O que é a lista de espera da faculdade e como funciona?

lista de espera da faculdade

A espera pelo resultado do vestibular é um dos momentos de maior ansiedade e expectativa para os alunos que se preparam para essa seleção. E se a expectativa já é ruim, pior ainda é descobrir que, depois de sofrer tudo isso, você não passou, não é mesmo?

A boa notícia é que esse pesadelo pode ter um final feliz: a lista de espera da faculdade! Essa é uma oportunidade para quem não foi selecionado na chamada regular conseguir entrar no seu tão sonhado curso de graduação.

Ficou curioso sobre como funciona esse processo e de que forma ele pode render uma vaga na faculdade dos seus sonhos? Então, continue a leitura para saber mais!

O que é a lista de espera da faculdade?

A lista de espera da faculdade é um meio que as instituições de ensino utilizam para preencher as vagas remanescentes dos seus cursos. Participam dessa seleção os estudantes que não foram convocados pela chamada regular, seguindo, para isso, a ordem do ranking de aprovação.

Existem diversos motivos pelos quais todas as vagas de um curso podem não ter sido preenchidas, como desistências, falta de documentos e perda de prazos. É muito comum também que os estudantes se inscrevam em diversos processos seletivos diferentes, o que contribui para o número de desistências.

A lista de espera é uma ferramenta utilizada pelas próprias faculdades e também por programas do Governo que utilizam o Enem como critério de seleção. Por isso, é sempre fundamental que você fique de olho quando o assunto é esperar pela sua vaga!

O que é a chamada regular?

A chamada regular é a primeira convocação feita para os estudantes aprovados em um curso de faculdade. São chamados para essa seleção aqueles que conseguiram as melhores notas na prova do vestibular — seja ele fixo ou agendado — e atenderam aos pré-requisitos definidos por cada instituição. Essa lista também é conhecida como “primeira chamada”.

Após a chamada inicial, pode ser que nem todas as vagas disponíveis para aquele curso tenham sido preenchidas, pelos motivos que citamos anteriormente — perda de prazo, pessoas que desistiram da vaga, entre outros. E é a partir desse momento que se usa o recurso da lista de espera.

O que é suplente na lista de espera?

Os suplentes são os alunos que integram determinada lista de espera da faculdade e aguardam serem convocados em alguma das próximas chamadas. Embora seja comum sobrarem vagas, nem todos os alunos que não passaram na primeira seleção têm a oportunidade de preenchê-las, sendo considerados suplentes.

A instituição de ensino fará a convocação de acordo com as notas de aprovação, seguindo os integrantes da lista de espera, até todas as vagas restantes serem preenchidas.

Por exemplo: vamos imaginar que um determinado curso tinha 50 vagas disponíveis. Na primeira chamada, serão convocados 50 estudantes. Agora, pense que 10 deles não levaram os documentos ou simplesmente não apareceram no dia da matrícula. Entra em campo a segunda chamada!

A segunda lista convocará, nesse caso, 10 alunos. O 51º colocado será o primeiro, enquanto o 61º será o último a ser chamado. Caso algum desses 10 não realize a matrícula, a vaga estará novamente aberta para a convocação da terceira lista de chamada.

Como a lista de espera funciona na prática?

Agora que você já sabe como funciona a lista de espera da faculdade de uma forma geral, nos tópicos a seguir abordaremos como o processo ocorre nos principais meios de ingresso em cursos de graduação. Confira!

Como funciona a lista de espera da faculdade por vestibular?

Cada instituição de ensino está livre para determinar quais são os critérios da sua lista de espera, bem como os prazos de convocação e os documentos que devem ser apresentados na matrícula.

Em geral, a lista de espera seguirá a ordem da maior para a menor nota na prova de vestibular e incluirá somente os estudantes que não foram convocados na chamada regular.

As vagas disponibilizadas na etapa de espera são aquelas que não foram preenchidas por algum motivo, como desistência, perda de prazo de matrícula e não apresentação dos documentos exigidos.

A dica é acessar o site da faculdade de interesse e ler detalhadamente o edital de inscrição para vestibular para se informar como funcionará o processo e não ficar de fora. Mesmo que você tenha muita confiança de que será aprovado na primeira tentativa, é muito importante conhecer as regras e o cronograma, pois nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo?

Então, é fundamental acompanhar as datas do calendário do vestibular em questão para não perder o prazo das etapas. E, claro, sempre ficar de olho nos prazos e nas listas que vão aparecendo no site oficial da instituição.

Tour pela prova do Enem

Ah! Não podemos esquecer. Em alguns casos, os candidatos que não foram convocados na primeira chamada para a matrícula precisam demonstrar o seu interesse em continuar concorrendo pelas vagas.

Por isso, é fundamental que você leia o edital com muita atenção ou até mesmo que entre em contato com a faculdade para tirar as suas dúvidas. Se você não confirmar o interesse, poderá perder a chance de continuar na lista de espera.

Como é o processo de matrícula?

Seja qual for a forma de ingresso na faculdade, as regras da matrícula são definidas pela instituição de ensino escolhida, que divulgará as datas e os documentos necessários para a inscrição.

Dessa forma, é preciso ler os editais disponibilizados e as notícias do site oficial da instituição. Lembrando que, normalmente, o prazo para esse processo é bastante curto. Por isso, fique atento e deixe um alarme acionado em seu celular! Já pensou ter que estudar outro ano por conta de um prazo perdido? Sai fora!

Como saber se estou na fila de espera da faculdade?

Mais uma vez, isso depende da instituição de ensino. Por exemplo, algumas faculdades enviam e-mails para os candidatos os avisando de sua condição. Outras, por sua vez, apenas publicam a lista de espera em seus portais oficiais.

Por isso, não fique esperando! Viu que não passou na faculdade? Aproveite e entre imediatamente em contato com a instituição para descobrir como será feita a divulgação das próximas listas. Antes, no entanto, dê uma lida atenta no site oficial para ver se a informação já não está por lá.

O que fazer quando estiver na fila de espera da faculdade?

Agora, que tal conferir algumas dicas do que você pode fazer enquanto estiver aguardando as próximas chamadas da matrícula de seu curso? Vamos lá!

Continue revisando o conteúdo

A lista de espera não é algo certo, por isso, siga revisando o conteúdo dos vestibulares, de acordo com o seu plano de estudos. Isso fará com que você não perca o ritmo e continue se preparando.

Diminua o ritmo por um tempo

Apesar disso, diminua o ritmo. Separe alguns dias para descansar a mente e aliviar a pressão. Você já se dedicou bastante ao longo do ano e, agora, é hora de apenas manter os hábitos, algo essencial seja para a sua adaptação na faculdade ou para a retomada de uma rotina de preparação para o vestibular.

Distraia-se

Como dissemos, também é hora de se distrair. Tire momentos para fazer algo que gosta e passar um tempo com aqueles que ama. A espera pelas novas chamadas pode ser muito estressante e gerar uma ansiedade considerável.

Anote todas as informações necessárias

Não podemos deixar de salientar a importância de que você anote todas as informações relevantes sobre a lista de espera. Datas, prazos e outros dados devem estar sempre à vista para não serem perdidos. Fique de olho!

Considere as possibilidades

Como mencionamos, a lista de espera é uma oportunidade. No entanto, ela não é uma certeza. O resultado pode ser bem positivo ou trazer implicações negativas. É necessário ter isso em mente para evitar problemas, ok? Falaremos mais sobre o tema a seguir!

Não fui chamado na lista de espera. E agora?

Infelizmente, não ser chamado para a lista de espera é algo que pode acontecer. A lista de espera é uma nova chance para você ingressar na faculdade e que, muitas vezes, dá super certo! Ainda assim, devemos ter em mente que nem sempre esse é o caso.

Se você não foi convocado nas outras chamadas (ou até mesmo se o seu curso não teve lista de espera, o que também ocorre), não fique triste. Pense em seu ano de estudos como um ano de aprendizados. Você está agora muito mais perto de conquistar o seu sonho do que estava um ano atrás, concorda?

Sendo assim, volte a se dedicar aos estudos e tenha em mente que tudo acontece a seu tempo. O seu momento de brilhar com o nome na lista de aprovados vai chegar e está muito mais próximo do que você imagina!

E agora que você já sabe como funciona a lista de espera da faculdade, que tal conferir o nosso post especial sobre como escolher seu curso de graduação? Assim, você fica ainda mais bem-informado sobre o processo do vestibular ?

Agora é com você!

Muito bem, agora você já sabe como funciona a lista de espera dos vestibulares e qual é a importância de ficar sempre ligado nesse processo. É uma esperança a mais, não é? Por isso, não dê mole e fique atento aos prazos e às recomendações previstas no edital do concurso que você vai participar. Estamos torcendo por você!

Aproveite o embalo e já se inscreva no vestibular online para o curso de seus sonhos! E, claro, entre em contato com as faculdades parceiras do Vestibulares para conferir de perto as nossas regras a respeito das listas de espera. Não deixe para a última hora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 66

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados