Qual é a nota de corte de Engenharia Elétrica?

nota de corte de engenharia elétrica

A Engenharia Elétrica oferece muitas oportunidades boas no mercado, em curto e longo prazo. Além da facilidade de se obter emprego, o diploma permite acessar carreiras invejáveis e com remunerações elevadas.

Outra vantagem da profissão é que ela envolve experiências importantes para o funcionamento do mundo hoje. Na graduação em Engenharia Elétrica, com duração de 10 semestres, o aluno aprende a entender e a resolver problemas com grande aplicação prática.

Para aumentar as chances de sucesso, é importante escolher uma faculdade de qualidade para estudar. Neste post, você descobre a nota de corte do vestibular de Engenharia Elétrica e os principais caminhos para começar a graduação. Continue a ler e saiba como desenvolver uma carreira vantajosa!

O que é a nota de corte de Engenharia Elétrica?

Nota de corte de Engenharia Elétrica é o número de pontos necessários para que o candidato seja aprovado no vestibular. Ela costuma ser diferente a cada ano, uma vez que corresponde à menor nota entre os candidatos aprovados naquela edição. A prova do Enem é usada como referência na maioria dos casos.

O valor da nota pode variar também de instituição para instituição. Alguns lugares são mais difíceis de entrar, como é o caso das faculdades públicas. Além disso, existem estabelecimentos privados com mensalidades altas, que tornam difícil o acesso.

A boa notícia é que alguns dos melhores cursos do mercado oferecem opções flexíveis de desconto na faculdade. Se você está em busca de uma boa graduação em Engenharia Elétrica, consulte as condições da Anhanguera, da FAMA, da Uniderp, da Unime, da Unic, da Pitágoras e da Unopar!

É fundamental conhecer ainda quais são os programas de acesso a essas faculdades no Brasil. Alguns deles trazem bolsas e auxílios indispensáveis para a democratização do ensino. No restante do post, vamos mostrar os principais deles e a nota de corte de cada um.

Qual é a nota de corte do FIES para Engenharia Elétrica?

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido simplesmente como FIES, é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1999. Seu objetivo é conceder empréstimos a juros baixíssimos para financiar a graduação de estudantes da rede privada.

O candidato ao FIES precisa estar obrigatoriamente matriculado em uma faculdade não gratuita e atender aos critérios oficiais do programa. A ideia é que os alunos que não conseguem pagar mensalidades altas recebam ajuda para começar suas carreiras. O empréstimo é pago em parcelas graduais, após a conclusão do curso.

Devido às suas muitas vantagens, o benefício do FIES costuma ser concorrido. Embora o MEC não divulgue a nota de corte antecipadamente, ela fica em torno dos 570 pontos no caso da Engenharia Elétrica.

Uma das coisas que intensifica a concorrência é o salário médio de R$ 7.972,10*, que faz dessa área uma das engenharias mais bem-pagas na atualidade. Por isso, se você quer se dar bem na carreira, é importante seguir um bom plano de estudos para o Enem e garantir uma boa nota.

Qual é a nota de corte para o Prouni em Engenharia Elétrica?

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) busca apoiar estudantes que não podem arcar com as mensalidades das faculdades privadas. Em conjunto com o sistema de cotas, esse mecanismo favorece a democratização do ensino superior e uma melhor distribuição da renda no país.

Em resumo, o programa oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para pessoas que estudam em faculdades não gratuitas. Para ser selecionado, o candidato deve primeiramente atender aos critérios estabelecidos. Um dos fatores mais decisivos é a nota no Enem.

O Prouni permite que qualquer pessoa possa acessar cursos de qualidade e desenvolver uma carreira de sucesso. Ao adquirir tal benefício, você pode realizar o seu sonho profissional e ainda contribuir para o fortalecimento da economia no país.

Tour pela prova do Enem

A nota de corte de Engenharia Elétrica no Prouni em 2020 ficou entre 625 e 760 pontos, a depender da instituição. É um número alto, o que só reforça o conselho de se preparar com dedicação para a prova do Enem e garantir uma nota boa.

Qual é a nota de corte para o Sisu em Engenharia Elétrica?

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido pela sigla Sisu, é um processo de seleção para faculdades públicas no Brasil. Estabelecimentos de inúmeras cidades abrem vagas limitadas para os estudantes interessados.

O Sisu ocorre no país inteiro e tem como alvo instituições de ensino que não praticam cobrança de mensalidade. Por isso, a disputa das vagas costuma ser muito grande. Somente os candidatos que conseguem as melhores notas no Enem são selecionados.

Caso seu objetivo seja estudar em uma faculdade pública, comece a se dedicar desde já para a prova do Enem. Considere fazer uso do Trilha do Enem, uma plataforma especializada que você pode assistir a videoaulas, fazer simulados e montar um plano de estudos personalizado para alcançar ótimos resultados na prova.

Em 2020, a nota de corte de Engenharia Elétrica no Sisu ficou na faixa dos 700 pontos. Uma vez que esse número é alto, mesmo alguns dos melhores candidatos não conseguem ser aprovados. Não se esqueça de guardar outras cartas na manga, pesquisando as opções de qualidade na rede privada.

Qual é a nota de corte para Engenharia Elétrica no Enem?

O assunto chave para quem vai tentar vestibular costuma ser o Enem, certo? É claro que isso faz sentido, pois a nota da prova é usada para definir a maioria dos processos de seleção que existem no Brasil.

Como você está acompanhando, a nota do Enem define as chances do aluno obter o financiamento do FIES ou a bolsa do Prouni. Além disso, ela é a referência usada pelo Governo no Sisu. Essas são algumas das opções de bolsa de estudos para Engenharia Elétrica.

Mas não perca de vista que algumas faculdades excelentes da rede privada têm critérios próprios de seleção. A nota do Enem pode ser usada para ingresso direto, e os descontos podem ser negociados caso a caso.

Cabe esclarecer ainda que não existe uma nota de corte fixa para Engenharia Elétrica no Enem. Ela depende do contexto e do ano do processo de seleção. A cada vez, os alunos que ficam mais bem-classificados têm suas matrículas aceitas, até as vagas se esgotarem.

Existem ainda instituições que oferecem formas alternativas de vestibular, com descontos únicos nas mensalidades. Consulte as condições exclusivas das faculdades parceiras do Vestibulares que citamos há pouco, que são faculdades tradicionais e com qualidade comprovada pelo MEC. Além da grade curricular excelente, todas trazem a opção de Engenharia Elétrica EAD.

Nelas, o estudante tem acesso também ao Canal Conecta, que permite a busca exclusiva de oportunidades condizentes com cada perfil. Com a bagagem acumulada no curso e o apoio integral da faculdade, não fica difícil obter uma boa inserção no mercado.

Não fique fora dessa!

E aí, aprendeu tudo sobre a nota de corte em Engenharia Elétrica? Como você pôde ver, existem diversas maneiras de entrar para o ensino superior, e as melhores faculdades do país oferecem formas de ingresso facilitadas, tanto para quem quer usar a nota do Enem quanto para quem escolher fazer o vestibular.

Então, aproveite a chance e inscreva-se já no vestibular online! Escolha uma boa faculdade e comece o seu caminho para o tão sonhado sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados