Curso tecnólogo: 5 vantagens em relação à graduação tradicional

cursotecnologo

Muita gente costuma confundir a graduação tecnológica que forma o tecnólogo, com os cursos técnicos e profissionalizantes. Isso é normal, pois, além do nome parecido, eles têm uma proposta objetiva, com um formato bastante prático e focado em qualificações específicas para o mercado.

A principal diferença entre eles é o nível, que corresponde ao ensino médio no caso do curso técnico, e ao ensino superior no caso do Tecnólogo — portanto, mais aprofundado e completo. Sim, o curso Tecnólogo é uma graduação, com direito a diploma e tudo mais!

Essa é, sem dúvidas, uma grande vantagem oferecida pelo curso Tecnólogo, não é mesmo? Contudo, existem outras mais e, neste post, listamos algumas:

Tempo de duração do curso

Procurando uma faculdade de 2 anos? Uma das principais vantagens da graduação tecnológica em relação às graduações tradicionais é o menor tempo para sua conclusão.

Enquanto os cursos de Bacharelado e Licenciatura duram, em média, 4 anos, a duração do curso Tecnólogo varia de 2 a 3 anos e tem uma abordagem mais objetiva, sendo possível realizá-lo no modelo presencial, semipresencial ou, até mesmo, 100% online.

Facilidade de conciliar com outras obrigações

Se você escolher um dos cursos Tecnólogos semipresenciais e 100% digital, pode conciliar seus estudos a outras obrigações da sua rotina. Afinal de contas, a maior parte das atividades são realizadas no ambiente digital.

Ou seja, além de fazerem com que você conquiste seu diploma mais rapidamente, também permitem que você alie a graduação com outras funções da sua vida, seja profissional, seja pessoal, como viagens e cuidados com a sua família.

Isso acontece porque as atividades presenciais têm dias e horários programados, como alguns trabalhos, apresentações e provas presenciais, que são realizadas no polo da faculdade.

Como já dissemos lá em cima, o curso Tecnólogo tem um conteúdo mais dinâmico e específico para a respectiva área de atuação, sendo a vivência em sala de aula, online ou presencial, bastante prática.

Assim, você sai da faculdade pronto para colocar em prática o que aprendeu, sem ter que fazer estágios, já que no caso de cursos de Tecnólogo eles não são exigidos por lei.

As disciplinas de um curso de graduação convencional são abrangentes e consideram, por exemplo, a possibilidade do aluno querer atuar na área acadêmica, focando na Licenciatura ou pesquisa. Já nos cursos Tecnólogos, o objetivo é apresentar as práticas e as ferramentas específicas para a atuação no mercado de trabalho.

Alta empregabilidade

O curso Tecnólogo geralmente é criado a partir de demandas bem específicas do mercado, o que sugere haver uma procura por profissionais com essas qualificações, aumentando as chances de conseguir um emprego na área após formado. Uma pesquisa de qualificação profissional realizada em 2016 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que mais de 90% dos profissionais com essa formação se encontravam empregados na ocasião.

É muito importante lembrar que o curso Tecnólogo é considerado de nível superior, o que é uma exigência para vagas estratégicas e com melhores salários. Ou seja, estamos falando de alta empregabilidade em cargos com boas remunerações!

Além disso, é preciso lembrar que seus conteúdos objetivos permitem que você trabalhe como empreendedor ou consultor, já imaginou? Fazer um Tecnólogo em Gestão pode capacitar você para dar consultorias para pequenas empresas, por exemplo, ou mesmo, o deixar mais preparado para gerenciar seu próprio negócio.

Ingresso rápido no mercado de trabalho

O tempo reduzido de duração e a alta possibilidade de empregabilidade fazem da formação tecnológica uma ótima opção para quem está saindo do ensino médio e quer ingressar logo no mercado de trabalho, assim como para quem está nele e quer alçar voos mais altos.

Em algumas empresas, para que um funcionário da área administrativa seja promovido e avance no plano de carreira, é preciso que ela seja graduado.

Oportunidade para quem deseja mudar de carreira

Para quem já está no mercado e insatisfeito com o trabalho atual, a graduação tecnológica é uma ótima opção. Por conta de sua curta duração, não demanda tanto tempo de mudança.

Assim, os cursos vão ajudar a descobrir as oportunidades que um novo mercado pode oferecer, fazer com que você adquira um conhecimento em curto prazo e, até mesmo, possa encontrar ofertas de emprego. Afinal de contas, as faculdades oferecem canais em parcerias com empresas para divulgação de vagas de estágio e emprego nas áreas de seus cursos.

É o caso do Canal Conecta, você conhece? Nele, é possível se conectar com várias empresas que estão com vagas abertas, conhecer as demandas do mercado e se preparar para as oportunidades.

Grande oferta de cursos e aprovação do MEC

É importante lembrar que, hoje, existem mais de 100 cursos dessa modalidade reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas como saúde, design, gestão, indústria e informática.

Sua opção, portanto, pode ser conhecer uma área nova de atuação ou se atualizar naquela que você já atua. Afinal, os conteúdos e as disciplinas escolhidas estão de acordo com o mercado e direcionados para as tendências atuais, como é o caso do Marketing Digital que é usado em e-commerces, redes sociais e sites de empresas, órgãos públicos e outras entidades.

A verdade é que o Tecnólogo é diferente dos tradicionais cursos de Bacharelado e Licenciatura, mas traz inúmeras vantagens específicas para um determinado perfil de aluno. Será esse, o seu caso?

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, saiba como funciona uma graduação digital ou confira nossas opções de cursos tecnólogos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: