Engenharia Elétrica EAD: vale a pena investir?

engenharia elétrica ead vale a pena

Tem muita gente que fica em dúvida se o curso de Engenharia Elétrica EAD vale a pena de verdade. Uma das preocupações é quanto à grade curricular, por causa da insegurança de ela ter menos disciplinas do que a grade dos cursos presenciais. Só que na verdade não existe nenhuma diferença.

O MEC estabelece algumas disciplinas que precisam conter nos cursos de Engenharia Elétrica, e isso envolve também o EAD. Então, nessa graduação você vai conferir temas como Elétrica em Geral, Eletrônica, Eletromagnetismo, Máquinas Elétricas, Matriz e Eficiência Energética e Materiais Elétricos.

Além de você ter acesso a um curso rico e completo, ainda conta com as facilidades da modalidade EAD. E nós preparamos este artigo para mostrar que Engenharia Elétrica a distância realmente vale a pena! Continue lendo para descobrir por quê!

Vantagens da Engenharia Elétrica EAD

O curso de Engenharia Elétrica EAD vale a pena, porque tem uma grade curricular tão rica quanto o curso presencial e ainda oferece todas as vantagens e facilidades de fazer uma graduação digital, no modelo semipresencial. Aliás, estudar a distância é um grande atrativo para quem tem uma rotina muito agitada e não pode comparecer à faculdade todos os dias.

Para que você entenda melhor esse diferencial do ensino EAD, veja a seguir os benefícios que mostram por que essa é uma excelente alternativa.

Flexibilidade de horário

Esse é um dos principais fatores que fazem com que a faculdade de Engenharia Elétrica a distância seja tão atrativa. O estudante não fica engessado com o compromisso de comparecer todos os dias à instituição de ensino em um determinado horário.

O curso de Engenharia Elétrica EAD vale a pena porque uma parte da grade curricular é estudada de forma presencial (nos encontros que acontecem nos polos de apoio da faculdade) e outras disciplinas são cumpridas online, ficando disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Assim, você pode conferir as matérias no momento em que for mais oportuno, seja um pouquinho por dia, em dias alternados ou no final de semana; enfim, respeitando a sua própria rotina e o seu ritmo de estudos.

Entenda como funciona uma faculdade semipresencial e saiba mais!

Praticidade

Todos os cursos das modalidades de ensino presencial, semipresencial e EAD 100% online têm suas próprias características e benefícios. O ensino a distância conta com o diferencial de ser muito prático para o estudante.

Não é preciso se preocupar em ir todos os dias à faculdade, como explicamos. As aulas são liberadas gradativamente no site e o estudante pode ver e rever os conteúdos sempre que quiser, e assistir às videoaulas quantas vezes precisar para fixar bem o conteúdo.

A entrega de atividades e trabalhos também é realizada pela internet, sem a necessidade de se preocupar em imprimir as folhas. Toda a comunicação com o professor e os tutores pode ser feita online ou por telefone. São diversos canais de comunicação para garantir essa interação e o total suporte ao estudante.

Sem falar que o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Desse modo, você pode conferir os materiais quando tiver um tempinho, não importa onde esteja.

Tutoria online

Durante toda a sua trajetória de estudo, o graduando em Engenharia Elétrica EAD tem tutores à sua disposição para auxiliar com qualquer dúvida. Ela pode ser referente, por exemplo, à entrega de trabalhos, aos conteúdos das disciplinas, ao calendário, ao uso do ambiente virtual, ou qualquer outro assunto referente ao curso.

O tutor está sempre à disposição para ajudar no que for necessário ou para orientar o estudante sobre o que ele precisa fazer. Assim, é dado um suporte individual para cada graduando, com o objetivo de contribuir com a sua melhor experiência e boa formação.

Economia de tempo e dinheiro

Não dá para negar que ir à faculdade todos os dias pode ser bem complicado para muita gente, em especial se a instituição de ensino for um pouco mais distante da residência. O tempo gasto no trajeto poderia ser melhor aproveitado com o próprio estudo, sem falar do dinheiro que precisa ser investido para se deslocar.

A Engenharia Elétrica EAD é cursada na modalidade semipresencial, sendo assim, uma boa parte da grade curricular é feita pela internet. O tempo que você gastaria se deslocando é o que você vai utilizar para assistir suas aulas em casa, com conforto e tranquilidade.

Essa é ainda uma grande vantagem para aqueles que moram em uma cidade que não conta com um curso de Engenharia Elétrica. Assim é possível estudar em outro município sem ter que viajar todos os dias, o que garante uma economia ainda maior. E esse cenário pode ficar ainda mais interessante, se você conseguir uma bolsa para Engenharia Elétrica, não é?

Como encontrar a faculdade ideal?

É válido ressaltar que os cursos a distância são bem aceitos no mercado de trabalho, porém, mesmo assim é preciso ter cuidado com a instituição de ensino em que você vai estudar. Isso porque existe diferença de uma para outra no que se refere à qualidade de ensino, o que influencia o peso do seu currículo.

São diversas opções de faculdade atualmente, então, é preciso ter atenção com alguns fatores para que você escolha a melhor de todas e garanta sua boa formação. Veja só o que é importante considerar na hora de escolher.

Nota do MEC

Sabia que os cursos de graduação também recebem uma nota? Ela é atribuída pelo MEC de acordo com a qualidade de ensino oferecida pelas faculdades. Por isso, para saber se um curso de Engenharia Elétrica vale a pena, você precisa acessar o site do e-Mec e conferir a avaliação que ele tem.

Qualidade do corpo docente

Procure se informar, também, se o corpo docente que ministra o curso é formado por profissionais qualificados, e se eles estão alinhados com o mercado de trabalho atual. Isso serve para ter a certeza de estar em contato com grandes especialistas, que estão constantemente atualizando seus conhecimentos.

Empregabilidade dos formados

A taxa de empregabilidade é mais um fator importante para você avaliar na hora de escolher a faculdade para cursar Engenharia Elétrica EAD. Essa taxa mostra se profissionais formados nessa instituição são absorvidos pelo mercado, o que vai garantir maiores chances para você ocupar uma vaga depois de obter seu diploma.

Tecnologia usada no EAD

Como uma boa parte da grade curricular da graduação a distância é cursada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, é fundamental que você veja quais são as tecnologias que a instituição aplica em seu EAD. Ela deve disponibilizar diversos recursos e ferramentas para que você tenha um bom aprendizado e não encontre dificuldades durante os estudos.

Que tal ser um engenheiro eletricista?

Viu só como o curso de Engenharia Elétrica EAD vale a pena de verdade? Você terá uma excelente formação, mas não se esqueça de que é importante escolher uma instituição com ensino de qualidade. Assim receberá todo suporte que precisa, e estudará uma grade curricular completa para se tornar um profissional competente e alinhado com o mercado.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares você tem acesso a todos os benefícios que citamos aqui e muito mais! Então, não perca mais tempo, faça a sua inscrição para o vestibular online e comece a construir sua carreira de sucesso com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: