Vestibulares Abertos: saiba como conferir os principais processos seletivos

estudante fazendo vestibular

Veja nosso guia e saiba como conferir quais os vestibulares abertos dos principais processos seletivos do país!

O número de vestibulares que existem no Brasil são incontáveis, dado isso, as oportunidades de ingresso no ensino superior também são muitas, a depender do objetivo de formação do candidato. Conferir quais os vestibulares abertos é uma tarefa necessária para quem quer ingressar numa graduação. Não só isso, é importante ficar atento aos prazos de inscrição e pré-requisitos necessários.

Para tanto, preparamos este artigo especial, para você, que quer estar ligado nos principais processos seletivos e vestibulares abertos do país. Também aproveitamos para responder as principais dúvidas dos candidatos. Confira:

Quais os tipos de vestibular?

Afinal, quais os vestibulares? Essa é uma dúvida comum para quem está saindo do Ensino Médio e está em busca da primeira graduação. São tantas as opções de instituições de ensino superior, dentre públicas e privadas, que fica difícil definir qual dar prioridade. Para isso, separamos aqui os tipos de vestibular existentes e como cada um funciona, assim, depois fica mais fácil entender como é o exame da sua instituição de interesse.

Vestibular Geral

O vestibular geral é o modelo tradicional do exame. Ele ocorre em datas e horários já previstos, geralmente sendo divulgadas pelas instituições de ensino ou instituições autônomas responsáveis pela realização e aplicação dos exames vestibulares. Este tipo de prova ocorre presencialmente no campus/polo definido pelo candidato no momento da inscrição. As provas podem ser no papel ou também digitais, feitas num computador da instituição.

Vestibular Agendado

Já o vestibular agendado também se trata do modelo tradicional, porém, o candidato consegue escolher o melhor dia e horário para a aplicação do exame. Sendo assim, é possível encaixar o que melhor atende suas necessidades e se preparar da melhor forma. Aqui, a prova também pode ser digital ou impressa, a depender das possibilidades oferecidas pela instituição de ensino.

Vestibular Online

Na opção de vestibular online é possível que o aluno faça a prova 100%digital. Ou seja, o processo inteiro pode ser feito pela internet, desde a inscrição à realização da prova. O estudante possui um período pré-definido para a sua atividade na plataforma disponibilizada pela instituição. O melhor, neste caso, é a flexibilidade e acessibilidade proporcionada, já que o estudante pode fazer a prova na sua casa, no horário em que se sentir disposto e bem preparado.

Principais vestibulares de instituições públicas

Agora que já falamos sobre os tipos de vestibulares, vamos abranger os principais vestibulares do país, para que você possa traçar um mapeamento daquele que te interessa e verificar se ele está aberto. Se o seu interesse é ingressar numa instituição de ensino superior pública, confira abaixo quais são os principais vestibulares estaduais e federais:

Enem

O Enem é o maior vestibular do país e uma das principais portas de ingresso para a graduação, seja ela numa instituição privada ou pública. As provas ocorrem no modelo de vestibular geral, uma vez por ano, em dois domingos consecutivos, no Brasil inteiro. Para ingressar numa instituição pública pelo Enem, é necessário se inscrever no Sisu, programa que disponibiliza vagas em universidades estaduais e federais do país.

Aqui no blog temos um post onde você pode conferir tudo sobre o Enem, dá uma olhada! 

Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida como Fuvest, é uma instituição autônoma que realiza o processo seletivo para a Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 

ITA

O vestibular do  ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é um dos mais concorridos e disputados do país, dado que são muitas as gratificações para os estudantes aprovados que querem seguir carreira militar. Quem opta pela carreira é nomeado Primeiro-Tenente no dia da formatura e passa a atuar em unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), podendo chegar ao posto de Major-Brigadeiro. Fora isso, independentemente da opção do curso, são asseguradas aos alunos do ITA alimentação gratuita e moradia no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos (SP).

Unicamp

A Universidade de Campinas (Unicamp) tem seu vestibular realizado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) e possui o mesmo modelo de prova geral da Fuvest.

Unesp

Para ingressar na Universidade Estadual do Estado de São Paulo (Unesp) o candidato precisa realizar o vestibular organizado pela Vunesp. Ele ocorre uma vez ao ano, no mesmo modelo de vestibular geral adotado pela Unicamp e Fuvest, com duas fases.

UERJ

Já o vestibular da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) também possui processo seletivo próprio, sendo realizado uma vez por ano.

Vestibulares de instituições particulares

Para ingressar em instituições de ensino superior da rede privada, as possibilidades são mais abrangentes, até porque muitas utilizam outras opções e formas de ingresso que podem substituir o exame.

Enem

Como já colocamos, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das melhores opções de vestibular, já que, por ele é possível ter um leque de opções. Hoje, praticamente todas as instituições de ensino superior do país aceitam a nota do Enem para entrada. No caso das particulares, é possível ingressar apenas apresentando os seus resultados no exame no momento da inscrição, ou então, participando do Prouni – programa federal que disponibiliza bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas.

Portal Vestibulares

Somos nós! Em nosso Portal, você pode se inscrever no vestibular de 8 instituições privadas tradicionais e bem reconhecidas no mercado:

Todas essas instituições te dão a opção de escolher o melhor vestibular para você: geral, agendado ou online! Basta realizar a inscrição através do nosso Portal 🙂

Quais as datas dos vestibulares? 

As datas dos vestibulares são definidas por cada instituição. 

Vestibulares que possuem apenas uma edição por ano, como é o caso do Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp e ITA, geralmente, ocorrem no mês de novembro – os que possuem segundas fases, estas costumam ocorrer entre dezembro e janeiro.

Como comentamos, os vestibulares próprios de instituições privadas podem acontecer em diversos períodos do ano, a depender do tipo de vestibular (geral, agendado ou online). 

Como conferir se há vestibulares abertos

Para conferir se o seu vestibular de interesse está aberto, basta se atentar aos regulamentos e editais no site da sua instituição de interesse. Se a sua intenção é uma instituição pública, o período de inscrições dos vestibulares próprios geralmente ocorre no meio do ano, entre os meses de agosto e setembro. 

É importante lembrar o período de inscrição do Enem é aberto usualmente no mês de maio – e, como já dissemos, o exame substitui o vestibular próprio para muitas instituições de ensino superior, então, nossa dica é: não perca o Enem!

Agora que você já sabe como funciona o vestibular e como conferir quais estão abertos, faça a sua inscrição em nosso portal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: