10 passos para conquistar uma bolsa em Engenharia Elétrica

bolsa para engenharia elétrica

A carreira de engenheiro eletricista vem atraindo cada vez mais profissionais pela versatilidade de atuações e pelos salários promissores. De acordo com o portal Salário1, por exemplo, as remunerações médias para esse profissional no Brasil são de R$ 7.936,92* ao mês, para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Legal, não é mesmo?

Se você quer começar a sua jornada no mercado de trabalho como um, mas não conta com os recursos necessários para ingressar no nível superior, temos uma ótima notícia! É possível conseguir uma bolsa para Engenharia Elétrica e estudar sem pagar nada, ou pagando valores que cabem no orçamento.

Agora, você deve estar se perguntando qual é o caminho para obter uma bolsa, não é? Foi pensando em motivá-lo e ajudá-lo nessa missão que, neste post, trouxemos um passo a passo detalhado sobre bolsas para o curso de Engenharia Elétrica. Então, aproveite as informações e faça uma boa leitura!

Estude bastante

O primeiro passo para conseguir um bom desconto em qualquer curso superior é, claro, estudar bastante. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando o assunto é uma graduação tão concorrida quanto a Engenharia Elétrica, cuja aprovação é o desejo de inúmeros vestibulandos todos os anos.

Por isso, tenha um bom plano de estudos para o Enem e faça o seu melhor! A dica é seguir uma rotina organizada, a fim de evitar problemas com a procrastinação, e separar as matérias de acordo com o nível de dificuldade de cada uma delas. Ou seja: achou mais difícil? Estude mais!

Além disso, não deixe de realizar uma série de exercícios sobre cada tema estudado, para revisar e fixar o conteúdo. A realização frequente de simulados também é fundamental para você se familiarizar com o jeitão da prova e relembrar as matérias vistas ao longo dos meses de preparação.

Seja organizado e tenha tudo planejado

A organização é algo que deve estar presente em sua preparação além dos cronogramas de estudo. É importante, também, que você tenha um cuidado extra com as datas referentes aos concursos que você pretende participar.

Sendo assim, tenha uma agenda reservada apenas para isso ou utilize as facilidades do seu smartphone para isso. Anote informações como:

  • datas de pedido de isenção da taxa de inscrição;
  • início e término das inscrições;
  • data das provas.

E o que mais julgar pertinente!

Não se esqueça de que deixar uma data importante passar pode significar que você não poderá participar daquela edição do processo seletivo, precisando esperar mais um ano para concorrer. Por isso, leia o edital e fique de olho!

Considere financiar o curso

Agora, vamos ao que realmente interessa: as maneiras práticas de conseguir descontos ou bolsas no curso de Engenharia Elétrica.

Para quem não pode arcar com o valor das mensalidades, uma das primeiras possibilidades é investir em um dos tipos de financiamento estudantil. Essa modalidade funciona da mesma maneira como acontece com imóveis e automóveis, mas com um diferencial: os juros reduzidos para estudantes.

Pesquise sobre as opções existentes e considere essa alternativa para começar o seu curso quanto antes!

Inscreva-se em processos seletivos além do Enem

Sabemos que o Enem é um dos principais caminhos para entrar em uma faculdade. Afinal de contas, são várias as instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. No entanto, para ampliar suas chances de conseguir uma bolsa de Engenharia Elétrica,é importante que você preste também o vestibular.

O melhor de tudo é que as melhores faculdades particulares do país costumam oferecer processos diferenciados, como vestibular online ou vestibular agendado. Basta fazer a inscrição para receber o link do exame, que é feito em uma plataforma virtual.

E você? Imaginava que entrar para a faculdade de Engenharia Elétrica pudesse ser tão descomplicado assim?! Esperamos que todas essas dicas venham a fazer alguma diferença em sua trajetória e o deixem ainda mais perto de conquistar o seu grande sonho!

Conheça as regras de inscrição e participação dos programas

Dito isso, é fundamental que passemos uma dica negligenciada por muitos estudantes: a importância de conhecer direitinho as regras envolvidas nos processos seletivos que você pretende participar.

Para isso, é fácil. Basta ler o edital de cada concurso com bastante atenção, anotando os pontos mais importantes para evitar se confundir.

Isso é mais do que o suficiente para que você esteja devidamente preparado para encarar não só as provas, mas para saber todo o processo de ingresso em instituição, incluindo ganhar desconto em uma faculdade particular.

Encontre a melhor faculdade de Engenharia Elétrica 

No momento de escolher onde estudar, toda a informação e pesquisa se fazem necessárias. Pense bem: ingressar no nível superior é um marco na vida de qualquer um, mas também se trata de um investimento. E, por isso, essa não é uma decisão que deve ser tomada de qualquer jeito.

Teste Vocacional Rápido

Por mais que você consiga uma bolsa integral, precisará investir tempo e dedicação para concluir a graduação, não concorda? Por isso, é fundamental optar por uma faculdade de Engenharia Elétrica de qualidade.

Abaixo, reunimos alguns aspectos que as melhores faculdades têm em comum. Fique atento a eles para entender o que considerar na escolha da instituição:

  • nota dos cursos e reconhecimento do MEC;
  • corpo docente amplamente qualificado;
  • infraestrutura adequada para a realização do curso;
  • parceria com empresas para descontos e oportunidades;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • comprometimento com a inserção do aluno no mercado de trabalho;
  • apoio personalizado ao aluno.

Fique sempre de olho se as instituições pretendidas atendem a esses critérios, hein?

Use seus conhecimentos de Ciências Exatas a seu favor

Considerar suas aptidões é um fator importante na hora de escolher um curso de graduação. O perfil de quem procura pelo curso de Engenharia Elétrica é composto por pessoas que gostam ou não têm problemas com as Ciências Exatas. Afinal, ao longo da faculdade e da vida profissional, o engenheiro eletricista precisará lidar com muitos cálculos.

Aqui, uma ótima ideia é utilizar seus conhecimentos de Exatas para tirar uma boa nota no Enem ou no vestibular e conseguir a tão sonhada bolsa de estudos. Lembrando que o caderno de Matemática, assim como o de Ciências da Natureza, estão entre os que mais trazem pontos para os estudantes que se dão bem nas questões.

Sendo assim, fica a dica: durante sua preparação para os estudos, dê uma atenção especial àquelas disciplinas que têm dificuldade, mas não deixe de treinar suas habilidades nas Exatas para arrasar na hora da prova, combinado?

Considere faculdades de Engenharia Elétrica no interior

Como as demais Engenharias, o curso de Engenharia Elétrica é uma graduação de alta procura. Como cada instituição de ensino (tanto as públicas, quanto as particulares) disponibiliza um número determinado de vagas para a formação e para os programas de bolsa, os processos seletivos de faculdades localizadas em grandes centros urbanos costumam ser bastante disputados.

Sendo assim, isso traz como consequência direta a elevação da nota de corte da Engenharia Elétrica. Esse é um valor obtido a partir da pontuação do último colocado na lista de aprovados do curso. Por exemplo, se há 40 vagas, a nota do 40º colocado será a nota mínima para ingresso na faculdade.

Por outro lado, isso não é um problema quando se considera estudar em uma faculdade no interior, por exemplo. Sendo assim, não deixe de considerar esta dica, pois é outra forma de ampliar suas chances de se tornar um bolsista e começar a sua carreira na área.

Faça vestibular em faculdades particulares

Muita gente sonha em estudar em uma faculdade pública, e isso não é por menos, certo? Essa é, sem dúvidas, uma grande oportunidade. Mas realmente é necessário?

No contexto atual, precisamos destacar que as faculdades particulares vêm atraindo cada vez mais estudantes não só pela qualidade do ensino, mas também pelas formas facilitadas de ingresso e pelos programas de bolsas e descontos. Além disso, algumas dessas instituições oferecem o curso de Engenharia Elétrica EAD.

Outras vantagens em estudar em faculdades particulares que focam no sucesso do aluno são:

  • modalidades de ensino diversas (presencial, 100% online e semipresencial);
  • formas de ingresso variadas que vão desde a nota do Enem ao vestibular online;
  • parceria com empresas para conseguir descontos e oportunidades de emprego e estágio, como o Canal Conecta;
  • ensino dinâmico e voltado para a atuação no mercado de trabalho.

A dica é sempre seguir as recomendações passadas anteriormente e conferir se a instituição privada de seu interesse realmente tem qualidade. Se ela passar no teste, vai com tudo!

Não desista de seus sonhos

Por fim, uma dica importantíssima e que pode até não ter uma relação direta com a conquista de uma bolsa para cursar Engenharia Elétrica, mas não deve ser ignorada: não desista dos seus sonhos!

Pode ser que, por alguma razão, você não vá bem nas provas ou algo dê errado em todo esse processo. Veja o seu ano de estudos como um período de aprendizado que não será tirado de você. Se você der continuidade ao seu plano, os estudos serão mais produtivos e eficientes e, certamente, o seu momento de brilhar estará mais próximo de você.

É agora ou… Agora!

Viu só como é possível conseguir uma bolsa de Engenharia Elétrica? Seguindo as nossas dicas, ingressar no nível superior e dar esse passo tão importante rumo ao sucesso profissional tem tudo para se tornar realidade quanto antes.

Lembre-se de que é indispensável optar por uma faculdade de qualidade e credibilidade. Aqui no Vestibulares, nos preocupamos com esse ponto e, por isso, queremos te apresentar algumas excelentes instituições que preenchem os requisitos citados.

Acesse agora mesmo a nossa página, escolha uma entre as instituições parceiras e faça a sua inscrição no vestibular de Engenharia Elétrica!

1Salário

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: