Tendências de RH: como se preparar para o que está por vir?

tendencias rh entrevista

Não há dúvidas de que a atuação dos colaboradores faz a diferença para o desenvolvimento empresarial. Exatamente por isso, os profissionais de Recursos Humanos estão em evidência, sobretudo quando conhecem as tendências de RH.

O curso de Gestão de Recursos Humanos é uma excelente oportunidade, mas é preciso preparar-se para o que está por vir.

Pensando nisso, reunimos as tendências que farão parte da rotina dos profissionais que atuam na área. Continue a leitura e fique por dentro!

Por que você deve conhecer as principais tendências do RH?

Ninguém discorda que o profissional de sucesso é aquele que está sempre em busca de novos conhecimentos, certo? Isso vale para qualquer área, mas, quando o assunto é o comportamento humano, é preciso ainda mais dedicação.

Quem decide seguir uma carreira em Psicologia ou em Recursos Humanos, por exemplo, precisa se atualizar com frequência. Afinal, o mundo e as pessoas estão em constante evolução.

Uma estratégia utilizada anos atrás pode não ser a mais indicada para os dias atuais. Comportamentos, ideias e demandas mudam, e o bom profissional precisa estar preparado para lidar com essas alterações.

Por esse motivo, além da escolha do curso, é preciso conhecer as tendências de Recursos Humanos. Afinal, isso é tão importante quanto saber o salário de RH!

Quais são as tendências de RH?

Conhecer as tendências de RH pode ajudar você a se tornar mais preparado para os desafios da profissão. Por isso, a seguir, apresentaremos as seguintes práticas:

  • feedback em tempo real;
  • formação de líderes inspiradores;
  • aprendizado no fluxo do trabalho;
  • flexibilidade para os colaboradores;
  • foco na empatia;
  • adoção de sistemas adaptativos;
  • uso de gamificação;
  • transformação digital na cultura das empresas;
  • implementação da intranet.

Feedback em tempo real

Oferecer feedbacks aos colaboradores traz inúmeros benefícios. A tendência é que esses retornos sejam cada vez mais frequentes e em tempo real.

Em síntese, essa medida contribui para o desenvolvimento profissional e da própria empresa. Ao conhecer suas falhas e seus pontos fortes, a equipe torna-se mais eficiente e alcança a máxima performance.

feedback em tempo real tendências de rh

Formação de líderes inspiradores

Ser líder ou ser um chefe? A área de Recursos Humanos já entende que existem muitas diferenças entre essas duas figuras. Por isso, a tendência é investir na formação de líderes inspiradores.

Isso significa identificar profissionais com capacidade de ouvir, comandar, corrigir e dar exemplo. Lembrando que a liderança é uma qualidade que pode ser aperfeiçoada com um bom trabalho do RH.

líderes inspiradores tendências de rh

Aprendizado no fluxo de trabalho

Aprender durante o fluxo de trabalho é uma das principais tendências do RH. Afinal, identificar problemas e encontrar soluções em tempo real é muito mais eficiente e produtivo do que deixar para depois, até mesmo no trabalho home office.

Na prática, ao invés de esperar para atuar, o RH está sempre observando o comportamento dos colaboradores e atuando para que eles superem suas limitações durante os processos, contribuindo ainda mais com o crescimento empresarial.

Tour pela prova do Enem

Flexibilidade para os colaboradores

A jornada de trabalho não precisa ser rígida e inalterável. Na verdade, nos próximos anos, veremos um aumento significativo de práticas que flexibilizam o cotidiano do trabalhador, como o home office.

Estudos já demonstram que 83% dos profissionais buscam por empregos mais flexíveis. Com isso, as organizações que desejam atrair e reter talentos precisarão se adaptar a essa nova demanda de mercado.

Foco na empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e visualizar uma mesma situação por outro ângulo. Por lidar diretamente com pessoas (e com todas as suas complexidades), esse tipo de atitude é essencial aos profissionais de Recursos Humanos.

Que tal oferecer um dia de folga para o funcionário no dia do seu aniversário? Ou então receber novos colaboradores com um café da manhã e uma apresentação leve e dinâmica aos novos colegas? Existem excelentes exemplos que demonstram que a empatia é uma tendência que veio para ficar.

empatia tendências de rh

Sistemas adaptativos

Os sistemas adaptativos fazem parte do futuro do RH. A ideia é investir em recursos que rastreiem o comportamento do usuário e se adaptem, tornando as ações mais personalizadas e eficazes.

Quer um exemplo? Durante o processo de recrutamento, é possível identificar se os candidatos preferem atividades mais lentas ou rápidas e, assim, aplicar os melhores testes. Da mesma forma, com base nas respostas aos questionários, a análise de desempenho dos colaboradores pode se adaptar ao perfil dos funcionários e às necessidades do negócio.

Uso da gamificação

Você sabe o que é gamificação? Trata-se de uma estratégia inteligente para alcançar os objetivos da empresa, em que os processos e os desafios do cotidiano são transformados em um jogo da vida real.

Ao usar métodos de um game no cotidiano empresarial, o setor de RH consegue manter a equipe mais motivada, engajada e leal.

Para isso, é possível implementar competições, distribuir pontos, implementar conquistas e estabelecer regras que tornam o trabalho mais leve e facilitam a entrega de feedbacks positivos.

gamificação tendências do rh

Transformação digital na cultura das empresas

A transformação digital é uma realidade dentro das empresas e, sem dúvidas, o RH tem um papel fundamental para que isso ocorra de forma produtiva e inteligente. Afinal, é essencial que os colaboradores se adaptem a esse cenário e usem os recursos à disposição para criar diferenciais competitivos para o negócio.

Sendo assim, não se discute mais quando tecnologias, como o Big Data e a Inteligência Artificial, serão usadas, mas sim como elas serão implementadas, uma vez que já estão disponíveis em diversos setores.

Implementação da intranet

Muitas organizações já têm uma intranet, e essa tendência deve se popularizar ainda mais. Espera-se que empresas de todos os portes e segmentos apostem nesse recurso, o que as ajudará a divulgar informações entre o quadro de funcionários e reforçar a cultura organizacional.

Vale destacar que o uso de vídeos, imagens e games para disseminar ideias e campanhas vem se mostrando mais eficaz do que longos textos. Por isso, esse tipo de estratégia deve ser bem aproveitado pelos profissionais de Recursos Humanos.

O que achou dessas tendências de RH? Como vimos, muita coisa mudará nos próximos anos, e somente quem está pronto para inovar e buscar novos conhecimentos ganhará destaque na profissão. Por isso, não perca mais tempo e invista em seu crescimento profissional!

Quer saber mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo! Teremos o prazer de ajudar você a se preparar para o futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados