Entenda como funciona o vestibular agendado e inscreva-se!

entendacomofuncionaovestibularagendadoeinscrevase

Você provavelmente já sabe que o vestibular é o pontapé inicial de uma carreira de sucesso. Considerando a importância dessa etapa na vida de todo estudante, é de se esperar que também seja um momento de muito estresse e tensão, não é mesmo?

Essa ansiedade costuma ser maior ao lembrar que uma das provas mais importantes da sua vida tem uma data certa… Ou será que não? Na verdade, talvez você se surpreenda, mas é um mito a ideia de que todo vestibular é acompanhado de uma data pré-determinada.

O vestibular agendado é uma possibilidade de ouro para aqueles que não têm como comparecer à instituição nos dias em que as provas são tradicionalmente aplicadas, que preferem evitar a multidão de concorrentes ou, até mesmo, para quem não teve um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas ainda sonha com uma vaga no curso superior.

No entanto, por se tratar de uma modalidade mais recente, muitos estudantes ainda não sabem o que é vestibular agendado. Se você faz parte desse grupo e ficou interessado pela ideia de um vestibular mais flexível, tranquilo e compatível com os seus compromissos do dia a dia, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa!

O que é vestibular agendado?

Trata-se de uma modalidade de avaliação que tem muitas características em comum com o vestibular tradicional, mas conta com alguns adicionais: a prova é aplicada em uma única etapa, no horário e na data de escolha do estudante.

As faculdades utilizam esse recurso como um meio de facilitar a participação no exame, permitindo que pessoas que não podem comparecer à instituição no dia marcado — seja porque trabalham, seja porque precisam cuidar de crianças pequenas, entre outras situações — alcancem um dos maiores objetivos dos estudantes: a conquista de uma vaga no ensino superior.

Diferentemente do vestibular tradicional, essa alternativa disponibiliza opções de datas e de horários para que os estudantes decidam participar do processo seletivo no momento que for mais confortável para eles. A prova é aplicada nas dependências da faculdade por um monitor pré-selecionado, sem toda a pressão característica dos vestibulares.

Geralmente, a prova é composta por questões de múltipla escolha e pode ser acompanhada de uma redação, mas há casos em que basta fazer a produção textual. Ou seja: o método varia de uma instituição de ensino para outra. Por isso, sempre é uma boa ideia entrar em contato com a secretaria da faculdade para verificar como o processo é feito.

Inclusive, fica a dica: antes de qualquer coisa, confira com atenção o edital de toda prova que realizar. É a melhor maneira de evitar grandes imprevistos! Lembre-se: o monitor serve para garantir que nenhum erro ocorra durante o processo, mas nem sempre poderá tirar todas as suas dúvidas.

Quais são as principais vantagens em relação ao vestibular tradicional?

Prestar o vestibular não é tarefa fácil, mas entender a modalidade mais adequada para você pode ajudar bastante. Por isso, trouxemos os 5 maiores benefícios do modelo para facilitar a escolha. Vamos lá?

1. Mais tempo para decisões importantes

Como o modelo tradicional é feito em um único dia pré-determinado, a inscrição normalmente deve ser feita com bastante antecedência. Devido a isso, o estudante deve ter sua opção de curso e o turno de preferência bem claros em mente. Sabemos bem como isso pode ser difícil para alguns, afinal, nunca é fácil decidir a primeira etapa do próprio futuro.

Já com o vestibular agendado, a correria não tem vez! Com a opção de escolher a data da prova, o vestibulando pode desfrutar de muito mais tempo para tomar essas decisões. Pode acreditar: decidir sua profissão sem correr contra o relógio faz toda a diferença!

2. Prova mais flexível

Claro, o vestibular é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer um, mas não é único, certo? Os compromissos continuam de pé, e as obrigações são as mesmas. Por esse motivo, muitos estudantes acabam perdendo a prova e, consequentemente, a chance de ingressar na faculdade.

Por outro lado, o vestibular agendado é flexível o suficiente para se adequar a toda rotina acelerada e repleta de afazeres. Com o dia e o horário da sua preferência, não há lugar para atrasos nem desistência de compromissos.

3. Menos estresse e tensão

A contagem regressiva para o grande dia e o tumulto no local do exame costumam causar um nervosismo daqueles em qualquer vestibulando, concorda? O que pode atrapalhar bastante, chegando até a interferir nos resultados finais.

Se quiser aliviar isso, o vestibular agendado pode ser a solução! O número de candidatos dessa modalidade costuma ser consideravelmente menor que o do vestibular tradicional. Assim, é pouco provável que você encontre muitas pessoas no dia da prova. Conforto, nesse caso, é a palavra de ordem! Bem melhor, não?

4. Resultados mais rápidos

Momento mais tenso que o vestibular em si, só a espera até a divulgação dos resultados. Geralmente, há meses de espera até que o estudante saiba do seu desempenho e, até lá, a dúvida e a incerteza tomam conta da vida de muitos. No vestibular agendado, a história é completamente diferente!

Como são menos pessoas fazendo a mesma prova que você, isso facilita o trabalho dos corretores, e o resultado pode sair em menos de uma semana. Aliás, há casos de estudantes que, um dia após a prova, já descobriram se mandaram bem ou não!

Como se preparar e conquistar uma boa nota no vestibular agendado?

Agora que você sabe os pontos positivos de escolher o vestibular agendado, que tal aproveitar algumas dicas de como se dar bem na prova?

O primeiro passo é identificar os conteúdos nos quais você tem mais dificuldade e dar prioridade a eles. É importante direcionar os estudos de forma que você consiga equilibrar suas áreas de conhecimento. Melhor saber um pouco de tudo do que ser especialista em uma área do conhecimento e entender nada de outras.

Além disso, a interpretação de texto é um dos fatores mais importantes do vestibular; portanto, crie o hábito de leitura! Comece com o básico, como jornais e revistas, e continue a se desafiar com o passar do tempo.

Por fim, não se esqueça de dar atenção às regras ortográficas e gramaticais para se sair bem na produção textual. A língua é uma ciência viva, o que quer dizer que ela está sempre mudando e evoluindo. Informe-se sobre as mudanças do idioma antes de fazer a prova, revise as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e prepare-se! Cá entre nós, não dá para arriscar escorregar na grafia e acentuação na hora da redação.

Gostou de entender mais sobre o vestibular agendado? Então, acesse o nosso site e veja como você pode fazer o agendamento da prova para a faculdade do seu interesse!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: