Conheça os 9 cursos com maior empregabilidade hoje

Muita gente sonha em trabalhar com o que mais tem aptidão, enquanto outras pessoas preferem avaliar apenas a remuneração média da área de atuação. Contudo, ao escolher a profissão, é importante avaliar outros aspectos, como quais são os cursos com maior empregabilidade atualmente.

Afinal, muitas profissões já deixaram de existir, e outras surgem no mercado como alternativas inovadoras para suprir novas demandas. Essas tendências de carreira são diversificadas, mas têm algo em comum: a tecnologia.

Ao considerar o nível de empregabilidade dessas profissões, você sentirá um maior impacto na sua experiência durante a faculdade, por exemplo, como em mais oportunidades de estágios, além das vagas disponíveis — e com ótimos salários — após a formatura.

Você vai ver que algumas áreas tradicionais ainda estão em alta, mas repaginadas e de olho no futuro. Ao continuar conosco, será possível conhecer os seguintes cursos:

Gestão

A carreira em Gestão é muito vasta, mas todas as suas frentes de atuação são dinâmicas e extremamente demandadas no mercado atual. Isso porque, apesar as mudanças constantes devido aos avanços tecnológicos, as empresas e demais organizações ainda precisam da presença de pessoas para liderança.

O profissional que escolher esse caminho pode atuar em diversas áreas:

  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Pública;
  • Gestão Hospitalar;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Comercial;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Turismo etc.

O maior propósito é alinhar os objetivos da empresa ou do setor aos dos colaboradores, dos fornecedores e do mercado, por exemplo, trabalhando a partir de planejamentos, estratégias e recursos, a fim de conquistar os melhores resultados. Afinal, mesmo com a tecnologia e as soluções em Inteligência Artificial e robótica, as competências humanas ainda serão essenciais para o bom funcionamento de todas as áreas.

Direito

Sim, apesar de ser uma das profissões mais clássicas da história social, o Direito ainda é um dos cursos superiores mais procurados e com alta empregabilidade. A diferença está nas demandas, como aquelas relacionadas aos direitos dos consumidores e aos direitos dos animais.

Outra vertente que cresce vertiginosamente é o Direito Digital, que abrange todas as questões que estão surgindo com as novas relações virtuais e com todas as inovações tecnológicas. É um segmento que está ganhando força na Advocacia e que precisará de profissionais cada vez mais qualificados no assunto.

Ciências Contábeis

Outra carreira tradicional e que ainda demanda boa empregabilidade é a Contabilidade. Afinal de contas, toda empresa ou organização que citamos nos itens anteriores precisa de um contador, não é mesmo?

Outro fator que colabora para isso é a expansão do empreendedorismo no Brasil, que em 2019 apresentou um aumento de 16,7% em relação ao ano anterior. E, junto a esse processo, alguns dos maiores desafios esses novos negócios são a gestão financeira, os impostos e a burocracia: tudo o que um supercontador pode ajudar a resolver!

Engenharia de Produção

As Engenharias estão em alta, porém, o engenheiro de produção é um dos profissionais com mais procura no mercado. O motivo é simples, já que essa figura é fundamental na Indústria 4.0 para projetar, implantar e otimizar todos os processos de produção — tanto de bens quanto de serviços.

Tour pela prova do Enem

Esse profissional é extremamente estratégico quando a empresa deseja investir em formas de aumentar a produtividade enquanto se de reduz custos, por exemplo. O curso está entre as graduações mais concorridas, mas o mercado está cheio de oportunidades incríveis esperando por você!

Tecnologia da Informação

Já falamos aqui sobre tecnologia algumas vezes, então, já era de se esperar que o TI fosse aparecer na nossa lista de cursos com maior empregabilidade. Aqui, as possibilidades são vastas, como é o caso de quem trabalha com ciência de dados, segurança da informação, infraestrutura e desenvolvimento de aplicativos, arquitetura de sistemas, entre outras.

Para quem curte essa área, também vale a pena pesquisar sobre o DPO — Data Protection Officer, o profissional responsável pelos dados pessoais de terceiros, para que as empresas estejam de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em 2020.

Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos foi citado na Gestão, bem lá no início do post, lembra? Então, esse é um curso com alta demanda e empregabilidade para os próximos anos, porque as empresas estão cada vez mais focadas na otimização da sua cultura organizacional, bem como na atração e na retenção de grandes talentos.

Então, o RH tem se tornado uma área cada vez mais estratégica e valorizada. Isso porque o setor é responsável pelo real sucesso das equipes, desde a sua criação até a manutenção da produtividade e do engajamento de todos os líderes e colaboradores — das seleções aos treinamentos.

Marketing

É claro que o marketing não ficaria de fora! Ele nunca foi tão útil e requisitado como antes, já que a internet ganhou uma força incontestável. O Marketing Digital, especialmente, possibilitou um crescimento considerável de cargos a serem preenchidos por profissionais diversos e muito, mas muito antenados nas tendências de mercado.

A pandemia causada pelo novo Coronavírus só acelerou o inevitável — todos os negócios hoje ou já estão na internet ou estão migrando para esse universo nem um pouco paralelo. Com branding, links patrocinados, otimização para mecanismos de buscas (SEO), marketing de conteúdo e gerenciamento de redes sociais, certamente essa é uma profissão com presença confirmada no futuro do mercado.

Logística

A onda da internet levou o comércio virtual a um patamar inimaginável e, por isso, a indústria precisou repensar sua gestão de estoque. Com isso, surge um profissional altamente estratégico: o logístico. É essa a pessoa que vai organizar o fluxo de chegada de matéria-prima, bem como expedições e distribuições de produtos em pontos de venda.

Com a alta expansão do mercado e com as novas formas de comércio, as estratégias em logística estão cada vez mais tecnológicas e precisam de um especialista no assunto, que consiga gerenciar todo o processo, encontrando as soluções mais eficazes, velozes e enxutas para o negócio.

Quais dessas áreas com mais empregos você mais gosta e sente que tem aptidão? É importante reforçar que, independentemente da escolha, você deve escolher uma faculdade de qualidade que o auxilie a abrir as portas do mercado de trabalho, combinado?

Recomendamos, por exemplo, instituições que oferecem aos seus alunos não somente um ensino de qualidade e vários cursos com maior empregabilidade, mas, também, uma ponte para a carreira após a formatura — como o Canal Conecta, que liga candidatos recém-formados a ótimas vagas e oportunidades de emprego.

E aí, gostou da ideia? Tem interesse por alguma área que citamos? Então, faça a sua inscrição para o curso dos seus sonhos e comece a trilhar uma carreira promissora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 214

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados