Faculdade de Psicologia: conheça mais sobre o curso!

A faculdade de Psicologia tem como principal objetivo formar profissionais competentes para estudar e compreender o comportamento humano — considerando aspectos como valores, crenças, sentimentos e visão de mundo de cada indivíduo.

Com o diploma, os estudantes estão prontos para ajudar as pessoas, promovendo saúde psicoemocional, qualidade de vida, boas relações sociais, familiares e interpessoais, dentre outros benefícios.

A área cresce cada vez mais no Brasil e é uma excelente opção de curso para quem deseja fazer uma graduação e construir uma carreira promissora. Você se interessou? Então, confira neste artigo como é a faculdade de Psicologia e as principais informações que você precisa saber sobre o curso!

Como é a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem duas habilitações (bacharelado e licenciatura) e dura, em média, 5 anos. A formação aborda aulas teóricas e práticas, a fim de desenvolver o senso crítico do aluno e proporcionar a ele o conhecimento conceitual e as habilidades técnicas necessárias para atuar na área.

Nesse campo, o aluno aprende questões ligadas a comportamento humano, processos civilizatórios, fenômenos psicossociais e desenvolvimento psicológico na infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento. Também estuda sobre distúrbios mentais, transtornos de personalidade e características de demais doenças psicológicas.

Trata-se, portanto, de um conhecimento bastante amplo, que visa ajudar as pessoas a lidarem com suas emoções e seus problemas, além de se aceitarem e terem melhores relacionamentos com os demais.

Ao final do curso, o Psicólogo estará apto para atuar em diversas áreas e com diferentes públicos, sendo capaz de compreender criticamente os contextos socioeconômicos, políticos e culturais em que os indivíduos estão inseridos bem como a individualidade de cada ser.

Quais são as principais características do curso?

Para que você entenda melhor como será sua rotina, na prática, mostramos as principais características da faculdade de Psicologia. Saiba, agora mesmo, se esse é o curso ideal para você!

1. Grade curricular de Psicologia

O currículo da faculdade de Psicologia é bastante amplo, englobando várias disciplinas de humanas, um pouco de biológicas e até mesmo de exatas. Dentre as principais matérias, você terá:

  • teorias psicológicas da personalidade;
  • psicopatologia;
  • técnicas de avaliação psicológica;
  • processos psicológicos básicos;
  • neuropsicologia;
  • genética;
  • anatomia e fisiologia humana;
  • bases biológicas do comportamento;
  • Filosofia;
  • antropologia;
  • história da Psicologia;
  • políticas públicas de saúde;
  • psicodiagnóstico;
  • Psicologia do desenvolvimento (infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento);
  • técnicas de exame psicológico;
  • práticas profissionais (Psicologia clínica, social, hospitalar, escolar, jurídica, esportiva, organizacional, etc.).

Vale mencionar que, para quem não tem tanta afinidade com a área de exatas, na faculdade de Psicologia, você precisará estudar estatística — mas não há nada com o que deva se preocupar. A matemática utilizada é simples e serve para ajudar o profissional a medir determinada prática, avaliar alguma situação de saúde mental da população ou comparar técnicas de modo a dar fundamentação às pesquisas.

2. Estágios em Psicologia

Na faculdade de Psicologia, o estágio é obrigatório, a fim de proporcionar o desenvolvimento teórico e prático das habilidades profissionais. Existem os estágios básicos, em que o aluno trabalha habilidades como:

  • observação e pesquisa;
  • entrevista e coordenação de grupo;
  • avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

Nos estágios supervisionados, o aluno desenvolve e exerce as competências necessárias para a sua área de interesse e abordagem psicoterapêutica, conforme ênfase curricular.

3. As aulas práticas e teóricas

O curso de Psicologia tem uma grande carga de conteúdos teóricos, já que é preciso conhecer os conceitos da área e as várias abordagens terapêuticas existentes, tais como Psicologia cognitivo-comportamental, existencialista-humanista e psicanálise, por exemplo.

Em conjunto, essa faculdade também engloba aulas práticas e laboratoriais, projetos de extensão e estágios supervisionados — a fim de possibilitar que o aluno aprenda na prática os conceitos psicológicos estudados em sala de aula.

4. O perfil ideal do estudante de Psicologia

Um dos pontos essenciais para quem quer fazer faculdade de Psicologia é gostar de leitura, sobretudo sobre as áreas de ciências humanas e sociais — a exemplo de Filosofia, Sociologia e Antropologia. Como vimos, há bastante matéria teórica no curso e, por isso, é importante criar o hábito de ler e estudar bem as matérias, além de ter boa capacidade de interpretação.

Outro fator importante para cursar psicologia é gostar de pessoas, de ajudá-las a lidar melhor com seus problemas e de ouvi-las com atenção e sem julgamentos. É essencial que o profissional da área tenha preocupações humanistas, empatia pelos outros e saiba respeitar as diferenças.

5. As áreas de atuação do Psicólogo

Muitas vezes, quando pensamos em um Psicólogo, logo vem à mente a imagem de um Psicoterapeuta no consultório com seu paciente. De fato, o atendimento clínico é um dos campos de atuação mais comuns e cobiçados por estudantes dessa área, mas não é o único.

As oportunidades profissionais para o Psicólogo são muito amplas. Além disso, o profissional tem se tornado cada vez mais requisitado em muitas áreas, o que garante um bom nível de empregabilidade no mercado. Veja, a seguir, o que faz o profissional dos principais campos de atuação!

Psicologia clínica

Consiste no atendimento de pessoas que querem tratar problemas emocionais ou outras demandas pessoais. As sessões podem ser individuais ou em grupo.

Neuropsicologia

Analisa a relação do funcionamento do cérebro com outros aspectos humanos, como comportamento, personalidade, pensamento e emoções.

Orientação vocacional

Realiza testes vocacionais e orienta pessoas na escolha de profissões, de um curso de graduação e da carreira adequada ao perfil de cada um.

Psicologia educacional

Atua na área da educação, atendendo pais e alunos, seja em escolas, creches ou outras instituições. Elabora programas pedagógicos, participa da direção da escola e atende alunos com disfunções de comportamento ou aprendizagem.

Psicologia esportiva

Orienta atletas e trabalha seu preparo emocional para participar de competições e obter o melhor desempenho, assim como para recuperar de situações como acidentes ou lesões.

Psicologia jurídica

Importante área que está relacionada ao Direito, trata de questões como processos de adoção, guarda de filhos e violência ou abuso contra menores de idade. Também planeja e executa políticas de cidadania e direitos humanos.

Psicologia social

Preocupa-se com questões relativas à saúde mental dos membros de uma sociedade, prestando acompanhamento a presidiários, idosos em asilos, crianças e adolescentes que vivem em abrigos e demais indivíduos que precisam superar dificuldades.

Psicologia hospitalar

Presta suporte a pacientes internados em hospitais ou que estão em tratamento bem como a seus familiares, minimizando os efeitos emocionais causados por uma hospitalização ou uma doença.

Psicologia do trabalho

Atua em empresas, geralmente na área de recursos humanos, sendo responsável, dentre suas funções, por realizar processos de seleção e recrutamento de funcionários, elaborar planos de carreira, promover ações que incentivem o bom clima organizacional, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho.

Como você viu, a faculdade de Psicologia oferece um amplo conhecimento com inúmeras possibilidades de atuação. Para quem gosta de ler, ama aprender, tem disposição para ouvir e sente prazer em ajudar as pessoas, essa pode ser uma excelente oportunidade para construir uma carreira próspera e cheia de benefícios para a sociedade.

No vídeo abaixo, veja um conteúdo completo sobre a carreira, as oportunidades e desafios para os profissionais de Psicologia nos tempos atuais. A conversa foi mediada por Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos Wilson Luconi, Vanilda Rodrigues e Pedro Ferraz.

Depois de conhecer melhor o curso de Psicologia, acredita que ele combina muito com você? Então, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo sobre graduação, vestibulares e carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: