O que é a lista de espera da faculdade e como funciona?

lista de espera da faculdade

A espera pelo resultado do vestibular é uma dos momentos de maior ansiedade e expectativa para os alunos que se preparam para essa seleção. E se a expectativa já é ruim, pior ainda é descobrir que, depois de sofrer tudo isso, você não passou, não é mesmo? A boa notícia é que esse pesadelo pode ter um final feliz: a lista de espera da faculdade! Essa é uma oportunidade para quem não foi selecionado na chamada regular conseguir entrar no seu tão sonhado curso de graduação.

Ficou curioso sobre como funciona esse processo e de que forma ele pode render uma vaga na faculdade dos seus sonhos? Então, continue a leitura para saber mais!

O que é a lista de espera da faculdade?

A lista de espera da faculdade é um meio que as instituições de ensino utilizam para preencher as vagas remanescentes dos seus cursos. Participam dessa seleção os alunos que não foram convocados pela chamada regular, seguindo, para isso, a ordem do ranking de aprovação.

Existem diversos motivos pelos quais todas as vagas de um curso podem não ter sido preenchidas, como desistências, falta de documentos e perda de prazos. É muito comum também que os estudantes se inscrevam em diversos processos seletivos diferentes, o que contribui para o número de desistências.

A lista de espera é uma ferramenta utilizada pelas próprias faculdades e também por programas do Governo que utilizam o Enem como critério de seleção, a exemplo do Sisu, Prouni e FIES.

O que é chamada regular?

A chamada regular é a primeira convocação feita para os alunos aprovados em um curso de faculdade. São chamados para essa seleção aqueles que conseguiram as melhores notas na prova do vestibular — seja ele fixo ou agendado — e atenderam aos pré-requisitos definidos por cada instituição.

Após a chamada inicial, pode ser que nem todas as vagas disponíveis para aquele curso tenham sido preenchidas. E é a partir desse momento que se usa o recurso da lista de espera.

O que é suplente na lista de espera?

Os suplentes são os alunos que integram determinada lista de espera da faculdade e aguardam serem convocados em alguma das próximas chamadas. Embora seja comum sobrarem vagas, nem todos os alunos que não passaram na primeira seleção têm a oportunidade de preenchê-las, sendo considerados suplentes. A instituição de ensino fará a convocação de acordo com as notas de aprovação, seguindo os integrantes da lista de espera, até todas as vagas restantes serem preenchidas.

Como funciona na prática?

Agora que você já sabe como funciona a lista de espera da faculdade de uma forma geral, abordaremos, nos tópicos a seguir, de que forma o processo ocorre nos principais meios de ingresso em cursos de graduação. Confira!

Como funciona a lista de espera da faculdade por vestibular?

Cada instituição de ensino está livre para determinar quais são os critérios da sua lista de espera, bem como prazos de convocação e os documentos que devem ser apresentados na matrícula. Em geral, a lista de espera seguirá a ordem da maior para a menor nota na prova de vestibular e incluirá somente os alunos que não foram convocados na chamada regular.

A dica é acessar o site da faculdade de interesse e ler detalhadamente o edital de inscrição para vestibular para se informar como funcionará o processo e não ficar de fora. Mesmo que você tenha muita confiança de que será aprovado na primeira tentativa, é muito importante conhecer as regras e o cronograma, pois, nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo?

Como funciona a lista de espera no Sisu?

A lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a forma pela qual as instituições de ensino públicas selecionam os candidatos do Enem para preencher as vagas remanescentes dos seus cursos. Para participar dessa lista, o aluno não poderá ter sido convocado na chamada regular.

Assim, se o estudante foi convocado e perdeu por algum motivo, a primeira chamada, ele não poderá integrar a lista de espera do Sisu. Além disso, essa lista estará disponível apenas para a primeira opção de curso escolhida no momento da inscrição.

As vagas disponibilizadas na etapa de espera são aquelas que não foram preenchidas por algum motivo, como desistência, perda de prazo de matrícula e não apresentação dos documentos exigidos.

Para participar dessa fase, o aluno deverá já ter se inscrito no Sisu e não ter sido selecionado na chamada regular. Após o resultado negativo da primeira seleção, ele deverá acessar o site oficial do programa e selecionar a opção “participar da lista de espera”, quando disponível. Para isso, é fundamental acompanhar as datas do calendário do Sisu para não perder o prazo das etapas.

Como funciona a lista de espera no Prouni?

A lista de espera do Prouni (Programa Universidade para Todos) se destina àqueles que não foram convocados nas duas primeiras chamadas da seleção com resultado do Enem para bolsas em faculdades particulares. O candidato poderá se candidatar apenas à primeira opção de curso escolhida no momento da inscrição.

Outra possibilidade de integrar essa lista é sendo um dos que foram aprovados na primeira etapa, mas não puderam se matricular por falta de turmas disponíveis. Para participar dessa seleção, o aluno deverá acessar o site oficial do Prouni na data disponibilizada pelo calendário oficial do programa e escolher a opção de lista de espera, atentando ao cronograma.

Como funciona a lista de espera do FIES?

A lista de espera do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é destinada àqueles que não foram convocados pela chamada regular — no caso de quem se inscreveu para o financiamento das mensalidades de cursos em faculdades particulares. Diferentemente do Prouni e do Sisu, todos candidatos que não foram aprovados na pré-seleção do programa passam a integrar automaticamente a lista de espera.

Como é o processo de matrícula?

Seja qual for a forma de ingresso, as regras da matrícula são definidas pela instituição de ensino escolhida, que divulgará as datas e os documentos necessários para a inscrição.

Assim, mesmo que você tenha sido aprovado pelo Sisu, Prouni ou FIES, deverá prestar atenção ao que diz o edital da faculdade do curso para o qual você foi aprovado. Para isso, é preciso ler os editais disponibilizados e as notícias do site oficial. Lembrando que, normalmente, o prazo para esse processo é bastante curto, por isso fique atento!

E agora que você já sabe como funciona a lista de espera da faculdade, que tal conferir o nosso post especial sobre como escolher seu curso de graduação? Leia agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: