Cursos na área de Recursos Humanos: quais são as melhores opções?

cursos na area de recursos humanos

Sabe o que está em alta? Os cursos na área de Recursos Humanos! Se você está pesquisando sobre profissões e faculdades, está na hora de conhecer essa área, que é a responsável por ajudar as empresas a lidar com seus colaboradores da melhor maneira possível.

Se os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa, é importante que quem se responsabiliza por cuidar deles esteja preparado e antenado a novos conceitos. Além de o segmento de Recursos Humanos ser bastante atrativo, há uma variedade enorme de áreas de atuação e um mercado de trabalho sempre acolhedor.

Saiba, neste artigo, como se preparar para ser um profissional de excelência. Vamos mostrar os melhores cursos na área de RH — cada tem um olhar diferente sobre o setor — e onde estudar!

Quais são os cursos na área de Recursos Humanos?

Existem muitos cursos que englobam Recursos Humanos em sua formação. Separamos alguns para você, veja só!

Gestão de Recursos Humanos

Entre os cursos com maior empregabilidade atualmente estão os de Gestão. Não existe uma faculdade de Recursos Humanos específica, mas o curso que mais se aproxima disso é o de Gestão de Recursos Humanos.

Trata-se de um curso Tecnólogo, que pode ser feito em três modalidades:

  • presencial;
  • semipresencial;
  • 100% a distância.

Além de ser cursada em menos tempo, o investimento nesse tipo de curso é bem menor, e o foco no mercado de trabalho está presente desde o primeiro dia de aula. Assim, você aprende a analisar e gerenciar estratégias institucionais e a desenvolver processos seletivos e planos de carreira, tudo para cuidar dos colaboradores da empresa.

Dentro do setor de RH, é possível atuar em áreas como:

  • business partner;
  • administração de pessoal;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • recrutamento e seleção;
  • remuneração e benefícios.

As posições ocupadas dentro do setor variam de analista a diretor, passando por coordenador e gerente. Seu crescimento vai depender de seus objetivos profissionais e de sua formação continuada.

Para dar sequência à sua carreira em Gestão e ascender a cargos mais altos, é possível fazer uma pós em uma área mais específica, como Administração Hospitalar, Consultoria, Direito do Trabalho, Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Como dissemos, existe uma infinidade de segmentos nos quais sua carreira pode ser traçada.

Administração

Tem gente que pensa que a faculdade de Administração é só voltada para disciplinas de Exatas, mas se engana. O curso integra a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e envolve, além de Matemática e Cálculo, disciplinas como:

  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Projetos;
  • Comportamento Organizacional;
  • Marketing.

Por ser bem abrangente, o estudante de Administração de Empresas leva pelo menos 4 anos para ser formar e tem também a grande vantagem de poder estudar a distância.

Psicologia

A Psicologia estuda o desenvolvimento e o comportamento biopsicossocial do ser humano. Na faculdade de Psicologia, os alunos têm contato com teorias diversas para entender como ocorrem as interações entre as pessoas, inclusive no ambiente de trabalho.

Por isso, grande parte do curso é dedicada à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Depois de formado, o profissional pode atuar tanto em firmas especializadas em fazer processos seletivos quanto no setor de RH de qualquer empresa. Essa, aliás, é uma das tendências de RH mais fortes nos últimos tempos.

Tour pela prova do Enem

Diferentemente dos cursos que citamos até aqui, não existe Psicologia EAD, apenas é possível cursar essa graduação presencialmente. São 4 anos de formação, com obtenção de diploma de bacharel.

Serviço Social

Quem se forma em Serviço Social também pode trabalhar com Recursos Humanos. O olhar desse profissional é mais voltado a encaminhamentos de colaboradores que possam estar passando por problemas familiares, por exemplo.

No curso, o futuro assistente social se prepara para atuar em empresas e ONGs, buscando sempre combater a desigualdade e implantar e gerir programas de ações sociais. em empresas de vários portes e segmentos.

Há opções de cursos EAD Bacharelado, e a duração também é de 4 anos.

Pedagogia

O curso de Pedagogia pode ser encontrado com formação em Bacharelado e Licenciatura, com duração de 4 anos em ambos os casos. A ocupação mais conhecida do pedagogo é nas escolas, mas ele também pode exercer funções importantes no setor de Recursos Humanos das empresas.

Como esse curso é voltado para a didática e os processos cognitivos, esse profissional é apto a elaborar e aplicar cursos e formações aos colaboradores dentro da empresa, sempre pensando no seu desenvolvimento global.

O vestibular de Pedagogia oferece a opção de curso presencial ou a distância, e é ampla a disponibilidade de estágios na área.

Como escolher a melhor faculdade?

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de curso se você quer trabalhar na área de Recursos Humanos, precisa escolher onde estudar. Busque uma faculdade que forneça qualidade, conforto e facilidade para o aluno focar a sua formação.

Selecionar a instituição de ensino é tão importante quanto escolher o curso de graduação, pois é a partir dela que se firmam as bases do futuro profissional. Ter acesso aos melhores professores e a métodos de ensino eficazes, voltados para a prática, faz toda a diferença na hora de buscar por uma vaga de emprego.

Por isso, queremos que você conheça os diferencias das instituições parceiras do Vestibulares, faculdades renomadas nacionalmente e com ótima avaliação no MEC. Com elas, você pode contar com:

  • apoio personalizado — cada etapa da sua vida acadêmica é acompanha de perto por tutores e professores;
  • sistema de ensino — didático, leve e interativo, com base em resolução de situações reais da profissão;
  • avaliação continuada — não só os momentos de prova são valorizados, mas toda a sua performance nas disciplinas ao longo do semestre;
  • Canal Conecta — tenha acesso a um portal para encontrar vagas de estágio e de emprego. Ele é exclusivo para alunos das instituições parceiras e tem convênio com grandes empresas do país.

E onde estudar para garantir todas essas vantagens? Saiba agora quais são as instituições que oferecem faculdade de RH:

Venha com a gente!

As faculdades parceiras do Vestibulares têm unidades espalhadas por todo o país, então, basta procurar o polo mais perto de você! Confira os vestibulares abertos e faça sua prova online. Se preferir, pode usar a nota do Enem de anos anteriores como substituição ao processo seletivo. Os cursos na área de Recursos Humanos esperam por você!

Inscreva-se agora mesmo no vestibular online de uma das nossas instituições parceiras e dê início à sua jornada acadêmica!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados