Edital do Enem: como fazer uma boa leitura para se preparar?

editaldoenemcomofazerumaboaleituraparasepreparar

Estudar, entender as fórmulas de Exatas, revisar e praticar a redação nota mil são coisas que fazem parte da rotina de quem quer ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, existe uma coisa que nem passa pela cabeça de muitos estudantes: ler o edital do ENEM.

Apesar de parecer algo muito simples, essa é uma tarefa muito importante e que deveria ser um dos primeiros passos no preparo para a prova. Afinal, é esse documento que traz uma série de informações úteis sobre o conteúdo abordado e até orientações para não ter problemas no dia do exame.

No entanto, se você nem sabia da existência desse edital, não precisa entrar em desespero. No artigo de hoje, vamos contar exatamente como ele pode facilitar tudo na sua jornada de estudos. Confira!

O que é o edital do Enem?

Já imaginou se existisse um manual com todas as regras de um vestibular, instruções sobre o procedimento de inscrição e as respostas para todas as dúvidas que costumam surgir no dia a dia de um dia vestibulando? Temos uma boa notícia: o edital é exatamente isso!

Ele é esse material completo feito sob medida para quem vai fazer a prova. Por isso, ao fazer a leitura dele, é possível entender vários pontos relevantes sobre o exame — a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil — como:

  • o que é necessário para fazer a inscrição;
  • pré-requisitos para solicitar a isenção de taxa do Enem;
  • as datas de cada ação relacionada à prova;
  • o conteúdo que será exigido nas questões;
  • regras gerais que devem ser seguidas pelos candidatos;
  • orientações para o dia do exame.

Ou seja: o edital vai ser seu guia nessa trajetória — que começa no momento em que você decide se inscrever e vai até a hora de conferir os resultados obtidos na prova objetiva e na redação.

Por que é importante analisar o documento?

Fazer o Enem sem consultar o edital, que é feito com base nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), é como viajar para um lugar desconhecido sem ter um mapa em mãos. Isto é, as chances de você se perder e fazer algo errado podem ser grandes!

Sendo assim, vale a pena separar alguns minutos do seu dia para fazer essa leitura com atenção e, principalmente, focar nos principais pontos abordados ao longo desse documento. Aliás, chegou a hora de descobrir quais são esses aspectos mais relevantes! Vamos lá?

Quais são os principais pontos de atenção no edital do Enem?

Baixou o arquivo e nem consegue imaginar o que é mais importante nele? Isso é mais normal do que parece! Então, para facilitar a sua vida, nós separamos aqui os tópicos essenciais desse documento para que você saiba como ler o edital do Enem!

Disposições preliminares

Logo no início do texto, o MEC já apresenta informações relacionadas ao cronograma do Enem. Portanto, entre as disposições preliminares você vai encontrar as datas de isenção, inscrições, pagamento de taxa e até o dia da aplicação da prova. Quer uma dica? Leia esse trecho com um calendário por perto para já marcar todos os dias importantes!

Isenção e inscrição

Não sabe qual é o procedimento para ser isento de pagar a taxa de inscrição? Ou, pior ainda, nem imagina onde é possível se inscrever? O edital conta tudo isso! Existem tópicos que explicam detalhadamente como você pode solicitar a isenção, qual o prazo para esses pedidos, o site para se inscrever e até a documentação necessária para que você consiga concluir sua inscrição.

Conteúdo programático

Você sabe qual é a estrutura da redação e da prova objetiva do Enem? E as regras para não correr o risco de ter sua redação zerada? Sabe o que não pode ser feito durante a aplicação do exame? Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, pode manter a calma, porque o edital também informa tudo isso! Ah, e sabe quando surge o desespero por não saber quais disciplinas são cobradas na prova? Essa informação também está na lista de coisas que você só descobre lendo esse documento!

Orientações para os dias da prova

Muitos estudantes ficam ansiosos por não saberem quais conteúdos são exigidos em cada dia da prova, alguns se atrasam porque esquecem os horários de fechamento dos portões… e você com certeza não quer ser a próxima pessoa a passar por esses momentos de tensão. Então, leia com atenção o tópico que aborda as orientações sobre dia, local e instruções para realização do exame.

Resultados e disposições finais

Quando vai sair o gabarito do Enem? Onde é possível conferir a sua pontuação? Será que posso ter uma declaração de comparecimento para levar ao trabalho? Pode admitir: você já se perguntou alguma dessas coisas. E agora? Já sabe onde é possível encontrar as respostas, certo? Isso mesmo: no edital!

Em resumo, o edital pode ser um grande amigo ao longo da sua preparação que visa conquistar a aprovação no Enem. Então, já coloque a leitura desse documento como algo obrigatório na sua lista de tarefas e aumente suas chances de ter um ótimo desempenho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: