6 dicas para conseguir uma bolsa de estudos em Fisioterapia

profissional de fisioterapia

O que acha de tentar uma bolsa de Fisioterapia para atuar na saúde? Essa é uma boa opção, já que estamos falando de uma área muito promissora, afinal o Brasil investe mais de 300 bilhões por ano nesse setor, sendo que, em 2018, considerando apenas os hospitais, foram gerados 96.000 empregos.

Além disso, o salário de um fisioterapeuta geral é bem atrativo, com média em torno de R$ 2.716,52* atuando em regime CLT. Mas existem ramos que vêm ganhando cada vez mais destaque, como o dos esportes, uma alternativa para construir uma carreira de sucesso.

Como a gente sabe que bancar os estudos pode ser um pouco pesado para o bolso, preparamos este artigo trazendo algumas dicas de como conseguir uma bolsa em Fisioterapia. Continue lendo e veja como conquistar o seu diploma e encontrar melhores oportunidades!

Crie uma rotina de estudos

Acredite, tem muita gente que deseja conseguir um desconto para fazer faculdade de Fisioterapia. Por isso, se você quiser conquistar a sua bolsa, deve se dedicar aos estudos. É essencial criar uma rotina e se preparar para as provas que precisará fazer.

Geralmente, esse benefício é oferecido com base em um processo seletivo, como no caso do Enem e das avaliações nas próprias faculdades. Além disso, alguns descontos são exclusivos para alunos já matriculados nas instituições particulares, então, é necessário prestar o vestibular delas.

De toda forma, o seu primeiro passo deve ser a dedicação aos estudos para que consiga alcançar um bom desempenho nessas provas. Assim, você aumenta as suas chances de conquistar a tão disputada bolsa.

Inscreva-se no Enem

Uma das formas de conquistar uma bolsa em Fisioterapia é por meio dos programas oferecidos pelo Governo Federal. Você pode optar pelo Prouni para ter um desconto de 50 ou 100% na mensalidade, ou pode aderir ao FIES, um dos tipos de financiamento que estende o prazo de pagamento da graduação.

Entretanto, para participar de qualquer um deles você precisa prestar o Enem, porque a nota alcançada nesse exame é tida como base para fazer a seleção dos candidatos que terão direito à vaga. Sendo assim, é fundamental você fazer a sua inscrição.

É preciso ficar atento ao prazo para não perder essa oportunidade. As provas são aplicadas no segundo semestre, mas a inscrição acontece no primeiro. Então, acompanhe a publicação do edital para conferir o cronograma em cada ano.

Veja se você se encaixa no Prouni

Dissemos que uma das opções para você conseguir uma bolsa em Fisioterapia é por meio do Prouni, mas existem algumas exigências que precisam ser cumpridas para que o candidato possa fazer a sua inscrição nesse programa.

Uma das principais regras do Prouni é quanto à renda familiar, uma vez que ele é voltado especialmente para a população com renda mais baixa. Portanto, quem deseja uma bolsa integral precisa ter uma renda máxima de três salários mínimos por pessoa e, para as bolsas de 50%, até cinco salários mínimos por pessoa.

O candidato também não pode ter um diploma de ensino superior e deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. Além disso, precisa participar da última edição do Enem, alcançar uma pontuação mínima de 450, e não pode zerar a redação.

Encontre faculdades que oferecem bolsas

Caso você não se encaixe nesses pré-requisitos para participar do Prouni de Fisioterapia, não queira aderir a um financiamento ou perca o prazo de inscrição para o Exame, não se preocupe. Ainda assim existe a possibilidade de você pagar menos pela sua graduação.

As instituições de ensino privadas têm os seus próprios programas de descontos, sendo que os seus alunos podem conseguir uma bolsa de estudo sem fazer o Enem. Ou seja, você não precisa participar de uma disputa tão acirrada com candidatos do Brasil inteiro para tentar uma vaga.

Existem diferentes tipos de bolsas de estudo com descontos variados também. Há aquelas oferecidas para pessoas da mesma família, para quem já tem um diploma, para funcionários públicos e militares, Bolsa Incentivo, entre muitas outras.

Porém, como são benefícios oferecidos para os alunos das faculdades você precisará se inscrever no vestibular de Fisioterapia da instituição em que deseja estudar. Então, primeiro veja quais são as facilidades que elas oferecem, escolha aquela que atende as suas necessidades e se inscreva no processo seletivo para participar.

Entenda as opções de desconto

Como explicamos, os descontos oferecidos nas graduações variam de acordo com cada programa. No Prouni, ele é de 50 ou 100% na mensalidade durante todo o curso, mas precisa ser renovado a cada semestre. Outros benefícios são oferecidos durante apenas um determinado período da graduação.

No caso do FIES, você paga um valor mais baixo enquanto está estudando, mas o restante do curso precisa ser pago integralmente, com prazo que se estende depois que o estudante já estiver formado. Já a bolsa institucional de Fisioterapia é personalizada de acordo com cada instituição.

Sendo assim, é importante conferir quais são os descontos trabalhados pela faculdade, qual é a abrangência deles e como funcionam. Estude cada detalhe e entenda muito bem as possíveis exigências e os pré-requisitos, para que tenha certeza de que atenderá as suas necessidades.

Procure por convênios

Sabia que também há como conseguir bolsa em Fisioterapia por meio de faculdades com Convênio Empresa? Essas parcerias visam oferecer aos colaboradores da organização a oportunidade de se especializarem em uma determinada área.

São benefícios que podem ser exclusivos para o funcionário ou abranger, também, a sua família, dependendo do programa de desconto. Os valores são variados conforme a parceria desenvolvida com cada instituição de ensino.

Se você estiver trabalhando, procure o RH da sua empresa e veja se ela disponibiliza esse benefício para os contratados. Confira se existe alguma regra ou pré-requisito e se a graduação em Fisioterapia está entre os cursos ofertados.

Agora, se você quiser ter um acesso ainda mais fácil a uma bolsa de Fisioterapia, saiba que as faculdades parceiras do Vestibulares trabalham com diversos benefícios. São bolsas e programas de descontos exclusivos para os matriculados nessas instituições. Inclusive, os alunos recebem suporte para entrar no mercado de trabalho com as vagas oferecidas pelo Canal Conecta.

Você imaginava que conseguir uma bolsa de fisioterapia era tão fácil assim? São muitas alternativas para ingressar nessa graduação e conquistar o seu diploma. Atue na área de saúde como um especialista e construa uma carreira de sucesso!

Em dúvida sobre qual programa de desconto atende melhor as suas necessidades? A gente ajuda! Responda este quiz Prouni, PEP, FIES ou bolsa privada para descobrir qual dos benefícios é o ideal para você!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: