assim como também têm direitos que os amparam. É importante que o estagiário cumpra as normas do estágio para preencher a carga horária obrigatória necessária à conclusão do curso.

Como consultar o preço da graduação em Fisioterapia?

A questão financeira é uma das que mais pesa no bolso dos brasileiros quando o assunto é fazer uma faculdade, principalmente se você tem em mente uma faculdade particular. Então, nada melhor do que explicarmos aqui como consultar a mensalidade de Fisioterapia.

A maneira mais fácil de fazer essa consulta é visitando a página do curso no site da instituição de ensino. Lá, é possível encontra as principais informações do curso, como as matérias do currículo, o objetivo, as unidades e o valor da faculdade de Fisioterapia.

Mas há uma alternativa ainda mais eficaz de consultar o valor: você pode fazer essa pesquisa no Portal Vestibulares. O nosso portal vai ajudar você a comparar a mensalidade de várias instituições de ensino em um só lugar.

Por lá, você vai encontrar as faculdades parceiras do Portal Vestibulares que oferecem condições imperdíveis para a mensalidade, com preços bem abaixo da média nacional! São elas: Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Uniderp, Unime, Unic e Ampli.

Ao pesquisar o preço de várias faculdades, você vai perceber que a mensalidade de Fisioterapia muda bastante. Muitas vezes, uma instituição cobra um valor diferente para o mesmo curso, dependendo da região do país — isso é bem comum, inclusive.

Na página inicial do Portal Vestibulares, você pode usar vários filtros para encontrar a faculdade ideal com o preço que cabe no seu bolso. Depois, basta comparar os resultados para escolher aquela faculdade que tem tudo a ver com você. Simples, rápido e online!

Como se matricular na faculdade de Fisioterapia?

Agora que você já sabe muita coisa sobre o bacharelado em Fisioterapia, chegou a hora de entender o passo a passo para fazer sua matrícula. Confira aqui embaixo!

Escolha uma boa faculdade de Fisioterapia

Dependendo da instituição de ensino superior, você poderá se preparar de uma forma diferente para assumir as responsabilidades como fisioterapeuta.

Cada instituição aplica seu próprio sistema de avaliação, oferece sua própria grade curricular e tem nível particular de infraestrutura (equipamentos, salas de aula, laboratório) — isso para citar apenas alguns fatores que vão interferir na experiência dos alunos.

Se você já consultou o preço da mensalidade em diferentes instituições de ensino, é bem provável que tenha uma lista de instituições preferidas.

Feito isso, é hora de pesar os prós e contras de cada faculdade e ver qual atende melhor aos seus critérios. Reúna várias informações sobre as faculdades do seu interesse, pois isso pode preparar você para tomar a melhor decisão.

Opte pela forma de ingresso mais adequada para você

É muito comum que as faculdades ofereçam diferentes formas de ingresso na graduação — você consegue escolher aquela que mais favorece sua aprovação no curso, o que é ótimo! Fazer essa escolha será a última etapa antes de finalmente você realizar a matrícula na faculdade e começar a estudar.

Veja quais são as formas de ingresso mais oferecidas hoje em dia.

  • Vestibular presencial: o vestibular tradicional é a forma de ingresso mais tradicional no ensino superior. O candidato deve comparecer ao local de prova no dia marcado pela faculdade e realizar a prova, que geralmente consiste em uma avaliação de múltipla escolha e uma redação;
  • vestibular online: esse é o formato do vestibular 100% digital. O candidato pode agendar o dia e o horário de prova mais conveniente para ele e fazê-la sem sair de casa, usando o celular ou qualquer outro dispositivo conectado à internet;
  • nota do Enem: você pode usar uma nota recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pular a prova de vestibular e disputar uma vaga no curso de Fisioterapia na faculdade escolhida;
  • transferência externa: se você já está fazendo uma graduação, não precisa fazer o vestibular de novo! É possível dar início ao processo de transferência externa da sua faculdade de origem para a outra. Nesse caso, é preciso saber quais são as normas da faculdade de origem para começar solicitando a transferência.

Gostou das opções? Uma dica: comece a pensar na forma de ingresso que pode garantir sua vaga na faculdade de Fisioterapia!

Faça sua matrícula

A última etapa, a matrícula! O processo normalmente consiste em enviar alguns documentos para a faculdade, como CPF e RG, além de preencher a ficha de matrícula com dados pessoais.

A matrícula pode ser realizada de forma online ou presencial — isso pode variar de acordo com a faculdade em que você escolheu estudar.

Dá para conseguir bolsa de estudo para estudar Fisioterapia?

A resposta curta para essa pergunta é sim! Nas faculdades parceiras do Portal Vestibulares, as opções de bolsas para a graduação e descontos na mensalidade são imperdíveis.

Se a questão financeira é para você uma prioridade, fique de olho na lista que separamos aqui embaixo. Reunimos as bolsas e os descontos para estudar Fisioterapia nas faculdades parceiras do Portal Vestibulares.

Confira e aproveite essa oportunidade, que pode ser muito importante para você.

Bolsa Enem

Se você fez alguma edição recente do Enem, use sua nota para entrar no curso de Fisioterapia e ainda ganhar uma bolsa de até 100%. Quanto maior for a sua pontuação, maior é o percentual de desconto na bolsa de estudo. Isso significa que dá para conseguir uma bolsa integral (100%) com a sua nota do Enem, já pensou nessa possibilidade?

Bolsa Incentivo

A bolsa Incentivo tem um caráter social, porque busca ampliar o acesso ao ensino superior para a população com alguma dificuldade socioeconômica. Ela é destinada aos estudantes que querem ingressar no ensino superior, mas não podem pagar o valor integral da mensalidade. O objetivo dessa bolsa é ajudar o maior número de estudantes!

Bolsa Transferência

Ao fazer a transferência externa para algumas das faculdades parceiras do Vestibulares, você ganha uma bolsa de 50% até o final do curso escolhido. É para você concluir sua graduação pagando metade do preço!

Desconto para servidores públicos e miliares

Se você atua em algum órgão do setor militar, ganha desconto para ingressar na graduação de algumas faculdades parceiras do Vestibulares. Servidores públicos municipais, estaduais ou federais também têm desconto especial.

Convênio com empresa

Funcionários de empresas conveniadas com a faculdade parceira do Vestibulares ganham desconto na graduação e pós-graduação.

Quais são as modalidades para o curso de Fisioterapia?

No Brasil, o curso superior de Fisioterapia pode ser oferecido em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Veja como elas se diferenciam!

Presencial

O presencial é a modalidade que a maioria já conhece. Todas as aulas, atividades e avaliações do curso são realizadas na unidade da faculdade que o aluno escolheu no momento da matrícula. Os compromissos acontecem em um ritmo diário e demandam o comparecimento presencial dos alunos no campus da faculdade.

Semipresencial

O MEC determina que 40% da grade curricular de Fisioterapia pode ser oferecida no formato a distância. Por isso, a segunda modalidade disponível para o curso é a semipresencial — e não a 100% EAD (Ensino a Distância).

No semipresencial, você terá acesso às aulas na sala de aula, aos laboratórios, às salas multimídia e às bibliotecas do campus da faculdade, mas também poderá planejar os seus horários de estudo e realizar parte da grade horária no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade.

Esse acaba se tornando um grande diferencial da modalidade semipresencial, porque muitos estudantes precisam de flexibilidade para conciliar os estudos da faculdade com outros compromissos.

No vídeo abaixo, veja um conteúdo completo sobre a carreira, as oportunidades e desafios para os profissionais de Fisioterapia nos tempos atuais. A conversa foi mediada por Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos Maria Amélia, Fabio da Silva e Daniel Pillmann.

Agora, faça sua inscrição no vestibular!

Chegamos ao final do nosso guia da faculdade de Fisioterapia! Com todas essas informações, vai ser mais fácil para você decidir se esse é o curso certo para sua vida profissional. Então, não perca tempo e faça sua escolha.

Se o curso de Fisioterapia é a sua praia, aproveite para conhecer as faculdades parceiras do Portal Vestibulares e faça já sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados